Na casa dos sonhos

Na casa dos sonhos Carmen Maria Machado
Carmen Maria Machado

Resenhas - Na casa dos sonhos

Lucas 26/08/2023

A realidade é mais cruel.
Por tudo que autora evidencia no livro, a pessoa percebe como é necessário que histórias como essas sejam contadas.

"A ironia [...] é que pessoas queer precisam desse marketing positivo. Para lutar por direitos que não temos, para manter aqueles que conquistamos." Esse trecho do livro é perfeito para ilustrar como os erros das pessoas LGBTQIA+ são levados a proporções muito maiores na sociedade se comparado com os cometidos por heterossexuais cisgêneros, a imagem que temos que "vender" para o público deve ser perfeitinha e dentro dos padrões estabelecidos pela maioria para que os nossos direitos não sejam questionados e ameaçados.

A comunidade LGBTQIA+ foi e continua sendo alvo de diversos ataques, seja de cunho homofóbico, transfóbico, entre outros tipos, então a pessoa queer escolher focar somente no lado positivo da sua vivência é quase como um escape. No entanto, somos humanos como qualquer indivíduo e pessoas ruins estão em todo lugar, independente da orientação sexual e gênero. Sendo assim, o relato do relacionamento queer abusivo vivenciado por Carmen é importante para que outras vítimas em situações similares possam se identificar e tomar providências mais efetivas e de maneira mais rápida, o que não foi o caso da autora.

A estrutura do livro (as mudanças de estilo, os capítulos ultra curtos) fez com que eu não me conectasse tanto durante a leitura, porém a sua importância é inegável.

mimi0 21/10/2023

Na hora certa
Quero começar essa resenha dizendo que o livro não me tocou como uma mulher queer mas sim como uma mulher. Obviamente eu espero que o livro possa ser lido e aproveitado pelo o público alvo que a autora quis tocar, mas também por todas as mulheres que tiveram que passar por uma experiência assim.

Sai de um relacionamento abusivo meses depois de começar minha leitura, e poder ter uma mulher falar tão abertamente sua experiência sem poupar suas palavras fez muito bem pra mim. Muitas coisas que eu nunca tive coragem de pensar, que eu não pude falar foram expressadas nesse livro e ao mesmo tempo que me dói tanto também me traz um conforto muito grande ver uma mulher fazer o que eu não posso e não tenho coragem.

Mari 14/12/2023

Uma frase
Esses dias estava vendo, em uma rede social, as pessoas comentando sobre frases que fizeram elas lerem livros, pois bem, esse foi o meu livro incentivado por uma frase. O livro é bom, muito bem escrito, mas pesado, e não é pra ser leve. A Carmen traz em seu livro uma parte de sua história pessoal e também citações e referências de suas pesquisas sobre o assunto. Eu, como mulher cis hétero, não tenho um lugar de fala sobre o assunto, mas uma coisa eu sei: a violência contra a mulher acontece em todo tipo de relacionamento e deve sim ser tratada para que vítimas não se sintam mais sozinhas do que se sentem e com mais medo de denunciar.
Através de metáforas, Carmen escreve sobre o relacionamento abusivo que viveu.

Na 09/01/2024

Absorvi a leitura aos poucos
Foi uma leitura extremamente demorada porque digeri cada página aos poucos. Me identifiquei com muitas, outras tive raiva, outras crise de riso. É um livro que escancara as várias faces de um relacionamento problemático entre mulheres e como isso nos afeta mental e
emocionalmente.
Recomendo o livro, tenho vários trechinhos marcados por aqui.

Anna 14/01/2024

Fantástico
Carmen nos faz explorar un emaranhado de memórias e dores, trazendo, ao final, o conforto e a beleza de suas palavras.
Uma leitura surpreende sobre um relacionamento queer abusivo.
Deixo aqui um trecho que talvez tenha sido o meu favorito:

"(Nostalgia) Só porque e agudez da tristeza arrefeceu, nao significa que essa mesma tristeza não foi insuportável. Significa apenas que o tempo e o espaço, criaturas de proporções e generosidade infinitas, se interpuseram entre vocês e hoje te protegem como no passado não puderam."

Stella 04/02/2024

Uma leitura diferente!
Uma história que transita entre os passados: da autora, do seu relacionamento abusivo e de tantas outras personagens que sofreram violência psicológica.
Difícil não se perceber/identificar dentre os seus relatos.
Sem dúvidas, uma leitura tocante.

samuelxgr 29/02/2024

Comecei a ler esse totalmente às cegas e realmente não me sinto no direito de fazer uma resenha, já que trata de pontos que jamais irei entender. porém, alguns eu pude sentir de alguma forma. a leitura é bem fluida e me senti um amigo da autora. provavelmente não irei ler novamente tão cedo pela densidade emocional, mas só tenho que agradecer por ter encontrado essa obra do absoluto nada.

taypyx 08/03/2024

"mas a natureza do silêncio do arquivo pressupõe que as narrativas de determinadas pessoas, e suas nuances, sejam engolidas pela história; só vemos as narrativas que se destacam porque são obscenas o suficiente para conquistar a atenção da maioria."

monica pottratz 22/03/2024

Casa dos Sonhos
Eu achei incrível a forma como o livro foi escrito, a história de prende de uma forma única e te mostra dados de outros casos semelhantes. A história da Carmen e toda sua trajetória até ocorrer o desfecho com a mulher da casa dos sonhos é muito triste, a forma como ela era tratada, ninguém merece passar por isso (muitos menos ouvir tal coisas da pessoa que você mais ama).

cressidadoaudiovisual 06/05/2024

In(tensa)
Nunca tinha visto um livro que abordasse sobre violência doméstica em relacionamento entre duas mulheres, esse foi o primeiro. No livro a autora cita muito isso também, a falta de referências desse tema enquanto ela passava tudo o que passou. Apesar da falta de atenção nesses casos, não podemos dizer que são histórias raras, sendo parte da comunidade e com um ciclo de amizade quase que completamente sáfico, a gente sabe que isso não é algo tão distante, mas de fato pouco discutida ou sequer levada a sério. Além disso, as pessoas não levam a sério violência doméstica quando o agressor não te violenta fisicamente, qualquer que seja o gênero, e isso é outro descaso.

Não sei como retratar obra de forma tão fiel ao que senti, a leitura foi tenra, ora suave, ora pesada, sofrida e confusa, muito confusa. Confesso que foi algo que achei interessante, pois trouxe ainda mais essa sensação de "perdida" pro contexto da principal.

Também gosto muito de como ela descreve com detalhes cada cena, me faz atravessar pelo momento, me imaginar exatamente onde ela está se recordando de estar.

Por fim, a melhor parte durante todo o livro, foi perceber que finalmente estava acabando e consequentemente o relacionamento merda delas indo embora junto.

O alívio começa a vir lá pela página 200, mas as 200 páginas anteriores também valem a pena. É um livro que vale a pena ser lido e discutido.

Augusto Neto 12/05/2024

Na Casa dos Sonhos" é um livro de memórias, em que a autora relata a sua vivência em um relacionamento abusivo com sua namorada.
O livro é estruturado de uma forma experimental e poética. Uma das discussões que achei interessante foi sobre a "violência do arquivo" e como isso afeta pessoas queer.
Achei o livro excelente em todos os quesitos

nileverino 27/05/2024

Sinto não ter conhecido esse livro antes, mesmo me considerando antenado aos debates queer mais controversos (ora, humanos!), a leitura foi um prazeroso choque de realidade. Carmen não escreveu um livro para mostrar "isso existe! aqui estão as estatísticas!" mas para inserir você em sua história real - usando como artifício a 2º pessoa - a fim de que ela se mostre, e se torne, verdadeira por empatia. Casos de abuso feminino (aqui estendido aos lésbicos, um irônico destino ao quadrado) são "escritos em areia", como diz Brit Mandelo e é brilhantemente lembrado no posfácio. É indispensável, pois, nos agarrarmos a esses relatos vívidos, embora tímidos e inicialmente receosos, para nos ancorarmos como pessoas queers humanas, imperfeitas e sujeitas aos percalços da con(mal)dição humana dentro e fora de nossa própria comunidade.

Céus, o que falar da escrita maravilhosa de Carmen? Com a divisão em "The Dream House as ..." (A Casa Dos Sonhos como...), é possível brincar de boneca, no mundo da fantasia, onde cada acontecimento pode ser esticado ao ridículo. Há momentos interativos em certas partes que buscam brincar com a "obediência" do leitor, e ao mesmo tempo questionar nossas reações equiparadas ou não às de Carmen, em seu contexto de abuso. Agridoce que seja, o que encontra-se não é a traição carnal que seria, portanto, mais tangível; mas o do companheirismo, do implícito pacto queer, consideravelmente mais dolorido.

A Mulher Da Casa Dos Sonhos vem como um alerta a essa estatística invisível e à espreita. Nos urge a olhar friamente (que crie-se coragem) aos nossos lados, mesmo àquele de lençóis mornos da recente ausência em nossas camas. Pede que gritemos (ainda que baixinho, nos ouvidos receptivos) sobre a dor lavanda de amar a ideia de um amor igualitário e ser terrivelmente decepcionado.

glendsx 23/06/2024

Um lacre
Denso. criativo. pioneiro. gostei de como a história parecem ser vários retalhos costurados uns aos outros, das diferenças de pontos de vista e de como ela explorou as diversas formas de contar uma história que não é muito contada, isso adiciona uma nota de confusão e falta de definição pra algo que é justamente o que carmen descrevia sentir.

"só porque a agudez da tristeza arrefeceu, não significa que um dia essa mesma tristeza não foi insuportável. significa apenas que o tempo e o espaço, criaturas de proporções e generosidades infinitas, se interpuseram entre vocês, e hoje a protegem como no passado não puderam."