O Castelo Azul

O Castelo Azul L. M. Montgomery

Resenhas - O Castelo Azul

Naty.y 11/10/2023

Castelo Azul
GENTE????? Que livro perfeito!!!!! Superou MUITO as minhas expectativas. Não imaginava que seria tããão bom ler esse livro!

Confesso que no começo tava difícil de ler e que abandonei esse livro várias vezes, mas depois que peguei ele de novo para ler, não consegui mais parar.

Eu chorei, ri, me intrigue, chorei de novo, senti raiva, quis entrar no livro para bater em algumas pessoas (brincadeirinha), fiquei feliz, fiquei triste, não sabia mais oq pensar, não conseguia mais parar de ler...

Cheguei naquele momento "eu não preciso dormir, preciso de respostas".

É um livro realmente INCRÍVEL, no começo a leitura pode não ter sido muito fluida, mas depois, foi sendo incrível acompanhar toda a história e todos os acontecimentos ocorridos na vida da protagonista, a Valancy.

É uma história muuuitoo lindinhaa! Eu AMEI esse livro e não imaginava que iria gostar tanto assim dele!

jéss 07/04/2021

Maravilhoso
Eu sou uma existencialista safada, então amei todo o papo sobre finitude da vida, as reflexões da protagonista sobre o viver e toda a evolução dela no decorrer do livro.
Foi uma construção muito linda e um final surpreendente.

JoiceCoutinho 26/08/2023

A L. M. Montgomery sempre surpreende positivamente. Uma escrita rica em detalhes, numa história que parece clichê, mas encanta e nos aproxima da personagem principal!

Mariana.Alves 22/07/2023

Delicioso!
Um livro simples, gostoso de ler, um livro que te prende e que faz você torcer para evolução pessoal da personagem. Eu achava que ele era clichê e que de alguma forma eu saberia como a história iria decorrer, afinal é isso que a gente espera de um bom clichê.
Mas não é, ele te surpreende de uma forma inusitada e maravilhosa. É realmente um livro encantador. ?

rkletici 08/04/2022

Perfeito!
Um livro com muito o clichê mas que nos faz refletir muito sobre como vivemos a vida.
Acompanhamos a Valancy já não é tão jovem e não consegue realizar suas próprias escolhas, vive sobre as regras da sua mãe e família que não a conhecem verdadeiramente apenas visualizam o que querem ver sobre ela no entanto Valancy não se esforça para mudar isso até que algo acontece e ela resolve apenas viver e procurar seu sonhado castelo azul. É incrível pensar que todos nós temos nosso próprio castelo azul e muitas vezes temos medo de seguir até ele.

Erick.Guilherme 29/11/2023

Perfeito
Lucy nunca decepciona, melhor casal de todos, plot atrás de plot, muita reviravolta nas últimas páginas, eu sinceramente queria um final mais detalhado, mas o que tem já basta, recomendo pra quem tiver procurando um romance doce e cheio de beleza

Amos.Alves 09/02/2024

Embora a escrita de Montgomery seja marcada pela sua doçura e visão romântica da vida neste livro temos nossa amada escritora explorando aspectos da sociais e psicológicos muito interessantes.
Valancy, nossa heroína, precisa encarar uma vida de solteirona de 29 anos, as pessoas de sua família a rejeitaram, a tristeza é sua verdadeira companhia.
Tudo muda quando Valancy recebe uma importante carta. Como uma simples carta pode ser capaz de mudar a vida de uma pessoa, bem ... mudou a da nossa heroina.
Convido você a se aventurar nessa história animada e reflexiva.
Através desse romance podemos explorar como o excesso na educação paterna, ou a própria displicência podem gerar feriadas que levam anos para serem cicatrizadas (embora esse não seja o tema principal).
Boa leitura

Renata.Bertagnoni 25/12/2023

Ler Lucy não tem erro você com certeza ficará com coração quentinho. Um livro muito bom para te tirar da ressaca literária.

jú marciano 02/01/2022

O Castelo Azul
Depois de muuito tempo sem vir aqui, voltei
Vou falar sobre esse livro que demorei quase um mês para ler? confesso q foi um dos livros que eu menos gostei de ler, achei uma leitura muito cansativa e pesada, parecia que não fluía.
Eu odeio abandonar livros então me esforcei muito para terminar e assim consegui kkkk, sofri para ler e não comecei nenhum outro até acabar esse. A partir da página 230 (vai até a 245) começou a ficar MUITO legal então a partir daí acabei rapidinho. Falei que o final valeu a pena para todo o meu sofrimento de tentativas de acabar logo.
Para quem quiser ler para saber o contexto e o final, indico uma resenha bem completinha, não acho q ler o livro todo para saber o final (que é bom) valha tão a pena assim, já q as partes legais e chatas são muito descompensadas?
É isso gente, só queria deixar aqui minha experiência de ler esse livro, e saber se mais alguém também sentiu isso dessa leitura

Li 20/11/2021

Indico muito!!!
Depois de um erro médico, Valancy acredita estar por um fio e se solta das amarras de um família mesquinha, que só vivia em função da opinião dos outros, dos costumes antiquados , das arbitrariedades de sua mãe,que só a caçavam como a inútil, a de existência nula, aos 29 amos e já tida como solteirona, foge atrás de seus sonhos e vive a vida que sempre sonhou, um lindo desfecho a espera, a felicidade,afinal,reina em seu coração.

Luis.Zanatta 08/02/2024

Se você soubesse que iria morrer dentro um ano, o que você faria?
Valancy, 29 anos, solteirona, vivia submersa nas inseguranças e medos que eram injetados em sua cabeça, e, tendo esse pensamentos à 20 e tantos anos, Valancy cria por conta um mundo de imaginação como uma forma de escapismo da realidade. No seu Castelo Azul, ela poderia ter a relação que sempre sonhou com sua família, um marido e filhos, super o contrário de sua realidade a qual ela era totalmente obrigada a agir da maneira como sua família impostou-a. Uma visita ao um Dr local trás à tona uma doença cardíaca, na qual sua vida seria comprometida à um ano. E veja só, a mulher que nunca tinha vivido, estava prestes a morrer... Seguindo esse fato, Valancy resolve tomar atitudes em sua vida, se rebelando contra os desejos da sua família e saindo de sua casa em busca de seu Castelo Azul.
O livro me fez pensar, será que só quando nos cai a ficha que realmente vamos morrer um dia é que vamos começar aproveitar a partir de então? Ótimo para refletir o assunto da morte, com a leveza depressiva de Montgomery, e mesmo assim criando as personagens mais alegres da história da literatura classica!

Naty.y 11/10/2023minha estante
Mdsss sua resenha define TUDO que eu senti/pensei sobre o livro. É um livro realmente maravilhoso, seria simplismente incrível poder ler de novo como se fosse a primeira vez

.Leti. 02/10/2021

Meu livro preferido
Esse livro , ele pode ser desconhecido mas é maravilhoso, é o melhor livro da minha vida. A história é cheia de surpresas, quando você pensa que descobriu tudo vem algo e...

Lohan Pedro 27/04/2023

Uma melancolia conhecida...
? O Castelo Azul, de Lucy Maud Montgomery.

É a mesma autora de Anne de Green Gables, sim, a série da Netflix "Anne With E".

Como eu já venho de leitura de Anne, já conhecia a autora e esperava encontrar algo parecido com as aventuras de nossa ruiva preferida. Porém, fui pego de surpresa. Não esperem nada de Green Gables e afins. Porém, uma coisa é fato: a melancolia me parece algo da essência da autora em suas escritas. Isso é perceptível em Anne, como em O Castelo Azul.

A obra é um romance de ousadia, auto reconhecimento, sinceridade e descobertas. Valancy Stirling é uma suposta típica solteirona de séculos passados, extremamente sufocada por sua família, o qual lhe induz a ter pensamentos fantasiosos de supostas vidas para além daquela vivida. Eu acredito que o amor move montanhas e com Valancy não foi diferente, ela viveu intensamente um amor à própria vida. Por conta de uma notícia mal explicada, Valancy se torna audaciosa e ciente do que quer e do que espera da vida e, isso nos remete a umas ótimas gargalhadas. A personagem se apaixona por um rapaz na história, mas não devemos deixar de enfatizar que Valancy amou mesmo foi a si mesma quando se permitiu o óbvio: viver.

Quem me conhece sabe que não curto personagens principais, sempre acabo me entregando a secundários e também aleatórios. Porém Lucy conseguiu me cativar com Valancy e inclusive Barney Snaith.

?O que você vai encontrar no livro??

? Muita risada, romance e fofoca;

? Um romance surgindo como deve ser: escolha;

? Ousadia e alegria.

Eu me encantei tanto com o livro que pretendo ler mais obras da autora. Inclusive a série Emily.