O clube do crime das quintas-feiras

O clube do crime das quintas-feiras Richard Osman

Resenhas - O Clube do Crime das Quintas-Feiras

Nayara Moraes 24/07/2022

Elizabeth é maior que nós temos!
Eu simplesmente amei esse livro, mais do que eu poderia colocar em palavras. É tão bem escrito e a história é tão envolvente, os personagens são tão bem construídos e palpáveis que é fácil de imaginar e cair dentro da história de cabeça.
Eu amei passar esse tempo com a Lizzie, a Joyce, o Ib e o Ron, pois foram uma ótima companhia e eu nunca vou entender a mente de quem não gosta de ler, porque isso é uma perfeição em forma de livro.
É claro que o livro não é repleto de ação, até porque o clube do crime das quintas-feiras é composto por idosos (ainda que não sejam flor que se cheira), mas isso não impede o livro de ser ótimo e com uma história incrível demais.
Sempre irei olhar com carinho para esse livro e quando for mais velha, quero reler e sentir as mesmas sensações que senti lendo dessa vez!
É um clube para o qual eu entraria sem pensar duas vezes. Valeu demais!
txloveswolfhard 24/07/2022minha estante
veí eu não consegui ler, achei secante :(

Nayara Moraes 24/07/2022minha estante
Que pena, eu gostei demais.

Rosy Sales 13/09/2021

É um livro ruim? Não!
É um livro bom? Não!
É um livro q te deixa intrigado em descobrir quem é o assassino? Não! Nem de longe kkkkk
Mas é um livro q te faz querer conhecer esses senhores e senhoras de uma casa de repouso bem alegre com crimes a ser desvendados
Thais645 13/09/2021minha estante
É o famoso "tá ruim, mas tá bom".

Rosy Sales 13/09/2021minha estante
Sim, só acho q é um livro q teve muito blablabla positivo na visão dos booktubers e não é essa coca toda! É só normalzinho! Um suspense desvendado por senhores e senhoras de idade e ponto.

Márcia 14/07/2022

"O mundo pode ser bem maravilhoso às vezes."
Sabe quando você tá assistindo um filme de madrugada que tá muito bom, mas o final é tão ruim que quando acaba a primeira coisa que passa pela sua cabeça é que seria mais vantagem você ter ido dormir? Esse livro me deu essa sensação. Não que tenha sido uma perda de tempo, o livro em si é bom, mas o final foi bem frustrante.
Adorei os personagens e queria mais deles. Achei que a Elizabeth e Ron tiveram mais destaque que a Joyce e o Ibrahim, o que não gostei muito. Adorei a relação entre a Donna e o Chris, mas acho que poderiam ter explorado mais a história pessoal deles, principalmente a parte dela.
Não gostei do plot final, achei mal desenvolvido e as soluções tiradas do nada.
Outra coisa que me incomodou foi a quantidade de personagens, são vários nomes e muitas vezes não me lembrava de quem era quem.
Mas fora isso, adorei a leitura e quero ler o próximo. O livro é bem fluído, a escrita do autor é ótima e os capítulos são curtos.
____________________________________________
Na minha cabeça eu imagino a Elizabeth como a Meryl Streep, a Joyce como a Diane Keaton, o Ron como o Morgan Freeman e o Ibrahim como o Michael Caine.
____________________________________________
Mariana.Schmall 16/07/2022minha estante
Putz, comprei essa semana... ?

Márcia 16/07/2022minha estante
Eu gostei, mas esperava mais
Espero que vc goste ?

Paloma.Lohane 23/03/2022

EU AMEI
Estávamos lendo numa LC, e acho que eu provavelmente fui a que mais gostei kkkkk. Muitos estavam reclamando de várias coisas, e isso abaixou minha expectativa, o que fez com que eu gostasse ainda mais.

Dou 4,5 estrelas porque a escrita é bemmm descritiva, me lembrou o estilo do livro que li do King (que inclusive odiei rsrs). 90% do livro eu estava imersa (chorei umas 5 vezes, até onde não era pra chorar kkkkk) amandooo, as páginas passando super rápido... mas nos outros 10% ficava um pouco complicado prestar atenção.

Encantada por todos os personagens, sem exceção de nenhum. Enredo muito bem construído e achei que o plot era previsível, mas me enganei bonito! Amei amei amei. Leiam! Mas não posso prometer que vcs vão amar também.

Uma coisa que eu fiquei apaixonada na narrativa, foi saber os pensamentos dos personagens. Nunca tinha lido um livro com isso, e gostei muito.

VELHINHOS DO CLUBE DO CRIME (e mais alguns fora do clube também), EU AMO VOCÊS szszsz
bibi 23/03/2022minha estante
nossa preciso voltar a ler! parei na página 30 acho ?

Paloma.Lohane 23/03/2022minha estante
eu amei demais amg, mas a maioria das pessoas da lc não gostou kkkkk volta a ler, mas vai sem expectativa

Pamela 08/08/2021

Eu fiquei bem empolgada quando fiquei sabendo sobre o que era o livro e depois direitinho quando vi o nome é a sinopse do livro. Porém foi uma queda bem grande na minha expectativa. Desde o começo tive dificuldade em me prender no livro, em gostar dos personagens e da abordagem. Achei que a ideia do livro é muito boa. Porém deve ter sido mal construído ou mal escrito pois não me prendeu. O livro possui 400 páginas e só foi começar a melhorar um pouco na página 175. É esperar muito para começar a se sentir com vontade de ler. Precisei me forçar a lê-lo pois não estava conseguindo. Não mudou a minha vida após ler.
Muitas pessoas no livro. Muitos nomes para se lembrar que me perdi bastante.
Let 12/08/2021minha estante
Estou na mesma! Comprei na maior empolgação! Agora estou na página 80 e achando um saco. Qse abandonando! E tem tanta gente dizendo q amou, estou sem entender

Pamela 13/08/2021minha estante
Olha. Não gostei ahahahah
Espero q vc tenha uma experiência diferente.

Mah 06/12/2021

quando eu ficar velha e n existir um clube desses eu n quero
Comecei 02/11/2021
Terminei 08/11/2021

Comprei o livro sem nem ter lido a sinopse, acabei comprando mais pelo título do que por outra coisa. Não esperava muito coisa do livro mas é simplesmente muito bom, a forma como vc vai querendo adivinhar o culpado da história, e ele te instiga a continuar lendo pq tem várias tramas acontecendo q msm q vc já saiba quem é o culpado, o livro coloca dúvidas e te faz perguntar se é realmente aquela pessoa. O bom do livro é q ele n gira entorno de um mistério só, são pelo menos uns 3 e os velhinhos conseguem resolver os 3, melhor q a polícia. O livro é mt bom, eu recomendo bastante, é uma leitura divertida e ainda te faz querer dar uma detetive.
Nat de Neve 06/12/2021minha estante
obrigada pela recomendação ? já foi pra minha lista kkk

Mah 06/12/2021minha estante
aaaaaa de nddd, mt bom quando isso acontece ??

swftgone 20/02/2023

O clube do crime das quintas-feiras.
Queria ler esse livro desde 2021, e sinceramente? esperava mais. o clube do crime das quintas feiras é um livro de idosos, que se reúnem toda quinta-feira para solucionar crimes não solucionados. não engatei na leitura e não me conectei nem um pouco com os personagens, o autor enrolou tanto em alguns pontos que parecia outro livro, não me surpreendi com o plot e nem com o desfecho do livro. tem uma pitada de comédia e confesso que me diverti em alguns capítulos, mas resumindo é um livro enfadonho, com personagens sem carisma e de escrita arrastada. suspense é um dos meus gêneros literários favoritos porém esse não me agradou!
cecília 06/03/2023minha estante
o richard osman tinha a faca e o queijo na mão com a premissa de idosos resolvendo mistério, e decidiu jogar os dois no lixo

Vinicius 06/03/2023minha estante
Eu gostei desse, até me envolvi e gostei de alguns personagens, eu só não gostei da resolução do mistério no fim do livro

Gabi.Maia 10/12/2022

Não é o tipo de livro que curto mas esse é bom
Não costumo ler livro de assassinato mas como tava no clube de leitura que participo, topei! E gostei!
Aviso que tem mistério mas é um livro bem leve! Com historia sendo contada sob o ponto de vista de uma pessoa idosa e muito interessante pois os personagens tb sao todos idosos.
Gostei muito!
Fico curiosa em saber o que quem gosta desse tipo de livro achou!
Livia790 18/12/2022minha estante
Eu achei bem mais ou menos. Haha. Gostei dos velhinhos mas achei a historia muito fraca e entregue de forma muito fácil. Se quiser se aventurar nos suspenses e thrillers de novo, te dou outras dicas.

Gabi.Maia 18/12/2022minha estante
Acho que gostei exatamente pq não gosto desse estilo rs. Achei leve. Não curto livros de suspense ou aventura em geral. Me deixam tensa!

Thalía 30/08/2022

QUE LIVRO BEM FEITO!
O clube do crime das quintas-feiras superou minhas expectativas. Eu não sabia muito do que se tratava, mas quando comecei a ler já amei a trama e a escrita do autor. Achei muito legal o fato dele ter pensado em fazer um clube de gente idosa para desvendar crimes, por mais que de início, achei que poderia não dar certo.
A leitura me surpreendeu pois foi uma leitura fluída, engraçada e de muita tensão! O autor conseguiu me fazer duvidar de TODOS os personagens, e sempre que eu achava que tinha acertado, puf! eu tombava no chão! Foi um final inesperado, os personagens são adoráveis e é impossível não se apaixonar e se encantar com eles! Nunca quis tanto fazer parte de um clube de idosos na vida.
Ps: Elizabeth e Joyce, são literalmente as maiores!
Que livro perfeitoooo, leiam por favor!
mary_pt 01/09/2022minha estante
Estou lendo no momento, me divertindo ??

Thalía 01/09/2022minha estante
é uma delícia!!!! amo esse livro de paixão

Stephany 17/04/2021

E o clima é de assassinato
Esse é um tipo de livro que eu gosto muito, então tinha expectativas altas e ainda bem que deu tudo certo.
A história é sobre o clube do crime das quintas-feiras composto por quatro idosos: Ron, Ibrahim, Joyce e Elizabeth que têm o traço de curiosidade em comum, eles estudam casos antigos para solucionar os crimes, mas de repente eles têm a oportunidade de solucionar um crime real que aconteceu bem debaixo do nariz deles! Com ajuda de pessoas que deviam favores por razões não explicadas a Elizabeth (a mais misteriosa de todas), senso investigativo dos quatro e informações fornecidas sigilosamente pela polícia eles têm a chance de descobrir o responsável pelo assassinato de duas pessoas do bairro planejado para idosos.
O livro tem momentos cômicos e reflexivos sobre o que é o processador envelhecimento e como ele afeta os idosos.
Alguns trechos que gostei sem spoiler:
? ?De vez em quando, você acordaria no meio da noite com aquela terrível sensação de ansiedade. Tanta coisa para se perder, e logo a sanidade mental??
?Quem não chora de vez em quando acaba chorando o tempo todo.?
?O trajeto é bastante agradável. Faz sol, o céu está azul e o clima é de assassinato.?
E é isso, recomendo a leitura!
Punisher 17/04/2021minha estante
Aonde vc conseguiu esse livro? Não encontro em lugar nenhum.

Stephany 17/04/2021minha estante
Esse livro foi enviado pelo clube da intrínseca referente ao mês de abril. Se você assinar, tem acesso aos livros antigos do clube dentro da loja, mas é exclusivo para assinantes.

AngelaS.DiasNagami 17/04/2021

Expectativas estavam altas...
... mas a história é bem morna. Por todo furor de lançamento deste livro, eu estava esperando muito mais.
Lilly 20/04/2021minha estante
Comecei hj Angel, vamos ver onde vai dá.

AngelaS.DiasNagami 25/04/2021minha estante
Achei morninho viu..

lethicya 28/04/2022

Adorei. Gostei da forma que o autor retratarou os idosos (que por sinal são muito legais) trazendo uma dinâmica diferente, achei o final muito corrido e confuso mas em geral foi muito bom.

velhinhos que moram em um lar de idosos e que decidem resolver crimes??
simplesmente cativante.
pizarrel 28/04/2022minha estante
Fiquei com vontade de ler agora.

lethicya 28/04/2022minha estante
Leia simmm, o começo é bem chatinho mas depois fica uma leitura bem divertida.

I. de Rohan @izabelderohan 14/07/2022

Peguei Covid-19 e por alguns dias eu só queria não existir. Não tinha vontade de nada, nem de assistir TV, nem de trabalhar, nem de ler, o que foi muito preocupante para mim, já que o meu trabalho é ler, sou revisora e preparadora de texto. Mas, após esses dias terríveis, senti uma fagulha de leitura e fiquei tentando decidir entre qual dos quatro livros da coleção Intrísecos eu tentaria ler. Esse era o menos tentador, por causa do tamanho. Mas a premissa de quatro velhinhos em uma casa de repouso resolvendo um crime foi demais para mim, uma fã de Miss Marple (Agatha Christie).
O que a sinopse não contava, e que para mim foi uma grata surpresa, mas para você pode ser o que convença a ler ou não, é que todos os protagonistas são muito carismáticos e diferentes de uma forma muito realista, o que dá um tom de leveza e humor. Mesmo assim, o mistério do livro permanece. Apesar de nem sempre verossímil, isso é facilmente descartado e fui completamente fisgada pelos dois narradores e pelos capítulos curtíssimos do autor.
O mistério é tecido com maestria e todo detalhe conta, como Mario Vargas Llosa disse em uma entrevista com Borges, “perfeito como um anel”. O assassino muda em cada capítulo, o que deixa qualquer um perdido, mas uma característica se mantém: todos possuem segredos.
Em quatrocentas páginas só tivemos uma pista falsa e eu vou desculpar o autor. Leia O Clube do Crime das Quintas-Feiras, mas tenha certeza que durante uma semana livre. Se você gosta de mistério, mas de forma fresca, vai se viciar.

#FaClubeJoyceForever #ElizabethRocks #IbrahimEuTeamo #MaisRonPorFavor
Bruna.Portoghese 14/07/2022minha estante
Nossa amei o seu relato pq tô com pneumonia, sou advogada, hj fiz uma apelação, mas foi só não consigo ver Tv, nem ler

I. de Rohan @izabelderohan 14/07/2022minha estante
Ai, Bruna, te desejo força aí. Pneumonia é brabo. Espero que você se recupere da melhor forma e que rapidamente alguma fagulha de vontade de ler apareça e aí você corre e lê esse livro! Muito bom, você vai gostar :))

Carolina.Teixeira 31/05/2022

Não fluiu para mim...
Ouvi coisas boas e ruins sobre o livro. Mas, decidi ler de mente aberta para vivenciar a minha própria experiência. UOW!!!! Não deu, sério, não consegui me envolver com a história em nenhum momento (no mesmo momento, eu estava lendo um clássico "O Morro dos Ventos Uivantes", que eu esperava ser massante, este foi mais envolvente do quê "O Clube do Crime...).

A parte interessante da discussão estava nos personagens idosos por mostrar o quanto eles ainda são pessoas que vivem, que se movimentam, sentem, têm histórias, etc. Eu já li e assisti histórias que souberam aproveitar muito melhor essa premissa.

Os personagens não me empolgaram, o crime não empolgou, nada me fez querer virar as páginas, isso porque os capítulos eram pequenos. Eu só terminei a leitura porque estava participando do clube do crime (um clube de leitura na vida real mesmo hahahaha). E o final foi... é isso? A tá!
Diego Vertu @outro_livro_lido 31/05/2022minha estante
Acabei de ler agora, que escrita confusa e sem emoção. É tudo muito superficial. Não gostei tb.

Carolina.Teixeira 31/05/2022minha estante
Exatamente!

santos 27/07/2022

Velhinhos investigando um crime, tem como ser melhor?
Sério, que leitura gostosa!! Tive covid e esse livro foi meu companheiro durante meu período de isolamento.
Claro que não é um livro super profundo com reviravoltas mirabolantes e histórias densas, mas ainda assim não deixa de ser sensível em algumas partes, a final os protagonistas são personagens cheios de histórias, tristezas, lutos, alegrias e isso é bem retratado levando em consideração o teor do livro.
Ri muito em certas partes, me apeguei muito aos velhinhos e mesmo que o plot não tenha sido super surpreendente, eu amei cada detalhe ??
Monique 28/07/2022minha estante
Eu me interessei por ser um livro com personagens mais velhos, mas não tinha altas expectativas. Mas depois de terminar, eu me interessei pelo segundo. E você?

santos 28/07/2022minha estante
Siiiiim!! Eu quero super ler o segundo, eu nao quero sair desse universo tão cedo kkkkk espero que o segundo não me decepcione