O Castelo Azul L. M. Montgomery

Resenhas - O Castelo Azul

Cristina.Melo 21/09/2022

Meio maçante, mas o final eu absurdamente fofinho e compensador. Uma história de paciência e força..

Eliana Portella 29/09/2022

Uma protagonista sonhadora e despretensiosa
Terceira experiência de leitura no - estilo - audiobook através do Podcast da @nuzabatemarque , e que experiência boa!

Para quem assistiu a série da @netflix Anne with an E, e se apaixonou pela trama, certamente irá se apaixonar também pela protagonista desta história encantadora, já que a autora é a mesma e sabe como ninguém escrever um drama intenso e leve ao mesmo tempo.

Valancy Stirling é doce, humilde, não tem boca pra nada e se sujeita a todo tipo de humilhação nas mãos de uma família de pessoas fúteis, hipócritas e cruéis, começando pela sua mãe.

Nossa heroína, no entanto, tem um coração gigante, capaz de abrigar o mundo dentro dele e o que ninguém sabe é que ela sonha, um sonho lindo e perfeito, onde a paixão e a felicidade reinam absoluta e completamente.

Dizem que ela não é bonita, mas quanto mais a conhecemos, mais linda a achamos e torcemos fervorosamente pela sua volta por cima, pelo seu grito de independência, afinal Valancy nasceu para o amor.

A magia de um sorriso, o desabrochar de uma rosa, o canto de um passarinho, o nascer e o por do sol, o brilho prateado de uma noite de lua cheia, o prazer de se perder em um livro sentada em frente à lareira numa noite fria, são algumas das lições que a nossa mocinha irá nos ensinar a apreciar, apesar da gente achar que já sabia. Ao terminar a leitura, fica claro como a luz do dia que nunca é demais lembrar do que realmente importa.

Camila.Vieira 16/08/2021

Castelo Azul
Cara, que livro chato, me sinto até triste, parece que eu perdi uma semana de leitura nisso aqui. Não recomendo nem pro meu pior inimigo. Pensei que seria uma coisa meio fofa e meio triste, mas é tipo uma fanfic que a menina fica rebelde e sai pelo mundo a fora. Perdi meu tempo, meu dinheiro e minha paz.

Debora.m.s 19/10/2023

O livro é encantador ??
Lucy Maud conseguiu mais uma vez me surpreender. Acho que sou uma pouco suspeita, pois adoro os livros da autora.

Apesar das personagens do livro serem mais ?velhas? (acima de 27 anos), a Lucy consegue ainda trazer a magia das descobertas, das amizades, dos lugares bonitos e da imaginação de uma forma bem semelhante aos livros de Anne.

Eu amei a personagem da Valancy. Ele era uma pessoa tão doce, que viveu tempo demais oprimida pela família. Adorei a forma como depois ela se entregou a vida, fazendo o que sempre quis e sendo muito feliz no Castelo Azul. Adorei também o personagem do Barney. Simplesmente maravilhoso. Só não gostei da família da Valancy (eles quase me deixaram louca).

Enfim, foi uma leitura muito boa, muito fluida , que me tirou um pouco da realidade e me fez sonhar também com o meu próprio Castelo Azul.

Lara 23/07/2021

Um dos romances mais lindos que li
O castelo azul foi o primeiro romance da Lucy Maud Montgomery que li após finalizar os livros da série Anne de Green Gables, e posso falar que por mais que a autora tenha se expressado lindamente em sua fase "Anne", sem dúvida a escrita madura de O castelo azul me impressionou muito mais!

No livro em apreço conhecemos Valancy Stirling com seus 29 e indesejados anos, isso porque na época em que vivia a personagem em questão tal idade depreciava qualquer moça que não era casada, o que logicamente abarca nossa heroína, e ela constantemente era motivo de piada entre seus familiares, e cada jantar em família recebia uma enxurrada de novas provocações. Valancy se sentia pequena, sem graça, insignificante.

Ocorre que a mesma começa a apresentar uma série de dores no coração, e em segredo de sua família procura um médico, e descobre que tem apenas um ano de vida no máximo.

O que deveria ser um trauma enorme (saber de sua morte iminente) causa em Valancy uma nova perspectiva, ao saber que não mais tem muito tempo de vida, a mesma começa a se libertar de suas amarras, cortar brincadeiras indesejadas, tecer comentários jocosos aos que dela se aproveitaram durante toda sua fútil existência. Diante da morte certa Valancy passa a viver!

Foi um dos livros mais lindos que li, e continuo a dizer que Lucy Maud Montgomery é minha escritora favorita, e mesmo em sua época com costumes tão diferentes dos nossos, ela ousou escrever sobre mulheres livres, sobre o poder da educação, da leitura e de se ter um bom coração, não apenas isso, ela fala sobre preconceitos, sobre amizade e tudo nela me agrada.
Jussi 19/09/2021minha estante
Tbm é minha autora favorita, super concordo com sua resenha

Larinha 22/04/2022

Reviver
O livro conta a história de uma moça chamada Valancy que vivia sobre a rígida conduta de sua família e, por isso, se sentia muito infeliz.
Porém, ela descobre algo que irá mudar sua vida para sempre?
Nesse livro costumes são quebrados, aventuras vividas, desafios superados, desfechos surpreendentes.
Só não dou o total de estrelas pq alguns dos plots eu já tinha sacado, mas é muito lindo o livro. Da uma sensação de libertação. Recomendo muito.

Jussi 19/09/2021

Muito Real
Me sinto como se conhecesse muito bem a Valancy, como se ela fosse uma pessoa real, que existiu, com traumas em pequenos detalhes da vida dela, com histórias de infância reais, uma personagem que saí do papel, parece que não é ficção, muito bom esse livro, Anne de Green Gables é meu livro favorito, e amei esse outro livro dela, O Castelo Azul, acho que mais gente devia ler ele!

.Leti. 02/10/2021

Meu livro preferido
Esse livro , ele pode ser desconhecido mas é maravilhoso, é o melhor livro da minha vida. A história é cheia de surpresas, quando você pensa que descobriu tudo vem algo e...

Mari 03/10/2021

O Castelo Azul
O Castelo Azul veio para mim no momento certo. Como se fosse uma mensagem enviado por seu mensageiro de algum lugar doce e perdido. Eu não sei porque, mas me identifiquei com Valancy em minha própria maneira. Essa mulher selvagem e incrível me fez lembrar das minhas próprias escolhas e insubmissão e sonhos, e talvez grande parte dessa resenha esteja atrelada, bem pessoalmente, com minha própria alma. Desde a primeira página a autora nos encanta com sua maneira de ver o mundo e escrever isso em suas histórias. É realmente um conto de fadas em suas descrições e doce em suas alegrias. Mas é muito mais em sua profundidade. Os tapas na cara, os lembretes, os princípios e temas nesta história são incomparavelmente delicados quando se trata de emoções. Não paro de pensar que talvez tudo que esteja escrito nessas páginas seja o que a autora realmente ansiava na profundeza do seu coração. Ninguém pode escrever assim com tantas emoções e vontades e realmente não sentir as palavras. Amar e ser amado. Aceitar e ser aceitado. Ser livre e solto e selvagem. Talvez fosse essa a válvula de escape da autora que teve uma vida tão reprimida, criar personagens leves como o vento e selvagem como a mata. Portanto, leiam e encontram seu próprio Castelo Azul, não importa o quanto do seu coração está machucado ou sua alma está em frangalhos, você ainda pode sonhar. Através desse livro.

Bia 22/05/2023

O Castelo Azul
Que livro lindo!!! Esse livro foi perfeito, aqueceu meu coração e me fez sentir muitas emoções diferentes. Eles são tão preciosos dá vontade de guardar em um potinho! Essa história me rendeu muitos ensinamentos sobre a vida e a morte, sobre o amor e a natureza... Simplesmente uma obra de arte!!!

Fabiane.Gomes 17/07/2022

Lucy sendo Lucy
Nesse livro a gente vê presente muitas das características da escrita da Lucy Maud Montgomery, principalmente o apreço pela natureza.
Muitas vezes me vi lendo algum livro da série Anne.
Aqui conta a história de uma moça que já passou da idade de se casar e se sente uma zero a esquerda.
Descobre que tem uma doença terminal e decide aproveitar melhor o tempo que lhe resta.
É incrivelmente encantador e nos deixa com coração quentinho!
Além de que, são abordados temas muito usuais e ainda presentes em nossa sociedade.
Eu simplesmente adorei!

Yasmin 11/01/2022

um livro maravilhoso, não coloquei muita expectativa mas me surpreendeu demais, a história é muito envolvente e a narrativa nos conecta demais com a personagem. a história é linda, toda a descrição dos lugares faz viajar e no final tem surpresas inesperadas. virou um dos meus favoritos e me apaixonei mais ainda pela escrita da autora.

Paulinha 19/01/2022

Perfeito!
Terrivelmente encantador, que história fascinante! Leiam, leiam, leiam! Me tirou boas gargalhadas altas e choro de alegria! Acho que a primeira vez que choro com um livro... Leiam!!!

louise118 22/05/2023

?todo mundo tem um castelo azul, creio eu?
Meu. Deus. que. livro. perfeito.
é a primeira vez aqui no skoob em que eu não faço IDEIA do que abordar e nem como começar uma resenha.
eu nunca senti tantas coisas através da leitura antes. esse livro é um verdadeiro afago na alma, um presente concedido a todos os românticos incuráveis. Valency é uma mulher extraordinária, resiliente, mas depreciada e extenuada pelo seu meio social, sobretudo por sua polida e hipócrita família, que não se importa e não valoriza seus sentimentos e que ainda assim a consideram um fracasso por não atender as expectativas familiares (que, apesar de extremamente comuns para as moças da época, não podemos afirmar que desapareceram com integralidade nos dias de hoje). não irei me prolongar na história!
mas o romance? simplesmente foi tatuado em minha alma, impossível não se apaixonar pelo que é construído ali. rapidamente se tornaram meu casal literário preferido, o que eles tem é simplesmente apaixonante e de fazer suspirar acordada.
eu chorei, ri, me maravilhei, contemplei os cenários que foram descritos e, é claro, apreciei a garota e a mulher que existem em Valency, uma alma da floresta, da literatura, do mundo, da beleza que há no mundo. ela é uma verdadeira beleza, uma alma que tem sede do desconhecido e da vida.
um belo livro certamente escrito por ninguém menos do que a mente por trás de ?anne de green gables?, o que não é nem um pouco surpreendente. que mente a de Montgomery. que eu nunca me esqueça desse livro e das horas deliciosas que eu passei a lê-lo, e espero que eu possa futuramente ter o prazer de relê-lo dentro do meu próprio castelo azul.