Sobre a terra somos belos por um instante

Sobre a terra somos belos por um instante Ocean Vuong

Resenhas - Sobre a Terra Somos Belos por um Instante

juliarib_f 08/10/2023

Liberdade: distância entre o caçador e a presa.
Meu favorito da vida. Queria reler inúmeras vezes como se fosse a primeira vez.
"Estou escrevendo para você de dentro de um corpo que era teu. O que é o mesmo que dizer: estou escrevendo como um filho" e "É nesses momentos, perto de você, que eu invejo as palavras por fazerem aquilo que a gente jamais pode fazer - o modo como elas podem dizer tudo sobre si mesmas simplesmente ficando paradas, simplesmente sendo".

giovana.born 15/01/2022

Belíssimo
Esse livro é o espelho da sociedade, trazendo todas as suas arestas a tona e revelando-as sob o olhar de uma criança perdida, é uma leitura densa que deve ser apreciada aos poucos. Com uma escrita sóbria e poética a história se desenrola e envolve-se nas dificuldades cotidianas de viver e sobreviver na pele de um imigrante. É um romance que traz uma história de vivência sofrida e te entrega lições de vida conquistadas com o suor e a dor de todos os seus personagens.

thay 26/01/2022

"Se, comparada com a história do nosso planeta, uma vida individual é tão curta, um piscar de olhos, como dizem, então ser belo, mesmo que do dia em que você nasce até o dia em que você morre, é ser belo apenas por um instante."

se tem uma coisa que esse livro é, é intenso. o livro conta a história de um jovem vietnamita que cresceu nos estados unidos, e é em formatou de carta para a mãe dele que não sabe ler, com uma escrita poética, crua, linda e ÚNICA.

talvez poética demais pra mim? as vezes, o livro pareceu confuso pra mim, por ser meio "bagunçado", não tendo nem mesmo os capítulos numerados e com uma memória enfiada na outra e metáforas atrás de metáforas.

provavelmente foi intencional já que é um livro de lembranças e lembranças são bagunçadas, mas como leitora isso deixou o livro meio arrastado pra mim, ctz é denso.

não acho que ngm conseguiria explicar o peso emocional desse livro, mesmo contando experiências que nunca vou conseguir me identificar ainda me deu uns baques. enfim achei incrível mas não a ponto de virar fav por conta da narrativa, e da pra perceber o TALENTO puro do autor a cada página, tenho muito interesse de ler outras obras dele já que essa foi só sua estreia (oq já é impressionante por si só).

bernardo 28/01/2022

Brilhante
"Há dias em que eu me sinto como um ser humano, enquanto em outros eu me sinto mais como um som. Toco no mundo não como eu mesmo, mas como um eco do que fui"
Leitura profunda, real, crua. A história sendo narrada como foi, trazendo de forma tão clara a poesia do coração do autor deixa tudo MUITO mais intenso. É emocionante, revoltante e de apertar o coração as vezes. Mas também é sobre família, força, crescimento, mudança.
Outra coisa que me encantou bastante foi a forma que a língua entra na história. Inicialmente usada como ferramenta de opressão, a língua passa a ser o escudo do protagonista e é usada para proteger não só sua família, mas também sua memória. Escrever é tornar eterna uma lembrança e Ocean Vuong tornou eterno esse livro em mim.

marcuswco 21/02/2022

Para um romance de estreia, o autor até que se saiu bem. Nota-se pelo estilo da escrita no começo do livro que o autor escreve poesias. A leitura foi bastante tranquila, tanto pela linguagem quanto pelo número reduzido de personagens. No entanto, sinto que o livro foi de 0 a 100 de forma brusca, visto que no início há relatos da guerra do Vietnã com sofrimentos na infância, quando >do nada< o livro se torna hot. Falha minha não estar preparado pois não pesquisei sobre o autor e não li a sinopse. Acredito que a violência sofrida na infância pelo personagem autor da carta refletiu bastante em seu relacionamento amoroso. Por fim, me identifiquei quando o narrador diz que desperdiçou um diploma ao estudar Letras hahaha.

tangerina4 06/10/2023

Um livro melancólico e sincero sobre um filho escrevendo uma carta pra sua mãe, cheio de memórias e traumas, principalmente da guerra do Vietnã
Uma história muito profunda e linda, apesar de ser bem denso de ler, recomendo bastante a leitura

Olgashion 23/07/2023

História de uma família vietnamita saída fugida da guerra e o ponto de vista do filho que se descobre homossexual junto com um companheiro de trabalho de verão. E nessa descoberta ele escreve cartas pra mãe pra se entender e com ela

wileninha 26/12/2022

horrivel
meu deus que livro ruim. a premissa da história eh muito boa e por isso me interessei por ler, mas lá pela metade do livro o autor se perde muito nos pensamentos, não entendi nada com nada do fluxo de ideias dele, a escrita do nada fica muito poética nao da pra entender a cronologia das coisas meu DEUS horrivel.

_cardosinho 18/08/2023

Confesso que a achei que iria ser mais emotiva a leitura mas a forma como o autor escreve me deixava perdida em vários momentos então por conta disso tive dificuldade de me conectar com a história em si. Apesar disso o autor conseguiu me segurar a ler o livro, eu não me conectei como achei que seria mas não ao ponto de largar o livro sabe? Então querer saber o desenrolar me prendeu e me fez chegar até o final. Pra mim o final foi lindo e me tocou. Também as questões citadas no livro dão pauta pra muito assunto então é um livro que vale a pena ser lido até porque vai ser uma experiência, isso tenho certeza.

Luísa Lui 19/07/2022

Sobre a terra, somos belos instantes
Temáticas pertinentes - imigração forçada, homossexualidade, dependência química e pobreza. Ainda assim, nao curti o estilo de escrita do autor. Não fez sentido, para mim, constarem alguns relatos no livro, que é carta endereçada à mãe?

Marie 24/07/2022

ai que depressão
Resumão: O autor escreve uma carta para a mãe analfabeta, contando sua história com ela e a avó traumatizadas pela guerra do Vietnã, e suas respectivas histórias.

Um trecho que gostei: "Estou de novo pensando na beleza, em como algumas coisas são caçadas porque achamos que elas são bonitas. Se, comparada com a história do nosso planeta, uma vida individual é tão curta, um piscar de olhos, como dizem, então ser belo, mesmo que do dia em você nasce até o dia em que você morre, é ser belo apenas por um instante."

Sharinha1 27/03/2023

O livro se passa na visão do narrador, onde ele conta em uma carta, vivências de sua vida á sua mãe, que por sinal não sabe ler.
Nesse livro o autor não deixa de mostrar o quão difícil é ser um imigrante em um país extremamente racista, xenofóbico, e homofóbico.
Acho que o autor transmitiu muito bem os sentimentos dos personagens, gostei bastante.

sofia587 08/09/2022

queria ter o descoberto em outro momento
não tenho um comentário negativo sobre esse aqui. fiquei apaixonada pelo quanto de poesia coube na prosa do Ocean (fun fact: peguei pra ler sem saber do que se tratava, só porque o título parecia um verso mesmo) e pela delicadeza e o respeito com que ele narrou momentos tão banais, não fazendo eles parecerem menos significativos pra construção dos personagens do que todas as camadas de sofrimento que transpassavam as suas vidas, respeitando sempre a complexidade de cada um naquelas páginas. fiquei meio desnorteada em alguns capítulos e depois de ler algumas reviews conclui que esse é um sentimento comum nessa leitura mesmo, mas não foi por isso que tirei meia estrela. acho que se tratando de um livro que simula memórias (algumas bem antigas e algumas até baseadas nas memórias de uma senhora com transtornos mentais) faz sentido que seja confuso em alguns momentos sim. o único motivo que me fez não dar 5 estrelas foi puro erro meu: o livro não me encontrou num momento propício. não sei porque, mas demorei mais de um mês (intercalando com outras leituras) pra terminar uma leitura que poderia ser feita facilmente em um ou dois dias. ter lido tão parcelado atrapalhou um pouco a minha experiência com a leitura, penso que se essas reflexões fossem trazidas à tona de uma vez só seriam mais impactantes pra mim. mesmo assim, é um livro que eu grifei muita coisa e que
indico de olhos fechados.

Lurdes 24/12/2022

O título poético já entrega o quanto de bonito e sensível é este livro.

A narrativa vem em forma de carta do protagonista à sua mãe, onde ele compartilha seus medos, anseios, descobertas.

Sua mãe, Rose, é filha de uma vietnamita e de um ex soldado americano. Praticamente não fala inglês e é analfabeta e, portanto, nunca vai chegar a ler a carta de seu filho.
A impossibilidade de leitura é libertadora e é para se libertar que ele escreve.

Vamos conhecer também, e nos apaixonar, por Lan, sua avó, que além de esquizofrênica, sofre de stress pós traumático devido à Guerra.
Lan o apelidou de Cachorrinho como forma de protegê-lo dos maus espíritos.

São muitas as dificuldades enfrentadas por esta pequena família. Desde o subemprego da mãe como manicure, a doença da avó, o preconceito geral que enfrentam por serem imigrantes (que no caso da avó e da mãe, sequer conseguem falar inglês).
Tampouco se sentiriam acolhidos no Vietnã, onde sua avó era condenada por ter se casado com um soldado americano.

Além de todas as dificuldades, Cachorrinho quer poder expor sua homossexualidade, ser aceito e ser amado. Através da relação com Trevor ele vai conhecer o desejo, o amor e o prazer.

"Eu fui visto ?eu que raras vezes tinha sido visto por alguém. Eu que aprendi a ser invisível para ficar em segurança..."

A narrativa tem saltos temporais conforme as lembranças vão sendo contadas na carta/livro.

Se em um primeiro momento fiquei com receio de o formato "carta" se tornar tedioso, foi só um receio bobo mesmo.

O autor vai nos conduzindo com muita sensibilidade e delicadeza pelas suas mais íntimas e queridas lembranças.

Um livro que superou todas as minhas expectativas.

Laura.Roberta 09/11/2022

Levei quase um ano pra terminar esse livro (literalmente, comecei em março e só terminei agora em novembro). No começo a escrita me fascinou, perdi a conta de quantas citações eu destaquei e quantas ressoaram com os meus próprios sentimentos. Entretanto, lá pela terceira parte do livro, a escrita poética começou a ficar maçante e não mais me interessava. Por ser autobiográfico, não vou comentar sobre a história, em si, porque foram experiências do próprio autor que não me dizem respeito. Mas enfim, apesar de ser curto, foi difícil de ler e eu só terminei porque peguei o audiobook.