Na casa dos sonhos

Carmen Maria Machado

Resenhas - Na casa dos sonhos

MarAlia 04/10/2022

A casa dos pesadelos.
Foi um baque, ainda mais para alguém que já viveu isso, os gatilhos me pegaram em cheio.
Mas tenho que enaltecer esse livro, tenho que enaltecer a importância de tudo que foi falado, cada minima vírgula foi extremamente importante e eu admiro muito a Carmem.
Sem contar que a dinâmica do livro é sensacional, eu recomendo ler se vc estiver com a cabeça preparada para assuntos de abuso domiciliar.

Sâm 09/10/2022

Um livro sobre a casa das memórias
Um livro que trança os fios da memória, dos fatos e da percepção.
Li no começo com empolgação depois fui desacelerando pois a história é um tanto quanto crítica e pesada, fui lendo mastigando aos poucos até o fim. Uma leitura que prende e que ao mesmo tempo que te deixa numa agonia absurda mas nos capítulos seguintes tudo se ameniza e fica na casa dos pesadelos vividos.
Escrita incrível, as metáforas usando "a casa" nos títulos me fez entrar na história e sentir tudo com as personagens. Um livrão, cheio de referências de filmes, séries e livros.
Visceral, uma das melhores leituras de 2022 com certeza.

Recomendo mas muito cuidado com os gatilhos de abuso físico, psicológico e moral.

Abaixo alguns trechos:

"às vezes uma história é destruída, às vezes ela sequer chega a ser dita"

"uma casa grande demais para se demolir com as próprias mãos; uma situação muito complexa ou muito opressora para que ela a domine sozinha."

"Sempre que ouvia que alguém era ?de casa? ou ?se sentia em casa?, expressões muito comuns, eu pensava que uma casa sempre fosse um lugar íntimo e seguro; Mas, na realidade, muitas vezes as expressões idiomáticas relacionadas à casa e suas variações significam o oposto de segurança e proteção."

Prof. Angélica Zanin 15/10/2022

Na casa onde não se sonha
Carmen, escritora premiada de contos, decide contar sua história de amor na Casa dos Sonhos. Uma mulher assumidamente queer, relação entre pessoas do mesmo gênero, jamais acreditou que estaria em um relacionamento abusivo. Demorou para perceber que era uma vítima de uma mulher agressiva, manipuladora, controladora, cuja violência não mancha a pele, mas destrói as entranhas. Percebe-se claramente que este tipo de violência, embora esteja muito associada ao homem, pode ocorrer com todos, independente do gênero. Fica evidente que é difícil escapar dessas relações, a pessoa se fragiliza, desacredita-se de si mesma com tantas críticas e violência verbal e torna-se dependente da dor e do desprezo. Mexe com quem lê, revela o pior de todos os assédios, aquele que faz você acreditar que é inferior, desprezível e uma vergonha para todos que a amam.

Milla 15/10/2022

El que me nombra, me rompe
As escolhas narrativas da Carmen quase me fizeram desistir dessa leitura, mas que bom que não consigo largar livros pela metade. Demorei para entender a delicadeza e criatividade das analogias utilizadas e depois que entendi a leitura fluiu muito bem.
Carmen em determinado momento do livro diz que atribuir linguagem a uma coisa para qual você não tem linguagem não é tarefa fácil... e de fato não é. Não é fácil compreender que o amor as vezes machuca mais que a dor, que a violência que você sofreu não é menor por não ter deixado um hematoma, convencer as pessoas que por mais pequena e feminina que sua parceira seja quando comparada a você é ela que te violentava... repetidamente, de diversas formas.
Esse livro trás uma história dolorida, mas que precisa ser contada. Invisibilizar a violência existente dentro do relacionamento de pessoas queers não faz com que elas não existam, mas fomentam sua perpetuação.

Bruna Beatriz 21/11/2022

Carmen e seu livro já fazem parte de mim
obrigada bruna do passado por ter esperado e lido esse livro no momento certo na hora certa. obrigada obrigada!

gente eu não tenho nem estruturas p falar desse livro, o quanto ele foi/é especial p mim não existem palavras p expor. eu li ele rápido e não tão rápido pq ele é denso e profundo. mtas partes eu me identifiquei completamente com a autora. foi até um choque pq parecia que eu mesma estava escrevendo aquilo p mim.

foi um momento de descobertas, tapas na cara, reflexões e angustias. pois cada palavra me pegou de um jeito que eu não sei dizer aonde doeu mais, enfim, acho que se você é uma pessoa da comunidade vai se identificar e se encontrar como aconteceu comigo.

favoritado cinco estrelas!!!!

moara 10/12/2022

"será que esse é o fim da história? O avanço inconsequente e ruidoso do tempo?"
"às vezes você precisa contar uma história, e em dado momento você precisa parar."

Geo 12/12/2022

o texto que me deixou destroçada e ao mesmo tempo me ancorou

atacou meus gatilhos mais do q eu esperava

amandnnes 20/12/2022

A leitura contem gatilhos
Esse livro é ótimo, mas decidi não ir até o fim por questões pessoais. É um livro complicado para quem sofreu com relacionamento abusivo. Tem coisas que não precisamos reviver.

Cristiane 22/12/2022

"Se inviável é a correção, oportuno é o ponto final."
Essa obra me pegou de surpresa, pois não esperava que ela fosse me tocar tanto.
O modo como a escritora resolveu retratar uma fase difícil e triste de sua vida é tanto corajosa, quanto inspiradora.
Apesar do estilo de escrita ser diferente, é possível captar com facilidade o que cada capítulo quer contar.
Nesse livro, você se encanta, passa raiva, sente vontade de chorar, e quer ajudar a personagem principal, mas se sente de mãos atadas... A situação pesa mais a cada vez que nos damos conta de que tudo ali retratado aconteceu de fato.
Ninguém está livre de passar por situações como essa, e poder ler o relato de alguém que foi mais forte do que quem a oprimia, forte o suficiente para sair dessa situação, mesmo com toda a dificuldade que a mesma impõe, se torna um ponto de esperança para aqueles que precisam ser fortes para fazer o mesmo.
Recomendo demais esse livro, porém é necessário ter em conta que o mesmo é repleto de gatilhos, então se faz necessário ficar atento para o que você se julga capaz de enfrentar ou não.

ju 23/12/2022

nem sei por onde começar falando desse livro. de verdade. o quanto ele me deixou angustiada, de coração partido, jogada no chão com milhões de pensamentos não é pouco. o assunto abordado é muito importante e pouco falado, então, mesmo sendo uma leitura repleta de gatilhos, vale muito à pena e todos deveriam ler. me apaixonei pela escrita da carmen, me apaixonei pelo jeito que ela contou essa história (planos de ler todos os outros livros dela futuramente, inclusive). enfim, definitivamente é uma daquelas leituras que vai ficar com você por muito tempo, não tem como não ficar.

Filósofo dos Livros 14/01/2023

O SONHO QUE SE TRANSFORMOU EM PESADELO
Recentemente, concluí a leitura do livro “Na Casa dos Sonhos”, escrito pela autora norte-americana Carmen Maria Machado. A obra fala de um tema delicado: R3l4ci0n4m3nt0 4bu5ivO entre pessoas do mesmo S3x0.

Muito se falou sobre esse tipo de relacionamento entre homem e mulher, sendo que a figura feminina sempre foi a vítima. Entretanto, a autora defende que, infelizmente, os 4bu505 também ocorrem entre homem e homem, como também entre mulher e mulher.

Na obra específica, Machado narrará sua experiência sofrida de maneira poética. O intuito não é romantizar a questão. Fica nítido que o seu passado recebeu marcas dolorosas sobre as quais é difícil conversar. Portanto, ela se utiliza de um estilo poético para conseguir mencionar e refletir sobre todas as dores vividas.

Todos os capítulos do livro recebem o título de “A casa dos sonhos e...”. No lugar das reticências sempre aparece alguma palavra que amplia o sentido de “A Casa dos Sonhos”. Diga-se de passagem, que a expressão não se refere a um local propriamente dito, mas é relativo às situações vivenciais da autora. O que deveria ser um sonho se tornou um grande pesadelo.

Como toda forma de relacionamento dessa espécie, Machado viveu momentos de alegria no início. Depois de algum tempo, a parceira revela sua verdadeira face. Porém, a vítima acostumada com uma breve felicidade e esperançosa de que tudo que viveu se perpetue não enxerga as mudanças e vai acolhendo o sofrimento sem grandes questionamentos. O processo de libertação é demorado.

Creio que a leitura dessa obra a partir das vivências de Machado podem nos iluminar a respeito de nossas relações e ainda ampliar nossa visão para que percebamos os 4bu505 em qualquer tipo de relacionamento. Portanto, recomendo a leitura especialmente em grupos para que as pessoas troquem experiências e possam se libertar de tudo aquilo que as fere.

site: https://www.instagram.com/filosofodoslivros1975/

Micheli Marques 27/08/2023

O livro retrata um relacionamento abusivo entre duas mulheres. Pra quem está de fora, sempre surge a pergunta, por que ela não sai desse relacionamento? Mas infelizmente, com essa leitura, vimos que não é tão simples. Achei um pouco complexo, pelo jeito poético da escrita da autora e pelas metáforas usadas, esse foi um dos motivos de ter demorado tanto para concluir a leitura.

Rodrigo 07/02/2023

uau
é um livro muito bem escrito que traz a tona um tema que poucas vezes vi retratado em qualquer mídia. ele tem umas partes interessantíssimas e geniais até, vale muito a pena a leitura!