Na casa dos sonhos

Carmen Maria Machado

Resenhas - Na casa dos sonhos

MarAlia 04/10/2022

A casa dos pesadelos.
Foi um baque, ainda mais para alguém que já viveu isso, os gatilhos me pegaram em cheio.
Mas tenho que enaltecer esse livro, tenho que enaltecer a importância de tudo que foi falado, cada minima vírgula foi extremamente importante e eu admiro muito a Carmem.
Sem contar que a dinâmica do livro é sensacional, eu recomendo ler se vc estiver com a cabeça preparada para assuntos de abuso domiciliar.

Jessika 28/09/2022

meu deus que aflição
esse livro inteiro é uma sirene de carro de polícia piscando e fazendo zuada até você ficar doido

o tamanho do bucho em que essa coitada se enfiou meu deus (quem já viveu sabe e quem não viveu nem queira

é isto na comunidade lgbtqiap+ tem muito relacionamento abusivo sim

se liguem viu

Camila 23/09/2022

Na casa dos sonhos, de Carmen Maria Machado, é um livro de memórias em que a autora relata suas vivências em um relacionamento abusivo com outra mulher. Nesse cenário, através de uma escrita poética e repleta de referências e metáforas, Carmen demonstra desde o início cheio de sonhos até o final doloroso e confuso do relacionamento.

Através da escrita, a autora também faz uma análise cultural e sociológica sobre uma questão pouco debatida: a existência de relacionamentos abusivos entre pessoas do mesmo gênero.

Contém gatilhos de relacionamento abusivo e violência.

"?Sentir-se em casa? se torna uma expressão mais próxima de ?a casa sempre ganha?. Em vez de apontar para uma estrutura compartilhada que oferece abrigo, significa que a pessoa que manda na casa está protegida; todas as outras estão correndo risco."

A escrita da autora é poética e coloca o leitor como principal autor da ação ("você faz isso), o que torna a leitura mais imersiva. Os capítulos são curtos e rápidos de ler. Porém, diante da narrativa crua das violências sofridas pela autora, pode não ser um livro rápido de ler. Precisei fazer várias pausas durante a leitura para absorver alguns capítulos.

A autora também traz análises sobre as violências que ocorrem dentro dos relacionamentos queer e da forma como a sociedade, muitas vezes, visualiza e interpreta essa violência. É uma leitura muito importante, tanto para quem faz parte da comunidade LGBTQIA+ quando para quem não. Foi meu primeiro contato com a escrita da Carmen Maria Machado e, com certeza, favoritado.

Carol 07/11/2022minha estante
concordo pra caralho k

sophi5 16/09/2022

Um livro rico
Um livro rico de detalhes, exemplos e informações. Apesar do relato da autora ser cruel, doído e de cortar o coração. Necessário pausas e muito psicológico para ler esse livro. Amei as metáforas, os títulos e todas as ideias que ela expõe com graça e força. Nao achei a escrita dela a melhor coisa do mundo, mas é boa, e a esposa dela parece ser uma fofa pelo oq ela descreve. A sensação do final do livro é de alívio (também porque a leitura dá um estilo muito acadêmico e sufocante pelo oq retrata) e enriquecimento de conhecimento sobre esse assunto.

Vivian24 07/09/2022

Li por indicação da Pam Gonçalves e fiquei decepcionada. O livro trata de um assunto sério, mas o jeito como a autora conta e o monte de analogias ao longo do livro são muito cansativas e muitas coisas são redundantes e isso tornou a leitura maçante. Consegui terminar só depois de muita, MUITA leitura dinâmica.

Tony Amorim 06/09/2022

Um estudo, um manifesto para que não aconteça novamente
É angustiante ler e imaginar as situações, ainda mais percebendo a sutil monstruosidade da violência e a lógica silenciosa da sua construção. Houve partes que tive de fazer pausas para respirar, antes de continuar.

O livro é muito bem construído e fácil de ler, são capítulos curtos mas construídos sempre com muita intenção. O que é notado pelos seus títulos metafóricos.

Ela intercala entre cenas do seu relacionamento, de outros casos reais, ilustrações em ficção e na cultura. Isso irriquiceu muito a leitura, facilitando a compreensão da gravidade do assunto, se aproximando de um estudo.

Não tem como sair desse livro sem entender o que é relacionamento abusivo. Ela cita escrever ele na tentativa de dar voz e prevenir outros iguais, e ela alcançou esse material.

Ainda mais de uma relação queer, que na tentativa de garantir direitos humanos, esconde a existência de falhas humanas, como o abuso.

jaquesant0s 03/09/2022

Uma história necessária e profunda sobre violência entre casais do mesmo gênero mas a pegada um tanto acadêmica acabou me tirando um pouco da história o que me fez não gostar tanto.

marina510 03/09/2022

não consigo comentar direito ainda, muita coisa pra digerir, principalmente a escrita e as tématicas que ela traz no livro. é tudo muito doloroso e a forma com ela expande o assunto, como ela propõe trazer estudos teóricos, imagens de filmes e livros, como ela se expõe. muita coisa mesmo.

João 29/08/2022

Extremamente necessário
"Um lembrete para se lembrar: só porque a agudez da tristeza arrefeceu, não significa que um dia essa mesma tristeza não foi insuportável. Significa apenas que o tempo e o espaço, criaturas de proporções e generosidade infinitas, se interpuseram entre vocês, e hoje a protegem como no passado não puderam."

É triste saber que essa história é realidade na vida da autora. Mais triste ainda de saber que é uma realidade para muitas mulheres, independente da orientação sexual. Mas, além de tudo, uma história extremamente necessária de ser conhecida.

Mcbloom 26/08/2022

O livro tem um formato diferente dos usuais, são capítulos curtos com capítulos que começam com o título "Casa dos sonhos". A forma de escrita não é "eu fui e fiz tal coisa", é no modelo de "você foi e fez tal coisa", coloca o leitor como agente da história e faz a gente se sentir no lugar de quem está narrando mesmo.
Para quem já passou por um relacionamento abusivo (ainda mais um entre mulheres), é dolorido se identificar com algumas coisas. Quando há abuso, as pessoas mais próximas costumam perceber antes mesmo de você conseguir nomear aquilo como uma violência. Você sabe que tem alguma coisa errada, mas não sabe dizer o que.
Um ponto fraco do livro: tem muita divagação, você quer pular as partes que são enroladas. O final teve um plot twist considerável.

Rafa 24/08/2022

Um livro de memórias que retrata a história de um relacionamento abusivo entre mulheres e reforça o quão comum isso é.
Os relatos são pesados e tristes!
A autora reforça a importância de uma obra com este tema que é "a violência dentro de um relacionamento de pessoas do mesmo gênero" mas é um livro para todos os tipos de casais.

Olgashion 16/08/2022

O jeito que os capítulos foram feitos de forma curta e direta, é muito bom. Mas não há nada de bom em uma história de relacionamento abusivo, é cru, dói, machuca e nem estamos ali dentro passando por todos os traumas

Lary 14/08/2022

NA CASA DOS SONHOS
Carmem Maria Machado conta a sua história de um relacionamento amoroso completamente abusivo.
Porém, não estamos falando de um relacionamento amoroso tradicional.
Trata-se de um relacionamento sáfico.

(Obviamente, fui tentar entender melhor os novos termos gerados ao longo deste século, e um deles é este.
Relacionamento sáfico significa mulheres que sentem atração por outras mulheres, mas não de maneira exclusiva.)

O livro de memórias da Carmem, reflete a história (triste e depressiva) do seu relacionamento amoroso com uma mulher que marcou sua vida, não por amor, mas por abusos psicológicos e físicos.

Um livro corajoso.
Abordando temas como comunidade queer, relações abusivas, gordofobia, dependência emocional, gaslighting?

Indico o livro, porém, não é uma leitura dinâmica.

magiareads 12/08/2022

Uma memoir inesquecível
Fazia tempos que eu enrolava para ler este livro, mas após cansar de ver resenhas tão positivas resolvi dar outra chance a autora. Depois de ter lido "O corpo dela e outras farras" que foi uma leitura um tanto morna - gostei de alguns contos - senti que não estava me conectando com a escrita. Mas em "Na casa dos sonhos" a minha experiência foi totalmente oposto. Logo nos primeiros capítulos eu já fiquei envolvida na narrativa, quase querendo entrar no livro pra abraçar a autora e tirá-la daquela casa, daquela mulher. Aprendi muitas coisas ao longo do livro, os capítulos que falaram sobre a comunidade queer e violência foram os que me deixaram dias pensando, refletindo. Pretendo fazer uma releitura no futuro.
É uma história dolorida, então recomendo cautela aos que decidirem ler.