O Castelo Azul L. M. Montgomery

Resenhas - O Castelo Azul

Yasmin 11/01/2022

um livro maravilhoso, não coloquei muita expectativa mas me surpreendeu demais, a história é muito envolvente e a narrativa nos conecta demais com a personagem. a história é linda, toda a descrição dos lugares faz viajar e no final tem surpresas inesperadas. virou um dos meus favoritos e me apaixonei mais ainda pela escrita da autora.

Kath 20/08/2023

Uma delícia de leitura!
Me surpreendi com o quanto eu gostei desse livro. Foi um dos meus presentes de aniversário — e já aproveitei para trocar alguns ebooks da minha meta de leitura como uma forma de poupar minha visão — e também meu primeiro contato com essa autora. Gente, que livro gostosinho, passa tão depressa que a gente nem sente que está lendo, fica envolvido na história e na torcida por aquela personagem.

Valancy é uma jovem de vinte e nove anos que perdeu completamente a esperança de se casar. Relegada ao ostracismo, ela precisa sofrer a repressão de uma família hipócrita, rígida e cruel, que não lhe permite se expressar e nem viver. Tudo que Valancy conheceu foi a amargura de ser rejeitada e sempre comparada com sua bela e brilhante prima Olive.

Porém, toda a sua vida monótona e triste muda quando ela recebe a notícia de uma angina com aneurisma no seu coração que lhe dará, no máximo, um ano de vida se ela evitar emoções extremas. Repensando toda a sua trajetória naqueles vinte e nove anos, Valancy se depara com uma existência vazia onde ela nunca fez nada por si mesma. Assim, como já não tem mais nada a perder, gente, essa mulher chuta o pau da barraca bonito e a gente aplaude de pé, porque a família dela era escrotíssima.

Livre, Valancy decide ir ajudar uma velha amiga de escola que está morrendo e, nessa nova vida, descobre coisas importantes sobre si mesma, além de se aproximar de Barney Snaith, um jovem rebelde que mora numa ilha e tem péssima reputação na cidade. Contudo, ela nunca acreditou nos rumores sobre ele e estava mais do que feliz por poder conhecê-lo melhor.

Quando sua amiga morre, Valancy não vê outra alternativa a não ser pedir a Barney que se case com ela. Era a única maneira de não voltar para casa. Ele aceita, ciente da sua condição. Mas a vida tem outros planos para os dois e mesmo a morte pode ser um gatilho muito válido para o amor.

Sabe aqueles livros docinhos e bem humorados que parecem ter entrado em extinção? Pois é, esse é um deles. Eu gostei tanto de ler, é gostosinho, faz a gente pensar sobre um bocado de coisas sem ser pedante e tem aquele quê de Jane Austen, só que menos ácido e mais suave. Eu gostei tanto do romance, consegui desvendar boa parte do mistério antes, mas não interrompeu minha euforia.

Gente, sério, se tiver a oportunidade de lerem esse livro, leiam! Vocês não vão se arrepender.

Lohan Pedro 27/04/2023

Uma melancolia conhecida...
? O Castelo Azul, de Lucy Maud Montgomery.

É a mesma autora de Anne de Green Gables, sim, a série da Netflix "Anne With E".

Como eu já venho de leitura de Anne, já conhecia a autora e esperava encontrar algo parecido com as aventuras de nossa ruiva preferida. Porém, fui pego de surpresa. Não esperem nada de Green Gables e afins. Porém, uma coisa é fato: a melancolia me parece algo da essência da autora em suas escritas. Isso é perceptível em Anne, como em O Castelo Azul.

A obra é um romance de ousadia, auto reconhecimento, sinceridade e descobertas. Valancy Stirling é uma suposta típica solteirona de séculos passados, extremamente sufocada por sua família, o qual lhe induz a ter pensamentos fantasiosos de supostas vidas para além daquela vivida. Eu acredito que o amor move montanhas e com Valancy não foi diferente, ela viveu intensamente um amor à própria vida. Por conta de uma notícia mal explicada, Valancy se torna audaciosa e ciente do que quer e do que espera da vida e, isso nos remete a umas ótimas gargalhadas. A personagem se apaixona por um rapaz na história, mas não devemos deixar de enfatizar que Valancy amou mesmo foi a si mesma quando se permitiu o óbvio: viver.

Quem me conhece sabe que não curto personagens principais, sempre acabo me entregando a secundários e também aleatórios. Porém Lucy conseguiu me cativar com Valancy e inclusive Barney Snaith.

?O que você vai encontrar no livro??

? Muita risada, romance e fofoca;

? Um romance surgindo como deve ser: escolha;

? Ousadia e alegria.

Eu me encantei tanto com o livro que pretendo ler mais obras da autora. Inclusive a série Emily.

Gabrielly 17/02/2024

...
Foi o primeiro livro que li, tenho um carinho por ele. Lembro que quando eu comecei a ler, devorei cada frase...menos de um dia já tinha lido tudo. Não me recordo totalmente da história, pois já faz bastante tempo que li. Meu carinho permanece enorme, pois desde então me apaixonei pela leitura.

Larinha 22/04/2022

Reviver
O livro conta a história de uma moça chamada Valancy que vivia sobre a rígida conduta de sua família e, por isso, se sentia muito infeliz.
Porém, ela descobre algo que irá mudar sua vida para sempre?
Nesse livro costumes são quebrados, aventuras vividas, desafios superados, desfechos surpreendentes.
Só não dou o total de estrelas pq alguns dos plots eu já tinha sacado, mas é muito lindo o livro. Da uma sensação de libertação. Recomendo muito.

louise118 22/05/2023

?todo mundo tem um castelo azul, creio eu?
Meu. Deus. que. livro. perfeito.
é a primeira vez aqui no skoob em que eu não faço IDEIA do que abordar e nem como começar uma resenha.
eu nunca senti tantas coisas através da leitura antes. esse livro é um verdadeiro afago na alma, um presente concedido a todos os românticos incuráveis. Valency é uma mulher extraordinária, resiliente, mas depreciada e extenuada pelo seu meio social, sobretudo por sua polida e hipócrita família, que não se importa e não valoriza seus sentimentos e que ainda assim a consideram um fracasso por não atender as expectativas familiares (que, apesar de extremamente comuns para as moças da época, não podemos afirmar que desapareceram com integralidade nos dias de hoje). não irei me prolongar na história!
mas o romance? simplesmente foi tatuado em minha alma, impossível não se apaixonar pelo que é construído ali. rapidamente se tornaram meu casal literário preferido, o que eles tem é simplesmente apaixonante e de fazer suspirar acordada.
eu chorei, ri, me maravilhei, contemplei os cenários que foram descritos e, é claro, apreciei a garota e a mulher que existem em Valency, uma alma da floresta, da literatura, do mundo, da beleza que há no mundo. ela é uma verdadeira beleza, uma alma que tem sede do desconhecido e da vida.
um belo livro certamente escrito por ninguém menos do que a mente por trás de ?anne de green gables?, o que não é nem um pouco surpreendente. que mente a de Montgomery. que eu nunca me esqueça desse livro e das horas deliciosas que eu passei a lê-lo, e espero que eu possa futuramente ter o prazer de relê-lo dentro do meu próprio castelo azul.

Elenice 14/03/2024

O mundo dá voltas.
Eu ameeeeeiiiiiii????????????????
Fiquei tensa com alguns suspenses...
História cheia de superação, mistérios, segredos revelados.
O que um diagnóstico de morte pode fazer na vida de uma pessoa?
Final surpreendente??

Bia 22/05/2023

O Castelo Azul
Que livro lindo!!! Esse livro foi perfeito, aqueceu meu coração e me fez sentir muitas emoções diferentes. Eles são tão preciosos dá vontade de guardar em um potinho! Essa história me rendeu muitos ensinamentos sobre a vida e a morte, sobre o amor e a natureza... Simplesmente uma obra de arte!!!

Fabiane.Gomes 17/07/2022

Lucy sendo Lucy
Nesse livro a gente vê presente muitas das características da escrita da Lucy Maud Montgomery, principalmente o apreço pela natureza.
Muitas vezes me vi lendo algum livro da série Anne.
Aqui conta a história de uma moça que já passou da idade de se casar e se sente uma zero a esquerda.
Descobre que tem uma doença terminal e decide aproveitar melhor o tempo que lhe resta.
É incrivelmente encantador e nos deixa com coração quentinho!
Além de que, são abordados temas muito usuais e ainda presentes em nossa sociedade.
Eu simplesmente adorei!

aperegrina.literaria 29/03/2024

O Castelo Azul ?
Confesso que no início da leitura me deu vontade parar, mas algo parecia me impulsionar a insistir e assim eu fiz, e que bom que fiz, pq eu simplesmente amei a história de Valancy, me emocionei com ela e me diverti com ela tb! Torci por ela! E afinal qual menina nunca teve o seu Castelo?

?Alguns trechos favoritos:

? O medo a tinha envolvido e enredado como uma teia de aranha com fios de aço. Somente em seu Castelo Azul ela podia encontrar um alívio temporário.

? "Eu não tive nada além de uma existência indireta", concluiu Valance. "Todas as grandes emoções da vida não chegaram a mim. Eu nunca sofri nenhum infortúnio. E será que eu realmente amei alguém?

? "Todo mundo tem um Castelo Azul, creio eu - disse Cissy, suavemente. "Só que cada um tem um nome diferente para ele. Eu tive o meu uma vez.

? - John Foster diz: "Se vc consegue ficar em silêncio com uma pessoa por meia hora e ainda assim sentir-se inteiramente à vontade com ela, você e essa pessoa podem ser amigos. Se não, vocês nunca serão amigos e não é necessário perder seu tempo tentando" - citou Valancy.

stvrm.aria 27/08/2023

O Castelo Azul
" [...] solitária, indesejada, feia, a única garota sem graça em uma família de pessoas bonitas, sem passado e sem futuro. "

Kênia Gonçalves 28/02/2022

O Castelo Azul conta a Historia de Valancy, uma mulher que esta completando seus 29 anos e já é considerada como uma solteirona. No inicio do livro vemos como sua família a trata mau e como ela é intimidada por eles.
Vanlancy não consegue dizer sua opinião sobre nada e acava fazendo tudo o que sua família deseja, da forma como esses querem que ela faça. Nós conseguimos ver o quanto ela tem medo de desagrada-los, medo de fazer qualquer coisa que sia familia reprovaria.
Mas tudo acaba mudando, quando Valancy resolve fazer o seu primeiro pequeno ato de rebeldia. Em sua família todos consultavam apenas um unico medico, mas Valancy resolve visitar um medico diferente, tudo por medo do que sua família acharia das dores que vem sentindo no coração.
No meio da consulta o medico recebe a notocia de que seu filho sofreu um grave assidente e sai correndo no meio da consulta, deixando uma Valancy sozinha e sem saber qual erao problema que lhe aflingia.
Alguns dias depois uma carta chega para ela, do médico, e nela ele informa que Valancy possui uma doença grave e que teria no máximo um ano de vida.
Essa noticia muda completamente a mente de Valancy, que, já que morreria daqui um ano, resolve finalmente viver, e não apenas exitir.

Fiquei encantada com a hostoria, vendo como Valancy resolve mudar sua vida e como ela passa a viver sem medo.
O livro é maravilhoso, e nos mostra como acabamos deixando de "viver" por medo das consequências.

Millene 10/01/2022

Também tenho meu Castelo Azul!
Me identifiquei muito com Valancy, por eu também me refugiar em meu Castelo Azul quando as coisas se tornam difíceis ou eu estou em lugares que não gostaria de estar. Gosto muito da escrita de Lucy, as descrições sobre a natureza para mim são muito reais, tanto nesse livro quando em outras escritas da autora, como a série de livros Anne.

Bina 16/06/2023

O k
O livro é bom, é um livro bem curtinho conta a história de um homem e uma mulher que dentro do contexto do livro estamos esperando por vocês mars levar