A Bolsa Amarela

A Bolsa Amarela Lygia Bojunga

Resenhas - A Bolsa Amarela

Heloisa Souza 04/08/2023

Um livro infantil, bem fácil de ler, e que faz a gente repensar vários aspectos, principalmente a maneira que as crianças são tratadas, como se não fossem uma pessoa com vontades e desejos e pensamentos, enfim, achei bem didático.

biaelivros 02/08/2023

Uma jornada da imaginação de Raquel | A bolsa amarela
"Eu tenho que achar um lugar pra esconder as minhas vontades. Não digo vontade magra, pequenininha, que nem tomar sorvete a toda hora, dar sumiço da aula de matemática, comprar um sapato novo que eu não aguento mais o meu. Vontade assim todo o mundo pode ver, não tô ligando a mínima."

A personagem principal, Raquel se sente sufocada pelas expectativas impostas por seu a família e pela sociedade, o que a leva a esconder todos os seus desejos como: ser escritora, se tornar um garoto e a vontade de crescer dentro de uma
bolsa amarela, que acaba se tornando um refúgio onde ela pode ser ela mesma sem medo de julgamentos.

Eu estava ansiosa para começar a ler "A bolsa amarela", na época estava procurando um livro mais leve e me surpreendi com a leitura. A obra é realmente envolvente e no decorrer do livro podemos perceber que vai além de um simples leitura para crianças. Confesso que em alguns momentos eu fiquei perdi com os diálogos e com a narração, mas acredito que ainda sim vale a pena explorar essa obra de Lygia Bojunga Nunes, principalmente para quem está procurando uma leitura mais leva

Rachel124 01/08/2023

Fofinho
Livro mais fofo impossível, traz lições incríveis e ler na fase adulta mostra aspectos mais profundos. Recomendo para todas as idades

Fernanda 31/07/2023

É um livro maravilhoso, daqueles que não dá vontade de parar de ler e, que nos deixa triste de ter acabado.

Raquel é uma menina muito genial, com muita capacidade imaginativa e que vive muitas aventuras, criada só por ela.

O olhar delicado da Lygia para descrever situações que as crianças vivem é fantástico, um livro super indicado para educadores de maneira geral, principalmente aqueles com crianças por volta de 9 anos em casa.

Karol Souza 31/07/2023

Livros infantis são incríveis!
Livros infantis sempre passam uma mensagem importante, que te faz pensar.

Esse aqui não foi diferente. Lygia Bojunga acaba misturando fantasia e realidade durante a história, fazendo você ver que as vontades de cada um é importante e que você deve respeitar (mesmo quando são vontades de uma criança).

A Raquel é uma personagem incrível, com uma imaginação maravilhosa e que só quer que os outros prestem atenção nela, que escutem e respeitem as vontades dela.

O livro é curtinho e bem fácil de ler e mesmo sendo um livro infantil passa uma mensagem super importante.

Adriana.Karimi 30/07/2023

*E será que amarraram seus pensamentos?*
Essa é a história da Raquel com seus 3 desejos e sua bolsa amarela. Um dos desejos de Raquel era ser menino. E por incrível que pareça esse livro foi publicado na ditadura.
Esse livro tinha vontade de ler há anos. Pois quando eu tinha 9 anos minha mãe fazia pós graduação em literatura e eu vi esse livro na mão dela. Tive vontade de ler na época. Mas veja a ironia... ela me respondeu: Esse livro não é pra criança. Nessa época eu já estava dentro dessa história e nem sabia.

rylli 28/07/2023

A Bolsa Amarela
O quanto coisas fúteis e severas ditas por adultos, que aparentam não ser nada demais, pode significar para as crianças?

Nessa história somos apresentados a Rachel, uma criança muito criativa, mas que esconde em sua bolsa amarela seus 3 maiores desejos: a vontade de crescer, a de ser garoto e a de se tornar escritora. Vontades essas que, de forma muito divertida, podemos ver a forma que elas crescem e diminuiem de acordo com os pensamentos da menina. Mas por que ela as esconde? Exatamente por nunca ser levada a sério e ter sempre suas vontades e histórias esnobadas pelas "pessoas grandes".

Mas não é só essas três vontades que Rachel carrega em sua bolsa, ao decorrer da história somos apresentados a personagens adoráveis, frutos da fantástica criatividade dela, e acompanhamos tanto a história de cada um quanto aqueles diálogos que apenas crianças conseguem ter.

É um livro encantador, com uma escrita super simples e fluída, uma leitura muito gostosinha de acompanhar, não importa a idade que você tenha.

Taiysun 28/07/2023

Leitura flúida e incrível
Livros nacionais tem uma leitura muito gostosinha de ler. Esse livro carrega uma linguagem simples, e conta uma história muito linda.
Uma garota que se encontra tentando oprimir seus desejos e suas vontades, ela e outros personagens envolvidos.
No fim, basta apenas ser você mesmo.

malu 28/07/2023

Ler esse livro me levou a lugares e a pensamentos que não eram acessados em anos.
Lembro de o ter lido quando era criança, comprei por acaso e li numa manhã atoa, mas foi transformador. Quero guardar e dar para minha filha.

Zuarete 27/07/2023

.................................................................................................... não quero escrever ....................................................................................................

Marita13 26/07/2023

É uma leitura bem gostosinha sobre uma criança e como muitas vezes os adultos desvalidam ela. Fala tbm da inocência e fantasias que permeiam a infância, a bolsa amarela uma leitura bem bonitinha

Luluh_costah 24/07/2023

Vontades
Amo muito a escrita desse livro. Primeira vez que leio um livro da Lygia, e pretendo ler outros trabalhos dela tbm. Raquel me representa muito, muito mesmo, por essas vontades que engordam e engordam, esses sonhos e essa necessidade de questionar tudo. Acho que se um dia eu o ler de novo, sempre irá me tocar da mesma forma. Amo esse livro de mais.

saasa 22/07/2023

Tem meu coração
Se não me engano esse foi o primeiro livro que eu já li na vida e foi ele que me apresentou ao mundo literário.
li esse livro novamente recentemente e meu amor por ele continua. é um livro infantojuvenil que toca outras gerações e isso só mostra o quão bom esse livro é.

larincosta 22/07/2023

Revisitando minha criança interior
Depois de muito tempo resolvi reler esse livro, pois algo nele havia marcado a minha infância e pensei"o que fez a Lari de 10 anos gostar tanto dele?". Reli, compreendi e aos 23 anos me senti abraçada por esse livro. A bolsa amarela é aquele infanto juvenil que deixa os adultos impressionados, embora num primeiro momento possa parecer simples, ao longo da leitura percebemos reflexões profundas acerca de questionamentos que temos em nossas vidas. Leitura leve, que me fez revisitar e resgatar minha criança interior. Obrigada, Lygia Bojunga, por essa linda viagem.

Marlisom 21/07/2023

Que livro maravilhoso, esse livro aborda temas como a busca pela identidade, a liberdade de ser quem somos e a importância de enfrentar nossos medos para conquistar a felicidade.