Na casa dos sonhos

Carmen Maria Machado

Resenhas - Na casa dos sonhos

esmedry 28/06/2022

vibe pesada
um livro bem escrito, narrando uma personagem que passa por um relacionamento abusivo, mas por ser um tema difícil e ruim, não me senti mt bem lendo

Ju 06/07/2022

nunca li nada parecido e foi uma das melhores experiências q já tive
sendo mulher q passou por um relacionamento abusivo com outra mulher me senti representada e ouvida de uma forma que nunca havia ocorrido
a escrita da autora é linda e apavorante ao mesmo tempo,assim como a situação trazida pelo livro
um dos melhores do ano com certeza,que nossas histórias sejam sempre ouvidas

Camila 23/09/2022

Na casa dos sonhos, de Carmen Maria Machado, é um livro de memórias em que a autora relata suas vivências em um relacionamento abusivo com outra mulher. Nesse cenário, através de uma escrita poética e repleta de referências e metáforas, Carmen demonstra desde o início cheio de sonhos até o final doloroso e confuso do relacionamento.

Através da escrita, a autora também faz uma análise cultural e sociológica sobre uma questão pouco debatida: a existência de relacionamentos abusivos entre pessoas do mesmo gênero.

Contém gatilhos de relacionamento abusivo e violência.

"?Sentir-se em casa? se torna uma expressão mais próxima de ?a casa sempre ganha?. Em vez de apontar para uma estrutura compartilhada que oferece abrigo, significa que a pessoa que manda na casa está protegida; todas as outras estão correndo risco."

A escrita da autora é poética e coloca o leitor como principal autor da ação ("você faz isso), o que torna a leitura mais imersiva. Os capítulos são curtos e rápidos de ler. Porém, diante da narrativa crua das violências sofridas pela autora, pode não ser um livro rápido de ler. Precisei fazer várias pausas durante a leitura para absorver alguns capítulos.

A autora também traz análises sobre as violências que ocorrem dentro dos relacionamentos queer e da forma como a sociedade, muitas vezes, visualiza e interpreta essa violência. É uma leitura muito importante, tanto para quem faz parte da comunidade LGBTQIA+ quando para quem não. Foi meu primeiro contato com a escrita da Carmen Maria Machado e, com certeza, favoritado.

Jessika 28/09/2022

meu deus que aflição
esse livro inteiro é uma sirene de carro de polícia piscando e fazendo zuada até você ficar doido

o tamanho do bucho em que essa coitada se enfiou meu deus (quem já viveu sabe e quem não viveu nem queira

é isto na comunidade lgbtqiap+ tem muito relacionamento abusivo sim

se liguem viu

Lud 05/12/2022

Difícil até achar o que dizer sobre este livro. Acho um assunto muito necessário, já que pouco se fala sobre relações abusivas entre casais do mesmo gênero (ainda mais entre duas mulheres). Porém a escrita da autora é muito interessante, a maneira como ela escolhe narrar os fatos (no começo é um pouco confuso, mas depois acostuma), em alguns momentos até permitindo ao leitor escolher um ou outro caminho da história. Enfim, é uma história indigesta de ler, revoltante e tal, porém achei a maneira de contá-la muito criativa e acho que precisamos falar mais sobre relações como essas pra abrir os olhos das pessoas.

Thai 18/12/2022

Esse livro é essencial, proporciona reflexões e afeto intenso. A autora conta sua história através de forma não linear, surpreendendo o leitor. Indico a todas as pessoas essa experiência literária.

Lara 30/12/2022

gostei da sinceridade e do jeito poético que a autora conta os anos de violência que ela passou. Acho mt necessário um livro assim porque, como ela disse em um capitulo, historias como a dela são apagadas muitas vezes, por muitos motivos. Que bom que ela encontrou a sua voz. E vai se f****,Mulher da Casa dos Sonhos

Lyaria 05/01/2023

Profundo, pesado e cheio de gatilhos. Uma história muito necessária e dolorida, que todos que passam ou passaram por um relacionamento assim posso ler esse livro e entender que é possível se reconstruir

acpaesa 08/01/2023

O livro traz a experiência real da autora dentro de uma relação abusiva, os relatos são bem pesados em alguns momentos e o leitor (que já passou por alguma situação parecida) acaba se identificando bastante, como foi o meu caso. Demorei algumas semanas pra concluir essa leitura porque em diversos momentos tive alguns gatilhos que me deixavam mal. Não gostei da forma como as situações foram apresentadas, parecia um pouco confuso, mas entendi a proposta da autora em fazer dessa forma.
Gostaria de apresentar este livro pras pessoas que estão presas dentro de uma relação tóxica pra que elas consigam enxergar o processo de libertação porque é muito importante que as pessoas entendam que isso pode mudar pois estão tendo contato com uma situação real e que hoje já não existe mais porque a autora conseguiu ser forte e se livrar desse sofrimento.

yanaspaula 19/01/2023

Livro muito bom. Traz reflexões muito importantes sobre relações de abuso na comunidade LGBT - mais especificamente no recorte lésbico, como a autora deixa bem claro.

O capítulo livro-jogo me surpreendeu de uma maneira que eu ainda não tinha experimentado em uma leitura no Kindle antes. Muito interessante como o dispositivo foi configurado pra representar esse capítulo.

O """"plot-twist""""" me fez dar uma gargalhada medonha. Tem outro nome pra isso por aqui :v

Sofia.Vitorino 01/02/2023

incrível. não consigo descrever com outra palavra que não seja essa.

o que mais gostei nesse livro foi a forma que tudo foi contado, de um jeito extremamente doloroso e poético. as analogias com a casa dos sonhos foram muito bem colocadas, e as referências citadas sao ótimas, para mim só agregaram na história.

é tudo muito triste, mas não deixa de ser uma leitura indispensável para qualquer mulher. favoritasso da vida

Jessyca68 01/03/2023

É uma leitura difícil de ser lida, demorei mais tempo do que o esperado, pq passava dois dias ou mais para digerir. Sendo que se você passou por uma situação de rel*c*o ab*s*v* sugiro que não leia. É real, qd você é dependente emocional de alguém, não consegue vê que aquilo está te fazendo mal e você se afasta dos seus amgs. Esse livro é uma autobiografia, não imaginava que poderia acontecer situações com casais lésbicos e esse livro fez enxergar que existe essa possibilidade sim. Então te recomendo mas cuidado pois tem muito gatilho. É uma leitura forte.

Vitoria 25/03/2023

"É parecido com o que aconteceu com as pessoas que, depois de assistirem a Procurando Nemo, compraram peixes palhaço sem saber cuidar deles, e os peixes morreram. As vezes as pessoas amam uma ideia, mesmo que não saibam o que fazer com ela. Mesmo que só saibam fazer a pior coisa possível."