O Castelo Azul L. M. Montgomery

Resenhas - O Castelo Azul

Mariana.Alves 22/07/2023

Delicioso!
Um livro simples, gostoso de ler, um livro que te prende e que faz você torcer para evolução pessoal da personagem. Eu achava que ele era clichê e que de alguma forma eu saberia como a história iria decorrer, afinal é isso que a gente espera de um bom clichê.
Mas não é, ele te surpreende de uma forma inusitada e maravilhosa. É realmente um livro encantador. ?

JoiceCoutinho 26/08/2023

A L. M. Montgomery sempre surpreende positivamente. Uma escrita rica em detalhes, numa história que parece clichê, mas encanta e nos aproxima da personagem principal!

jéss 07/04/2021

Maravilhoso
Eu sou uma existencialista safada, então amei todo o papo sobre finitude da vida, as reflexões da protagonista sobre o viver e toda a evolução dela no decorrer do livro.
Foi uma construção muito linda e um final surpreendente.

Erick.Guilherme 29/11/2023

Perfeito
Lucy nunca decepciona, melhor casal de todos, plot atrás de plot, muita reviravolta nas últimas páginas, eu sinceramente queria um final mais detalhado, mas o que tem já basta, recomendo pra quem tiver procurando um romance doce e cheio de beleza

rkletici 08/04/2022

Perfeito!
Um livro com muito o clichê mas que nos faz refletir muito sobre como vivemos a vida.
Acompanhamos a Valancy já não é tão jovem e não consegue realizar suas próprias escolhas, vive sobre as regras da sua mãe e família que não a conhecem verdadeiramente apenas visualizam o que querem ver sobre ela no entanto Valancy não se esforça para mudar isso até que algo acontece e ela resolve apenas viver e procurar seu sonhado castelo azul. É incrível pensar que todos nós temos nosso próprio castelo azul e muitas vezes temos medo de seguir até ele.

Amos.Alves 09/02/2024

Embora a escrita de Montgomery seja marcada pela sua doçura e visão romântica da vida neste livro temos nossa amada escritora explorando aspectos da sociais e psicológicos muito interessantes.
Valancy, nossa heroína, precisa encarar uma vida de solteirona de 29 anos, as pessoas de sua família a rejeitaram, a tristeza é sua verdadeira companhia.
Tudo muda quando Valancy recebe uma importante carta. Como uma simples carta pode ser capaz de mudar a vida de uma pessoa, bem ... mudou a da nossa heroina.
Convido você a se aventurar nessa história animada e reflexiva.
Através desse romance podemos explorar como o excesso na educação paterna, ou a própria displicência podem gerar feriadas que levam anos para serem cicatrizadas (embora esse não seja o tema principal).
Boa leitura

Renata.Bertagnoni 25/12/2023

Ler Lucy não tem erro você com certeza ficará com coração quentinho. Um livro muito bom para te tirar da ressaca literária.

jú marciano 02/01/2022

O Castelo Azul
Depois de muuito tempo sem vir aqui, voltei
Vou falar sobre esse livro que demorei quase um mês para ler? confesso q foi um dos livros que eu menos gostei de ler, achei uma leitura muito cansativa e pesada, parecia que não fluía.
Eu odeio abandonar livros então me esforcei muito para terminar e assim consegui kkkk, sofri para ler e não comecei nenhum outro até acabar esse. A partir da página 230 (vai até a 245) começou a ficar MUITO legal então a partir daí acabei rapidinho. Falei que o final valeu a pena para todo o meu sofrimento de tentativas de acabar logo.
Para quem quiser ler para saber o contexto e o final, indico uma resenha bem completinha, não acho q ler o livro todo para saber o final (que é bom) valha tão a pena assim, já q as partes legais e chatas são muito descompensadas?
É isso gente, só queria deixar aqui minha experiência de ler esse livro, e saber se mais alguém também sentiu isso dessa leitura

Li 20/11/2021

Indico muito!!!
Depois de um erro médico, Valancy acredita estar por um fio e se solta das amarras de um família mesquinha, que só vivia em função da opinião dos outros, dos costumes antiquados , das arbitrariedades de sua mãe,que só a caçavam como a inútil, a de existência nula, aos 29 amos e já tida como solteirona, foge atrás de seus sonhos e vive a vida que sempre sonhou, um lindo desfecho a espera, a felicidade,afinal,reina em seu coração.

Luis.Zanatta 08/02/2024

Se você soubesse que iria morrer dentro um ano, o que você faria?
Valancy, 29 anos, solteirona, vivia submersa nas inseguranças e medos que eram injetados em sua cabeça, e, tendo esse pensamentos à 20 e tantos anos, Valancy cria por conta um mundo de imaginação como uma forma de escapismo da realidade. No seu Castelo Azul, ela poderia ter a relação que sempre sonhou com sua família, um marido e filhos, super o contrário de sua realidade a qual ela era totalmente obrigada a agir da maneira como sua família impostou-a. Uma visita ao um Dr local trás à tona uma doença cardíaca, na qual sua vida seria comprometida à um ano. E veja só, a mulher que nunca tinha vivido, estava prestes a morrer... Seguindo esse fato, Valancy resolve tomar atitudes em sua vida, se rebelando contra os desejos da sua família e saindo de sua casa em busca de seu Castelo Azul.
O livro me fez pensar, será que só quando nos cai a ficha que realmente vamos morrer um dia é que vamos começar aproveitar a partir de então? Ótimo para refletir o assunto da morte, com a leveza depressiva de Montgomery, e mesmo assim criando as personagens mais alegres da história da literatura classica!

Naty.y 11/10/2023minha estante
Mdsss sua resenha define TUDO que eu senti/pensei sobre o livro. É um livro realmente maravilhoso, seria simplismente incrível poder ler de novo como se fosse a primeira vez

Frances B. 01/05/2023

Maravilhoso
Que livro eih.
Arrebatador.
Vai de 0 a 100
Você chora e ama, chora de novo.
A lição de vida desse livro é incrível.

Mari 03/10/2021

O Castelo Azul
O Castelo Azul veio para mim no momento certo. Como se fosse uma mensagem enviado por seu mensageiro de algum lugar doce e perdido. Eu não sei porque, mas me identifiquei com Valancy em minha própria maneira. Essa mulher selvagem e incrível me fez lembrar das minhas próprias escolhas e insubmissão e sonhos, e talvez grande parte dessa resenha esteja atrelada, bem pessoalmente, com minha própria alma. Desde a primeira página a autora nos encanta com sua maneira de ver o mundo e escrever isso em suas histórias. É realmente um conto de fadas em suas descrições e doce em suas alegrias. Mas é muito mais em sua profundidade. Os tapas na cara, os lembretes, os princípios e temas nesta história são incomparavelmente delicados quando se trata de emoções. Não paro de pensar que talvez tudo que esteja escrito nessas páginas seja o que a autora realmente ansiava na profundeza do seu coração. Ninguém pode escrever assim com tantas emoções e vontades e realmente não sentir as palavras. Amar e ser amado. Aceitar e ser aceitado. Ser livre e solto e selvagem. Talvez fosse essa a válvula de escape da autora que teve uma vida tão reprimida, criar personagens leves como o vento e selvagem como a mata. Portanto, leiam e encontram seu próprio Castelo Azul, não importa o quanto do seu coração está machucado ou sua alma está em frangalhos, você ainda pode sonhar. Através desse livro.

.Leti. 02/10/2021

Meu livro preferido
Esse livro , ele pode ser desconhecido mas é maravilhoso, é o melhor livro da minha vida. A história é cheia de surpresas, quando você pensa que descobriu tudo vem algo e...