Garotas em Chamas C.J. Tudor

Resenhas - Garotas em chamas

Amanda.Honel 05/12/2022

Tinha potencial
Eu estava louca pra ler meu primeiro livro da C. J. Tudor pq as capas dos livros dela são um obra prima a parte. Além de ter ouvido falar bem.

Garotas em Chamas começa com muito potencial e me lembrou até aquela série Missa da Meia-Noite.

Eu acho que um dos principais pontos que livro pecou foi na insistência na história dos mártires, que no final não importava tanto assim.

O grande plot twist do livro eu saquei bem antes por detalhes pequenos que foram colocados, mas mesmo assim um ponto para isso que foi bem interessante. Foi o primeiro livro que me fez ter muito medo enquanto lia.

No geral, acho que vale a pena para conhecer. Eu já tenho outros livros dela comprados e já já vou ler pq gosto de ver a evolução.

Le Lecteur 22/05/2021

Surpresa
Gostei do livro, foi uma leitura rápida e intrigante. Apesar de certas decisões das personagens terem me deixado com raiva.

Fernanda631 23/01/2023

Garotas em Chamas
Garotas em Chamas foi escrito por C.J. Tudor e foi publicado em 22 de março de 2021.
A reverenda Jack Brooks, mãe solteira de uma jovem de quatorze anos, chega a esse vilarejo em busca de um recomeço. Em vez disso, encontra um lugar tomado por conspirações e segredos, e é recebida com um estranho pacote de boas-vindas: um kit de exorcismo e um bilhete: Não há nada escondido que não venha a ser descoberto.
Quanto mais Jack e sua filha, Flo, exploram a cidadezinha e conhecem seus estranhos moradores, mais as duas se aprofundam em feridas antigas, mistérios e suspeitas. E, quando Flo começa a ver meninas ardendo em chamas, fica evidente que há fantasmas por ali que se recusam a descansar em paz."
A pequena cidade de Chapel Croft guarda uma história interessante, para dizer o mínimo. Garotas em Chamas são bonecas de gravetos características do lugar, são feitas para homenagear os Mártires de Sussex - oito pessoas queimadas na fogueira durante a expurgação de protestantes (1553-58) da rainha Mary. Duas garotinhas estavam entre os mártires. Essas Garotas em Chamas são incendiadas em uma cerimônia que acontece todos os anos no aniversário da perseguição. Uma tradição que, para algumas famílias, significa uma honra, enquanto para outras é um símbolo de violência e tradicionalismo.
O reinado de Maria I, na Inglaterra, foi marcado por uma intensa perseguição a protestantes e outros dissidentes religiosos. Estima-se que de 280 a 300 protestantes foram condenados à fogueira. Entre os registros históricos, vamos encontrar mais facilmente em pesquisas os chamados Mártires de Oxford (três bispos anglicanos julgados e queimados vivos nos anos de 1555 e 1556) e os Mártires de Lewes (17 protestantes também queimados vivos na região de East Sussex entre 1555 e 1557). Anualmente, em diversas regiões da Inglaterra, há procissões em homenagem à memória desses mártires.
Cidades pequenas vivem por suas tradições, muitas delas se remetendo às famílias mais antigas do local. Muitas vezes a história dessas cidades é contada pela história dessas famílias. Esse é o caso de Chael Croft e de seus habitantes. Quando Jack Brooks, nova reverenda designada para atuar na região, e sua filha de 15 anos chegam à cidade, elas precisam lidar com o conflito de gerações, o estranhamento do vilarejo ao receber uma mulher para atuar como vigária em um lugar tão antiquado, e acontecimentos macabros.
O livro já começa inquieto, somos apresentados a acontecimentos arrepiantes e instigantes desde a primeira página. Garotas em Chamas brinca com o sobrenatural e o suspense a cada parágrafo e se mostra uma leitura fácil e rápida logo de cara. A ambientação é feita de imediato e o livro conta com muitos diálogos para fazer fluir a história. É um livro pouco descritivo e pouco complexo, o que faz com que seja facilmente assimilado por leitores que estão começando a se aventurar no gênero.
Todos os capítulos terminam com cliffhangers, além de serem bem pequenos, com pouco mais de cinco, seis páginas, o que faz com que aquela vontade de ler "só mais um capítulo" surja o tempo todo.
Garotas em Chamas traz uma autora bem mais madura no domínio narrativo do que vimos nos três livros anteriores. Até porque, vale destacar, a trama aqui é mais ousada, traz a religião do interior para o centro dos acontecimentos e aborda questões como saúde mental. Além disso, temos uma protagonista feminina bem ambígua, humana em seus erros e acertos, e que carrega o colarinho clerical para deixá-la “passar despercebida pelos outros”.
Temos nessa obra um sacerdote mulher na obra, e para os que não estão familiarizados vale informar que a Igreja Anglicana permite a ordenação de mulheres como padres, para usar um termo mais conhecido nosso.
A cidadezinha de Chapel Croft, existente no mundo real, é o palco dessa história que tem ares de sobrenatural, mas cujos pés ficam mesmo presos na realidade. E tem uma miscelânia de tramas se sobrepondo.
A história dos mártires da cidade que traz duas garotinhas queimadas junto aos adultos; o desaparecimento não esclarecido de duas meninas; os segredos que cada personagem, e a cidade como um todo, parecem guardar; os mistérios envolvendo o passado da protagonista, Jack; e as formas assustadoras de intimidação que ela vem sofrendo desde que chegou à cidade. Parece muito? Sim, também achei, mas apesar de uma pontinha ou outra, a autora conseguiu juntar tudo e dar explicações satisfatórias no final.
Os personagens são perfeitamente bem construídos. Todos, sem exceção, têm envolvimento na história, sabem de tudo e mais um pouco, e confundem facilmente os leitores. Isso vale também para a protagonista, Jack, que traz os segredos mais interessantes e paira, ao final, como uma heroína do avesso com suas motivações ficando a cargo do julgamento pessoal de cada leitor. E a trama sustenta mistérios e mortes o suficiente para embaralhar qualquer fã de thrillers. Definitivamente, nada é o que parece nesse livro.
C.J. Tudor vem crescendo em qualidade nas histórias que apresenta e mostrando uma versatilidade incrível. Seus livros passeiam pelos mais diversos temas e estilos, mantendo o pezinho no suspense/terror, mas sem se ater exclusivamente a isso.
Garotas em Chamas é um excelente suspense, com muitas reviravoltas, inúmeros mistérios e um resultado geral que não vai decepcionar os leitores.

Julisfronza 25/02/2022

Indico
Começo dizendo que dos quatro livros da autora para mim este é o melhor. A história me prendeu do início ao fim, fiquei muito surpresa com o desfecho (por essa eu não esperava).

Pág 179 “Acho que nós todos temos capacidade para o bem e para o mal - digo.
- Mas para alguns um lado prevalece.”

Um dos personagens é ateu e sofre pela morte “acidental” da filha. Pág 189 “Eu tenho que acreditar que a alma dela ainda existe em algum lugar. Eu não conseguiria seguir em frente se não acreditasse.”

As nuances entre o sobrenatural, lendas, simbologias e crenças é sensacional.

Pág 332 “O primeiro amor é uma coisa poderosa, principalmente quando não tem chance de envelhecer, de decepcionar ou de perder a graça.”

Eu indico!

Carol Nery 24/05/2021

Gostei, para variar
Eu não tenho muito o que falar sobre o livro aqui, porque vou escrever minha resenha pro blog agora. Só adianto que adorei a história. Realmente Tudor me conquista em suas histórias. Adoro sua escrita, sua criatividade e suas inspirações.
(mas meu preferido continua sendo As Outras Pessoas hehehee)

Rodrigo 10/03/2022

Garotas em chamas
A autora tem poucas obras publicadas, mais é interessante observar a evolução da qualidade de seus trabalhos por ordem de publicação. É um melhor que o outro, e o último sempre sendo melhor que o anterior.
Garotas em chamas Consegue te prender a cada capítulo nos deixando muito apreensivo para o próximo.

Maravilhoso, sensacional, instigante.

Era de parabéns.

Mariana Eleutério 24/11/2021

Esse livro foi de 100 a 0 muito rápido
Estou começando a acreditar que a marca registrada da autora é entregar uma narrativa hiper fluida, um enredo interessante e então ferrar com a história no desenvolvimento. Ela abre tantos leques - dentes eles, o sobrenatural, que é impossível fechar a conta.
Ps: que raios de cidade é essa?

Dri 21/01/2022

Não me empolgou
Quando se trata de um suspense, eu quero ficar empolgada, hipnotizada, vidrada e obcecada querendo saber cada detalhe do crime/mistério. Mas Garotas em chamas não me causou nada disso.

A parte das tais garotas é pouco desenvolvida, a autora quis colocar um monte de coisa e acabou ficando tudo superficial. A filha adolescente da protagonista é irritante, não escuta a mãe e por isso acaba caindo em situações facilmente evitáveis.

No geral achei o livro mal contado, super corrido, não tem muitas descrições, cenas emocionantes e tem muitos diálogos rápidos e rasos. O final tem um monte de reviravolta, mas tudo seco e rápido, sem grandes explicações e desenvolvimentos.

E ainda tem o excesso de referências a cultura pop que seria um detalhe se a história fosse maravilhosa, mas como já é superficial, essas referências toda hora acabam deixando tudo pior.

Livros e Ivaílton 10/01/2022

Horrivelmente perfeito ??
Eu estou estupefato com o andar da carruagem, ou melhor, da leitura desse livro! Temos os acontecimentos do presente em várias perspectivas, relatos do passado e muito suspense.

Os personagens, os cenários e a narrativa foram bem desenvolvidos, onde cada detalhe deixa a história ainda mais completa. O roteiro não deixa nada a desejar!

cachs_cacheados 01/10/2022

garota em chamas
o melhor livro de suspense/terror q eu já li
uma cidade pequena precisando de um reverendo ( n sei se é assim q se chama) e uma moça e sua filha vão para lá e acontece muita coisa

Luiza.Valpcoski 17/10/2022

4,5??
Gostei muito do plot do final, achei q os vilões poderiam ser mais moldados, me decepcionei um pouco com isso, mas eh incrível como tudo faz sentido no final, no começo achei que era um livro mais de terror e lendas urbanas, fiquei meio chateada por não ser, mas o caminho que a história seguiu foi ótimo. Da pra se identificar com personagens, fala de pensamentos atuais e até questões filosóficas, mostra muito a vida de um adolescente e da relação com uma boa mãe. Amei o livro

Alinegq 23/06/2021

Gostei do enredo, porém não gostei das últimas 60 páginas da história, não consegui comprar esse final, achei tudo muito corrido, e meio forçado.

Ruana Carla 23/10/2021

Garotas em Chamas
Não é só um livro de assassinos e fantasmas. Existe toda uma história envolvendo os assassinatos antigos com o que se passa no presente. Isso foi o mais surpreendente. Várias linhas de suspense que correm em paralelo e vão se misturando até virarem apenas uma. Amei!