O clube do crime das quintas-feiras

O clube do crime das quintas-feiras Richard Osman

Resenhas - O Clube do Crime das Quintas-Feiras

Stephany 17/04/2021

E o clima é de assassinato
Esse é um tipo de livro que eu gosto muito, então tinha expectativas altas e ainda bem que deu tudo certo.
A história é sobre o clube do crime das quintas-feiras composto por quatro idosos: Ron, Ibrahim, Joyce e Elizabeth que têm o traço de curiosidade em comum, eles estudam casos antigos para solucionar os crimes, mas de repente eles têm a oportunidade de solucionar um crime real que aconteceu bem debaixo do nariz deles! Com ajuda de pessoas que deviam favores por razões não explicadas a Elizabeth (a mais misteriosa de todas), senso investigativo dos quatro e informações fornecidas sigilosamente pela polícia eles têm a chance de descobrir o responsável pelo assassinato de duas pessoas do bairro planejado para idosos.
O livro tem momentos cômicos e reflexivos sobre o que é o processador envelhecimento e como ele afeta os idosos.
Alguns trechos que gostei sem spoiler:
? ?De vez em quando, você acordaria no meio da noite com aquela terrível sensação de ansiedade. Tanta coisa para se perder, e logo a sanidade mental??
?Quem não chora de vez em quando acaba chorando o tempo todo.?
?O trajeto é bastante agradável. Faz sol, o céu está azul e o clima é de assassinato.?
E é isso, recomendo a leitura!
Punisher 17/04/2021minha estante
Aonde vc conseguiu esse livro? Não encontro em lugar nenhum.

Stephany 17/04/2021minha estante
Esse livro foi enviado pelo clube da intrínseca referente ao mês de abril. Se você assinar, tem acesso aos livros antigos do clube dentro da loja, mas é exclusivo para assinantes.

@jaliagoraesuavez 29/12/2021

chato
Olha, foi muito difícil eu terminar esse livro. Acho que levei uns 5 meses!! Mas sou brasileira e não desisto nunca (antes tivesse desistido).
Aqui, temos quatro amigos (idosos figuras) se encontram semanalmente para discutir crimes não resolvidos; juntos eles se autodenominam O Clube do Crime das Quintas-Feiras.

Quando um desenvolvedor local é encontrado morto com uma fotografia misteriosa deixada ao lado do corpo, esses amigos se vêm no meio de seu primeiro caso ao vivo.

Aqui temos uma mistura de suspense com comédia, que não funcionou comigo.
Eram muitos personagens e acabei ficando confusa com tantos nomes e pessoas que iam surgindo durante a trama.
Não foi uma leitura fluida, como vocês perceberam pelo tempo que levei para terminar, mas eu precisava saber quem era o assassino e isso me levou até o fim.
Bom, acabei achando o desfecho meio inverossímil. Não levei fé na motivação do assassino.
Resumindo: um tédio!!!
Estava com muitas expectativas por toda a badalação em torno do autor e a única certeza que tenho agora é que não lerei o próximo livro dele.

site: @jaliagoraesuavez no Instagram
Line <3 22/02/2022minha estante
Tô contigo! Ainda não terminei de ler. Já li 60% do livro, estou achando bom mas, nada surpreendente como todos estavam falando não hein?! Hehehe
E tbm senti isso de me perder com o número infinito de personagens, o problema é que já li livros que tinham mais personagens e não foi essa salada hahahaha

@jaliagoraesuavez 22/02/2022minha estante
kkkkk alguém q concorda comigo!!!! Espero q a experiência seja melhor pra vc!

Aline.Silva 11/07/2021

Mais ou menos, mais pra menos
Se salva devido as poucas risadas arrancadas na reunião de um bando de velhinhos, fora isso é uma bagunça, é confuso, e confesso que terminei sem entender algumas partes. Enrola muito também, tem muitos personagens inúteis. Resumindo: uma leitura aceitável, mas dispensável.
Mariana 11/07/2021minha estante
Ixi, eu tava com tanta expectativa rsrsrs

Aline.Silva 11/07/2021minha estante
Eu tb, mas é decepcionante

Rayza.Figueiredo 24/12/2022

passa-tempo
um livro bastante fluido e rápido de ler; os capítulos curtos ajudam bastante.
achei a premissa interessante, mas o enredo e o desenrolar nao me prenderam.
errei simplesmente todos os assassinos ?
tem muitos personagens, isso com certeza atrapalhou meu interesse na história.
um romance policial meio Agatha Christie, não é muito meu estilo ?
Emilia.Reis 25/12/2022minha estante
falo nadaaa

Rayza.Figueiredo 25/12/2022minha estante

Vic 05/10/2022

Meio meh
Eu demorei muitoo para terminar esse livro, normalmente eu demoro 1 mês mais ou menos para terminar, mas esse foi realmente difícil. O livro não é ruim mas não achei que a história prende tanto assim, por ser um livro sobre investigação esperava mais. Outra coisa que me incomodou muito foi a quantidade de personagens, cada capítulo apresenta pelo menos 1 personagem novo então acabei ficando perdida com a quantidade de informações. Vi muita gente reclamando dos capítulos que apenas a Joyce fala (imitando um diário) mas até gostei deles, deixou o livro diferente mas a história em si achei fraca e ainda parece que deixou pontos em aberto.
Camila1856 05/10/2022minha estante
Achei que só eu tinha essa visão do livro, achei bem meia boca pelas recomendações que recebi

Vic 05/10/2022minha estante
Kkkkkkk nãooo, nn gostei do livro nn

Lu Tibiriçá 17/06/2023

Intrincado e incrível
O título é interessante demais pra ser ignorado.
Ambientado num asilo que deu vontade de saber se existe pra já comprar um apê por lá, a história vale muito.
A leitura é fácil, mas a história nem tanto. Muitas voltas e sempre aparece um: _ epa, peraí que cochilei aqui. Volta e leia direito!
Entender cada pedacinho da história permite viajar fundo na vida de quarteto excepcional. Tomara que surjam novas histórias!
Núbia Cortinhas 17/06/2023minha estante
Sim, Lu! Tem mais dois volumes. Parabéns, pela resenha. ???

Núbia Cortinhas 17/06/2023minha estante
O Homem Que Morreu Duas Vezes; e,
A bala que errou o alvo

Rosy Sales 13/09/2021

É um livro ruim? Não!
É um livro bom? Não!
É um livro q te deixa intrigado em descobrir quem é o assassino? Não! Nem de longe kkkkk
Mas é um livro q te faz querer conhecer esses senhores e senhoras de uma casa de repouso bem alegre com crimes a ser desvendados
Thais645 13/09/2021minha estante
É o famoso "tá ruim, mas tá bom".

Rosy Sales 13/09/2021minha estante
Sim, só acho q é um livro q teve muito blablabla positivo na visão dos booktubers e não é essa coca toda! É só normalzinho! Um suspense desvendado por senhores e senhoras de idade e ponto.

luissssssaaa 21/06/2023minha estante
Fora que é muito chato o tempo inteiro ficarem falando do peso do Chris!!!

Andressa1296 21/06/2023minha estante
Terminei esse livro a poucos dias e odiei... nossa... pra q... cadê os policiais do livro... ninguém pagou por crime nenhum ... afff

liro 27/03/2023minha estante
eu achei a capa dele muito bonita, vale a pena ent?

stella 29/03/2023minha estante
simmmm

Vol6Tpwk 29/04/2023

A melhor idade para resolver crimes
Não quero me estender nessa resenha, mas preciso fazer um apelo: se você gosta de thrillers, livros de comédia ou só de uma boa história, LEIA ESSE LIVRO!

Com uma construção impecável, capítulos dinâmicos, personagens cativantes e um enredo que te deixa curioso ao mesmo tempo que diverte, fazia tempo que não tinha uma leitura tão gostosa!

Simplesmente amei! Valeu muito a pena essa indicação! Obrigada Paulo Ratz!
Arengueira.Guimara 29/04/2023minha estante
Livro maravilhoso

Maria 29/04/2023minha estante
Resenha incrível

Bárbara 02/02/2022

Divertida irreverência para desvendar mistérios
Um grupo de aposentados se reúne para devendar o mistério de um assassinato.

Um dia, fui a um café que era também uma luderia - ou uma luderia que era um café? ou luderia já é café automaticamente? enfim, o importante é que eu estava com uma pessoa epecial e nós decidimos jogar um jogo de desvendar mistérios. Eu achei terrivelmente difícil, só havia uma imagem e duas dicas e a partir delas tínhamos que fazer perguntas até tentar desvendar o crime. Aí eu já sabia que era péssima no assunto, porque as possibiidades são verdadeiramente infinitas e eu não sou boa em desvendar qual é o palpite mais certo. Bom, eu me diverti à beça, mesmo com minha falta de habiliade dedutiva. A outra pessoa, bom, acho que só passou raiva comigo mesmo e logo perdeu a paciência kkkk

Foi esse exato sentimento que tive com O Clube do Crime das Quintas-Feiras. Senti-me perdidinha em meio às pistas e palpites, desconfiei de Deus e o mundo, tive certeza de que todo mundo era criminoso nessa história, todo mundo mesmo, em coma, em consciência, com alzheimer ou sem e me diverti enormemente. O grupo de personagens é todo um amor, são enérgicos e engraçados. A história consegue nos passar dor e tensão sem se demorar nisso, sempre envolvendo os assuntos com leveza e determinação de que se divertir é a maior finalidade de todas. E acho que o que tem de mais delicioso na trama é que, apesar da idade dos personagens, eles são vivíssimos e muito resolutos em aproveitar cada experiência ao seu redor.

Não sou expert em teoria literária de romance policial, nem tenho muita experiência de leitura na área até o momento (acho que minhas leituras do assunto envolvem volumes da Coleção Vagalume quando eu era adolescente), mas se desconfiei de todo mundo na história, talvez isso seja, ou porque sou eu e é uma característica minha, ou talvez porque a trama é realmente ótima para a proposta a que se dispõe cumprir como um mistério a ser desvendado. Gostei como o autor foi deixando pistas que um leitor atento poderia captar para suas próprias deduções (como eu disse, eu capto todas e por isso sou tão desconfiada, eu seria a policial que chegaria na atendente da padaria gritando O QUE A SENHORA ESTAVA FAZENDO TERÇA-FEIRA UM DE FEVEREIRO ÀS 15h32??????).

Já sobre a escrita, eu fiquei apaixonada. É tão simples e tão cheia de personalidade ao mesmo tempo. Detalhes vivos, caracteríticas ímpares, histórias convincentes e uma irreverência que torna tudo divertido de se acompanhar. O final foi maravilhoso. Vou sentir falta de cada um dos personagens. Foi a diversão leve que eu estava precisando.
Bárbara 02/02/2022minha estante
Como disse, não sou nenhuma expert e, lendo resenhas de pessoas já bem habituadas a livros policiais de mistério, noto como meu fascínio é de recém-chegada - quanto ao que diz respeito à trama do crime em si, ao menos. Mas de toda forma, todos os velhinhos são simpáticos demais e têm meu carinho! ^^

natzs 22/02/2022

Ruim ou gosto pessoal?
Não sei dizer se eu não gostei do livro porque tinha recém terminado uma leitura do raphael montes e comecei outro livro com altas expectativas ou se o livro realmente é ruim.

Pra mim, achei a história muito arrastada e enrolada, muitos detalhes da vida pessoal de uma pessoa especifica que não faz sentido nenhum a gente saber.

Chegou no final na hora de descobrir quem tinha assassinado quem e eu nem me surpreendi pois ja estava de saco cheio, só queria terminar a leitura logo.
Naty 23/02/2022minha estante
O final é muito sem sentido!! Principalmente da Penny e do John

antonela 23/03/2022

O Clube do Crime das Quintas-feiras
Foi o primeiro livro que eu li com personagens idosos como protagonistas idosos e eu amei! Que grupinho maravilhoso, eu quero muito envelhecer assim!!

Cada personagem tem uma personalidade única e apesar de não focar tanto em alguns, todos eles são muito bem desenvolvidos.
Eu não consigo acreditar que eles não existem de verdade.
Me apaguei tanto a eles que vou levar cada um comigo pra sempre!!

Demorei uns 5/6 dias para ler ele (acho) mas foi por questão de tempo mesmo, em momento algum enjoei ou quis largar a leitura.
A história é bem lenta, sim, por isso sei que oq me prendeu de fato foram os personagens, os crimes vão se desenrolando de uma forma bem calma, então se tu prefere histórias mais agitadas esse livro não seria pra ti.

Ainda não sei direito o que eu achei do final. Teve uns pontos conclusivos que eu não entendi mas tenho certeza que foi por falta de atenção minha que eu não peguei. E talvez a revelação de um dos assassinos tenha v
sido bem corrida... parece que o autor não soube como colocar na história e encaixou de qualquer maneira, ainda sim não deixa de ser bom.

Enfim, não tem como sair dessa leitura sem aprender muito sobre a vida com esses velhinhos, adorei!!
Dhewyd 27/03/2022minha estante
Esse sempre quis ler..

leleticiazardo 06/02/2022

Li com 0 expectativas e ó? adorei
O plot é coerente com a história mas não é o que carrega o livro (pra mim isso é um ponto positivo).
Quase impossível não gostar da dinâmica em grupo do Clube das Quintas Feiras, cada um tem seu jeitinho e sua história.
Achei a leitura bem dinâmica, amava seguir os personagens, mesmo que no começo seja um pouco confuso, já que são muitos e você ainda não sabe quem é quem. Mas ao decorrer do livro você cria intimidade com os protagonistas e fica cada vez mais intrigado com a personalidade de cada um. A narrativa te faz ficar interessado e emocionado até nas histórias dos personagens secundários.
Amei o fato da Joyce ter um capítulo de diário no meio da narrativa, adorava estar na cabeça dela (bônus pra relação dela com a Elizabeth).
Chorei mais de uma vez nesse livro mas é pq eu sou bobona.
leleticiazardo 06/02/2022minha estante
** Certeza que vai virar adaptação