Na casa dos sonhos

Na casa dos sonhos Carmen Maria Machado
Carmen Maria Machado




Resenhas - Na casa dos sonhos


185 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13


PaulaFrancoNetto 06/11/2022

É uma boa leitura para desmistificar que relacionamento abusivo só existe em casais heterossexuais. Senti muita pena e angústia de Carmen. Como ela se permitia tanta violência?
comentários(0)comente



Bruna Beatriz 21/11/2022

Carmen e seu livro já fazem parte de mim
obrigada bruna do passado por ter esperado e lido esse livro no momento certo na hora certa. obrigada obrigada!

gente eu não tenho nem estruturas p falar desse livro, o quanto ele foi/é especial p mim não existem palavras p expor. eu li ele rápido e não tão rápido pq ele é denso e profundo. mtas partes eu me identifiquei completamente com a autora. foi até um choque pq parecia que eu mesma estava escrevendo aquilo p mim.

foi um momento de descobertas, tapas na cara, reflexões e angustias. pois cada palavra me pegou de um jeito que eu não sei dizer aonde doeu mais, enfim, acho que se você é uma pessoa da comunidade vai se identificar e se encontrar como aconteceu comigo.

favoritado cinco estrelas!!!!
comentários(0)comente



Lud 05/12/2022

Difícil até achar o que dizer sobre este livro. Acho um assunto muito necessário, já que pouco se fala sobre relações abusivas entre casais do mesmo gênero (ainda mais entre duas mulheres). Porém a escrita da autora é muito interessante, a maneira como ela escolhe narrar os fatos (no começo é um pouco confuso, mas depois acostuma), em alguns momentos até permitindo ao leitor escolher um ou outro caminho da história. Enfim, é uma história indigesta de ler, revoltante e tal, porém achei a maneira de contá-la muito criativa e acho que precisamos falar mais sobre relações como essas pra abrir os olhos das pessoas.
comentários(0)comente



mardou 06/12/2022

vivendo na casa dos sonhos
Percebi a um tempo que algumas pessoas - principalmente meus amigos mais próximos - não conseguem compreender claramente o meu método de avaliação para livros, pois agora vou explicar brevemente, [2,5] parte prática: escrita, construção, plot, construção de personagem e desenvolvimento e [2,5] pessoal: minha conexão com o personagem, história, o quanto me tocou e o quanto foi real para mim.

Sendo assim, agora irei seguir mais claramente minha avaliação a partir da minha incrível experiência com ?Na Casa dos Sonhos?.

A parte prática desta trama é impecável, a tradução fora lindamente realizada, não há erros ortográficos ou gramaticais, não que eu tenha percebido, a coerência é presente e bem realizada, os personagens e os cenários foram descritos da maneira necessária. Antes de tudo, é preciso entender que ?Na Casa dos Sonhos? é uma autobiografia, onde a Carmen Maria Machado, escritora americana e canceriana conta sobre um longo episódio específico de sua vida.

O epílogo funciona da seguinte forma, ao expor a história de seu relacionamento com uma mulher encantadora, mas também volátil e abusiva, Carmen Maria Machado traça um arco narrativo que vai desde o início cheio de promessas até o final difícil e confuso, que deixa marcas impossíveis de ignorar.

Deste ponto de partida iremos lidar com tópicos sensíveis, mas além de tudo: tópicos que não são impostos para que nós consigamos enxerga-los.

Este livro me tocou em diversos pontos, posso dizer que o principal deles é o de tirar a máscara daquela ?coisa? que estava escondida, mas vai além disso também, Carmen me cativou com sua força, sua inteligência, sua beleza, seu sol e suas referências, este livro me fez ir ao êxtase de amor, raiva, compreensão, medo e tristeza. Eu adoro a ideia de matriz que a ?casa? enquanto metáfora para expor as tendências abusivas enquanto o leitor - e a própria Carmen - nota a perda do ?lar? que um relacionamento amoroso deveria significar.

Carmen Maria Machado trás a própria realidade e convida o leitor a dançar em um mar de realidade, onde a vida quase sempre da errado e quando parece dar certo, bom, ainda está dando errado, porque assim como ela cita ?no começo, acreditei que eu era especial. foi horrível descobrir que eu era normal, que tudo que acontecia comigo havia sido descrito em detalhes em livros e relatórios, mas estatísticas?, é difícil sair da realidade, principalmente da realidade romantizada de um relacionamento abusivo. Se de alguma forma você se interessou por este livro, saiba que estou verdadeiramente feliz, é um livro necessário, mas creio que deva pesquisar os gatilhos que o envolvem. Mas eu ainda recomendo esta leitura, fora minha primeira de muitas experiências com Carmen Maria Machado.
comentários(0)comente



moara 10/12/2022

"será que esse é o fim da história? O avanço inconsequente e ruidoso do tempo?"
"às vezes você precisa contar uma história, e em dado momento você precisa parar."
comentários(0)comente



Geo 12/12/2022

?
o texto que me deixou destroçada e ao mesmo tempo me ancorou

atacou meus gatilhos mais do q eu esperava
comentários(0)comente



Thai 18/12/2022

Esse livro é essencial, proporciona reflexões e afeto intenso. A autora conta sua história através de forma não linear, surpreendendo o leitor. Indico a todas as pessoas essa experiência literária.
comentários(0)comente



amandnnes 20/12/2022

A leitura contem gatilhos
Esse livro é ótimo, mas decidi não ir até o fim por questões pessoais. É um livro complicado para quem sofreu com relacionamento abusivo. Tem coisas que não precisamos reviver.
comentários(0)comente



Cristiane 22/12/2022

"Se inviável é a correção, oportuno é o ponto final."
Essa obra me pegou de surpresa, pois não esperava que ela fosse me tocar tanto.
O modo como a escritora resolveu retratar uma fase difícil e triste de sua vida é tanto corajosa, quanto inspiradora.
Apesar do estilo de escrita ser diferente, é possível captar com facilidade o que cada capítulo quer contar.
Nesse livro, você se encanta, passa raiva, sente vontade de chorar, e quer ajudar a personagem principal, mas se sente de mãos atadas... A situação pesa mais a cada vez que nos damos conta de que tudo ali retratado aconteceu de fato.
Ninguém está livre de passar por situações como essa, e poder ler o relato de alguém que foi mais forte do que quem a oprimia, forte o suficiente para sair dessa situação, mesmo com toda a dificuldade que a mesma impõe, se torna um ponto de esperança para aqueles que precisam ser fortes para fazer o mesmo.
Recomendo demais esse livro, porém é necessário ter em conta que o mesmo é repleto de gatilhos, então se faz necessário ficar atento para o que você se julga capaz de enfrentar ou não.
comentários(0)comente



ju 23/12/2022

nem sei por onde começar falando desse livro. de verdade. o quanto ele me deixou angustiada, de coração partido, jogada no chão com milhões de pensamentos não é pouco. o assunto abordado é muito importante e pouco falado, então, mesmo sendo uma leitura repleta de gatilhos, vale muito à pena e todos deveriam ler. me apaixonei pela escrita da carmen, me apaixonei pelo jeito que ela contou essa história (planos de ler todos os outros livros dela futuramente, inclusive). enfim, definitivamente é uma daquelas leituras que vai ficar com você por muito tempo, não tem como não ficar.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lara 30/12/2022

gostei da sinceridade e do jeito poético que a autora conta os anos de violência que ela passou. Acho mt necessário um livro assim porque, como ela disse em um capitulo, historias como a dela são apagadas muitas vezes, por muitos motivos. Que bom que ela encontrou a sua voz. E vai se f****,Mulher da Casa dos Sonhos
comentários(0)comente



Lyaria 05/01/2023

Profundo, pesado e cheio de gatilhos. Uma história muito necessária e dolorida, que todos que passam ou passaram por um relacionamento assim posso ler esse livro e entender que é possível se reconstruir
comentários(0)comente



acpaesa 08/01/2023

O livro traz a experiência real da autora dentro de uma relação abusiva, os relatos são bem pesados em alguns momentos e o leitor (que já passou por alguma situação parecida) acaba se identificando bastante, como foi o meu caso. Demorei algumas semanas pra concluir essa leitura porque em diversos momentos tive alguns gatilhos que me deixavam mal. Não gostei da forma como as situações foram apresentadas, parecia um pouco confuso, mas entendi a proposta da autora em fazer dessa forma.
Gostaria de apresentar este livro pras pessoas que estão presas dentro de uma relação tóxica pra que elas consigam enxergar o processo de libertação porque é muito importante que as pessoas entendam que isso pode mudar pois estão tendo contato com uma situação real e que hoje já não existe mais porque a autora conseguiu ser forte e se livrar desse sofrimento.
comentários(0)comente



Filósofo dos Livros 14/01/2023

O SONHO QUE SE TRANSFORMOU EM PESADELO
Recentemente, concluí a leitura do livro “Na Casa dos Sonhos”, escrito pela autora norte-americana Carmen Maria Machado. A obra fala de um tema delicado: R3l4ci0n4m3nt0 4bu5ivO entre pessoas do mesmo S3x0.

Muito se falou sobre esse tipo de relacionamento entre homem e mulher, sendo que a figura feminina sempre foi a vítima. Entretanto, a autora defende que, infelizmente, os 4bu505 também ocorrem entre homem e homem, como também entre mulher e mulher.

Na obra específica, Machado narrará sua experiência sofrida de maneira poética. O intuito não é romantizar a questão. Fica nítido que o seu passado recebeu marcas dolorosas sobre as quais é difícil conversar. Portanto, ela se utiliza de um estilo poético para conseguir mencionar e refletir sobre todas as dores vividas.

Todos os capítulos do livro recebem o título de “A casa dos sonhos e...”. No lugar das reticências sempre aparece alguma palavra que amplia o sentido de “A Casa dos Sonhos”. Diga-se de passagem, que a expressão não se refere a um local propriamente dito, mas é relativo às situações vivenciais da autora. O que deveria ser um sonho se tornou um grande pesadelo.

Como toda forma de relacionamento dessa espécie, Machado viveu momentos de alegria no início. Depois de algum tempo, a parceira revela sua verdadeira face. Porém, a vítima acostumada com uma breve felicidade e esperançosa de que tudo que viveu se perpetue não enxerga as mudanças e vai acolhendo o sofrimento sem grandes questionamentos. O processo de libertação é demorado.

Creio que a leitura dessa obra a partir das vivências de Machado podem nos iluminar a respeito de nossas relações e ainda ampliar nossa visão para que percebamos os 4bu505 em qualquer tipo de relacionamento. Portanto, recomendo a leitura especialmente em grupos para que as pessoas troquem experiências e possam se libertar de tudo aquilo que as fere.

site: https://www.instagram.com/filosofodoslivros1975/
comentários(0)comente



185 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR