A Bolsa Amarela

A Bolsa Amarela Lygia Bojunga

Resenhas - A Bolsa Amarela

Beatrizfc 23/05/2023

E não ia mais ter dono nenhum costurando o pensamento dele.

Li esse livro pela primeira vez bem novinha não entendia muito bem tudo, ontem lendo pela primeira vez depois de adulta entendi, esse livro é excelente é um livro antigo que retrata um problema atual a sociedade ainda hoje trata as crianças como se não fossem gente como se a voz delas não valessem de nada.
Quantas crianças desde pequena aprendem a reprimir seus sentimentos e suas vontades por causa da família e escola, e provavelmente vão se tornar igual todos os outros na sociedade porque não puderam dar as asas a imaginação e ser quem elas queriam ser.

Maria.Barreto 22/05/2023

A bolsa amarela
Um livro infanto-juvenil muito gostosinho de ler. Amo esse tipo de leitura, fluída,leve, cheia de aventuras.

Orleans.Nery 15/05/2023

Raquel é uma menina de imaginação fértil e cheia de sonhos, dentre eles, 3 permeiam sua vida: a de ser grande, a de ser um garoto e a de ser escritora. Embora seja um livro infanto-juvenil, traz críticas importantes ao modelo de educação que muitos pais dão aos filhos, e por isso é altamente recomendado para adultos também. Uma filosofia muito presente aqui é a de Sartre: a existência precede a essência, que fala como o ser humano não tem um objetivo predefinido, mas se descobre durante sua vida, diferente de um objeto, como um guarda-chuva, que já teve sua função definida desde sua criação. Podemos ver, por exemplo, como muitos adultos não respeitam as crianças, matando os sonhos delas ou incutindo seus próprios sonhos e desejos nelas: usando um termo da obra: "costurando o pensamento" delas. Ademais, a obra como um todo fala sobre respeito na nossa relação com os outros e também com nós mesmos, apreciando cada fase da vida e não se limitando a idade, gênero ou o que quer que seja.

skuser02844 09/05/2023

Como amei esse livro!
Esse livro me fez sentir abraçada por não ser entendida, as vezes nossas vontades estão além do que podemos fazer então guardamos para si mesmo e realmente uma hora explode.
Leitura simples e fácil de ser entendida não é atoa que é o melhor para criança, mesmo assim esse livro continua sendo perfeito para todos!

Analu 07/05/2023

Reler esse livro com mais maturidade foi uma das minhas melhores decisões, consegue identificar pequenos detalhes e tirar uma nova mensagem da história diferente de quando eu tinha oito anos e lia na escola. Esse livro é uma história atemporal e que pessoas de todas as idades devem ter acesso..

Isabeli.Francioni 07/05/2023

Vi uns restos de vontade
Gostei muito que trata de metáforas do patriarcado pela visão da Raquel (uma criança). Ela sonha em tomar iniciativa e decidir por si própria: ??homens que lutaram por suas ideias - Que legal??

Ela entende que a sociedade é machista, e problematiza isso, mesmo sendo ?só uma criança?. Assim, tem pensamentos à frente de sua família e questiona várias visões de mundo: ?Quero as galinhas mandando junto com os galos!??

Ao longo da história a gente consegue ver muito bem as ideias acontecendo na cabeça da Raquel; é como se ela estivesse batendo um papo com os leitores.

Fico pensando que talvez fosse sobre nome social que o galo estivesse falando: ?posso não ter cara, mas tenho certeza que o meu coração é um coração de Afonso.? A escolha de gênero é muito presente na história, indo do início até o finzinho: ?Você quer ser guarda-chuva homem ou mulher?? ?E ele respondeu: mulher.?

Acredito que a vontade de crescer - que constantemente ?engorda? dentro da bolsa - seja, não por iniciativa própria, mas por toda hora a família não levar a sério os pensamentos da Raquel e tratá-los como ?menos valorizáveis?.

Surreal que tinha partes de olhar e falar: ?aah então não era só eu que me sentia assim??. A Raquel, com certeza, representou milhares de crianças em sua história. Gostei muito, muito, muito. A escrita da Lygia tem marcas de oralidade, sendo uma leitura muito fluida e fácil. Esse é o tipo de livro que você consegue citar casualmente no meio de uma conversa, já que problematiza tantas questões sociais atuais (bom pro ENEM, hein).

? spoiler ?

E meu deus, a casa de consertos foi um estalo na cabeça dela, o momento de epifania de que ela precisava:
?? o chefe da casa. Quem é? Teu pai ou teu avô??
?Mas pra que que precisa de chefe? [?] Cada um dá uma ideia. E fica resolvido o que a maioria acha melhor.?
?Você também pode achar??
?Claro! Eu também moro aqui (?) Aqui todo o mundo acha igual.?
uau!

amei

deu vontade de ler

Isabeli.Francioni 08/05/2023minha estante
eu tenho o drive!!! quer?

mariaaabreuu 08/05/2023minha estante
a não, to com muitos livros pra ler

Isabeli.Francioni 08/05/2023minha estante
aa

Kasimoes 04/05/2023

Raquel
Raquel é uma menina de 10 anos com 3 vontades muito grandes que quer esconder. E encontra na Bolsa Amarela um lugar seguro para suas vontades. Mas elas crescem tanto que Raquel precisa cuidar dessas vontades.

Ma.books0 01/05/2023

Esse livro e muito legal, eu li ele pra escola, ele e pequeno uma leitura rápida li em um dia, praticamente em minutos muito bom amei

Eliza.Bedin 30/04/2023

Legal
Esse livro é bem bacana pra crianças e pré adolescentes.

É bem ruim ver como as crianças são desrespeitadas e ignoradas pelos adultos por simplesmente serem crianças. Mas o livro mostra como a criança da um jeito de ser feliz mesmo assim.

Luí 28/04/2023

Incrível
Tinha feito uma promessa de ler todos os livros da Lygia e esse foi o segundo que li, eu amei!! Recomendo a todos, a lição que a história passa é sensacional. Se eu tivesse um filho, leria tudo dessa autora pra ele, acho que acrescenta muito no desenvolvimento de uma pessoa.
Weroniquinha 28/04/2023minha estante
Mano, eu li isso na escola quando eu tinha uns 9 anos, nunca terminei KKKKKKK

Roselaine12 27/04/2023

A bolsa amarela
Esse foi um dos livro que me fez gostar de ler. Li quando era criança e me apaixonei. Conta a história de uma menina que escondia na bolsa amarela suas 3 principais vontades que eram: ser menino, crescer e ser uma escritora. Recomendo a leitura.

arifrossi 25/04/2023

Quentinho no peito
Livro de leitura fluida.
Da aquele quentinho no coração.
Um livro que fala de desejos e vontades.
Livro cheio de histórias de galos.
Galo de briga. Imaginação.

laura 24/04/2023

A bolsa amarela
PERFEITO!! sem palavras pra esse livro, incrível demais. uma leitura "leve" e facil de ler, não nos cansa