A Fada

A Fada Carolina Munhóz

Resenhas - A Fada

Vanessa Vieira 30/08/2014

A Fada_Carolinha Munhóz
O livro A Fada, da autora Carolina Munhóz, nos traz um romance leve e sutil, envolto por magia e descobertas. Apesar de não ser uma história tão densa, consegue encantar pelos elementos presentes na trama e, sobretudo, pela escrita assimilável e gostosa que nos transporta para Londres como em um passe de mágica.

Em seu aniversário de 18 anos, os jovens geralmente ganham presentes caros, viagens exuberantes, festas surpresas e afins. Mas esse não foi o caso de Melanie Aine, que acabou se deparando com a morte do pai, além de ter ganhado uma tatuagem pra lá de estranha e ter descoberto que não é um ser humano como todos os demais.

E além de todas essas descobertas excêntricas em um prazo de tempo tão curto, Mel ainda descobre que por trás da nebulosa e sombria Londres se esconde um mundo fantástico que não pode ignorar, justamente por fazer parte dele. Tal legado lhe acarreta diversos problemas pessoais, mas ela precisa se adaptar, já que não pode fugir de seu destino.

Dentre os pontos positivos deste místico acontecimento, ela pode destacar o fato de ter conhecido Arthur, um rapaz misterioso que vem de uma longa linhagem de bruxos e com quem tem uma relação um tanto quanto turbulenta, beirando afeto e fúria. Um afeto que pode preenchê-la por completo e lhe conduzir a vida eterna. Uma fúria que pode levá-la a morte e posteriormente, ao esquecimento...

"Havia a imagem de uma fada. Um desenho preto com cores envelhecidas, ainda saltando da pele machucada. Parecia uma tatuagem. Mas a dor de se fazer uma daquelas não conseguia ser tão violenta. Por que existia uma fada com asas abertas em minha cintura?"

A Fada nos traz uma história doce e singela, permeada de descobertas e superações. Mesmo não se tratando de uma trama tão profunda, as lições contidas em suas páginas são bem interessantes e conseguem nos levar a reflexão. Passamos por muitos momentos especiais em nossas vidas, mas isso não significa que eles serão eternos e é justamente isso o que a autora pondera em suas entrelinhas. Narrado em primeira pessoa por Mel, conhecemos seus sentimentos, anseios e dúvidas em meio a um universo tão surreal e surpreendente.

"O que eu sentia podia parecer familiar, mas não era. Eu nunca havia me apaixonado por alguém. Ou se havia, não sabia de verdade como funcionava a coisa. Será que realmente criei uma armadilha e fui pega por ela? Podia estar tão envolvida, tão certa dos próprios sentimentos, e tão confiante nos sentimentos dele? Isso se ele também estivesse interessado em mim. Definitivamente havia algo anormal ali. Algo que fazia uma parte de mim ficar avoada todas as vezes em que pensava nele. Sentia borboletas brincarem no estômago. O coração forte como um tambor. Parecia uma criança. Mas não podia ser assim."

Mel amarga momentos de muita tensão em sua vida e logicamente que ela não está preparada para lidar com isso à primeira vista. No começo do livro, notamos sua indecisão e medo, que são bem compreensíveis, e ao decorrer dos capítulos, podemos vê-la mais madura e independente. O seu romance com Arthur não me cativou tanto quanto eu gostaria e atribuo a isso o fato de não ter me afeiçoado tanto a esse personagem. Mesmo ele sendo alguém especial na vida de Mel, além de tê-la despertado para o amor, nota-se uma certa frieza por parte dele, além de faltar aquele ar romântico de mocinho que tanto me encanta.

Resumidamente, A Fada é uma história bem escrita e gostosa, recheada de magia, feitiços e criaturas sobrenaturais. Não chega a ser uma leitura extremamente profunda, mas nos mostra como se sobressair e principalmente, como superar determinadas situações em nossas vidas, além de ter um desfecho surpreendente. A capa é muito bonita e arrisco a dizer uma das mais belas das edições do livro já publicadas e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, diversas ilustrações fofas e revisão de qualidade. Recomendo ☺

site: http://www.newsnessa.com/2014/08/resenha-fada-carolina-munhoz.html

Tracy Anny 06/10/2014

QUINTA-FEIRA, 19 DE JANEIRO DE 2012
O que você faria se no dia do seu aniversário de 18 anos, sua vida mudasse drasticamente?

A Fada, de Carolina Munhóz (Novo Século, 224 páginas, R$ 29,90), nos mostra a história de Melanie Aine das Fadas (sim, esse é o nome dela!), uma garota que ao completar 18 anos ganha de presente uma tatoo estranha, a morte do pai e a descoberta de que realmente é muito diferente dos outros.

Mel, como é chamada pelos poucos amigos que tem, descobre sua origem e o motivo pra ter aprendido tantas lutas e línguas diferentes quando criança. Ela agora é uma fada adulta e se não bastasse isso, ela também é a princesa das fadas. Só que para que ela possa ir para o mundo dela, em outra dimensão, ela precisa descobrir qual a sua missão.

Havia quebrado uma promessa. Não havia conseguido quase nada. Apenas um mísero olhar. De quem seria aquele olhar? Eu só sabia de uma coisa. Nunca tinha visto o dono dos belos olhos. E também sabia: eles significavam algo. Senti-me estranha. Vazia. Notei que, por ser diferente, estagnei. Perdi a sensação gostosa de viver aproveitando cada minuto.
Como se fosse o último.
Pág. 37

Algumas vezes me apaixonei e outras odiei a Mel, contudo o final me surpreendeu de uma forma linda. Dá pra aprender um pouco da vida com esse livro.

Pode-se perceber a evolução de uma relação amorosa, em seus altos e baixos. Gostei muito do fato dela se sentir meio isolada do mundo, sem rumo e sem um objetivo, para depois se redescobrir como mulher, como amiga e fada. E, quando ela tem essa redescoberta, a alegria de viver toma conta de seus pulmões novamente.

Então fica a dica, viva cada momento como se fosse o último! A gente nunca sabe quando ele vai acabar.

O livro tem uma escrita leve e a história cativa desde o início. Eu estava louca pra lê-lo e não me decepcionei, mas confesso que esperava um pouquinho mais. Tem muito diálogo (o que eu adoro), porém algumas partes ficaram um pouco confusas, como quando aparece alguma lembrança ou alguém está contando uma história ou explicando alguma coisa.

Bjus!

site: http://www.meninadabahia.com.br/2012/01/fada-carolina-munhoz.html

Calíope 28/01/2021

O livro é ótimo tratando de temas adolescentes, já que a própria autora era uma ao escrevê-lo, e uma boa obra para quem gosta de água com açúcar.

EM BREVE POST NA @REVISTACALIOPE

Tati Florêncio 23/11/2014

Olá gente, hoje eu vou fazer a resenha de “A Fada”, a primeira vez que vi esse livro foi no blog da Melina Souza, achei ele tão lindo que não resistir em comprar, e realmente, ele é lindo, tem muito detalhes e muitas borboletas, as que eu mais gosto é as que ficam do lado de dentro da capa, simplesmente muito amor ♥.

Melaine Aine é uma garota quase normal ela não é do tipo que tem muitos amigos, e seu pai sempre lhe ensinou coisas diferentes, como latim, sem ela ter idéia do porque dele fazer isso. Mas sua vida muda totalmente na noite que ela faz 18 anos, para começo de conversa ela ganha uma festa de aniversario, ate então isso nunca tinha acontecido, seu pai morre e sua mãe desaparece. Por fim ela ganha uma estranha, mas mesmo assim bela tatuagem de fada que depois ela irá saber que significa que ela é uma também.

O porquê que tudo aconteceu ela terá que descobrir sozinha, ela tem uma missão na terra, isso ela sabe, mas ninguém sabe qual missão é essa e nem quem poderá ajudá-la com isso, o dever de Mel é ir atrás das respostas e salvar o seu mundo secreto, não deixar que o mundo das fadas desapareça por completo.

Em um momento que ela pede ajuda para o mundo das fadas ela vê os olhos de alguém, de um rapaz, e sente que é ele quem poderá ajudá-la a conseguir descobrir qual é a sua missão. Ela só não sabe se pode ou não confiar neste estranho e como encontrá-lo.

Encontrar não será difícil, isso porque o destino se encarrega de realizar, agora saber se deve confiar ou não é outra historia, e a decisão é toda dela. Entre o medo, amor e raiva, a Mel, deverá decidir confiar ou não, se entregar ou não, e possivelmente no final saber qual é a sua ligação com esse misterioso rapaz e assim a sua missão e conseguir cumpri-la.

Eu gostei da historia, é bem leve e tranqüila de se ler então a leitura é bem rápida, o que me incomodou na verdade foi o final, por mim seria outro, mas entendi a mensagem que a autora queria passar e me acostumei com a idéia =D.

Como eu disse a capa é muito linda, a diagramação é muito boa e as folhas meio amarelada.

site: http://entaotudoaconteceu.blogspot.com.br/

Leitora 23/12/2020

mal aprofundado, mal detalhado.
criou-se um universo feérico que deveria ser muito mais aprofundado.
fora isso, a ideia da história é boa e a leitura é fluida.

Rê. 26/07/2015

O primeiro livro escrito pela fada Carolina Munhóz foi "A Fada" e foi o último que li. Foi incrível ser testemunha da evolução literária de um autor.
Lendo "A Fada", foi possível perceber algumas coisas em relação a sua autora, o que é encantador.
O primeiro livro escrito pela fadinha Carol (sintam a intimidade rs! ) tem uma protagonista confusa, mas também há uma certa confusão nos primeiros capítulos. É possível sentir o amadurecimento da autora conforme se vai virando as páginas, e ainda mais no decorrer de toda a sua obra já publicada, mas vamos falar de "A Fada"...

O livro é lindo, a Casa da Palavra fez um trabalho editorial muito bom e a modelo da capa, embora a autora já tenha dito não ser ela, gosto de pensar que seja.
Como disse anteriormente, a protagonista é bem confusa. Melanie Aine das Fadas ou Mel, ao completar 18 anos, perde o pai, sua mãe vai para uma dimensão mágica e ainda descobre ser uma fada que está presa no nosso mundo até descobrir qual é sua missão e cumpri-la. Os primeiros 7 ou 8 capítulos são confusos, mas é fácil, no desenrolar da trama, o leitor se entregar à história, como Mel se entrega ao amor de Arthur, um WICCA rico, bonito, sedutor, carente e (claro...) traumatizado com uma tragédia do passado.
O amor é intenso, mas isso é característico da Carol (olha a intimidade de novo rs!), tudo sempre é muito intenso no mundo criado pela autora, assim como são intensos nossos sentimentos em algumas fases da vida. É uma tradução, ou melhor, representação literária de alguns de nossos desejos mais íntimos e secretos.

Recomendo a leitura!
Que as fadas iluminem a todos!!!

PS. : No final do livro "A Fada" tem um presente, o conto "Outra vez na escuridão", uma história baseada no romance "O Inverno das Fadas" (meu livro favorito Emoticon heart ).

site: https://www.facebook.com/326245447475446/photos/pb.326245447475446.-2207520000.1437913153./665761233523864/?type=3&theater

JehRelogi 24/08/2015

Uma história mágica!
A Fada foi escrito quando a autora tinha 16 anos, então facilmente percebe-se que ela não era uma escritora à lá Tolkien. Por quê eu digo isso? Simplesmente por ter visto muitas resenhas criticando a escrita e o desenrolar da história, os chamando de "imaturos". Mas convenhamos, quem aos 16 anos escreve uma obra prima? Tudo bem, sempre haverá um gênio mirim por aí, mas não é o caso dela, então vamos tentar ser mais toleráveis.

Sendo sincera de todo coração com vocês, eu só posso dizer que o livro é bom sim! Ele não tem uma narração cansativa e é daquele tipo de leitura rápida e fácil. Claro que ela deixou alguns pontos à desejar, porém já vi isso acontecer em grandes obras, super aclamadas por aí. A verdade é que vai de gosto e do clima que a pessoa está no momento.

Quando eu li, a minha intenção era uma história mais leve, que não me fizesse ter que pensar demais, até porque eu estava em uma fase agitada na faculdade e não queria um livro que me desgastasse ainda mais. Portanto, esse foi perfeito pra mim, mas o que me motivou a comprar, foi o fato da autora ser fã de Harry Potter. Gente, eu amo Harry Potter, qualquer coisa que tiver referência à essa série, eu vou ler.

Vamos para as considerações:

A Fada é um livro de fantasia que conta a história de uma garota que descobre ser uma fada e que tem uma missão a cumprir para enfim poder reinar no mundo das fadas. No meio tempo em que ela tenta saber o que é essa missão, acaba conhecendo um bruxo que rapidamente a seduz e ambos se apaixonam. Quando ela finalmente acha que está no caminho certo, há uma reviravolta que a faz ver que aquele homem não iria fazer parte de seu futuro. Melanie Aine, como se chama a garota, é uma jovem tímida que se vê sozinha de repente e a únicas pessoas com quem ela pode contar, são um casal de amigos da família. Durando o desenrolar dos acontecimentos, ela os procura diversas vezes para pedir conselhos, nesse ponto percebe-se como ela está perdida e confusa, até porque tudo aconteceu de uma vez, a perda do pai, saber que era uma fada e a mãe que a "abandona".

O ritmo da leitura foi bem agradável, em certos momentos dava para perceber que a escritora acelerava um pouquinho os acontecimentos e em outros demorava mais para os desenvolver, mas nada que tornasse o livro chato ou qualquer coisa do tipo. O que mais senti falta, foi entender melhor os personagens. Achei eles um pouco vagos demais, sem uma personalidade forte e marcante, o que ficou devendo, já que poderiam ter sido muito bem trabalhados. Outro ponto onde senti uma falha, foi na tão falada missão que ela tinha que cumprir. Não sei se fui eu, mas não consegui entender muito bem o que era exatamente que ela tinha que fazer, infelizmente. (Ou será que era a parte da divulgação?.... Não sei mesmo.)

Agora o final, me surpreendeu totalmente! Eu até tinha brincado comigo mesma, apostando que o garotinho iria ter uma função especial, mas não esperava de modo algum que terminaria daquela forma. Foi muito criativo! Só não curti a parte do Arthur, ele merecia um final melhor do que o que ganhou.

De modo geral, não tenho muito o que falar. É um livro de fadas, ou seja, fantasia pura. Se a pessoa não gosta, nem adianta querer ler porque só vai achar defeito. Como eu amo tudo que envolva magia, bruxaria, fadas e afins, eu me apaixonei e virei fã da Carolina Munhóz. Agora, se quiserem tentar ler, lembrem-se de abrir as mentes e sonhar!

site: http://garimpeiradelivros.blogspot.com.br/2015/06/resenha-fada-carolina-munhoz.html

Rebeca 04/12/2015

Resenha: A fada de Carolina Munhóz
Ok, vamos lá.
Foi o primeiro livro da Carolinha Munhóz que li. Me deparei com o tal na prateleira da livraria Leitura, a capa me chamou a atenção, li rapidamente a sinopse e pensei "Vai esse."

Não é o tipo de leitura que costumo ler, pois o livro a "A Fada" se passa, obviamente, no mundo das Fadas. Sendo assim uma leitura de fantasia.

O livro conta a história de Melanie, uma jovem que não sabe sobre o seu verdadeiro eu e o destino na qual ela esta encarregada. A história se passa em Londres.

A leitura é fluida, porém há partes contraditórias na qual precisei voltar algumas páginas para entender "aonde eu estava" . Carolina se preocupou com os detalhes, e descrição sobre os personagem e ambientes não há o que criticar.

Porém não foi uma leitura que me prendeu, a história não me convenceu e os personagens não me cativou. Acabei enrolando para ler o livro e o final me deixou "boiando".

CONTINUE LENDO A RESENHA NO LINK

site: http://blogexplicita.blogspot.com.br/2015/09/parceria-com-editora-draco.html

Maria Clara 11/01/2016

Resenha em Vídeo: A Fada
Vocês pediram lá no meu twitter (@mariaclaraug) e lógico que eu atendi e vim fazer a resenha desse livro amor da Carolina Munhoz: A Fada.
Clica no vídeo pra ver o vídeo!

site: http://www.espelhodomundo.com/2015/01/resenha-do-livro-fada.html#more

Yas 20/04/2013

Surpreendente
Confesso que quando comecei a ler não sabia que o livro era nacional, em mesmo ao decorrer da leitura, por ter muita cultura inglesa em si no livro.
Mas gostei bastante do livro, a historia em si e desenvolvida bem e chama a atenção.
Melanie Aine das Fadas, mora em Londres e quando completa seus 18 anos, coisas estranhas acontece. Uma nova tatuagem, a descoberta de um mundo novo, a perda do pai, e a distancia da mãe.
Com a descoberta de um mundo novo, descobre também uma missão que tem que ser feita.
Para essa missão ser cumprida, ela precisa de Arthur, um homem misterioso e apaixonante que ela encontra no meio do caminho, e que vive um intenso amor.
O final me surpreendeu, não espera que a missão fosse a dita o final, porém gostei bastante, pois isso chama bastante a realidade um romance na atualidade.
Porém o que não me agradou no livro é que ele traz muita cultura Inglesa, perde um pouco a nacionalidade do livro. Temos tantas coisas bonitas, e tanta criatividade para aproveitar isso num livro, por isso acho que deveria ter mais "toques" brasileiros.
Mas o livro em si é muito bom, a historia é muito envolvente e fácil de ler. Adorei, recomendo.

Aglaia 28/02/2013

Eu realmente me envolvi muito na história. Tive um tempo sem ler por compromissos, mas eu compreendi cada palavra do livro. A história é envolvente, dramática, romântica, e deixou um gostinho de 'quero mais'. Odiei o fato da Mel não ter ficado com o Arthur, mas seria muito normal se eles tivessem ficado juntos. Sempre achei, desde o começo que o Patrick tinha algo diferente, e que ele nao apareceu aquele dia sem razão. Amei e amei o livro, recomendo! :)

"Que as fadas te iluminem" - Carolina Munhóz

Jéssica 23/02/2013

Poderia ser bem melhor...
Encontrei esse livro em uma promoção online, quando vi a capa linda e uma história sobre fadas de uma autora brasileira comprei sem pensar duas vezes.

Comecei a leitura muito animada e de inicio gostei de como a história estava sendo conduzida, porém no momento que a Mel conhece o Arthur a impressão que eu tive foi que eu tinha pulado alguns capítulos sem ver, pois tudo acontece muito rápido e não leva a lugar algum.

Basicamente vemos uma garota tímida achar seu lugar no mundo, nesse caso a rainha das fadas, através do amor e todas as descobertas, sensações, incertezas e bla bla bla que ele trás.

Não digo que seja uma historia ruim, ela tem seus momentos bons e personagens legais, porém tudo é muito superficial e aquela sensação de querer saber qual é o mistério da trama não aparece justamente por ter sido tratado de forma superficial.

Porém, a forma que autora lidou com o misticismo foi bem encantadora e deu um toque de vida a história. Também o conto extra que vem no final do livro nessa edição que eu comprei (não sei qual) merece todos os devidos créditos, pois foi muito bem escrito e ainda lida com assuntos polêmicos em meio a fantasia, o que me faz pensar que a autora tem realmente talento e com a experiencia ela poderá usar todo o seu potencial.