A Psicologia Financeira

A Psicologia Financeira Morgan Housel

Resenhas - A psicologia financeira

guimarin 20/02/2022

Educação financeira
Citando o autor: "A premissa desse livro é que o sucesso financeiro tem menos a ver com a sua inteligência e muito mais a ver com o seu comportamento. E a forma como alguém se comporta é algo bem difícil de ensinar, mesmo para pessoas bastante inteligentes."
Gosto bastante de ler sobre educação financeira e com certeza o Gustavo Cerbasi tem conteúdo para introdução sobre o assunto tão bom quanto esse livro.
No livro o autor apresenta diversas histórias e situações do cotidiano onde demonstra a importância da educação financeira para todos.
Economize simplesmente por economizar e não posso te orientar sobre onde investir o teu dinheiro pois não te conheço, são passagens marcantes do livro.
Com certeza um livro que eu gostaria de ter lido assim que começasse a ganhar dinheiro ou entender melhor sobre como funciona a economia, afinal o melhor dia para começar a investir é sempre hoje.
Conteúdo: bom, com bastante referência e exemplos
Leitura: perfeita a divisão dos capítulos, nenhum muito longo, leitura bem fácil, clara e um capítulo final de resumo

Adilson22 21/08/2023

Muito bom. Livro gostoso de ler, com muita história e explicação baseadas em ciências. Recomendo a leitura.

Danilo.Brizida 03/01/2023

Muitas vezes atribuimos ganhar dinheiro a habilidades técnicas, como conhecer o mercado de ações, conhecer opções de investimentos complexas, fazer grandes aposta em estruturas de investimentos elaboradas, em A Psicologua Financeira, Morgan Housel, nos mostra que mais importante que técnica, para gestionar dinheiro é preciso paciência e constância. O mercado financeiro está repleto de casos de grandes investidores que fizeram furtunas, e ao analisar a fundo alguns desse casos, percebemos que o que fez a diferença para construção dessas fortunas foi constância e paciência. Casos extremos de enriquecimento exponecial da noite para o dia são raridades, por isso nosso objetivo deve ser constância e não a busca por formulas magicas de enriquecimento.

Daniele 29/12/2022

Que preguiça.
Comecei a ler esse livro porque a Nath finanças indicou. Mas que preguicaaa. O autor fala a mesma coisa diversas vezes. Tudo o que ele disse poderia ter sido dito em bem menos páginas.

Eichelberg 15/04/2022

A psicolgia financeira
Um livro que apresenta uma leitura leve e de fácil compreensão, através de histórias interessantes e exemplos verdadeiros sobre finanças. O autor nos faz pensar melhor na maneira como lidamos com o dinheiro e nos ensina a compreender algumas teorias e ressignificar alguns conceitos.

Boas decisões nem sempre são racionais. Em algum momento, você precisa escolher entre ser feliz ou "ter razão".

Ggarro 29/12/2023

Como nosso estado mental mexe com nosso bolso e vise versa
Aborda como o dinheiro afeta nosso psicológico e como o psicológico afeta nossa oportunidade de ganhar dinheiro, quase um círculo vicioso para o bem e para o mal rs

Helder 04/05/2022

Leitura orientativa e prática
Quando o assunto for estilo de vida/finanças, recomendarei esse livro; leitura fluída, prática e bastante interessante. Expostos muitos exemplos que provocam reflexões de como agimos com o dinheiro. Alguns relatos sobre a história e economia dos EUA enriqueceram a obra.

Marcos 17/05/2022

Mudou minha perspectiva
Nesse livro, o autor nos mostra como nosso cérebro funciona no quesito dinheiro. Temos muitas armadilha e gatilhos que podem nos levar a problemas.

Ele nos mostra que devemos decidir qual é o nosso jogo do dinheiro e como faremos para ganhar e multiplica-lo.

É basicamente uma abordagem comportamental em relação ao dinheiro.

Luciane 23/01/2023

Leitura essencial para todos
Pelo título pode parecer que se trata de um livro chato ou muito técnico, mas pelo contrário, é uma leitura muito agradável porque o autor coloca seus argumentos sobre como devemos nos comportar com relação ao dinheiro através de histórias muito interessantes. Eu diria que é um livro essencial pra formar uma mentalidade financeira saudável nas pessoas. Super recomendo.

Cris609 17/01/2024

Esse é um daqueles livros que eu adoro! É um tapa na cara de quem persegue lucro fácil e rápido. Ele é capaz de te puxar para terra e colocar seus pés bem no chão em relação às suas finanças.

A partir de agora, contém spoiler!

Segundo Morgan Housel, o sucesso financeiro de uma pessoa tem muito mais lastro em seu comportamento do que em sua inteligência. É uma habilidade comportamental e não técnica. As decisões que tomamos em relação ao nosso dinheiro são movidas pelas emoções e não pela razão.

Sabendo isso, podemos afirmar que a economia é guiada pelo comportamento das pessoas. Além disso, e, até por isso mesmo, algumas lições tem que ser vividas para serem compreendidas. Toda decisão financeira é fruto de uma informação, associada à visão de mundo que a pessoa tem em um dado momento.

A sorte e o risco também são fundamentais em uma história de sucesso. Portanto, não podemos achar que o que funcionou para alguém ou até mesmo para você em determinado momento, vai servir outra vez no futuro.

Para evitar grandes desastres financeiros é importante ter um limite. A busca desenfreada pelo maior lucro é a causa de muitos fracassos. A falta da noção do conceito do que é o suficiente é um dos maiores perigos.

A felicidade é aquilo que sobra depois de descontadas as expectativas. Portanto, querer viver a vida do outro pode ser uma grande cilada. Ter o controle do seu tempo é uma grande fonte de felicidade e um dos ativos mais valiosos.

O grande segredo do sucesso é deixar o tempo trabalhar em seu favor. Os milagres que a composição pode fazer são infinitamente maiores do que qualquer taxa a curto prazo. Ser consistente é a palavra chave nesse quesito.

Manter uma fortuna, muitas vezes, é muito mais difícil do que conquistá-la. E, para isso, é importante ter a humildade de saber que muito do seu resultado tem a ver com a sorte e pode não se repetir no futuro. Pé no chão é o que se exige.

A fortuna é algo que você não vê. É aquilo que não está convertido em bens e consumo. Nem sempre o que parece é. Ter dinheiro é bem diferente de gastar dinheiro. Aprender a ser feliz com menos é uma atitude de milhões.

Em relação a investimentos, ser razoável vale mais do que ser extremamente racional. No fim das contas, a decisão que vai mais te fazer bem não é aquela tomada com base em cálculos perfeitos, mas sim àquela que te faz dormir.

Tenha um plano, mas saiba que ao longo do tempo você e seus objetivos podem mudar. Crie uma reserva para imprevistos pensando nisso. E muito cuidado com as dicas financeiras de quem não está jogando o mesmo jogo que você.

Renata 26/03/2024

Direto para a estante dos favoritos
Esse livro me surpreendeu muito. Confesso que esperava algo como um livro focado em finanças e ensinando como enriquecer, entretanto, ele é muito mais abrangente. Logo no início, o autor destaca a seguinte frase de Sherlock Holmes: ?o mundo é repleto de coisas óbvias, que ninguém, em hipótese alguma, observa?. No meu ponto de vista, o dito resume bem a intenção do livro, onde, em vários momentos o autor esclarece questões ?óbvias? e nos deixa perguntando, ?como que eu não percebi isso antes??. Livro excelente, embora acho que a parte inicial dele seja incontestavelmente bem melhor que a segunda, considero uma leitura essencial a todos que buscam crescimento pessoal.

Anezio 23/10/2023

Aprender a lidar com dinheiro é essencial para a vida
Saber lidar com dinheiro, com o emocional de lidar com o sucesso e com o fracasso nas finanças pessoais é essencial.

O autor traz diversos exemplos relacionados ao mercado financeiro, a empreendedorismo e etc a fim de tentar provar sua tese, mostrando na essência que antes de mais nada, já no início de nossa jornada financeira, é essencial que saibamos lidar com dinheiro e com todo o emocional relacionado a dinheiro e sucesso pois, como em alguns exemplos clássicos relatados, se tem uma coisa que dinheiro não aceita é desaforo!

Kassya3 22/03/2023

A Psicologia Financeira
O livro oferece ao leitor lições sobre ganância, riqueza e felicidade. A linguagem é bastante acessível para o leitor comum.
Housel não destaca suas habilidades como investidor e nem enche as páginas de números. Sua visão de finanças pessoais é bastante pragmática e isto é ótimo. De início destacado papel da sorte nas decisões financeiras, cada um tem um perfil de investidor e é influenciado por este fator. A questão da sorte é fundamental para o resultado dos investimentos. Quem nasceu nos anos 70 tem um perfil de investidor totalmente diferente de quem nasceu vinte anos antes. O livro diz que Grahan está ultrapassado, que para você ser sábio na vida financeira é necessário controlar o ego, ser humilde assim por diante. Vale muito a pena tanto para especialistas no assunto quanto para leigos. Aprendi muito com a leitura.

Carlos.Junior 29/05/2024

0/10
?Psicologia Financeira? é um ato anti-psicológico e anti-economista em forma de livro. Sua dinâmica se apropria de vários insights básicos e informações encontradas em blogs ou sites de investimento que sempre querem te vender um curso ou algo do gênero. Sua maneira de relatar o conhecimento, parco, sobre o leitor chega a ser pândego de tão causal e completamente sem conteúdo. Se o leitor pegasse 10 artigos, 5 de psicologia e 5 de economia, de alunos do segundo anos do curso ele sairia com mais informações sobre ambos os assuntos mais profundas que o livro.
Não vale a pena, sinceramente. Muito básico,muito esdrúxulo é muito raso.

Michelle.Steinhoff 10/04/2023

Quando o óbvio precisa ser dito, sem atalhos?
Ótimo livro sobre finanças que sai da receita ?faça isso e fique rico?. O autor se preocupa em dizer o óbvio: seu comportamento, suas crenças, sua regularidade e também a sua sorte ditam o seu resultado financeiro.

Entendendo que somos pessoas diferentes e o que faz sentido para mim, pode não fazer para você, ao invés de se preocupar em seguir uma fórmula mágica, cada um deve achar seu próprio jeito de investir. O que traga confiança e possa ser cumprido no longo prazo.

Um livro muito bom, necessário após tantos ?gurus de finanças? que esperam que todos consigam repetir suas receitas de bolo para o enriquecimento ?fácil?