Na casa dos sonhos

Carmen Maria Machado

Resenhas - Na casa dos sonhos

Alicinha 11/12/2021

Viciante
Eu não conseguia parar de ler o livro, a escrita é MUITO fluída e nos faz refletir sobre atitudes que tomamos no dia a dia e o quão é possível um ser humano se submeter pra amar ao outro alguém. Gostei o final que expressou a libertação e deixar o passado para trás. Livro perfeito que todos deveriam ler.

Mari M. 11/11/2021

Você pode sentir amor por quem te causa a maior dor.
"Há uma cantiga na língua quíchua: El que me nombra,me rompe.Aquilo que me nomeia,me quebra.A solução,é claro,é o silêncio.Mas a verdade é que qualquer pessoa que saiba seu nome pode te partir ao meio."
Eu acho que livros que tratam de relacionamento abusivo são extremamente necessários como alerta mesmo.Como quem sabe um espelho pra sua situação ou a de pessoas próximas que talvez você possa auxiliar.
Nesta história o relacionamento é homosexual,ilustrando que sim,são relacionamentos como qualquer outro e podem ser problemáticos também.
Leitura fluída,cheia de reflexões,marquei várias passagens e achei a escrita bem inteligente.

cressidadoaudiovisual 06/05/2024

In(tensa)
Nunca tinha visto um livro que abordasse sobre violência doméstica em relacionamento entre duas mulheres, esse foi o primeiro. No livro a autora cita muito isso também, a falta de referências desse tema enquanto ela passava tudo o que passou. Apesar da falta de atenção nesses casos, não podemos dizer que são histórias raras, sendo parte da comunidade e com um ciclo de amizade quase que completamente sáfico, a gente sabe que isso não é algo tão distante, mas de fato pouco discutida ou sequer levada a sério. Além disso, as pessoas não levam a sério violência doméstica quando o agressor não te violenta fisicamente, qualquer que seja o gênero, e isso é outro descaso.

Não sei como retratar obra de forma tão fiel ao que senti, a leitura foi tenra, ora suave, ora pesada, sofrida e confusa, muito confusa. Confesso que foi algo que achei interessante, pois trouxe ainda mais essa sensação de "perdida" pro contexto da principal.

Também gosto muito de como ela descreve com detalhes cada cena, me faz atravessar pelo momento, me imaginar exatamente onde ela está se recordando de estar.

Por fim, a melhor parte durante todo o livro, foi perceber que finalmente estava acabando e consequentemente o relacionamento merda delas indo embora junto.

O alívio começa a vir lá pela página 200, mas as 200 páginas anteriores também valem a pena. É um livro que vale a pena ser lido e discutido.

roses 27/10/2021

casa dos sonhos como memórias
esse livro me marcou. a escrita da carmen é incrível. não a conhecia só que agora eu a admiro muito. ela conta com muita coragem o inferno que ela passou em um relacionamento abusivo. esse livro tem um peso gigantesco. nunca vejo ninguém falando sobre o relacionamento abusivo queer e como ele existe e várias pessoas são vítimas todos os dias.

eu me vi tão envolvida na história da carmen que tinha momentos que eu tinha que parar para respirar um pouco por não conseguir parar de chorar. vale ressaltar que esse livro pode ser gatilho pra muitas pessoas.

"Você chora copiosamente e não entende a piada: o peso que você precisa perder são os cinquenta quilos da mulher loira que está sentada na sala de espera com uma cara irritada."

Mhayra.Rhara 07/10/2021

não gosto de adjetivar as coisas como necessárias, mas vou me dar a liberdade de descrever esse livro assim.

é uma leitura muito envolvente e rica, e toda a angústia que a história causa só é mais um motivo pra se ler e testemunhar que sim, isso aconteceu.

Alana 02/10/2021

só leia
"Atribuir linguagem a uma coisa para a qual você não tem linguagem não é tarefa fácil."

uau. então, In the Dream House tava na minha lista há muito tempo e eu tinha uma expectativa enorme, TUDO por causa de uma frase que vi dele, sem contexto. quando fui pesquisar mais sobre, descobri ser sobre abuso em uma relação queer, e me interessou mais ainda por ser um tema que eu não sabia absolutamente nada e entraria de cabeça limpa.
de começo ele me deixou bem desconfortável e até entendiada ver a Carmen aguentando calada e eu ia parando de ler (mérito da autora que foi genial, genial na forma de contar sua história). do meio pro final o livro me fez gostar do começo e termino ele querendo muito abraçar a autora. a forma que conseguiu fazer com que o leitor sentisse um gostinho só do que a vítima passa
("Nosso cérebro não é capaz de captar completamente um clichê ? ele passa por cima da frase, oração ou ideia sem titubear.";
"Ela poderia ter fugido. A porta estava aberta. Mas era como se ela nem soubesse o que fazer". a impotência!!!!) cria uma empatia absurda e te faz abrir os olhos pra uma tema que ainda é tabu e muitas vezes desdenhado

"se eu fosse só um pouco diferente na aparência, ia receber todo o amor do mundo??"

Rodrigo.Souza 25/09/2021

na casa dos sonhos
Um livro que aborda um tema pouco comum, mas muito presente, na vida de pessoas lgbt: o relacionamento abusivo. A autora nos envolve na narrativa com capítulos curtos e que mesclam narração e breves análises de como o tema é tratado em outras obras da literatura e do cinema. O final é surpreendente.

Eita Já Li 30/08/2021

Necessário ao extremo!
Quando recebi esse livro eu não sabia do que se tratava, ainda não tinha lido a sinopse do mesmo, ainda que já tivesse vista a capa dele, fiquei surpreso quando finalmente li a sinopse do mesmo e descobri sobre o que o livro tratava, logo fiquei ansioso para realizar a leitura das memórias da autora.

A leitura desse livro foi uma experiência interessante, porque por mais que eu quisesse devorá-lo, pois, a escrita da autora é muito gostosa e a forma como ela escreveu o livro funcionou muito bem comigo, eu também "resistia" um pouco a leitura, um pouco por trazer um relato muito forte e doloroso do que a autora viveu.

Esse livro de memórias mostra um período em que Carmen viveu um relacionamento abusivo e ela conta como tudo se desenvolveu, mas, o livro vai muito além do relato da autora, ela trouxe pontos interessantes sobre relacionamentos abusivos entre pessoas LGBT — com foco em relacionamentos lésbicos —, como o fato de o reconhecimento de relacionamentos abusivos dentro da comunidade é relativamente novo; ou a ideia de que pessoas da sigla são sempre boas, tendo em vista todo sofrimento e esforço que fazem para viver, o que não faz sentido já que independente de gênero ou sexualidade pessoas são passíveis de qualquer coisa.

Iniciei a leitura completamente instigado a ler sobre algo que não é tão comum e nem tão falado, mas, que acontece muito e se faz necessário falar. Fui surpreendido não apenas com a forma interessante que a autora conta as memórias desse momento tão sombrio que viveu, mas, também pela pesquisa que ela precisou realizar para levantar todos os dados que foram incluídos no livro. Sem dúvidas uma leitura reflexiva, e mais que importante, necessária!!

Lina 11/08/2021

Terminei o livro e ainda me pego segurando a respiração enquanto escrevo essa resenha.
Virou, antes mesmo de acabar, um dos meus livros favoritos!
A escrita me pegou, dilacerou, lia como se estivesse em uma corrida, não por pressa, mas porque acredito que esse era o ritmo esperado para algumas partes.
A força de alguém que conseguiu ver, viver, reviver, e entender o quanto é importante compartilhar, porque só falando que trazemos os assuntos e ocorridos a realidade. E só trazendo a realidade poderemos tratar, refletir, melhorar...

patriciagguimaraes 16/07/2021

Ótimo livro
Gostei bastante do livro, considero essencial conhecer e viver outras vivências (queer, relacionamento abusivo e etc). Fiquei um pouco cansada em algumas partes, mas em geral é uma boa leitura.

@retratodaleitora 14/07/2021

Brutal e necessário
“Um livro de memórias é, em sua essência, um ato de ressurreição. Quem escreve as próprias memórias recria o passado, reconstrói diálogos. Conjura o significado de acontecimentos há muito adormecidos. (...) Venho registrar no arquivo que o abuso doméstico entre casais que compartilham da mesma identidade de gênero é tanto possível quanto relativamente comum, e que pode acontecer mais ou menos assim. Falo em direção ao silêncio. Jogo a pedra de minha história numa fenda imensa, e meço o espaço vazio pelo som mínimo.”

Em “Na Casa dos Sonhos”, Carmen Maria Machado, autora do também incrível “O Corpo Dela e Outras Farras”, vai compartilhar com os leitores um relato doloroso sobre os abusos que sofreu em um relacionamento com outra mulher, assunto que ainda é um tabu, e por isso extremamente necessário. Foi uma experiência muito marcante ler a história de Carmen, enquanto ela expõe suas feridas mais profundas, as marcas que ficaram, as cicatrizes. E o quanto ela sofreu! Impossível sair ilese dessa leitura.

“Na Casa dos Sonhos” também vai tentar desmistificar as relações LGBTQIA+ compartilhando informações muito importantes e teorias sobre o assunto, além de falar abertamente sobre suas experiências pessoais sendo uma mulher queer em um relacionamento lésbico.

É um livro muitíssimo profundo, extremamente tocante e realmente doloroso de ler. Tem muitos gatilhos para quem já sofreu, e sobreviveu, a relacionamentos abusivos. Um desabafo realmente muito impactante, real, provocante. De tirar o fôlego mesmo.

“Você não tem coragem de dizer o que pensa de verdade: eu cortei as histórias em pedaços porque eu estava caindo aos pedaços e não sabia o que fazer.”

A forma como Carmen Maria conta sua história é bem única, escrevendo realmente aos pedaços, como se tomasse fôlego entre uma parte e outra. E esse fôlego é muito necessário também ao leitor, pois pode ser uma experiência bem sufocante ler algo tão verdadeiro e traumático.

Livro incrível! Recomendo fortemente.

site: https://www.instagram.com/p/CRCtE-nr2TD/

Giovana 25/06/2021

Não sabia o tema o do livro ao começar a leitura. Li em cerca de três dias. Metade do livro foi todo de uma vez só.

Você torce para que a história, de alguma forma, acabe bem, sem maiores sofrimentos apesar dos que já existem.

Além de algo autobiográfico existe uma pesquisa envolta ao tema, que ajuda a abrir espaço para novas posições.

Os capítulos são curtos e isso ajuda a construir a atmosfera cortando do que é lido. Recomendo, vale a leitura e a angústia.

José Marques 23/06/2021

Infelizmente a casa dos sonhos pode lhe prender e oprimir.
Carmen Maria Machado vai nos contar a sua angustiante história de relacionamento abusivo vivido com sua ex-namorada com uma narrativa diferente e muito envolvente referenciando textos, filmes e músicas, que ajuda ainda mais na imergência de quem lê.

Nos detalhes vemos pedaços de situações que provavelmente vivemos em nossas vidas ou com pessoas próximas. Quem nunca viu um relacionamento abusivo se manifestando diante dos seus olhos?

Na sua história temos uma particularidade, que pouco é abordado na literatura, o relacionamento abusivo na comunidade LGBTQIA+. Carmen vai explicar bem isso quando fala sobre o "silêncio do arquivo" ou "violência do arquivo" ao se referir a ausência de registros de relatos desses casos.

"[...] às vezes uma história é destruída, as vezes ela sequer chega a ser dita; seja como for, nossa história coletiva sofre a perda irreversível de algo grandioso."

Em vários momentos me vi falando enquanto lia: Carmen, como você permitiu isso? Carmen, sai daí! Coisas de quem está de fora e pensa que é simples e fácil lidar com algo tão complexo e particular como esses relacionamentos.

O plot twist da sua história é surpreendente! Só lendo para saber.

RECOMENDO!!!

marina.martins. 15/06/2021

Casa dos sonhos como leitura necessária
?O horror, que supostamente deveria ser externo à vida doméstica, se infiltra na casa?

O livro, narrado de forma nada convencional, aborda questões até então pouco discutidas, como a violência doméstica na comunidade queer, mais especificamente lésbica.

Algumas questões, como o próprio abuso psicológico, passam a transcender relações heteroafetivas e ganham a cena em um ensaio extremamente autobiográfico de uma mulher norte-americana lésbica.

Algumas reflexões são postas, como:
- o que podemos considerar como abuso sexual?
- por que os abusos queer não são datados da mesma maneira que os heterossexuais?

Livro interessante e rico em referências. Não dei 5 estrelas porque alguns capítulos são cansativos e/ou fogem do tema principal, mas continuaria indicando tranquilamente.

Thammy 09/06/2021

Surpreendente, inteligente e dolorido.
Livro excelente, embora bastante dolorido. A autora conta, com muita coragem, todas as nuances desse relacionamento tóxico que quase lhe levou à ruína e, de maneira muito inteligente, irônica, crítica e honesta, entremeia esses detalhes com inúmeras referências (estudos, artigos, curiosidades etc.) para falar sobre uma questão pouco debatida na sociedade: a violência doméstica entre casais homoafetivos (nesse caso, entre um casal lésbico). Tem uma escrita dinâmica, quase eletrizante que, muitas vezes, te obriga a parar, respirar e refletir demais sobre o que foi lido. Te transporta para uma realidade dura, de dor e sofrimento que, definitivamente, precisa sair das "4 paredes", ganhar visibilidade e ser combatida. Amei demais o estilo narrativo e a sinceridade dessa autora. Já virou uma das minhas favoritas na temática LGBTQIA+. Recomendo muito.