A Psicologia Financeira

A Psicologia Financeira Morgan Housel

Resenhas - A psicologia financeira

Luiz.Fernando 07/04/2024

Morgan Housel
A mente nos faz ver além do amanhã. Não com uma certeza, mas com um olhar cético a ponto de nos prepararmos para um eventual problema.
Morgan Housel irá tratar sobre assuntos pertinentes a vida financeira e como uma mente saudável influência nas tomadas de decisões no mundo dos investidores. Trata sobre a perspectivas de bons investidores e como agem não só para aumentar seu capital, mas mantê-lo.

Patricia.Silva 05/04/2024

Ótimo!
O autor demonstra de um modo diferente como compreender as finanças sem regras rígidas do que é certo ou errado para todos. Leitura leve e com ótimos exemplos.

GIPA_RJ 05/04/2024

Construtivo
Não sou de.ler.estes blockbosters mas senti a necessidade de fazê-lo por conta dos comenarios positivos , e encarei.
Empaquei meses no livro , lendo-o muito devagar.
Leitura curiosa que ajudou-me a desconstruir muita coisa sobre investimentos.
Não é.aquela natrayiva contundente que te deixa desconfortável ao ler : ele pega leve , entendendo que todos nós cometemos erros n
esta área. Deixa claro que é algo muito individual , e que comparações entre investidores não tem cabimento.
Discorre sobre a ideia de.riscos e incertezas e é bem didático.
Espero conseguir por.em.prática.

Maria.Farnochi 04/04/2024

Vida financeira
Livro bem estruturado e esclarecedor, embasado em fatos históricos, possui linguagem de fácil entendimento.

Cristina 01/04/2024

Interessante
Achei um bom livro, algumas partes não entendi muito bem mas no geral gostei bastante do livr e e uma leitura rápida

Dimitri.Ivanov 01/04/2024

Um dos melhores que já li.
Traz pontos que dificilmente vejo sendo discutido em outros lugares.
Nos faz entender que as habilidades técnicas são importantes, mas até um certo ponto. Devemos buscar o amadurecimento moral e emocional. Que sem isso não alcançaremos nossos objetivos, ou os perderemos facilmente.
Explica como a realidade de cada investidor é diferente, e que não é preciso ficar se baseando neles para tudo. Que os investimentos devem ser algo nos libertem e nos faça dormir bem, não o contrário.
Também gostei do resumo da história do desenvolvimento financeiro dos americanos. Provavelmente vou estudar mais sobre isso agora.
Minha única crítica é sobre a repetitividade que há no livro. Acho que alguns capítulos poderiam ser reduzidos, ou até excluídos. Mas também sei que isso é comum em obras que utilizam o método de storytelling.

Tarciane.Farias 30/03/2024

Psicologia Financeira
O livro é bem didático e explica a importância de termos consciência em vivermos com a renda menor e nos faz entender que essa sociedade de consumo nos foi ensinada e que a quebra desse paradigma social de consumo leva tempo, porém é necessária.

Dani 29/03/2024

Independência financeira = tempo de qualidade
Esse foi uma leitura recheada de marcações. Apesar de ter momentos mais técnicos, a escrita de Morgan é excelente. Tantas lições e conhecimento de qualidade definem esse livro. O ponto mais marcante pra mim é que ter independência financeira é o propósito basilar de usar o tempo em nosso favor, dando liberdade de escolha. Recomendo demais, sobretudo, para quem busca sair da zona de conforto e aprender de uma forma inteligente como ter educação financeira.

Daniele.Assis 29/03/2024

A psicologia financeira
Demorei muito pra ler esse livro, isso não significa necessariamente que seja ruim, porém foi uma leitura arrastada.
Ele tem muitos exemplos que podem ser aplicados a nossa vida e bons ensinamentos.

jao 29/03/2024

Ninguém é maluco
Esta é a primeira frase do livro e, de fato, a análise do autor faz total sentido. A Psicologia Financeira é um livro de analogias e fatos relacionando os grandes marcos da história à evolução da economia e à relação do ser humano com o dinheiro.

Aline 29/03/2024

Entendendo suas emoções e dinheiro
"A Psicologia Financeira" é um livro que mostra como nossas emoções afetam nossas decisões sobre dinheiro. Ele explica como sentimentos como medo e ganância podem nos levar a fazer escolhas financeiras ruins. Os autores dão dicas práticas para lidar com essas emoções e tomar decisões melhores, como economizar e investir de forma mais inteligente. É um guia útil para quem quer entender melhor como o dinheiro e a mente funcionam juntos.

Renata 26/03/2024

Direto para a estante dos favoritos
Esse livro me surpreendeu muito. Confesso que esperava algo como um livro focado em finanças e ensinando como enriquecer, entretanto, ele é muito mais abrangente. Logo no início, o autor destaca a seguinte frase de Sherlock Holmes: ?o mundo é repleto de coisas óbvias, que ninguém, em hipótese alguma, observa?. No meu ponto de vista, o dito resume bem a intenção do livro, onde, em vários momentos o autor esclarece questões ?óbvias? e nos deixa perguntando, ?como que eu não percebi isso antes??. Livro excelente, embora acho que a parte inicial dele seja incontestavelmente bem melhor que a segunda, considero uma leitura essencial a todos que buscam crescimento pessoal.

Danilo646 26/03/2024

A Psicóloga Financeira oferece uma visão prática e acessível, porém muito mais voltada à psicologia comportamental do que ao mundo de finanças, trazendo insights, viés cognitivos, comportamentos que influenciam as tomadas de decisões. O Livro retrata bastante investidores de sucesso que em algum momento tiveram algum fracasso e assim mesmo se recuperaram e deram a volta por cima.

Rayan Ibiapina 25/03/2024

Perspectiva diferenciada.
O autor tem uma visão muito diferenciada para tratar o assunto. Os capítulos são curtos e a leitura flui tranquilamente.

Apesar do livro também tratar de assuntos ?batidos? em relação às finanças, os pontos de vista do autor nos trazem perspectivas interessantes.

Excelente leitura. Recomendo.

Kelryny 25/03/2024

Achei sensacional ?
Não sou muito fã desse tipo de livro. Mas, pelo efeito manada acabei iniciando ele. Me fez ter uma visão diferente sobre o uso do dinheiro. Realmente te faz entender alguns aspectos que em tese passa batido.