Na casa dos sonhos

Carmen Maria Machado

Resenhas - Na casa dos sonhos

nic.pecile 29/01/2023

Na casa dos pesadelos
Pesado e completamente cheio de gatilhos. Esperava outra coisa da leitura. Não foi dinâmico, muitas intervenções, a quantidade de nome de capítulos cansa, tem muita referência externa que interrompe a leitura e não agrega nada. Não parece uma história e sim vários pensamentos soltos. A ideia que da é que ela foi pensando e escrevendo meio sem critério. Apesar de te fazer pensar muito e em algum momento você se identificar com a Carmen, como um todo não dá.

yanaspaula 19/01/2023

Livro muito bom. Traz reflexões muito importantes sobre relações de abuso na comunidade LGBT - mais especificamente no recorte lésbico, como a autora deixa bem claro.

O capítulo livro-jogo me surpreendeu de uma maneira que eu ainda não tinha experimentado em uma leitura no Kindle antes. Muito interessante como o dispositivo foi configurado pra representar esse capítulo.

O """"plot-twist""""" me fez dar uma gargalhada medonha. Tem outro nome pra isso por aqui :v

biasteiner 17/01/2023

necessário
se vc é sáfica (ou até quem nao é) esse é um livro extremamente necessário pra vc ler. a autora aborda a questão de uma relação abusiva sob a otica de uma mulher em uma relacionamento gay, colocando sua própria experiência como exemplo

alem da escrita muito bonita o livro traz uma pesquisa muito boa sobre o assunto e me fez ter uma perspectiva totalmente diferente em relação a relacionamentos abusivos em geral

recomendo muito a leitura!!

ju1101 14/01/2023

"Somos todos fragmentos dos traumas e, como fragmentados somos, fragmentados escrevemos."

depois que terminar esse livro é direto pra terapia

Filósofo dos Livros 14/01/2023

O SONHO QUE SE TRANSFORMOU EM PESADELO
Recentemente, concluí a leitura do livro “Na Casa dos Sonhos”, escrito pela autora norte-americana Carmen Maria Machado. A obra fala de um tema delicado: R3l4ci0n4m3nt0 4bu5ivO entre pessoas do mesmo S3x0.

Muito se falou sobre esse tipo de relacionamento entre homem e mulher, sendo que a figura feminina sempre foi a vítima. Entretanto, a autora defende que, infelizmente, os 4bu505 também ocorrem entre homem e homem, como também entre mulher e mulher.

Na obra específica, Machado narrará sua experiência sofrida de maneira poética. O intuito não é romantizar a questão. Fica nítido que o seu passado recebeu marcas dolorosas sobre as quais é difícil conversar. Portanto, ela se utiliza de um estilo poético para conseguir mencionar e refletir sobre todas as dores vividas.

Todos os capítulos do livro recebem o título de “A casa dos sonhos e...”. No lugar das reticências sempre aparece alguma palavra que amplia o sentido de “A Casa dos Sonhos”. Diga-se de passagem, que a expressão não se refere a um local propriamente dito, mas é relativo às situações vivenciais da autora. O que deveria ser um sonho se tornou um grande pesadelo.

Como toda forma de relacionamento dessa espécie, Machado viveu momentos de alegria no início. Depois de algum tempo, a parceira revela sua verdadeira face. Porém, a vítima acostumada com uma breve felicidade e esperançosa de que tudo que viveu se perpetue não enxerga as mudanças e vai acolhendo o sofrimento sem grandes questionamentos. O processo de libertação é demorado.

Creio que a leitura dessa obra a partir das vivências de Machado podem nos iluminar a respeito de nossas relações e ainda ampliar nossa visão para que percebamos os 4bu505 em qualquer tipo de relacionamento. Portanto, recomendo a leitura especialmente em grupos para que as pessoas troquem experiências e possam se libertar de tudo aquilo que as fere.

site: https://www.instagram.com/filosofodoslivros1975/

acpaesa 08/01/2023

O livro traz a experiência real da autora dentro de uma relação abusiva, os relatos são bem pesados em alguns momentos e o leitor (que já passou por alguma situação parecida) acaba se identificando bastante, como foi o meu caso. Demorei algumas semanas pra concluir essa leitura porque em diversos momentos tive alguns gatilhos que me deixavam mal. Não gostei da forma como as situações foram apresentadas, parecia um pouco confuso, mas entendi a proposta da autora em fazer dessa forma.
Gostaria de apresentar este livro pras pessoas que estão presas dentro de uma relação tóxica pra que elas consigam enxergar o processo de libertação porque é muito importante que as pessoas entendam que isso pode mudar pois estão tendo contato com uma situação real e que hoje já não existe mais porque a autora conseguiu ser forte e se livrar desse sofrimento.

suellen 07/01/2023

sinceramente que livro. ainda bem que eu sempre vou atrás das dicas da karla, pois esse livro foi um grande achado. me senti revivendo algumas coisas do passado e por trás disso senti também que essas situações foram abusivas. sem palavras para descrever a melancolia que foi sentida ao longo dos capítulos, que bom que a carmen conseguiu sair dessa situação e colocou em palavras o que viveu.
@limakarla 07/01/2023minha estante
??????

Lyaria 05/01/2023

Profundo, pesado e cheio de gatilhos. Uma história muito necessária e dolorida, que todos que passam ou passaram por um relacionamento assim posso ler esse livro e entender que é possível se reconstruir

Lara 30/12/2022

gostei da sinceridade e do jeito poético que a autora conta os anos de violência que ela passou. Acho mt necessário um livro assim porque, como ela disse em um capitulo, historias como a dela são apagadas muitas vezes, por muitos motivos. Que bom que ela encontrou a sua voz. E vai se f****,Mulher da Casa dos Sonhos

ju 23/12/2022

nem sei por onde começar falando desse livro. de verdade. o quanto ele me deixou angustiada, de coração partido, jogada no chão com milhões de pensamentos não é pouco. o assunto abordado é muito importante e pouco falado, então, mesmo sendo uma leitura repleta de gatilhos, vale muito à pena e todos deveriam ler. me apaixonei pela escrita da carmen, me apaixonei pelo jeito que ela contou essa história (planos de ler todos os outros livros dela futuramente, inclusive). enfim, definitivamente é uma daquelas leituras que vai ficar com você por muito tempo, não tem como não ficar.

Cristiane 22/12/2022

"Se inviável é a correção, oportuno é o ponto final."
Essa obra me pegou de surpresa, pois não esperava que ela fosse me tocar tanto.
O modo como a escritora resolveu retratar uma fase difícil e triste de sua vida é tanto corajosa, quanto inspiradora.
Apesar do estilo de escrita ser diferente, é possível captar com facilidade o que cada capítulo quer contar.
Nesse livro, você se encanta, passa raiva, sente vontade de chorar, e quer ajudar a personagem principal, mas se sente de mãos atadas... A situação pesa mais a cada vez que nos damos conta de que tudo ali retratado aconteceu de fato.
Ninguém está livre de passar por situações como essa, e poder ler o relato de alguém que foi mais forte do que quem a oprimia, forte o suficiente para sair dessa situação, mesmo com toda a dificuldade que a mesma impõe, se torna um ponto de esperança para aqueles que precisam ser fortes para fazer o mesmo.
Recomendo demais esse livro, porém é necessário ter em conta que o mesmo é repleto de gatilhos, então se faz necessário ficar atento para o que você se julga capaz de enfrentar ou não.

amandnnes 20/12/2022

A leitura contem gatilhos
Esse livro é ótimo, mas decidi não ir até o fim por questões pessoais. É um livro complicado para quem sofreu com relacionamento abusivo. Tem coisas que não precisamos reviver.

Thai 18/12/2022

Esse livro é essencial, proporciona reflexões e afeto intenso. A autora conta sua história através de forma não linear, surpreendendo o leitor. Indico a todas as pessoas essa experiência literária.

Geo 12/12/2022

o texto que me deixou destroçada e ao mesmo tempo me ancorou

atacou meus gatilhos mais do q eu esperava