Na casa dos sonhos

Na casa dos sonhos Carmen Maria Machado
Carmen Maria Machado




Resenhas - Na casa dos sonhos


191 encontrados | exibindo 121 a 136
1 | 2 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13


jade 08/03/2023

Muito bom. gostei da forma como o livro é construído. era pra eu ter lido o "corpo dela e outras farras", mas acabei confundindo os livros. talvez tenha sido bom, pq daí tenho esse pano de fundo com a autobiografia da autora. tema pesado e extremamente pertinente. é preciso falar sobre violência contra mulher, praticada por mulheres. é preciso falar sobre relacionamentos queers abusivos. e é muito doído ler a ótica de carmen, (sobre)vivendo ao relacionamento abusivo. gostei muito da parte interativa ali no meio do livro, me surpreendi até por ter gostado. é transformar quase que em algo palpável a lógica cíclica, claustrofóbica e perversa de um relacionamento tóxico. é importante demais que se tenha esse tipo de obra e que a voz de mulheres como carmen sejam ouvidas e ecoadas.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Vitoria 25/03/2023

"É parecido com o que aconteceu com as pessoas que, depois de assistirem a Procurando Nemo, compraram peixes palhaço sem saber cuidar deles, e os peixes morreram. As vezes as pessoas amam uma ideia, mesmo que não saibam o que fazer com ela. Mesmo que só saibam fazer a pior coisa possível."
comentários(0)comente



Luisa 06/04/2023

Deixei passar um bom tempo da leitura pra resenha, então vão ficar as memórias que tenho do que queria escrever assim que terminei :)

em a casa dos sonhos, carmen maria machado expõe seu relacionamento abusivo com mulher que inicialmente parecia, de fato, um sonho. ?ela não é a primeira mulher por quem você se apaixona, nem a primeira mulher que você beija, nem mesmo a primeira mulher com quem você transa. mas é a primeira mulher que deseja você desse jeito - com um quê de obsessão.?

carmen conta essa história de uma maneira muito única. os capítulos não seguem uma ordem cronológica, nem mesmo seguem a mesma estrutura: ?casa dos sonhos como um, casa dos sonhos como aula sobre o subjuntivo, casa dos sonhos como thriller de espionagem.?

ao longo do texto, ao narrar eventos felizes, tristes ou mesmo assustadores de seu relacionamento, por diversas vezes carmen destaca nas notas de rodapé o ?Motif-Index of Folk-Literature?, um catálogo de seis volumes dos mais variados elementos (se é que posso chamar assim) literários que se repetem em narrativas.

logo no prólogo, carmen deixa claro o quanto foi difícil identificar os absurdos desse relacionamento e os abusos da namorada, mesmo depois do fim, por falta de referências, pelo apagamento histórico de vivências queer. nas palavras dela, ?buracos que impedem que alguém encontre um contexto para si.?

fiquei me perguntando se o uso do motif-index poderia ser uma forma que ela encontrou de elaborar o abuso vivido, como uma referência alternativa entre várias outras que ela cita, em filmes, livros, etc. que a ajudaram a perceber o que aconteceu já que havia a dificuldade da pouca referência de abuso em relacionamentos queer (na literatura, no cinema, em estudos, enfim).

pra não prolongar ainda mais essa resenha, eis meu resumo: a casa dos sonhos é um livro brutal, muitíssimo bem escrito e merece ser amplamente lido. fiquei realmente encantada com a escrita da carmen e tenho certeza que esse livro vai ficar na minha cabeça por um bom tempo.
comentários(0)comente



Marina 09/04/2023

Na Casa dos Sonhos traz um forte relato de uma relação abusiva entre pessoas do mesmo sexo. Assunto pouco explorado e, até mesmo, desconsiderado na sociedade. Tendo a própria autora dificuldade em ter referências para identificar aquilo que sofreu.

Em uma leitura fácil e fluida, acompanhamos o relacionamento do começo ao fim, em todas as suas nuances. O início promissor e cheio de amor, e o fim confuso e cheio de dor.

Me impressionou a franqueza do relato e o estilo próprio de contar a história com alusões à ficção científica, mitos e à relações hétero, creio que numa tentativa de identificação do ocorrido.

Super recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Bru 09/04/2023

"Não importa o quanto você ama alguém, como você sobrevive ao passar dos dias?"
Esse livro é mais do que só um livro, é uma experiência. Ao relatar sua vivência dentro de um relacionamento queer abusivo, a autora viaja entre analogias, metáforas, ficção e realidade, ciência e religião, filmes, músicas, histórias reais e mitos, e tudo mais que se possa pensar, na busca de constituir a imagem de uma casa, uma pessoa, um relacionamento. Não consigo colocar em palavras todos os sentimentos evocados durante a leitura, só digo que a leitura vale muito a pena, muito mesmo!
comentários(0)comente



cecí 11/05/2023

Na casa dos sonhos
Acho injusto dar nota pra essa leitura porque parece que a gente como leitor valida toda a vivência da carmen... de alguma forma é isso mesmo que acontece.
livro importantíssimo, nao adianta a gente bater a tecla no óbvio se quase nunca somos validadas. fico feliz demais que hoje em dia ela esteja bem e feliz casada com a val!!!
comentários(0)comente



Julia Ledra 12/05/2023

"Se você fizer silêncio sobre sua dor, eles vão te matar e ainda dizer que você gostou" - Zora Neale Hurston
Eu poderia fazer uma dissertação inteirinha falando sobre esse livro, mas vou ser breve:

Esse é o tipo de livro que te impacta e não sai da tua cabeça.

É o tipo de livro que tu termina de ler e já quer ler de novo de tão lindo que foi.

É o tipo de livro que muda a tua perspectiva do mundo pra sempre, que se torna uma referência pra quando tu vai falar sobre o assunto que ele aborda.

É o tipo de livro que eu vou considerar um dos meus favoritos da vida
comentários(0)comente



Renan 12/05/2023

Muito doido como a autora narra o abuso em todas as suas formas do início ao fim de forma que você não consegue não se colocar no lugar dela. Livro maravilhoso e também doloroso.
comentários(0)comente



Marcela Fregonesi 15/05/2023

A temática abordada (relacionamento abusivo entre duas mulheres) foi muito bem explorada, por mais que parecesse obvio que isso podia acontecer e que acontece, eu nunca tinha parado pra pensar nisso especificamente. Acho que a autora foi muito corajosa em colocar sua própria experiência e suas inseguranças mais profundas que provavelmente explicam o porquê dela ter se colocado em uma situação dessas.
Gostei muito da maneira que foi escrita, por mais que em alguns momentos eu tenha achado que o material adicional, por mais rico e importante que fosse, atrapalhou um pouco o andamento e deixou certos pontos meio repetitivos.
O único ponto que achei bem chato foi ela ter essa necessidade de especificar qual ?tipo de lésbica? as mulheres eram (butch ou femme) como se só existissem esses dois tipos, além de que parecia ser contraditório com o que ela vinha falando sobre os esteriótipos. Também fiquei confusa sobre o uso da palavra lésbica em certos momentos do livro.
Por fim, fico muito agradecida por ela ter abordado um tema assim e escancarado uma realidade que a gente muitas vezes não enxerga, tendo a responsabilidade de esclarecer as intenções e compartilhar obras que a ajudaram a escrever esse livro no posfácio.
comentários(0)comente



Zé Guilherme 31/05/2023

Pesadelos cotidianos.
Que livro denso, complexo e poético. A escrita da Carmen Maria Machado te leva por um labirinto íntimo de memórias, resgatando a sensação incômoda de que você não deveria estar descobrindo aquela história.

Um tratado sobre violência doméstica e pesadelos prosaicos, que acabam vindo de lugares de segurança aparente. Daquelas leituras que podem ser descritas como um ?soco na mente? pela coragem. Surpreendente.
comentários(0)comente



191 encontrados | exibindo 121 a 136
1 | 2 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13