Na casa dos sonhos

Na casa dos sonhos Carmen Maria Machado
Carmen Maria Machado

Resenhas - Na casa dos sonhos

Cleany 21/09/2023

Autobiografia, ensaio, conto. "na casa dos sonhos" não é nada do que eu esperava e consegue ser muito mais. definir esse livro como "uma história sobre um relacionamento abusivo" seria deixar de fora a maior parte do que ele realmente é: um livro sobre partidas, mas também sobre encontros - encontros consigo mesma, com a história. riquíssimo em referências, poético e triste. uma reflexão profunda sobre uma vida.

"Será que esse é o fim da história? O avanço inconsequente e ruidoso do tempo?
Há um conto folclórico panamenho que termina assim: 'Meu conto só chega até aqui; ele termina, e o vento o leva embora'. Esse é o único final verdadeiro que existe.
Às vezes você precisa contar uma história, e em dado momento você precisa parar".

Bru 09/04/2023

"Não importa o quanto você ama alguém, como você sobrevive ao passar dos dias?"
Esse livro é mais do que só um livro, é uma experiência. Ao relatar sua vivência dentro de um relacionamento queer abusivo, a autora viaja entre analogias, metáforas, ficção e realidade, ciência e religião, filmes, músicas, histórias reais e mitos, e tudo mais que se possa pensar, na busca de constituir a imagem de uma casa, uma pessoa, um relacionamento. Não consigo colocar em palavras todos os sentimentos evocados durante a leitura, só digo que a leitura vale muito a pena, muito mesmo!

Dija Darkdija 11/09/2023

A casa dos sonhos como resenha
Primeiramente, há que se elogiar a estrutura narrativa. Os títulos dos capítulos não devem ser ignorados, dão pistas essenciais para a leitura de cada parte. Depois, comenta-se do tema, que apesar de cada vez mais alta, aqui é abordado de uma perspectiva ainda pouco vista. Há representatividade queer. Há temas sensíveis. Há analogias inteligentes e eficientes. Há uma fluidez na escrita que se metamorfoseia em fluidez na leitura.

Recomendo demais.

anitalwz 16/06/2023

Foi uma leitura muito interessante, a história abordada de uma forma bastante imersiva, a escrita é poética e me deixou muito sensivel por se tratar de um tema delicado e doloroso que é o relacionamento abusivo.

Micheli Marques 27/08/2023

O livro retrata um relacionamento abusivo entre duas mulheres. Pra quem está de fora, sempre surge a pergunta, por que ela não sai desse relacionamento? Mas infelizmente, com essa leitura, vimos que não é tão simples. Achei um pouco complexo, pelo jeito poético da escrita da autora e pelas metáforas usadas, esse foi um dos motivos de ter demorado tanto para concluir a leitura.

Rodrigo.Souza 25/09/2021

na casa dos sonhos
Um livro que aborda um tema pouco comum, mas muito presente, na vida de pessoas lgbt: o relacionamento abusivo. A autora nos envolve na narrativa com capítulos curtos e que mesclam narração e breves análises de como o tema é tratado em outras obras da literatura e do cinema. O final é surpreendente.

esmedry 28/06/2022

vibe pesada
um livro bem escrito, narrando uma personagem que passa por um relacionamento abusivo, mas por ser um tema difícil e ruim, não me senti mt bem lendo

yanaspaula 19/01/2023

Livro muito bom. Traz reflexões muito importantes sobre relações de abuso na comunidade LGBT - mais especificamente no recorte lésbico, como a autora deixa bem claro.

O capítulo livro-jogo me surpreendeu de uma maneira que eu ainda não tinha experimentado em uma leitura no Kindle antes. Muito interessante como o dispositivo foi configurado pra representar esse capítulo.

O """"plot-twist""""" me fez dar uma gargalhada medonha. Tem outro nome pra isso por aqui :v

Sofia.Vitorino 01/02/2023

incrível. não consigo descrever com outra palavra que não seja essa.

o que mais gostei nesse livro foi a forma que tudo foi contado, de um jeito extremamente doloroso e poético. as analogias com a casa dos sonhos foram muito bem colocadas, e as referências citadas sao ótimas, para mim só agregaram na história.

é tudo muito triste, mas não deixa de ser uma leitura indispensável para qualquer mulher. favoritasso da vida

Jessyca68 01/03/2023

É uma leitura difícil de ser lida, demorei mais tempo do que o esperado, pq passava dois dias ou mais para digerir. Sendo que se você passou por uma situação de rel*c*o ab*s*v* sugiro que não leia. É real, qd você é dependente emocional de alguém, não consegue vê que aquilo está te fazendo mal e você se afasta dos seus amgs. Esse livro é uma autobiografia, não imaginava que poderia acontecer situações com casais lésbicos e esse livro fez enxergar que existe essa possibilidade sim. Então te recomendo mas cuidado pois tem muito gatilho. É uma leitura forte.