Na casa dos sonhos

Na casa dos sonhos Carmen Maria Machado
Carmen Maria Machado

Resenhas - Na casa dos sonhos

Bruna Beatriz 21/11/2022

Carmen e seu livro já fazem parte de mim
obrigada bruna do passado por ter esperado e lido esse livro no momento certo na hora certa. obrigada obrigada!

gente eu não tenho nem estruturas p falar desse livro, o quanto ele foi/é especial p mim não existem palavras p expor. eu li ele rápido e não tão rápido pq ele é denso e profundo. mtas partes eu me identifiquei completamente com a autora. foi até um choque pq parecia que eu mesma estava escrevendo aquilo p mim.

foi um momento de descobertas, tapas na cara, reflexões e angustias. pois cada palavra me pegou de um jeito que eu não sei dizer aonde doeu mais, enfim, acho que se você é uma pessoa da comunidade vai se identificar e se encontrar como aconteceu comigo.

favoritado cinco estrelas!!!!

moara 10/12/2022

"será que esse é o fim da história? O avanço inconsequente e ruidoso do tempo?"
"às vezes você precisa contar uma história, e em dado momento você precisa parar."

Geo 12/12/2022

o texto que me deixou destroçada e ao mesmo tempo me ancorou

atacou meus gatilhos mais do q eu esperava

amandnnes 20/12/2022

A leitura contem gatilhos
Esse livro é ótimo, mas decidi não ir até o fim por questões pessoais. É um livro complicado para quem sofreu com relacionamento abusivo. Tem coisas que não precisamos reviver.

Cristiane 22/12/2022

"Se inviável é a correção, oportuno é o ponto final."
Essa obra me pegou de surpresa, pois não esperava que ela fosse me tocar tanto.
O modo como a escritora resolveu retratar uma fase difícil e triste de sua vida é tanto corajosa, quanto inspiradora.
Apesar do estilo de escrita ser diferente, é possível captar com facilidade o que cada capítulo quer contar.
Nesse livro, você se encanta, passa raiva, sente vontade de chorar, e quer ajudar a personagem principal, mas se sente de mãos atadas... A situação pesa mais a cada vez que nos damos conta de que tudo ali retratado aconteceu de fato.
Ninguém está livre de passar por situações como essa, e poder ler o relato de alguém que foi mais forte do que quem a oprimia, forte o suficiente para sair dessa situação, mesmo com toda a dificuldade que a mesma impõe, se torna um ponto de esperança para aqueles que precisam ser fortes para fazer o mesmo.
Recomendo demais esse livro, porém é necessário ter em conta que o mesmo é repleto de gatilhos, então se faz necessário ficar atento para o que você se julga capaz de enfrentar ou não.

ju 23/12/2022

nem sei por onde começar falando desse livro. de verdade. o quanto ele me deixou angustiada, de coração partido, jogada no chão com milhões de pensamentos não é pouco. o assunto abordado é muito importante e pouco falado, então, mesmo sendo uma leitura repleta de gatilhos, vale muito à pena e todos deveriam ler. me apaixonei pela escrita da carmen, me apaixonei pelo jeito que ela contou essa história (planos de ler todos os outros livros dela futuramente, inclusive). enfim, definitivamente é uma daquelas leituras que vai ficar com você por muito tempo, não tem como não ficar.

Evellyn257 17/10/2023

Uma narrativa diferenciada que no início me surpreendeu, principalmente a forma de apresentar os capítulos, mas logo me vi imersa na leitura sem conseguir parar. O tema é pesado, mas é necessário que esse tipo de história seja contada, uma vez que é mais comum do que imaginamos que aconteça e muitas vezes a vítima é descredibilizada, como a própria autora destaca.

Filósofo dos Livros 14/01/2023

O SONHO QUE SE TRANSFORMOU EM PESADELO
Recentemente, concluí a leitura do livro “Na Casa dos Sonhos”, escrito pela autora norte-americana Carmen Maria Machado. A obra fala de um tema delicado: R3l4ci0n4m3nt0 4bu5ivO entre pessoas do mesmo S3x0.

Muito se falou sobre esse tipo de relacionamento entre homem e mulher, sendo que a figura feminina sempre foi a vítima. Entretanto, a autora defende que, infelizmente, os 4bu505 também ocorrem entre homem e homem, como também entre mulher e mulher.

Na obra específica, Machado narrará sua experiência sofrida de maneira poética. O intuito não é romantizar a questão. Fica nítido que o seu passado recebeu marcas dolorosas sobre as quais é difícil conversar. Portanto, ela se utiliza de um estilo poético para conseguir mencionar e refletir sobre todas as dores vividas.

Todos os capítulos do livro recebem o título de “A casa dos sonhos e...”. No lugar das reticências sempre aparece alguma palavra que amplia o sentido de “A Casa dos Sonhos”. Diga-se de passagem, que a expressão não se refere a um local propriamente dito, mas é relativo às situações vivenciais da autora. O que deveria ser um sonho se tornou um grande pesadelo.

Como toda forma de relacionamento dessa espécie, Machado viveu momentos de alegria no início. Depois de algum tempo, a parceira revela sua verdadeira face. Porém, a vítima acostumada com uma breve felicidade e esperançosa de que tudo que viveu se perpetue não enxerga as mudanças e vai acolhendo o sofrimento sem grandes questionamentos. O processo de libertação é demorado.

Creio que a leitura dessa obra a partir das vivências de Machado podem nos iluminar a respeito de nossas relações e ainda ampliar nossa visão para que percebamos os 4bu505 em qualquer tipo de relacionamento. Portanto, recomendo a leitura especialmente em grupos para que as pessoas troquem experiências e possam se libertar de tudo aquilo que as fere.

site: https://www.instagram.com/filosofodoslivros1975/

Rodrigo 07/02/2023

uau
é um livro muito bem escrito que traz a tona um tema que poucas vezes vi retratado em qualquer mídia. ele tem umas partes interessantíssimas e geniais até, vale muito a pena a leitura!

Gabi® 17/02/2024

Recomendo a todas as mulheres que amam mulheres
Que livro!

Eu amei como a autora dividiu os capítulos e até mesmo como colocou uma espécie de jogo no meio da leitura.

Além da excelente escrita da autora, há muitas informações relevantes e menção a livros, filmes e artigos que, em algum momento, devemos ir atrás para ler e assistir.

Essa leitura é essencial para mulheres que amam mulheres e a recomendaria especialmente para as adolescentes que estão prestes a entrar na vida adulta.

Fiz muitas marcações nele e pretendo relê-lo em algum momento.

?Você aceita ir ao museu porque a arte sempre ajudou você a se equilibrar; a arte é um lembrete de que você é mais do que um corpo e sua respectiva magoa?.

Marita13 17/01/2024

Forte
De fato eu nunca havia lido um livro que falasse sobre abuso psicológico em relacionamentos LGBTQIAPN+ e como isso é um fator que deixa essa comunidade vulnerável! Achei uma leitura muito forte que mexe e como se assemelha a realidade, em alguns momentos fiquei "ai, que chato tudo msm enredo, pq a Carmen não acaba logo com isso?" e foi o mesmo sentimento que senti quando vivenciei isso em relação a uma amiga q estava passando por um relacionamento abusivo. Então sair de um relacionamento abusivo não é fácil e nunca vai ser, e tbm não é culpa da vítima está embebida nessa relação, a maneira que uma pessoa abusiva manipula é muito refinada, pagando na fragilidade da outra pessoa. Quem está de fora como amiga (o) é ser rede de apoio, de empoderar aquela pessoa, até que ela tenha autonomia de sair da relação tóxica.
A escrita da Carmen é muito profunda e não só pessoal, como também traz referências bibliográfica para o tema do livro. enfim muito bom, 4.5/ 5

Bru 09/04/2023

"Não importa o quanto você ama alguém, como você sobrevive ao passar dos dias?"
Esse livro é mais do que só um livro, é uma experiência. Ao relatar sua vivência dentro de um relacionamento queer abusivo, a autora viaja entre analogias, metáforas, ficção e realidade, ciência e religião, filmes, músicas, histórias reais e mitos, e tudo mais que se possa pensar, na busca de constituir a imagem de uma casa, uma pessoa, um relacionamento. Não consigo colocar em palavras todos os sentimentos evocados durante a leitura, só digo que a leitura vale muito a pena, muito mesmo!