Na casa dos sonhos

Na casa dos sonhos Carmen Maria Machado
Carmen Maria Machado

Resenhas - Na casa dos sonhos

yanaspaula 19/01/2023

Livro muito bom. Traz reflexões muito importantes sobre relações de abuso na comunidade LGBT - mais especificamente no recorte lésbico, como a autora deixa bem claro.

O capítulo livro-jogo me surpreendeu de uma maneira que eu ainda não tinha experimentado em uma leitura no Kindle antes. Muito interessante como o dispositivo foi configurado pra representar esse capítulo.

O """"plot-twist""""" me fez dar uma gargalhada medonha. Tem outro nome pra isso por aqui :v

Sofia.Vitorino 01/02/2023

incrível. não consigo descrever com outra palavra que não seja essa.

o que mais gostei nesse livro foi a forma que tudo foi contado, de um jeito extremamente doloroso e poético. as analogias com a casa dos sonhos foram muito bem colocadas, e as referências citadas sao ótimas, para mim só agregaram na história.

é tudo muito triste, mas não deixa de ser uma leitura indispensável para qualquer mulher. favoritasso da vida

Jessyca68 01/03/2023

É uma leitura difícil de ser lida, demorei mais tempo do que o esperado, pq passava dois dias ou mais para digerir. Sendo que se você passou por uma situação de rel*c*o ab*s*v* sugiro que não leia. É real, qd você é dependente emocional de alguém, não consegue vê que aquilo está te fazendo mal e você se afasta dos seus amgs. Esse livro é uma autobiografia, não imaginava que poderia acontecer situações com casais lésbicos e esse livro fez enxergar que existe essa possibilidade sim. Então te recomendo mas cuidado pois tem muito gatilho. É uma leitura forte.

Vitoria 25/03/2023

"É parecido com o que aconteceu com as pessoas que, depois de assistirem a Procurando Nemo, compraram peixes palhaço sem saber cuidar deles, e os peixes morreram. As vezes as pessoas amam uma ideia, mesmo que não saibam o que fazer com ela. Mesmo que só saibam fazer a pior coisa possível."

Luisa 06/04/2023

Deixei passar um bom tempo da leitura pra resenha, então vão ficar as memórias que tenho do que queria escrever assim que terminei :)

em a casa dos sonhos, carmen maria machado expõe seu relacionamento abusivo com mulher que inicialmente parecia, de fato, um sonho. ?ela não é a primeira mulher por quem você se apaixona, nem a primeira mulher que você beija, nem mesmo a primeira mulher com quem você transa. mas é a primeira mulher que deseja você desse jeito - com um quê de obsessão.?

carmen conta essa história de uma maneira muito única. os capítulos não seguem uma ordem cronológica, nem mesmo seguem a mesma estrutura: ?casa dos sonhos como um, casa dos sonhos como aula sobre o subjuntivo, casa dos sonhos como thriller de espionagem.?

ao longo do texto, ao narrar eventos felizes, tristes ou mesmo assustadores de seu relacionamento, por diversas vezes carmen destaca nas notas de rodapé o ?Motif-Index of Folk-Literature?, um catálogo de seis volumes dos mais variados elementos (se é que posso chamar assim) literários que se repetem em narrativas.

logo no prólogo, carmen deixa claro o quanto foi difícil identificar os absurdos desse relacionamento e os abusos da namorada, mesmo depois do fim, por falta de referências, pelo apagamento histórico de vivências queer. nas palavras dela, ?buracos que impedem que alguém encontre um contexto para si.?

fiquei me perguntando se o uso do motif-index poderia ser uma forma que ela encontrou de elaborar o abuso vivido, como uma referência alternativa entre várias outras que ela cita, em filmes, livros, etc. que a ajudaram a perceber o que aconteceu já que havia a dificuldade da pouca referência de abuso em relacionamentos queer (na literatura, no cinema, em estudos, enfim).

pra não prolongar ainda mais essa resenha, eis meu resumo: a casa dos sonhos é um livro brutal, muitíssimo bem escrito e merece ser amplamente lido. fiquei realmente encantada com a escrita da carmen e tenho certeza que esse livro vai ficar na minha cabeça por um bom tempo.

nobreganaama 01/06/2023

Leitura diferente
A narrativa desse livro foi bem diferente de tudo que já li.
A forma como a autora coloca você como personagem é muito interessante.

A temática é um relacionamento sáfico abusivo e pode ativar alguns gatilhos para quem já passou por algum tipo de situação assim.

Gostei da leitura, recomendo.

Lucas 26/08/2023

A realidade é mais cruel.
Por tudo que autora evidencia no livro, a pessoa percebe como é necessário que histórias como essas sejam contadas.

"A ironia [...] é que pessoas queer precisam desse marketing positivo. Para lutar por direitos que não temos, para manter aqueles que conquistamos." Esse trecho do livro é perfeito para ilustrar como os erros das pessoas LGBTQIA+ são levados a proporções muito maiores na sociedade se comparado com os cometidos por heterossexuais cisgêneros, a imagem que temos que "vender" para o público deve ser perfeitinha e dentro dos padrões estabelecidos pela maioria para que os nossos direitos não sejam questionados e ameaçados.

A comunidade LGBTQIA+ foi e continua sendo alvo de diversos ataques, seja de cunho homofóbico, transfóbico, entre outros tipos, então a pessoa queer escolher focar somente no lado positivo da sua vivência é quase como um escape. No entanto, somos humanos como qualquer indivíduo e pessoas ruins estão em todo lugar, independente da orientação sexual e gênero. Sendo assim, o relato do relacionamento queer abusivo vivenciado por Carmen é importante para que outras vítimas em situações similares possam se identificar e tomar providências mais efetivas e de maneira mais rápida, o que não foi o caso da autora.

A estrutura do livro (as mudanças de estilo, os capítulos ultra curtos) fez com que eu não me conectasse tanto durante a leitura, porém a sua importância é inegável.

mimi0 21/10/2023

Na hora certa
Quero começar essa resenha dizendo que o livro não me tocou como uma mulher queer mas sim como uma mulher. Obviamente eu espero que o livro possa ser lido e aproveitado pelo o público alvo que a autora quis tocar, mas também por todas as mulheres que tiveram que passar por uma experiência assim.

Sai de um relacionamento abusivo meses depois de começar minha leitura, e poder ter uma mulher falar tão abertamente sua experiência sem poupar suas palavras fez muito bem pra mim. Muitas coisas que eu nunca tive coragem de pensar, que eu não pude falar foram expressadas nesse livro e ao mesmo tempo que me dói tanto também me traz um conforto muito grande ver uma mulher fazer o que eu não posso e não tenho coragem.

Mari 14/12/2023

Uma frase
Esses dias estava vendo, em uma rede social, as pessoas comentando sobre frases que fizeram elas lerem livros, pois bem, esse foi o meu livro incentivado por uma frase. O livro é bom, muito bem escrito, mas pesado, e não é pra ser leve. A Carmen traz em seu livro uma parte de sua história pessoal e também citações e referências de suas pesquisas sobre o assunto. Eu, como mulher cis hétero, não tenho um lugar de fala sobre o assunto, mas uma coisa eu sei: a violência contra a mulher acontece em todo tipo de relacionamento e deve sim ser tratada para que vítimas não se sintam mais sozinhas do que se sentem e com mais medo de denunciar.
Através de metáforas, Carmen escreve sobre o relacionamento abusivo que viveu.

leobalarin 31/12/2023

NA CASA DOS SONHOS
Mais um livro que dá aquele soco na sua cara, estômago e faz a gente refletir sobre todas as relações.

A autora conta memórias de um relacionamento abusivo que viveu com outra mulher, e acho que esse um ponto alto, pois a relação abusiva sempre vem a memória com o recorte de relações heterossexuais, e ser uma pessoa LGBTQIAPN+ e ver que isso também é uma realidade e que as vezes a gente deixa de enxergar, ou finge que não existe, causa ainda mais desconforto.

A narrativa é perfeita, a forma com que tudo é contato faz de fato a gente viver e sentir toda a angustia vivada por ela enquanto dentro dessa relação, toda sua fraqueza, seu medos, suas ansiedades e o quanto as pessoas se sentem diminuídas a ponto de aceitar viver relações assim.

Possui gatilhos de violências físicas e psicológicas, então fica o alerta.

Como última leitura de 2023, acho que fechei o ano com um livro incrível e sem dúvidas uma leitura marcante e um dos livros favoritos do ano.

Na 09/01/2024

Absorvi a leitura aos poucos
Foi uma leitura extremamente demorada porque digeri cada página aos poucos. Me identifiquei com muitas, outras tive raiva, outras crise de riso. É um livro que escancara as várias faces de um relacionamento problemático entre mulheres e como isso nos afeta mental e
emocionalmente.
Recomendo o livro, tenho vários trechinhos marcados por aqui.

Anna 14/01/2024

Fantástico
Carmen nos faz explorar un emaranhado de memórias e dores, trazendo, ao final, o conforto e a beleza de suas palavras.
Uma leitura surpreende sobre um relacionamento queer abusivo.
Deixo aqui um trecho que talvez tenha sido o meu favorito:

"(Nostalgia) Só porque e agudez da tristeza arrefeceu, nao significa que essa mesma tristeza não foi insuportável. Significa apenas que o tempo e o espaço, criaturas de proporções e generosidade infinitas, se interpuseram entre vocês e hoje te protegem como no passado não puderam."

Stella 04/02/2024

Uma leitura diferente!
Uma história que transita entre os passados: da autora, do seu relacionamento abusivo e de tantas outras personagens que sofreram violência psicológica.
Difícil não se perceber/identificar dentre os seus relatos.
Sem dúvidas, uma leitura tocante.