Na casa dos sonhos

Carmen Maria Machado

Resenhas - Na casa dos sonhos

Filósofo dos Livros 14/01/2023

O SONHO QUE SE TRANSFORMOU EM PESADELO
Recentemente, concluí a leitura do livro “Na Casa dos Sonhos”, escrito pela autora norte-americana Carmen Maria Machado. A obra fala de um tema delicado: R3l4ci0n4m3nt0 4bu5ivO entre pessoas do mesmo S3x0.

Muito se falou sobre esse tipo de relacionamento entre homem e mulher, sendo que a figura feminina sempre foi a vítima. Entretanto, a autora defende que, infelizmente, os 4bu505 também ocorrem entre homem e homem, como também entre mulher e mulher.

Na obra específica, Machado narrará sua experiência sofrida de maneira poética. O intuito não é romantizar a questão. Fica nítido que o seu passado recebeu marcas dolorosas sobre as quais é difícil conversar. Portanto, ela se utiliza de um estilo poético para conseguir mencionar e refletir sobre todas as dores vividas.

Todos os capítulos do livro recebem o título de “A casa dos sonhos e...”. No lugar das reticências sempre aparece alguma palavra que amplia o sentido de “A Casa dos Sonhos”. Diga-se de passagem, que a expressão não se refere a um local propriamente dito, mas é relativo às situações vivenciais da autora. O que deveria ser um sonho se tornou um grande pesadelo.

Como toda forma de relacionamento dessa espécie, Machado viveu momentos de alegria no início. Depois de algum tempo, a parceira revela sua verdadeira face. Porém, a vítima acostumada com uma breve felicidade e esperançosa de que tudo que viveu se perpetue não enxerga as mudanças e vai acolhendo o sofrimento sem grandes questionamentos. O processo de libertação é demorado.

Creio que a leitura dessa obra a partir das vivências de Machado podem nos iluminar a respeito de nossas relações e ainda ampliar nossa visão para que percebamos os 4bu505 em qualquer tipo de relacionamento. Portanto, recomendo a leitura especialmente em grupos para que as pessoas troquem experiências e possam se libertar de tudo aquilo que as fere.

site: https://www.instagram.com/filosofodoslivros1975/

ju1101 14/01/2023

"Somos todos fragmentos dos traumas e, como fragmentados somos, fragmentados escrevemos."

depois que terminar esse livro é direto pra terapia

biasteiner 17/01/2023

necessário
se vc é sáfica (ou até quem nao é) esse é um livro extremamente necessário pra vc ler. a autora aborda a questão de uma relação abusiva sob a otica de uma mulher em uma relacionamento gay, colocando sua própria experiência como exemplo

alem da escrita muito bonita o livro traz uma pesquisa muito boa sobre o assunto e me fez ter uma perspectiva totalmente diferente em relação a relacionamentos abusivos em geral

recomendo muito a leitura!!

yanaspaula 19/01/2023

Livro muito bom. Traz reflexões muito importantes sobre relações de abuso na comunidade LGBT - mais especificamente no recorte lésbico, como a autora deixa bem claro.

O capítulo livro-jogo me surpreendeu de uma maneira que eu ainda não tinha experimentado em uma leitura no Kindle antes. Muito interessante como o dispositivo foi configurado pra representar esse capítulo.

O """"plot-twist""""" me fez dar uma gargalhada medonha. Tem outro nome pra isso por aqui :v

nic.pecile 29/01/2023

Na casa dos pesadelos
Pesado e completamente cheio de gatilhos. Esperava outra coisa da leitura. Não foi dinâmico, muitas intervenções, a quantidade de nome de capítulos cansa, tem muita referência externa que interrompe a leitura e não agrega nada. Não parece uma história e sim vários pensamentos soltos. A ideia que da é que ela foi pensando e escrevendo meio sem critério. Apesar de te fazer pensar muito e em algum momento você se identificar com a Carmen, como um todo não dá.

Vit 31/01/2023

demorei um pouco pra terminar esse livro por n fatores, ler sobre relacionamento abusivo não é fácil principalmente quando você se enxerga nele. feliz de ter feitorada leitura e mais feliz ainda por não tá mais nessa situação.

Sofia.Vitorino 01/02/2023

incrível. não consigo descrever com outra palavra que não seja essa.

o que mais gostei nesse livro foi a forma que tudo foi contado, de um jeito extremamente doloroso e poético. as analogias com a casa dos sonhos foram muito bem colocadas, e as referências citadas sao ótimas, para mim só agregaram na história.

é tudo muito triste, mas não deixa de ser uma leitura indispensável para qualquer mulher. favoritasso da vida

Rodrigo 07/02/2023

uau
é um livro muito bem escrito que traz a tona um tema que poucas vezes vi retratado em qualquer mídia. ele tem umas partes interessantíssimas e geniais até, vale muito a pena a leitura!

Marina 12/02/2023

Achei um relato muito pesado e pessoal da Carmen mas agradeço demais por CADA página que ela escreveu.
Não dá pra entender o peso desse livro sem ter passado por algo parecido, é de uma delicadeza absurda a forma que ela conta tudo que foi submetida e ela traz pontos TÃO importantes. Simplesmente perfeito. Favoritadissimo.

"Casa dos sonhos como desejo de morte" acabou comigo.

diennifercb 12/02/2023

Dilacerante
Esse aqui foi brutal, galera. É uma história de tirar o fôlego, a gente fica constantemente agoniado com os relatos tão fortes da Carmen, torcendo pra que ela saia daquela situação, e saber que é uma narrativa real deixa tudo tão mais sensível. Algumas passagens beiram a genialidade, apesar de em outros momentos entrar em uma teoria um pouco maçante (que quebra um pouco o clima sombrio da leitura, mas não deixa de fazer sentido). Uma obra muito importante pra comunidade queer: representativo e, principalmente, informativo! Relacionamentos abusivos acontecem sim entre casais homossexuais, e as pessoas precisam estar cientes disso.

Nathallya.Macedo 21/02/2023

Li em um dia. me relembrou tudo que eu quero esquecer, mas às vezes é bom lembrar da dor pra não pensar em voltar.

Jessyca68 01/03/2023

É uma leitura difícil de ser lida, demorei mais tempo do que o esperado, pq passava dois dias ou mais para digerir. Sendo que se você passou por uma situação de rel*c*o ab*s*v* sugiro que não leia. É real, qd você é dependente emocional de alguém, não consegue vê que aquilo está te fazendo mal e você se afasta dos seus amgs. Esse livro é uma autobiografia, não imaginava que poderia acontecer situações com casais lésbicos e esse livro fez enxergar que existe essa possibilidade sim. Então te recomendo mas cuidado pois tem muito gatilho. É uma leitura forte.

jade 08/03/2023

Muito bom. gostei da forma como o livro é construído. era pra eu ter lido o "corpo dela e outras farras", mas acabei confundindo os livros. talvez tenha sido bom, pq daí tenho esse pano de fundo com a autobiografia da autora. tema pesado e extremamente pertinente. é preciso falar sobre violência contra mulher, praticada por mulheres. é preciso falar sobre relacionamentos queers abusivos. e é muito doído ler a ótica de carmen, (sobre)vivendo ao relacionamento abusivo. gostei muito da parte interativa ali no meio do livro, me surpreendi até por ter gostado. é transformar quase que em algo palpável a lógica cíclica, claustrofóbica e perversa de um relacionamento tóxico. é importante demais que se tenha esse tipo de obra e que a voz de mulheres como carmen sejam ouvidas e ecoadas.