A Bolsa Amarela

A Bolsa Amarela Lygia Bojunga

Resenhas - A Bolsa Amarela

lifestyleslala 10/06/2023

A BOLSA AMARELA ???
Esse foi o primeiro livro que li, na época eu não tinha muito contato com a leitura e achava que a questão literária era algo completamente chata e impossível, mas essa obra de fato mudou minha visão a respeito dos livros. Ótima leitura para pessoas que desejam mudar sua perspectiva a respeito da leitura, a personagem no mostra seu dia a dia de uma maneira completamente arrebatadora.

Kendra Quevedo 10/06/2023

Li quando era criança, na época amei, reli agora para meu filho, e me apaixonei novamente por esse livro que conta a história de uma menininha que queria quebrar padrões e era livre no mundo da imaginação.

Isabela.possamai 08/06/2023

A bolsa amarela
A história se passa na vida de uma garotinha sonhadora!que adora usar sua criatividade para criar sua realidade dentre todos os personagens presentes na história!

goddessmiau 05/06/2023

? leitura do livro para o projeto de extensão do curso de letras: "Entre contos e por todos os cantos vai se tecendo histórias".

[...] é o tipo de livro que eu queria ter lido quando criança, é fantástico e aborda assuntos muito importantes do relacionamento adulto x criança.

Camilly Displahs 04/06/2023

A bolsa amarela
Mais um livro que leio para a matéria de Literatura Infantojuvenil da faculdade. Me surpreendi muito por nunca ter ouvido falar nele na minha infância e pré-adolescência, não me lembro nem de ver na biblioteca da minha escola.

De qualquer forma, é um livro que com certeza trabalha muito a criatividade e o pensamento das crianças. Raquel (personagem principal) é à frente do seu tempo, possui 3 vontades: ser gente grande, ser menino e ser escritora.

A história trabalha com muitos elementos fantásticos, como galos, guarda-chuva, alfinete que falam e são grande amigos de Raquel, e trabalha muito o quanto a bolsa amarela é importante para todos eles.

Além disso, um fato muito interessante é que a autora também trabalhou com problemas reais que muitas crianças e adolescentes podem passar na sua própria família, por exemplo, a dificuldade de convivência com seus pais e irmãos, que sempre falavam que ela inventava histórias e nunca falava a verdade.

Acredito que se eu tivesse lido na minha pré -adolescência esse livro iria me marcar muito, de uma forma diferente. Hoje, me marcou também, de outra forma diferente, o que mostra que livros infantojuvenis também podem ser lidos por adultos.

Isa.pires 02/06/2023

A Bolsa Amarela
Li mais por causa da escola então não tenho muito o que opinar, mas posso dizer que me surpreendeu.Adorei a forma como a autora abordou temas importantes da vida adulta de uma forma que em momento algum deixou de ser um livro infantil

Bella Felipelli 29/05/2023

INCRÍVEL!!
Li esse livro quando tinha 8 anos para a escola, e criei um carinho mt grande por ele. Reler no meu último ano da escola foi muito especial, pois a minha interpretação é totalmente diferente hoje. As metáforas desse livro são lindas e tudo sobre ele também. Perfeito!!

miojosemtempero 27/05/2023

O livro trata dos problemas adolescentes de uma garota e mostra suas paixões por pequenas coisas: ]

Cardeal 23/05/2023

Primeiro livro que eu li na infância e me marcou muito, eu contava a história pra minha tia e ela ia me explicando as analogias que eu não entendia direito. Com certeza vou colocar meus filhos pra lerem tbm :)

Beatrizfc 23/05/2023

E não ia mais ter dono nenhum costurando o pensamento dele.

Li esse livro pela primeira vez bem novinha não entendia muito bem tudo, ontem lendo pela primeira vez depois de adulta entendi, esse livro é excelente é um livro antigo que retrata um problema atual a sociedade ainda hoje trata as crianças como se não fossem gente como se a voz delas não valessem de nada.
Quantas crianças desde pequena aprendem a reprimir seus sentimentos e suas vontades por causa da família e escola, e provavelmente vão se tornar igual todos os outros na sociedade porque não puderam dar as asas a imaginação e ser quem elas queriam ser.

Maria.Barreto 22/05/2023

A bolsa amarela
Um livro infanto-juvenil muito gostosinho de ler. Amo esse tipo de leitura, fluída,leve, cheia de aventuras.

Orleans.Nery 15/05/2023

Raquel é uma menina de imaginação fértil e cheia de sonhos, dentre eles, 3 permeiam sua vida: a de ser grande, a de ser um garoto e a de ser escritora. Embora seja um livro infanto-juvenil, traz críticas importantes ao modelo de educação que muitos pais dão aos filhos, e por isso é altamente recomendado para adultos também. Uma filosofia muito presente aqui é a de Sartre: a existência precede a essência, que fala como o ser humano não tem um objetivo predefinido, mas se descobre durante sua vida, diferente de um objeto, como um guarda-chuva, que já teve sua função definida desde sua criação. Podemos ver, por exemplo, como muitos adultos não respeitam as crianças, matando os sonhos delas ou incutindo seus próprios sonhos e desejos nelas: usando um termo da obra: "costurando o pensamento" delas. Ademais, a obra como um todo fala sobre respeito na nossa relação com os outros e também com nós mesmos, apreciando cada fase da vida e não se limitando a idade, gênero ou o que quer que seja.