A Fada

A Fada Carolina Munhóz

Resenhas - A Fada

Adriana 05/04/2012

A Fada, de Carolina Munhóz, é um livro que eu não conhecia nem de longe até chegar à livraria, observar ele dando sopa com uma capa linda, uma história de fadas logicamente e uma autora nacional, que foi quando decidi comprar na hora!

Apesar de não estar em minhas prioridades de leitura, justo no dia em que comprei tive que esperar meu namorado no centro da cidade por um tempo e acabei começando a ler (aviso: não consigo ler vários livros ao mesmo tempo, se eu pego um e começo, vou até o fim).

A história gira em torno de Melanie Aine das Fadas sim, este é o nome completo dela, uma garota que, ao fazer 18 anos, recebeu magicamente uma tatuagem de fada nas costas e a morte de seu pai, que veio junto com o presente. A garota acaba por descobrir que seu destino tem muito a ver com a raça humana, mas que ela não faz parte dessa raça como sempre acreditou.

Logo no início do livro descobrimos que há um homem misterioso na vida de Mel, que irá ajudá-la a entender sua missão de vida. Arthur surge em visões e, numa bela tempestade no meio da floresta, ele acaba atropelando-a. Esse é o início da saga de ambos, que irá levar-lhes a viver momentos mágicos e também aprender lições de vida.

A resenha pode estar parecendo confusa, mas é o reflexo do livro e do que eu achei dele: uma confusão. Não é que a escrita da Carolina seja ruim, mas muitas vezes as situações e lugares são jogados às páginas sem um maior cuidado e explicação. Falta ao leitor àquela vontade de continuar, de saber o que vai acontecer e, no final, de visualizar um sentido na maioria das coisas que ocorreram no livro.

Inacreditavelmente, foi o final que salvou a obra de ter uma avaliação ruim da minha parte. Apenas no desfecho da trama é que consegui realmente dizer que gostei de A Fada. E mesmo assim, ele não foi suficiente para abrandar o fato de que todo o livro é como uma introdução que deveria durar, no máximo, trinta páginas, para o desfecho, que deveria ser desenvolvido ao longo de toda a obra e foi contado em cinco páginas.

Um aspecto que me incomodou muito durante a leitura foi a edição mal revisada da Novo Século. Frases sem concordância, o uso de mais no lugar de mas e, principalmente, a não tradução de vários termos em inglês me deixaram extremamente irritada.

O livro se passa na Inglaterra e, por isso, a autora resolveu usar termos de lá para compor o livro. Até aí tudo bem, existem expressões que são difíceis de traduzir, mas que podemos entender mesmo em outra língua. Porém, não é só porque o livro se passa em Londres que o leitor irá querer ler inúmeras palavras em inglês misturadas ao livro. E não são palavras sem tradução aqui ou que não se possa entender em português. Portrait, que significa retrato, por exemplo, está escrito como portrait mesmo. Um leitor que não conhece a língua estrangeira iria ficar sem entender nada! Mas o pior nem foi isso, o pior foi ter que ler: os vestidos eram dignos de estar no red carpet do Oscar! Red carpet??? WTF? O que aconteceu com o bom e velho tapete vermelho? Qual é o problema de escrever tapete vermelho em português?

Outra coisa bastante chata foi que os encantamentos ditos pelos personagens são todos escritos em inglês, sem nenhuma tradução ou explicação posterior. Simplesmente colocaram parágrafos inteiros escritos em outra língua e não foi colocada nem uma nota de rodapé pra ajudar a entender!!!

Claro que eu consegui distinguir as palavras com meu parco conhecimento de inglês, mas alguém que não tenha esse entendimento vai sentir bastante dificuldade!

Por tudo isso, fiquei na dúvida sobre a nota do livro. Mas acho que, no fim, vale mais a pena ser sincera de verdade: não foi ruim, mas também não foi bom, duas estrelas definem bem o que A Fada foi pra mim.

Resenha em http://mundodaleitura.net/?p=2619
Vargas 24/12/2012minha estante
Adriana, adorei a tua resenha!!! É exatamente o que eu queria quando fiz o skoob ontem: saber o que tem no livro, o que as pessoas acharam dele e se a narração e os acontecimentos do livro são lógicos e bem explicados. Muito obrigado, a tua resenha foi muito boa e explicou com ótimas palavras a tua opinião sobre o livro.

Jenny 30/12/2012minha estante
Gostei muito de sua resenha, era exatamente o que eu precisava saber para decisdir se deveria dar uma chance para esse livro.
Um comentário não sobre livro, mas sobre suas maninas...rsrsrs Me identifiquei na parte em que vc diz que não consegue ler mais de um livro por vez!! eu tb sou assim ! haha
E quanto a revisão do livro recentemente eu passei por isso...o que está acontecendo? achei até que eu poderia estar errada e não comentei com ninguém sobre os erros de português mas lendo o que você escreveu aqui hoje me sinto mais a vontade em falar sobre isso.
Bem é isso, adorei sua resenha. Obrigada!

Ana Diegues 06/01/2013minha estante
Realmente, acho que o final foi muito pouco explorado. Sem dúvidas é um livro interessante, porém fiquei um pouco decepcionada com o final, não por ter sido ruim.. mas por ter sido superficial. Nem deu para nos conectarmos com as personagens direito e compreender os sentimentos que estavam envolvidos ali, sim um garotinho agora estava crescido e nutria amores por ela aquele tempo todo, isso a gente até compreende, mas o subto amor que ela sentiu por ele foi estranho.. as coisas n acontecem assim, bom.. sei lá! kkkk
Honestamente, pensei tb que haveria uma batalha em Fairyland, ou algo assim... que a fizesse deixar esse mundo, como que uma missão ainda mais importante naquele momento, isso teria deixado a história mais interessante e conexa.
Bom, resumindo.. a história é boa, mas faltou um final mais digno, afinal passaram-se 20 anos, muita coisa deve ter acontecido nesse período, né?! Ou seja, muita história ficou de fora.
Se surgir um livro A FADA 2 ... suprindo todas essas "falhas" .. então este receberá minhas 5 estrelinhas ;)

Wal 13/04/2013minha estante
Só de ler a sinopse eu detestei o livro, uma linguagem fraca, que não dá pra definir se é infanto-juvenil ...
claro, isso é minha opinião apenas pela sinopse, mas dps da sua resenha, definitivamente este está fora de minha meta de leitura.

Lane @juntodoslivros 01/03/2014minha estante
Ótima resenha!´
É bem o meu sentimento em relação ao livro. E os encantamentos acho que eram em latim e em inglês.
A autora poderia ter tido um carinho melhor com o livro.
Ah! E eu li a edição antiga, que com certeza dever ter mais erros.
bj!

nelson.pontes.9 18/04/2015minha estante
Haha tamo junto Adriana, também não consigo ler mais de um livro de uma vez e por mais ruim q o livro seja não gosto de deixá-lo pela metade, por isso, graças a sua resenha não pretendo ler esse livro rsrs, abrs!

mel 02/03/2017minha estante
Esse livro é uma bosta! Incoerente é a palavra que melhor descreve ele. Não consegui terminar. Normalmente eu não gosto muito de avaliar um livro, pois no meu caso reflete a minha opinião pessoal do que gosto ou não, e não o ponto de vista técnico. Neste caso, o livro é extremamente mal escrito. Parece que a autora está mudando de ideia o tempo todo sobre como quer desenvolver a história, e no final não faz uma revisão para alinhar o livro...

Juliana 21/02/2018minha estante
amiga, adorei a sua resenha, ela definiu o meu sentimento ao ler o livro, só discordo do final, acho que ele foi decepcionante pois a história inteira te leva a acreditar que vai acabar de uma maneira e de repente acontece um desfecho inesperado que não acrescenta em nada na história e também não explica muitas pontas soltas que a autora deixou durante todo livro. Acho que a autora ficou apegada demais na locação e de menos em desenvolver a história de um modo maduro, ao meu ver, parece que o livro foi escrito por uma adolescente. Se tivesse como, colocaria menos 1 estrela

Literatura 22/03/2012

Vença as barreiras entre os mundos
Fadas figuram na mitologia desde tempos ancestrais, com relatos na Pérsia Antiga, Grécia e, principalmente mitologia celta. Fazem parte do imaginário coletivo, afinal, quem nunca ouviu uma história com uma fada madrinha? Ou a Sininho da Terra do Nunca? Criaturas adoráveis, lindas e bondosas majoritariamente, que são retratadas neste livro de Carolina Munhóz.

Em A Fada (Editora Novo Século, 222 páginas) protagonista da história é Melanie Aine das Fadas, uma garota que descobre sua verdadeira natureza aos 18 anos, quando uma dolorosa tatuagem surge em seu corpo. No mesmo dia, perde o pai e vê sua mãe partir.

Sozinha, buscando a missão que a tornará uma fada completa, Mel encontra um homem, Arthur Wales, que parece ser a chave para seu futuro. E para seu coração.
Começo parabenizando a Editora pela arte maravilhosa. Uma capa linda e delicada, que revela pequenas borboletas que combinam com a atmosfera mágica da obra. As letras são grandes, numa fonte agradável, em um papel amarelado, tornando a leitura fácil e prazerosa.

Li este livro em dois dias. A leitura é fácil e leve, fluindo muito bem. A narrativa da autora é excelente: tecnicamente muito caprichada, com utilização de diversos recursos metafóricos para construção das descrições, o que facilita nossa aproximação com os sentimentos e sensações da protagonista. A história é narrada em primeira pessoa, pela própria Mel, o que aumenta essa integração com suas emoções. Me desagradou um pouco o uso de expressões em inglês. Entendo que seja um livro passado na Inglaterra, mas creio que parte dessas expressões poderiam ter sido traduzidas para o português sem prejuízo.

Veja resenha completa no Literatura de Cabeça:

Rebeca 08/12/2011

Depois desse livro...Não vou mais julgar os livros pelos titulos.
Achava que este livro era idiota,a história de uma fadinha...
Mais é uma empolgante história,de uma garota que descobriu que era uma fada ao completar dezesseis anos,e por recompensa recebe o pai morto, uma mãe sumida e uma tatuagem.
E ainda descobre seu amor,e no final, tem que abrir mão dele para governar fairyland.
É. . .As aparencias enganam.

Maju Raz 06/06/2011

Melanie Aine das Fadas vai tocar sua alma ^-^
Você começa a ler “A Fada” e espera uma coisa…aí ele te surpreende com um final surpreendente.

Confesso que nunca me interessei muito por fadas. A gente quase não tem o hábito de ler sobre elas. Minha mãe que ama essas “criaturas belas” (palavras dela). E agora com essa mania vampiresca eu devorei os cinco primeiros livros de Diários de Vampiro, estou acompanhando Harry atrasada porque só vi os filmes (graças à minha amiga Rosane que fez meu gosto pela leitura voltar me dando uma surra hahaha) e tem também a onda de anjos etc etc…aí acabam esquecendo as fadas.

Mas então conheci Carolina Munhóz e ela me apresentou Melanie Aine das Fadas. Ouvi dizer que muitos leitores não gostam do sobrenome, mas eu particularmente achei super legal.

Melanie é uma fada que vive “sozinha” em nosso mundo humano já que seu pai morreu há alguns anos e sua mãe teve que se ausentar da terra.

Com seus 18 anos completos ela descobre que é uma princesa das fadas e tem problemas em aceitar tudo isso que lhe aconteceu.

Se pega em um momento de incertezas onde tudo que ela mais quer é saber o porque esses mistérios acontecem com ela.

Eis que surge Arthur! Ele faz parte de uma família de bruxos poderosa… eles vão se conhecendo e um romance vai nascendo e por alguma razão suas vidas estão mais ligadas do que eles possam imaginar.

É muito gostoso de ler Carolina! Ela escreve coisas lindas e em algumas partes você até se identifica:
“ Eu não tinha mais aquela sensação gostosa de viver, aproveitando cada minuto como se fosse o último. Por isso, se pudesse fazer um pedido, pediria para ter essa sensação novamente, pelo menos por uns segundos. Mas quando temos algo que nos preocupa e que sabemos que vai interferir em nossa vida tememos aproveitá-lo, mesmo desejando vivê-lo…”

Ahhh eu amei o fim! Saiu daqueles finais tradicionais novelescos, mas se eu falar mais eu conto então vou deixar no suspsense pra vocês lerem e se encantarem.

Tô ansiosa agora pro próximo livro eeee! Gostei muito e recomendo! É bem fofo e gostoso o livro!

Toca a sua alma! COmo diz Carolina unhoz: "Que as fadas te iluminem!"

Depois que eu terminar meus Harrys eu vou pra “Dragões de Éter” yeah!

Só pra vocês saberem... sou de Ribeirão Preto que nos prestigia todo ano com a feira do Livro.
Esse ano várias atrações legais me alegraram.
No Salão de Ideias conheci os jovens escritores Carolina Munhoz e Rafael Dracoon que nos contaram sobre as dificuldades que já presenciaram no mundo literário e suas experiências como escritores. Falaram também da importância em ler sempre.
O que mais me surpreendeu foi a simpatia e a fofura dos escritores. Eles me deram vontade e ânimo pra retomar algumas coisas que eu estava começando a achar impossível…

Depois do bate-papo eu a minha amiga Rosane ficamos conversando com a fofa da Carolina Munhoz e compramos a Fada. Já devoramos o livro rapidinho e agora só nos falta a bela trilogia “Dragões de Éter” enquanto aguardamos talvez uma continuação de “A fada” ou um próximo livro da mesma escritora.
Maju Raz 07/08/2011minha estante
Pois é hehehe não prestei atenção que escrevi isso hihi, mas foi tão surpreendente que acho que meu cerébro quis dar ênfase mesmo. O livro é bom! Recomendo! E agora tá saindo a nova edição dele com uma capa lindaaaa! ^-^ valeu por ter comentado. Abraços

Ro Tonks 07/08/2011minha estante
Você jura que ela escreveu esse comentário SÓ para falar isso? o.O HUAHUAHUAHUAHUHAUHUAHUAHUAHUAHU

Maju Raz 07/08/2011minha estante
HÁHÁ! Pois é....Thanks miga ;)

Vivi 02/04/2011

A Fada - Carolina Munhóz
O primeiro impacto com o livro foi a arte da capa!!! Como alguns já sabem, sou apaixonada com capas desenhadas!!!! É uma capa bem simples mais extremamente linda e temos uma gravura diferente a cada abertura de capítulo.
O livro vem em uma linguagem bem simples, e nos remete aos tempos de infância.

O livro conta a história de Melanie Aine das Fadas (Mel), que descobre recentemente que é uma fada, mais que tem muitas dúvidas.
Tem também dois amigos que posso chamar de Escudeiros Fiéis!!! Vicento e Olinda (um casal Italiano de sangue quente) que fazem praticamente as vezes de Pai e Mãe de Mel.
No decorrer da história ela conhece Arthur, com quem ela viverá uma grande aventura!!!

A forma como a autora fala sobre as fadas e seu mundo é muito interessante e explorado de uma forma simples, direta e clara!!!

Paola 31/03/2011

Encantador
Quando recebi o livro tive uma surpresa, é um livro de capa dura, super fofo e que me fez lembrar dos meus livros de infância. E quando dei uma folheada no livro fiquei encantada com os desenhos! Isso mesmo, a cada capítulo do livro, tem um desenho para ele!

O livro conta a história de Melaine Aine das Fadas, ou simplesmente Mel. Uma jovem fada que descobre recentemente a sua origem e está cheia de dúvidas em sua mente. Mel tem dois amigos fiéis, o casal italiano Vicento e Olinda. E também vive uma aventura ao lado de Arthur.

É um livro lindo com todo o encantamento que deve ser remetido ao nome Fada. Cheio de magia! Uma linguagem simples, nada muito difícil, pois assim abrange a todos os públicos.

É uma obra infanto-juvenil, mas que com certeza irá agradar a todos que gostam do mundo da fantasia. Eu simplesmente me encantei com todo o livro! Parabéns Carolina pela maneira simples e encantadora de escrever!!