Mulheres Confiantes

Mulheres Confiantes Tori Telfer

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Sol 10/08/2021

Seguindo a linha de Lady Killers, esse livro traz histórias de mulheres que têm seus nomes marcados com um pano de fundo de trapaças e "jeitos envolventes" de convencer pessoas a fazerem o que elas sugerem. Algumas histórias mais inacreditáveis que outras.

mclaraa_abreu 06/08/2021

Ameeei
Livro super empolgante, curioso, fluido e envolvente, Tori Telfer arrasou mais uma vez
Sou suspeita pra falar porque amo essas temáticas e esse livro as documenta de uma maneira muito divertido e leve, com muitas informações e "comentários" sensatos da autora.
Recomendo muito

Sabriss 04/08/2021

Decepciona nunca
Incrível o que a autora faz a leitura prende muito, com as histórias de cada golpistas tudo tão detalhado.
Recomendo muito.

Novack 06/07/2021

Um livro muito divertido de ler
Golpes, trapaças e outras artimanhas da persuasão feminina ???
?Mulheres que roubaram joias reais enquanto fingiam ser amigas da rainha da França, mulheres que iniciaram movimentos religiosos por supostamente falarem com espíritos e que conseguiram enganar a maior liga de futebol americano ?

Coruja 05/07/2021

Adorei o que a Telfer fez em Lady Killers, de forma que, quando bati o olho nesse lançamento, não resisti a colocá-lo na lista (e passá-lo à frente de um monte de outros que estavam aqui na espera…). E valeu à pena, porque foi uma leitura divertida, daquelas que passa voando, você só percebe o número de páginas quando chegou ao final e não tem mais o que ler.

Não, sério. Eu cheguei ao final e fiquei “como assim já terminou?”

Embora aqui se mantenha a linha de falar sobre crimes reais, Mulheres Confiantes é mais leve que Lady Killers, já que não trata de assassinatos, mas de pequenos e grandes golpes, feitos com muita audácia e inteligência. Em alguns casos, é difícil não admirar a capacidade dessas carismáticas vigaristas - algo que Telfer sublinha como uma interessante reação a esse tipo de delito. Há, claro, exceções: enquanto algumas criminosas nos surpreendem com seu arrojo, outras nos causam repulsa por se aproveitar de pessoas e momentos de intensa vulnerabilidade.

Aliás, acho que diz muito sobre nós como sociedade essa atitude de admiração: em algumas das histórias aqui compiladas, há um espírito de revanchismo, de passar a perna no “establishment”; em outras, encontramos um certo quê de conto de fadas (inevitavelmente frustrado ao final) e, na maioria, a ideia de “queria ter a cara de pau para fazer isso”. É isso que nos faz olhar para essas figuras e chamá-las de “artistas” - é necessário ter muita imaginação e um espírito intrépido para elaborar alguns dos golpes com que nos encontramos nestas páginas.

Em perfis breves - mas não supérfluos -, somos apresentados a mulheres como Jeanne de Saint-Rémy (que tem um dedo de culpa na explosão do Terror durante a Revolução Francesa), Cassie Chadwick (que alegava ser filha ilegítima de Andrew Carnegie e fraudou vários bancos na base da conversa) e as irmãs Kate e Maggie Fox, que acidentalmente criaram uma nova religião ao tentar assustar a mãe demasiado crédula. Há sempre uma boa contextualização histórica e um dedinho na dramatização, mas sem perder de vista o caráter informativo da obra.

Uma amiga historiadora, que também leu, comentou comigo que não tinha gostado tanto por considerar que a autora tentava fazer o leitor gostar a todo custo das damas ora apresentadas. Discordo, porque há umas personagens bem antipáticas na lista e Telfer não se furta a trazer o que há de mais perverso em suas carreiras. O que ela faz, de fato, é humanizar essas personagens, comumente tão vilanificadas, sexualizadas, reduzidas a apenas uma caricatura de suas ações.

Talvez eu tivesse uma opinião diferente se não tivesse lido Lady Killers primeiro, e me impressionado com o esforço que a autora faz para apresentar os fatos de forma direta e, se não completamente imparcial (porque é difícil não haver julgamentos quando estamos tratando de crimes), ao menos trazendo todos os lados disponíveis da questão. Enfim, é uma questão de por qual ponto de vista você interpreta as coisas.

Em ambos os títulos, há uma exploração psicológica do caráter dessas mulheres que é fascinante, e acho que essa foi uma das principais razões de eu ter me deixado conquistar por eles. Na verdade, do ponto de vista de alguém que gosta de destrinchar e criar personagens, a obra de Telfer é um ótimo ponto de referência para construções mais complexas. Uma oficina literária de como criar vilãs. Fica a dica!

site: https://owlsroof.blogspot.com/2021/07/mulheres-confiantes-golpes-trapacas-e.html
Manuela.Lima 17/07/2021minha estante
Muito bom, mas Lady Killers é muito melhor.

Coruja 18/07/2021minha estante
Eu concordo, Manuela! Achei Lady Killers mais interessante também.

Kaila 20/06/2021

Ameii!
Me prendeu totalmente. A cada capítulo (a cada golpista) eu queria entender o que ela fez, como fez e como foi pega. A gente fica curioso sobre essas mulheres e suas "conquistas".
(A Condessa de La Motte e o caso colar de diamantes devia virar filme!!)

Samara 20/06/2021

A autora tem habilidade de contar as histórias dessas golpistas de uma forma tão vívida que nos envolve. Algumas dessas golpistas parecem perdidas em busca de algo que nem mesmo sabiam o que era. Outras eram mulheres cruéis. Seja como for deixaram um rastro de destruição por onde passaram inclusive nas próprias vidas.

Tinúviel 14/06/2021

É um livro com boas histórias, nas quais você quer que todos se lasquem no final, mas tem pouco conteúdo. O que tem de bibliografia no final não é brincadeira.

Milena.Lourenco 02/06/2021

Favoritado
A premissa do livro é muito interessante e as histórias das mulheres muito curiosas. Além disso, a edição está LINDA! Capa dura, ilustrações, uma edição de luxo!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6