Na casa dos sonhos

Na casa dos sonhos Carmen Maria Machado
Carmen Maria Machado

Resenhas - Na casa dos sonhos

Luisa 06/04/2023

Deixei passar um bom tempo da leitura pra resenha, então vão ficar as memórias que tenho do que queria escrever assim que terminei :)

em a casa dos sonhos, carmen maria machado expõe seu relacionamento abusivo com mulher que inicialmente parecia, de fato, um sonho. ?ela não é a primeira mulher por quem você se apaixona, nem a primeira mulher que você beija, nem mesmo a primeira mulher com quem você transa. mas é a primeira mulher que deseja você desse jeito - com um quê de obsessão.?

carmen conta essa história de uma maneira muito única. os capítulos não seguem uma ordem cronológica, nem mesmo seguem a mesma estrutura: ?casa dos sonhos como um, casa dos sonhos como aula sobre o subjuntivo, casa dos sonhos como thriller de espionagem.?

ao longo do texto, ao narrar eventos felizes, tristes ou mesmo assustadores de seu relacionamento, por diversas vezes carmen destaca nas notas de rodapé o ?Motif-Index of Folk-Literature?, um catálogo de seis volumes dos mais variados elementos (se é que posso chamar assim) literários que se repetem em narrativas.

logo no prólogo, carmen deixa claro o quanto foi difícil identificar os absurdos desse relacionamento e os abusos da namorada, mesmo depois do fim, por falta de referências, pelo apagamento histórico de vivências queer. nas palavras dela, ?buracos que impedem que alguém encontre um contexto para si.?

fiquei me perguntando se o uso do motif-index poderia ser uma forma que ela encontrou de elaborar o abuso vivido, como uma referência alternativa entre várias outras que ela cita, em filmes, livros, etc. que a ajudaram a perceber o que aconteceu já que havia a dificuldade da pouca referência de abuso em relacionamentos queer (na literatura, no cinema, em estudos, enfim).

pra não prolongar ainda mais essa resenha, eis meu resumo: a casa dos sonhos é um livro brutal, muitíssimo bem escrito e merece ser amplamente lido. fiquei realmente encantada com a escrita da carmen e tenho certeza que esse livro vai ficar na minha cabeça por um bom tempo.

Vitoria 25/03/2023

"É parecido com o que aconteceu com as pessoas que, depois de assistirem a Procurando Nemo, compraram peixes palhaço sem saber cuidar deles, e os peixes morreram. As vezes as pessoas amam uma ideia, mesmo que não saibam o que fazer com ela. Mesmo que só saibam fazer a pior coisa possível."

jade 08/03/2023

Muito bom. gostei da forma como o livro é construído. era pra eu ter lido o "corpo dela e outras farras", mas acabei confundindo os livros. talvez tenha sido bom, pq daí tenho esse pano de fundo com a autobiografia da autora. tema pesado e extremamente pertinente. é preciso falar sobre violência contra mulher, praticada por mulheres. é preciso falar sobre relacionamentos queers abusivos. e é muito doído ler a ótica de carmen, (sobre)vivendo ao relacionamento abusivo. gostei muito da parte interativa ali no meio do livro, me surpreendi até por ter gostado. é transformar quase que em algo palpável a lógica cíclica, claustrofóbica e perversa de um relacionamento tóxico. é importante demais que se tenha esse tipo de obra e que a voz de mulheres como carmen sejam ouvidas e ecoadas.

Jessyca68 01/03/2023

É uma leitura difícil de ser lida, demorei mais tempo do que o esperado, pq passava dois dias ou mais para digerir. Sendo que se você passou por uma situação de rel*c*o ab*s*v* sugiro que não leia. É real, qd você é dependente emocional de alguém, não consegue vê que aquilo está te fazendo mal e você se afasta dos seus amgs. Esse livro é uma autobiografia, não imaginava que poderia acontecer situações com casais lésbicos e esse livro fez enxergar que existe essa possibilidade sim. Então te recomendo mas cuidado pois tem muito gatilho. É uma leitura forte.

Nathallya.Macedo 21/02/2023

Li em um dia. me relembrou tudo que eu quero esquecer, mas às vezes é bom lembrar da dor pra não pensar em voltar.

diennifercb 12/02/2023

Dilacerante
Esse aqui foi brutal, galera. É uma história de tirar o fôlego, a gente fica constantemente agoniado com os relatos tão fortes da Carmen, torcendo pra que ela saia daquela situação, e saber que é uma narrativa real deixa tudo tão mais sensível. Algumas passagens beiram a genialidade, apesar de em outros momentos entrar em uma teoria um pouco maçante (que quebra um pouco o clima sombrio da leitura, mas não deixa de fazer sentido). Uma obra muito importante pra comunidade queer: representativo e, principalmente, informativo! Relacionamentos abusivos acontecem sim entre casais homossexuais, e as pessoas precisam estar cientes disso.

Marina 12/02/2023

Achei um relato muito pesado e pessoal da Carmen mas agradeço demais por CADA página que ela escreveu.
Não dá pra entender o peso desse livro sem ter passado por algo parecido, é de uma delicadeza absurda a forma que ela conta tudo que foi submetida e ela traz pontos TÃO importantes. Simplesmente perfeito. Favoritadissimo.

"Casa dos sonhos como desejo de morte" acabou comigo.

Rodrigo 07/02/2023

uau
é um livro muito bem escrito que traz a tona um tema que poucas vezes vi retratado em qualquer mídia. ele tem umas partes interessantíssimas e geniais até, vale muito a pena a leitura!

Sofia.Vitorino 01/02/2023

incrível. não consigo descrever com outra palavra que não seja essa.

o que mais gostei nesse livro foi a forma que tudo foi contado, de um jeito extremamente doloroso e poético. as analogias com a casa dos sonhos foram muito bem colocadas, e as referências citadas sao ótimas, para mim só agregaram na história.

é tudo muito triste, mas não deixa de ser uma leitura indispensável para qualquer mulher. favoritasso da vida

Vit 31/01/2023

demorei um pouco pra terminar esse livro por n fatores, ler sobre relacionamento abusivo não é fácil principalmente quando você se enxerga nele. feliz de ter feitorada leitura e mais feliz ainda por não tá mais nessa situação.