A Bolsa Amarela

A Bolsa Amarela Lygia Bojunga

Resenhas - A Bolsa Amarela

cheledrum 21/06/2023

Obrigada clube do livro
Fazer parte de um clube do livro tem inúmeras vantagens e ler livros "improváveis" é uma delas. Dificilmente eu teria escolhido este livro e teria perdido a oportunidade de viajar por uma mundo tão belo e cheio de analogias. O livro é para criança mas Tb para adultos, idosos... para pessoas... principalmente para pessoas que querem manter o brilho no olhar

Alessandra 18/06/2023

A primeira vez que li a bolsa amarela eu era bem pequenina, não gostava de ser menina, queria ser artista e não queria ser gente grande não, que dava muito trabalho.
Reler esse livro mais de 10 anos depois mexeu com as estruturas aqui dentro. A adulta de hoje sente orgulho da criança que se inspirou na bolsa amarela pra correr atrás de seus sonhos ???

Naclaralinda 16/06/2023

Que livro
Um livro extremamente sensivel, com personagens APAIXONANTES. Resolvi começar a leitura por me indentificar com alguns sentimentos da personagem, e foi a melhor escolha que eu fiz.
Eu li em uma tarde, apesar da leitura meio arrastada (que foi o motivo pelo qual eu dei 4 estrelas). Obviamente eu favoritei ????????

Monica Quintal 16/06/2023

"A Bolsa Amarela já se tornou um "clássico" da literatura infanto-juvenil. É o romance de uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes vontades (que ela esconde numa bolsa amarela) - a vontade de crescer, a de ser garoto e a de se tornar escritora. A partir dessa revelação - por si mesma uma contestação à estrutura familiar tradicional em cujo meio 'criança não tem vontade' - essa menina sensível e imaginativa nos conta o seu dia-a-dia, juntando o mundo real da família ao mundo criado por sua imaginação fértil e povoado de amigos secretos e fantasias. Ao mesmo tempo que se sucedem episódios reais e fantásticos, uma aventura espiritual se processa, e a menina segue rumo à sua afirmação como pessoa."

Isso não é um livro, é terapia, é aula, é ensinamento. Que coisa mais linda, sensível, delicada. Estou impressionada com a capacidade de colocar tanto significado em passagens tão "infantis", tão imaginativas. Amei, amei, amei!

lelê 16/06/2023

?[?] gozado, eu também estava me sentindo um bocado leve.?
O livro é bom e é gostosinho de ler. não foi uma história que me impactou muito, mas acompanhar a protagonista se aceitando é bom.

Joao366 15/06/2023

É muito bom
Infelizmente eu não tive a sorte de um professor me passar para ler.

Recomendo para professores porem como livros paradidáticos pq é leve e a mensagem no final é muito bonita.

annieway 14/06/2023

Bolsa amarela e as vontades reprimidas
Depois de 8 anos eu reli esse livro, e sinceramente, não fez muita diferença na minha vida. Gostei do livro, é um livro com uma boa reflexão, mas acho que esperava algo diferente.
Não fede nem cheira e também não tenho uma opinião formada sobre ele.

Maya73 12/06/2023

Não é só sobre uma bolsa amarela, um galo de máscara, um galo que briga, um alfinete torto e uma menina com 3 vontades...
É muito mais que tudo isso.
É uma história legal, envolvente, leitura dinâmica livro curto, recomendo, é bom!!

lifestyleslala 10/06/2023

A BOLSA AMARELA ???
Esse foi o primeiro livro que li, na época eu não tinha muito contato com a leitura e achava que a questão literária era algo completamente chata e impossível, mas essa obra de fato mudou minha visão a respeito dos livros. Ótima leitura para pessoas que desejam mudar sua perspectiva a respeito da leitura, a personagem no mostra seu dia a dia de uma maneira completamente arrebatadora.

Kendra Quevedo 10/06/2023

Li quando era criança, na época amei, reli agora para meu filho, e me apaixonei novamente por esse livro que conta a história de uma menininha que queria quebrar padrões e era livre no mundo da imaginação.

Isabela.possamai 08/06/2023

A bolsa amarela
A história se passa na vida de uma garotinha sonhadora!que adora usar sua criatividade para criar sua realidade dentre todos os personagens presentes na história!

goddessmiau 05/06/2023

? leitura do livro para o projeto de extensão do curso de letras: "Entre contos e por todos os cantos vai se tecendo histórias".

[...] é o tipo de livro que eu queria ter lido quando criança, é fantástico e aborda assuntos muito importantes do relacionamento adulto x criança.

Camilly Displahs 04/06/2023

A bolsa amarela
Mais um livro que leio para a matéria de Literatura Infantojuvenil da faculdade. Me surpreendi muito por nunca ter ouvido falar nele na minha infância e pré-adolescência, não me lembro nem de ver na biblioteca da minha escola.

De qualquer forma, é um livro que com certeza trabalha muito a criatividade e o pensamento das crianças. Raquel (personagem principal) é à frente do seu tempo, possui 3 vontades: ser gente grande, ser menino e ser escritora.

A história trabalha com muitos elementos fantásticos, como galos, guarda-chuva, alfinete que falam e são grande amigos de Raquel, e trabalha muito o quanto a bolsa amarela é importante para todos eles.

Além disso, um fato muito interessante é que a autora também trabalhou com problemas reais que muitas crianças e adolescentes podem passar na sua própria família, por exemplo, a dificuldade de convivência com seus pais e irmãos, que sempre falavam que ela inventava histórias e nunca falava a verdade.

Acredito que se eu tivesse lido na minha pré -adolescência esse livro iria me marcar muito, de uma forma diferente. Hoje, me marcou também, de outra forma diferente, o que mostra que livros infantojuvenis também podem ser lidos por adultos.