O Castelo Azul

O Castelo Azul L. M. Montgomery

Resenhas - O Castelo Azul

Bia 22/05/2023

O Castelo Azul
Que livro lindo!!! Esse livro foi perfeito, aqueceu meu coração e me fez sentir muitas emoções diferentes. Eles são tão preciosos dá vontade de guardar em um potinho! Essa história me rendeu muitos ensinamentos sobre a vida e a morte, sobre o amor e a natureza... Simplesmente uma obra de arte!!!

Frances B. 01/05/2023

Maravilhoso
Que livro eih.
Arrebatador.
Vai de 0 a 100
Você chora e ama, chora de novo.
A lição de vida desse livro é incrível.

Lohan Pedro 27/04/2023

Uma melancolia conhecida...
? O Castelo Azul, de Lucy Maud Montgomery.

É a mesma autora de Anne de Green Gables, sim, a série da Netflix "Anne With E".

Como eu já venho de leitura de Anne, já conhecia a autora e esperava encontrar algo parecido com as aventuras de nossa ruiva preferida. Porém, fui pego de surpresa. Não esperem nada de Green Gables e afins. Porém, uma coisa é fato: a melancolia me parece algo da essência da autora em suas escritas. Isso é perceptível em Anne, como em O Castelo Azul.

A obra é um romance de ousadia, auto reconhecimento, sinceridade e descobertas. Valancy Stirling é uma suposta típica solteirona de séculos passados, extremamente sufocada por sua família, o qual lhe induz a ter pensamentos fantasiosos de supostas vidas para além daquela vivida. Eu acredito que o amor move montanhas e com Valancy não foi diferente, ela viveu intensamente um amor à própria vida. Por conta de uma notícia mal explicada, Valancy se torna audaciosa e ciente do que quer e do que espera da vida e, isso nos remete a umas ótimas gargalhadas. A personagem se apaixona por um rapaz na história, mas não devemos deixar de enfatizar que Valancy amou mesmo foi a si mesma quando se permitiu o óbvio: viver.

Quem me conhece sabe que não curto personagens principais, sempre acabo me entregando a secundários e também aleatórios. Porém Lucy conseguiu me cativar com Valancy e inclusive Barney Snaith.

?O que você vai encontrar no livro??

? Muita risada, romance e fofoca;

? Um romance surgindo como deve ser: escolha;

? Ousadia e alegria.

Eu me encantei tanto com o livro que pretendo ler mais obras da autora. Inclusive a série Emily.

livrosmortificados 22/04/2023

"? Não existe liberdade na terra ? disse ele. ? Somente diferentes tipos de servidão. E escravidões comparativas. Você acha que está livre agora porque escapou de um tipo particularmente insuportável de escravidão. Mas está mesmo livre? Você me ama, e isso é uma escravidão.
? Quem disse ou escreveu que ?a prisão à qual nos condenamos não é uma prisão?? ? perguntou Valancy, sonhadoramente, agarrando-se ao braço dele enquanto subiam os degraus de pedra.
? Ah, aí está ? disse Barney. ? Essa é toda a liberdade pela qual esperamos, a liberdade de escolher nossa prisão."

Alice 17/04/2023

O castelo azul foi meu primeiro contato com a autora. Com certeza é um livro que eu não escolheria pra ler, mas como ganhei de presente mergulhei de cabeça. E que grata surpresa eu tive.
A Valancy conseguiu me conquistar completamente. Ela é linda e quem ousa dizer o contrário não sabe o que, de fato, é a definição de beleza ???

Mille Reis 29/03/2023

Valancy é a melhor!
Que livro delicinha?

A coitada toda depressiva com a vida, aí descobre que vai morrer e resolve jogar tudo para o alto e ir viver. Melhor coisa que ela faz.

A família acha que ela enlouqueceu de vez, mas na verdade os loucos eram eles vivendo um vida triste e se conformando com pouco.

Mari.Butrico 27/03/2023

Sempre ótima leitura
Como sempre devorar sua escrita...

Li Anne de Green Gable, toda a coleção e fiquei apaixonada pela escola da autora, sempre esperando as traduções dos próximos livros e, a oportunidade foi dada.

Neste livro, questionamentos como: qual é o momento certo para se viver, quando não se importar com o que dizem, quando ver a vida da forma como ela é... Valancy é a personagem que faz isso com maestria, e mais ainda depois de um engano que a vida lhe apresentou...

Foram meus momentos de risadas e apreensões e reflexões que vivi ao longo das páginas lidas.

#superrecomendo?

Ana 13/03/2023

"Valancy Stirling, que nunca viveu, estava prestes a morrer"
Que jornada gostosa acompanhar a Valancy aprendendo a viver! Eu amo livros bem descritivos e nesse é como ser teletransportada para um mundo mágico, teve momentos que eu me sentia vivendo dentro do cenário de O pequeno urso e cantando As quatro estações de Sandy & Júnior de tão gostosinha que é a narração sobre a natureza hahaha Eu esperava um romance bem água com açúcar, mas encontramos tbm críticas bem sagaz a sociedade moralista e religiosa, a falta de noção da família Stirling ao mesmo tempo que dá ódio tem uma ar cômico, o que torna a leitura bem equilibrada, com um pouquinho de "tudo". Gostei ?

Carol 11/03/2023

Os livros da Lucy são tão gostosinhos né?
Gosto muito do jeito que ela escreve e como divide os capítulos ? uma história romântica e de coragem, amo quando a protagonista começa a falar tudo que vem na cabeça kkk e o que eu achava aconteceu ??? ora ora se não tem o plot twist e um final feliz

Lira 06/03/2023

Castelo azul
Que livro delicioso , uma leitura super rápida, fluida e muito leve, o livro fala sobre julgamentos, e como eles sempre estão errados.

Esse livro me deixou de coração quentinho, de verdade eu me apaixonei por esse livro o romance dele é super fofo. amei.

Julia 21/02/2023

Perfeito, eu nao tava dando nada na Valancy e no Barney, mas que casal, que livro.
Recomendo a todos que gostam de romance ler esse livro, a Lucy Maud( Autora do livro) nao decepciona.