A Bolsa Amarela

A Bolsa Amarela Lygia Bojunga

Resenhas - A Bolsa Amarela

NAthalle.Bezerra 24/04/2023

Que livro lindo!

A Lígia nos conta a história de uma menina, que em meio a complexidade da sua família, a falta de permissividade para ser ela mesma, e suas três maiores vontades, encontra no olhar imaginativo do mundo, outras possibilidades. E é através desse olhar, que a vida vai tomando outros rumos para a Raquel. É uma viagem incrível de auto conhecimento, de fantasia e de desejos, e de como eles são parte de quem somos.

Uma história infanto-juvenil, extremamente rica, leve, e potente.

linne 23/04/2023

Foi uma leitura deliciosa! É muito bom ver as coisas na perspectiva de uma criança, faz a gente refletir muito. Lindo!

Olívia 20/04/2023

Foi tão bom fazer essa leitura?
Raquel é uma menina cheia de personalidade mas com três grandes vontades: a vontade de crescer, a de ser garoto e a de se tornar escritora.

Nesse livro, o jeito que as crianças enxergam o mundo é retratado de uma maneira tão vívida, que foi como voltar no tempo.
Me identifiquei muito com a Raquel, que tem uma imaginação admirável. Além disso, acredito que para toda garota que era meio ?moleca?, sua vontade de ser garoto não foi uma surpresa, ainda lembro de quando lamentava para minha mãe que queria ter nascido menino, assim podendo brincar e se sujar sem encheção de saco.

A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga, é uma leitura leve e rápida para ser feita, recomendo para todos os públicos, ainda mais para adultos que gostariam de sentir um gostinho da infância mais uma vez.

LaAs74 20/04/2023

Super comenta esse livro um livro maravilhoso no começo você não vai entender mas quando você vai lendo você vê que é um livro muito bom super recomendo e conta a realidade só que de uma forma mais leve super indico para todos os leitores que já leu um tempo ou que está começando a ler agora

Rosana Miyata 17/04/2023

Um livro rapidinho de ler e bem gostoso.
Uma menina que não tem voz na sua família e que tem os seus conflitos internos (as suas três vontades) e que, a partir da escrita e da sua imaginação vai se autoconhecendo e entendendo as três vontades que ela tanto queria esconder de todos.

A autora vai colocando vários personagens durante a história e no final consegue interligar todos eles finalizando lindamente.

juliangel 16/04/2023

Livro infantil que serve para adultos
Me identifico tanto com a personagem principal que com a mensagem que o livro carrega sobre a construção familiar, tudo isso de uma forma leve e fofa de derreter seu coração

Passionksksks 11/04/2023

Eu adorei esse livro. É um livro muito fofo.
Adorei a dinâmica do livro, foi uma leitura bem confortável e me identifiquei muito com a protagonista
Recomendo

yuri 11/04/2023

Sempre as palavras doces de Lygia.
Cada livro de Lygia que tenho a oportunidade de ler saio com a mesma sensação de um conforto desalento.
A crítica em "A Bolsa Amarela" se vem para mim da forma como tratamos as crianças. Como não sabemos interpretar seus comportamentos, suas ideias, suas vontades e até seus limites.
Raquel é uma garota criativa, escritora, aventureira, pensadora e muito inteligente. Além de abordar sobre sua família, o livro também cita de forma implícita o machismo na criação de garotas, no que é de menino e o que é de menina e o que Raquel achava que não podia fazer por causa disso.
É uma leitura rápida, viciante, calorosa e reflexiva. Recomendado demais.

debs.lendo. 10/04/2023

Fofo
Se eu classificasse minhas estantes de livros que nem uma amiga minha, esse livro seria da estante: livros para eu ler prós meus futuros filhos.

Me identifiquei com umas vontades da Raquel que eu tinha quando pequena e ver como essas vontades de instalaram nela e a maneira que ela encontrou pra "emagrecer" elas foi lindo.

Sofia136 09/04/2023

Eu gostei muito desse livro. Super levinho e fofo.
Adorei a dinâmica do livro, os personagens e o enredo, principalmente. Gostei como a autora trouxe a visão da personagem principal e mostrou as ideias sobre o mundo dela; tbm gostei do modo que o enredo se desenvolveu, de como a personagem principal "mudou" as ideias.
Muito bom, super recomendo.

Alorrany1 09/04/2023

Eu gostei muito do livro me ajudo muito em uma fase complicada na minha vida, eu recomendo e acho que algumas pessoas vão se identificar com a protagonista.

Rayssa828 04/04/2023

É um clássico da literatura infantojuvenil brasileira que conta a história de uma menina chamada Raquel que tem um segredo muito importante, mas que tem muito medo de contar para alguém.

Para lidar com seus medos, Raquel cria uma bolsa amarela, onde guarda seus segredos e sonhos. Com o tempo, ela descobre a coragem dentro de si e aprende a lidar com seus medos de forma mais construtiva.

O livro é divertido e emocionante, e mostra que todos nós temos medos e segredos, mas que é importante lidar com eles de maneira saudável para podermos crescer e evoluir. Uma leitura imperdível para todas as idades!

Tamiris37 04/04/2023

Uma história imaginativa e leve sobre amadurecimento
Talvez se tivesse escolhido um momento menos turbulento para ler A Bolsa Amarela minha experiência teria sido melhor, mesmo assim, não deixei de me divertir. Raquel é uma protagonista cativante tal qual sua imaginação fértil e amigos com histórias mirabolantes. Acompanhar a protagonista em seu caminho para a autoconhecimento foi uma curtição.

Gabriela.Morais 01/04/2023

Lembro que li na pandemia
Foi o primeiro livro que eu havia lido desde o início da quarentena, eu o amo demais porque apesar de ser uma leitura infantil me trouxe muita esperança, me lembrou muito de quando eu era criança e tinha a imaginação tão fértil que nascia muitos jardins na minha mente, recomendaria para todas as pessoas que estão chegando nos 18 e transitando pra uma nova fase da vida

Maria 31/03/2023

Muito fofo
Li por indicação de uma amiga. É um infanto-juvenil bem simples e fofo, mas tem camadas e camadas de imaginação e um quê filosófico que rendem material pra reflexões tremendas sobre infância, sonhos, a forma como valorizamos (ou não) o pensamento das crianças, liberdade, amizade, família... Vish, tem é coisa pra falar!