Na casa dos sonhos

Na casa dos sonhos Carmen Maria Machado
Carmen Maria Machado

Resenhas - Na casa dos sonhos

moara 10/12/2022

"será que esse é o fim da história? O avanço inconsequente e ruidoso do tempo?"
"às vezes você precisa contar uma história, e em dado momento você precisa parar."

mardou 06/12/2022

vivendo na casa dos sonhos
Percebi a um tempo que algumas pessoas - principalmente meus amigos mais próximos - não conseguem compreender claramente o meu método de avaliação para livros, pois agora vou explicar brevemente, [2,5] parte prática: escrita, construção, plot, construção de personagem e desenvolvimento e [2,5] pessoal: minha conexão com o personagem, história, o quanto me tocou e o quanto foi real para mim.

Sendo assim, agora irei seguir mais claramente minha avaliação a partir da minha incrível experiência com ?Na Casa dos Sonhos?.

A parte prática desta trama é impecável, a tradução fora lindamente realizada, não há erros ortográficos ou gramaticais, não que eu tenha percebido, a coerência é presente e bem realizada, os personagens e os cenários foram descritos da maneira necessária. Antes de tudo, é preciso entender que ?Na Casa dos Sonhos? é uma autobiografia, onde a Carmen Maria Machado, escritora americana e canceriana conta sobre um longo episódio específico de sua vida.

O epílogo funciona da seguinte forma, ao expor a história de seu relacionamento com uma mulher encantadora, mas também volátil e abusiva, Carmen Maria Machado traça um arco narrativo que vai desde o início cheio de promessas até o final difícil e confuso, que deixa marcas impossíveis de ignorar.

Deste ponto de partida iremos lidar com tópicos sensíveis, mas além de tudo: tópicos que não são impostos para que nós consigamos enxerga-los.

Este livro me tocou em diversos pontos, posso dizer que o principal deles é o de tirar a máscara daquela ?coisa? que estava escondida, mas vai além disso também, Carmen me cativou com sua força, sua inteligência, sua beleza, seu sol e suas referências, este livro me fez ir ao êxtase de amor, raiva, compreensão, medo e tristeza. Eu adoro a ideia de matriz que a ?casa? enquanto metáfora para expor as tendências abusivas enquanto o leitor - e a própria Carmen - nota a perda do ?lar? que um relacionamento amoroso deveria significar.

Carmen Maria Machado trás a própria realidade e convida o leitor a dançar em um mar de realidade, onde a vida quase sempre da errado e quando parece dar certo, bom, ainda está dando errado, porque assim como ela cita ?no começo, acreditei que eu era especial. foi horrível descobrir que eu era normal, que tudo que acontecia comigo havia sido descrito em detalhes em livros e relatórios, mas estatísticas?, é difícil sair da realidade, principalmente da realidade romantizada de um relacionamento abusivo. Se de alguma forma você se interessou por este livro, saiba que estou verdadeiramente feliz, é um livro necessário, mas creio que deva pesquisar os gatilhos que o envolvem. Mas eu ainda recomendo esta leitura, fora minha primeira de muitas experiências com Carmen Maria Machado.

Lud 05/12/2022

Difícil até achar o que dizer sobre este livro. Acho um assunto muito necessário, já que pouco se fala sobre relações abusivas entre casais do mesmo gênero (ainda mais entre duas mulheres). Porém a escrita da autora é muito interessante, a maneira como ela escolhe narrar os fatos (no começo é um pouco confuso, mas depois acostuma), em alguns momentos até permitindo ao leitor escolher um ou outro caminho da história. Enfim, é uma história indigesta de ler, revoltante e tal, porém achei a maneira de contá-la muito criativa e acho que precisamos falar mais sobre relações como essas pra abrir os olhos das pessoas.

Bruna Beatriz 21/11/2022

Carmen e seu livro já fazem parte de mim
obrigada bruna do passado por ter esperado e lido esse livro no momento certo na hora certa. obrigada obrigada!

gente eu não tenho nem estruturas p falar desse livro, o quanto ele foi/é especial p mim não existem palavras p expor. eu li ele rápido e não tão rápido pq ele é denso e profundo. mtas partes eu me identifiquei completamente com a autora. foi até um choque pq parecia que eu mesma estava escrevendo aquilo p mim.

foi um momento de descobertas, tapas na cara, reflexões e angustias. pois cada palavra me pegou de um jeito que eu não sei dizer aonde doeu mais, enfim, acho que se você é uma pessoa da comunidade vai se identificar e se encontrar como aconteceu comigo.

favoritado cinco estrelas!!!!

PaulaFrancoNetto 06/11/2022

É uma boa leitura para desmistificar que relacionamento abusivo só existe em casais heterossexuais. Senti muita pena e angústia de Carmen. Como ela se permitia tanta violência?

@limakarla 06/11/2022

Relações queer abusivas
Adoro acompanhar histórias autobiográficas e aqui a autora conseguiu ser extremamente criativa na hora de compor sua narrativa. Cada capítulo tinha um título que já nos direcionava para o que esperar, os assuntos se misturavam entre momentos dessa relação abusiva com divagações da autora sobre temáticas que conversavam com abuso, a dificuldade de pessoas queer compreenderem e aceitarem que elas também podem ser abusivas ou passar por relações abusivas.

Em alguns momentos confesso que fiquei meio perdida com as divagações, mas no fim o saldo foi bastante positivo, consegui aprender sobre a temática, ter novas referências para os estudos sobre esses tipos de relação, sinto que me abriu bastante a mente.

Por fim, fico feliz que a Carmen consegui sair de uma relação tão ruim e encontrou formas de cura, novas formas de amar e ser amada.

Lady Rita 05/11/2022

Mulher abusa, agride e também mata outras mulheres.
O livro é uma autobiografia que relata o abuso, a violência psicológica e física que a autora sofreu antes e durante um relacionamento com outra mulher, e a dificuldade dela em provar que foi uma vítima, mesmo sem sofrer violência física.
A autora também aborda a falta de sensibilidade e credibilidade da sociedade para com as vítimas em geral, sobretudo, quando se trata de mulher lésbica/queer (principalmente para com a mulher preta, diga-se de passagem), por conta da falta de consideração das relações sáficas como relacionamentos reais.
Um adendo importante! A violência contra a mulher causada por homens infelizmente existe desde que o mundo é mundo, logo, se você mulher lésbica/queer denunciar uma parceira por conta da violência, tenha em mente duas coisas! A principal é que você não vai de forma alguma "manchar" a comunidade, apenas mostrará o quão humana e frágil são as relações humanas em geral.
E a segunda coisa é que ser agredida por outra mulher não torna isso um crime menor.
Mesmo perante o duro julgamento da sociedade sobre as relações entre pessoas do mesmo sexo, denuncie.
Destaco aqui uma citação presente no livro que deixa isso mais claro:
"Se você fizer silêncio sobre sua dor, eles vão te matar e ainda dizer que você gostou".
Por fim, indico a leitura a todos (as), pois os capítulos são curtos e objetivos, a narrativa é incrível e a diagramação impecável.
desconhecido4 05/11/2022minha estante
Belas palavras! ?

Vitor189 05/11/2022minha estante
Caraca

Lady Rita 05/11/2022minha estante
Sério, gente leiam!!
O livro está disponível gratuitamente para ler online ou para baixar no site "le livros".

Vitor189 05/11/2022minha estante
Nunca vi um livro com essa temática. Talvez por ser um tema bem pouco discutido

desconhecido4 05/11/2022minha estante
Vou priorizar comprar a edição física, para quando for possível! Quero muito ter essa experiência de leitura.

Marcela 28/10/2022

Genial, criativo e inovador. Sua estrutura multiforme permite a autora abordar traços biográficos com uma subjetividade refinada e ainda várias referências culturais e científico-políticas, simplismente uma obra completa. O tema em si é singular e rarefeito na literatura hoje em dia, e juntamente com as invenções artísticas de Machado em unir relatos com análises intercaladas forma uma leitura impactante de instigante. Muito lindo e necessário.

nina 26/10/2022

Aterrorisante
Esse livro foi algo muito pessoal pra mim. Foi uma leitura extremamente difícil e incômoda, nem mesmo as histórias de terror mais gráficas que eu já li me causaram o que esse livro causou.
Li esse livro consciente do que se tratava, até mesmo por isso que o comprei. Como a autora mesmo disse, foi importante pra ela ler sobre relacionamentos abusivos envolvendo duas mulheres para entender que o que ela vivia era aquilo. Da mesma forma que eu levei anos para perceber o que estava acontecendo, Carmen também, e por isso considero essa uma das leituras mais importantes que já fiz, mesmo que eu não tenha dado nota máxima.
Tenho algumas poucas ressalvas acerca da história, como as notas de rodapé, as achei extremamente confusas e cheguei em um ponto do livro onde eu só as ignorava e continuava a história. O livro é extremamente sufocante, me senti como a moça retratada na capa, presa em uma casa que te abraça e não te permite sair, onde você se sente pequena e frágil.

Milla 15/10/2022

El que me nombra, me rompe
As escolhas narrativas da Carmen quase me fizeram desistir dessa leitura, mas que bom que não consigo largar livros pela metade. Demorei para entender a delicadeza e criatividade das analogias utilizadas e depois que entendi a leitura fluiu muito bem.
Carmen em determinado momento do livro diz que atribuir linguagem a uma coisa para qual você não tem linguagem não é tarefa fácil... e de fato não é. Não é fácil compreender que o amor as vezes machuca mais que a dor, que a violência que você sofreu não é menor por não ter deixado um hematoma, convencer as pessoas que por mais pequena e feminina que sua parceira seja quando comparada a você é ela que te violentava... repetidamente, de diversas formas.
Esse livro trás uma história dolorida, mas que precisa ser contada. Invisibilizar a violência existente dentro do relacionamento de pessoas queers não faz com que elas não existam, mas fomentam sua perpetuação.

Prof. Angélica Zanin 15/10/2022

Na casa onde não se sonha
Carmen, escritora premiada de contos, decide contar sua história de amor na Casa dos Sonhos. Uma mulher assumidamente queer, relação entre pessoas do mesmo gênero, jamais acreditou que estaria em um relacionamento abusivo. Demorou para perceber que era uma vítima de uma mulher agressiva, manipuladora, controladora, cuja violência não mancha a pele, mas destrói as entranhas. Percebe-se claramente que este tipo de violência, embora esteja muito associada ao homem, pode ocorrer com todos, independente do gênero. Fica evidente que é difícil escapar dessas relações, a pessoa se fragiliza, desacredita-se de si mesma com tantas críticas e violência verbal e torna-se dependente da dor e do desprezo. Mexe com quem lê, revela o pior de todos os assédios, aquele que faz você acreditar que é inferior, desprezível e uma vergonha para todos que a amam.

Sâm 09/10/2022

Um livro sobre a casa das memórias
Um livro que trança os fios da memória, dos fatos e da percepção.
Li no começo com empolgação depois fui desacelerando pois a história é um tanto quanto crítica e pesada, fui lendo mastigando aos poucos até o fim. Uma leitura que prende e que ao mesmo tempo que te deixa numa agonia absurda mas nos capítulos seguintes tudo se ameniza e fica na casa dos pesadelos vividos.
Escrita incrível, as metáforas usando "a casa" nos títulos me fez entrar na história e sentir tudo com as personagens. Um livrão, cheio de referências de filmes, séries e livros.
Visceral, uma das melhores leituras de 2022 com certeza.

Recomendo mas muito cuidado com os gatilhos de abuso físico, psicológico e moral.

Abaixo alguns trechos:

"às vezes uma história é destruída, às vezes ela sequer chega a ser dita"

"uma casa grande demais para se demolir com as próprias mãos; uma situação muito complexa ou muito opressora para que ela a domine sozinha."

"Sempre que ouvia que alguém era ?de casa? ou ?se sentia em casa?, expressões muito comuns, eu pensava que uma casa sempre fosse um lugar íntimo e seguro; Mas, na realidade, muitas vezes as expressões idiomáticas relacionadas à casa e suas variações significam o oposto de segurança e proteção."

CEmmanuel 07/10/2022

Fui dormir muda e acordei calada
Que livro bom,a autora se contenta em escrever a sua história através de metáforas (oq eu achei muito bem feito),mas também através de outros meios como a literatura,filmes,arte e histórias reais(oq acaba trazendo mas veracidade e certeza pra aquilo que ela quer mostrar).

Eu achei que seria um livro que ia precisar de muita atenção,mas acabou que algumas metáforas são bem tranquilas de entender e outras que você tem que ter um olhar além do que está escrito(mas nada tão difícil).

Eu poderia dar 5 estrelas fácil,mas não é um estilo de livro que eu estou acostumado de ler,então eu tive que me adaptar,oq tornou o começo do livro um pouco maçante,mas nada que 10 páginas não resolveram.

nathysun 04/10/2022

Impactante e doloroso
Eu tenho trabalhado em um livro sobre relacionamentos abusivo e estava buscando leituras sobre isso. Então encontrei um vídeo da Pam sobre este livro. E eu comecei a ler.
Ele não é longo e nem tão denso, mas ele consegue te deixar sufocada. Conseguimos ver cada parte de um relacionamento sucumbindo e como ele vai arrastando você com ele. As sensações são tensas e assustadoras, vamos caminhando pensando no pior. É uma leitura essencial.
Amo como somos levado pra aquele lugar e conseguimos enxergar tudo, mesmo sem nunca ter andado no EUA, mas estamos lá.
É uma leitura prazerosa, mas fique atenta aos gatilhos. Boa leitura.

MarAlia 04/10/2022

A casa dos pesadelos.
Foi um baque, ainda mais para alguém que já viveu isso, os gatilhos me pegaram em cheio.
Mas tenho que enaltecer esse livro, tenho que enaltecer a importância de tudo que foi falado, cada minima vírgula foi extremamente importante e eu admiro muito a Carmem.
Sem contar que a dinâmica do livro é sensacional, eu recomendo ler se vc estiver com a cabeça preparada para assuntos de abuso domiciliar.