A Psicologia Financeira

A Psicologia Financeira Morgan Housel

Resenhas - A psicologia financeira

Anezio 23/10/2023

Aprender a lidar com dinheiro é essencial para a vida
Saber lidar com dinheiro, com o emocional de lidar com o sucesso e com o fracasso nas finanças pessoais é essencial.

O autor traz diversos exemplos relacionados ao mercado financeiro, a empreendedorismo e etc a fim de tentar provar sua tese, mostrando na essência que antes de mais nada, já no início de nossa jornada financeira, é essencial que saibamos lidar com dinheiro e com todo o emocional relacionado a dinheiro e sucesso pois, como em alguns exemplos clássicos relatados, se tem uma coisa que dinheiro não aceita é desaforo!

Bia 21/06/2023

O livro tem boas lições sobre finanças e sobre o que é importante pra diferentes pessoas, é um livro que vou querer reler em outro momento.

Amanda 08/09/2023

Bom de ler e fácil de aplicar
Uma maneira diferente de ver o controle financeiro. Explicado de forma simples e direta, o livro trás bons ensinamentos e ótimos exemplos práticos

Rogerio Orp 17/07/2023

Alguns livros mudam a nossa forma de pensar, esse é um caso. Se você não leu, ou não se interessa muito sobre o assunto, a leitura de A Psicologia Financeira irá fazer você mudar seus conceitos sobre o dinheiro, nossas atitudes relacionadas ao assunto e ser mais consciente em algumas situações em que somos literalmente conduzidos ou induzidos a uma ação que pode comprometer nossa vida, nossa saúde, nossos relacionamentos. Gostei do livro.

JoAo.Padilha 09/10/2022

Ideal para quem está iniciando a jornada
Livrinho bem leve sobre finanças, ideal para quem está iniciando sua jornada. Generalista, ele traz vários pensamentos, exemplos e histórias sobre as melhores formas de pensar a respeito de investimentos. Boa leitura.

guimarin 20/02/2022

Educação financeira
Citando o autor: "A premissa desse livro é que o sucesso financeiro tem menos a ver com a sua inteligência e muito mais a ver com o seu comportamento. E a forma como alguém se comporta é algo bem difícil de ensinar, mesmo para pessoas bastante inteligentes."
Gosto bastante de ler sobre educação financeira e com certeza o Gustavo Cerbasi tem conteúdo para introdução sobre o assunto tão bom quanto esse livro.
No livro o autor apresenta diversas histórias e situações do cotidiano onde demonstra a importância da educação financeira para todos.
Economize simplesmente por economizar e não posso te orientar sobre onde investir o teu dinheiro pois não te conheço, são passagens marcantes do livro.
Com certeza um livro que eu gostaria de ter lido assim que começasse a ganhar dinheiro ou entender melhor sobre como funciona a economia, afinal o melhor dia para começar a investir é sempre hoje.
Conteúdo: bom, com bastante referência e exemplos
Leitura: perfeita a divisão dos capítulos, nenhum muito longo, leitura bem fácil, clara e um capítulo final de resumo

Luciane 23/01/2023

Leitura essencial para todos
Pelo título pode parecer que se trata de um livro chato ou muito técnico, mas pelo contrário, é uma leitura muito agradável porque o autor coloca seus argumentos sobre como devemos nos comportar com relação ao dinheiro através de histórias muito interessantes. Eu diria que é um livro essencial pra formar uma mentalidade financeira saudável nas pessoas. Super recomendo.

Dri Stone 20/11/2022

A psicologia Financeira
O livro é muito bom, te deixa entretido e te conta muitos cenários históricos sobre a economia dos Estados Unidos e faz um comparativo elucidativo sobre o mundo financeiro do pós guerra pra cá, conta as mudanças na mentalidade e nos paradigmas das famílias . Pra quem curte saber mais sobre diversos assuntos é um ótimo livro. É bom de ler, leve, sem jargões técnicos. É informativo sem ser cansativo.

Eichelberg 15/04/2022

A psicolgia financeira
Um livro que apresenta uma leitura leve e de fácil compreensão, através de histórias interessantes e exemplos verdadeiros sobre finanças. O autor nos faz pensar melhor na maneira como lidamos com o dinheiro e nos ensina a compreender algumas teorias e ressignificar alguns conceitos.

Boas decisões nem sempre são racionais. Em algum momento, você precisa escolher entre ser feliz ou "ter razão".

Danilo.Brizida 03/01/2023

Muitas vezes atribuimos ganhar dinheiro a habilidades técnicas, como conhecer o mercado de ações, conhecer opções de investimentos complexas, fazer grandes aposta em estruturas de investimentos elaboradas, em A Psicologua Financeira, Morgan Housel, nos mostra que mais importante que técnica, para gestionar dinheiro é preciso paciência e constância. O mercado financeiro está repleto de casos de grandes investidores que fizeram furtunas, e ao analisar a fundo alguns desse casos, percebemos que o que fez a diferença para construção dessas fortunas foi constância e paciência. Casos extremos de enriquecimento exponecial da noite para o dia são raridades, por isso nosso objetivo deve ser constância e não a busca por formulas magicas de enriquecimento.

Daniele 29/12/2022

Que preguiça.
Comecei a ler esse livro porque a Nath finanças indicou. Mas que preguicaaa. O autor fala a mesma coisa diversas vezes. Tudo o que ele disse poderia ter sido dito em bem menos páginas.

Elisio Rebouças 25/12/2022

Um ponto de vista bom
Apesar de ser bem americanizado, se você souber colocar em contexto tira-se muitas lições, algumas dicas e principalmente como você deve pensar sobre sua vida e o dinheiro. Leitura agradável e que valeu a pena. Recomendo
Dinei.Rosa 30/12/2022minha estante
Achei bom até cara mas muito repetitivo...

Helder 04/05/2022

Leitura orientativa e prática
Quando o assunto for estilo de vida/finanças, recomendarei esse livro; leitura fluída, prática e bastante interessante. Expostos muitos exemplos que provocam reflexões de como agimos com o dinheiro. Alguns relatos sobre a história e economia dos EUA enriqueceram a obra.

Marcos 17/05/2022

Mudou minha perspectiva
Nesse livro, o autor nos mostra como nosso cérebro funciona no quesito dinheiro. Temos muitas armadilha e gatilhos que podem nos levar a problemas.

Ele nos mostra que devemos decidir qual é o nosso jogo do dinheiro e como faremos para ganhar e multiplica-lo.

É basicamente uma abordagem comportamental em relação ao dinheiro.

Ggarro 29/12/2023

Como nosso estado mental mexe com nosso bolso e vise versa
Aborda como o dinheiro afeta nosso psicológico e como o psicológico afeta nossa oportunidade de ganhar dinheiro, quase um círculo vicioso para o bem e para o mal rs