O clube do crime das quintas-feiras

O clube do crime das quintas-feiras Richard Osman

Resenhas - O Clube do Crime das Quintas-Feiras

Kabizinha 23/07/2022

Sonho de aposentadoria?
Ter uma aposentadoria e condições de ir morar em um local tão interessante como o retiro do livro já tinha tudo para ser bom o suficiente, já que é cheio de clubes e atividades para entreter a cabeça e passar o tempo. Dai você imagina um grupo de idosos se reunindo para estudar e tentar desvendar crimes que ocorreram anos atrás e nunca tiveram uma conclusão e parece que não tem como ficar mais interessante, até um assassinato ocorrer nas redondezas e esse grupo de amigos se dispor a resolver, extraoficialmente, claro.

Não tem modo, maneira, jeito, de seguir a leitura desse livro sem se divertir com as peripécias dos personagens! Elizabeth, Joyce, Ron e Ibrahim deixam o leitor na vontade de ir visitar eles às quintas-feiras só para poder ouvir os planos e estratégias que esse grupo incrível tem para debater e executar!

Fiquei triste demais em ter de seguir em frente para um próximo livro porque eu só queria continuar lendo mais aventuras deles! Me apeguei demais!

Só não é um livro perfeito porque tem umas frases que me incomodaram um tantinho e os capítulos curtinhos podem encantar a maioria das pessoas, mas acabavam me cansando demais (ler três capítulos do livro, normalmente eram poucas páginas, mas mesmo assim eu me sentia lendo três capítulos e ficava com preguiça de ler mais).
Monique 28/07/2022minha estante
Fiquei curiosa, porque eu devo ter deixado passar. Quais frases te incomodaram?

Kabizinha 29/07/2022minha estante
Monique, acabei me esquecendo de responder pq ia catar o livro pra mostrar exatinho e tals, mas não achei. Tem uma frase que a Elizabeth fala sobre a eterna dívida das filhas para com as mães pq deveriam ir visitar mais vezes (achei meio ??), o Ron é pra ser um sindicalista que lutava mesmo por direito dos trabalhadores e o autor fez parecer que isso é mais pelo barraco do que pelos direitos em si. E a Elizabeth tem umas falas dignas de "mas é que na época dela eram outros tempos", como ela frisando o policial mulher.

Monique 29/07/2022minha estante
Interessante esses pontos que você viu. Acho que o jeito que o Ron foi descrito fez parecer isso mesmo.

Aline.Silva 11/07/2021

Mais ou menos, mais pra menos
Se salva devido as poucas risadas arrancadas na reunião de um bando de velhinhos, fora isso é uma bagunça, é confuso, e confesso que terminei sem entender algumas partes. Enrola muito também, tem muitos personagens inúteis. Resumindo: uma leitura aceitável, mas dispensável.
Mariana 11/07/2021minha estante
Ixi, eu tava com tanta expectativa rsrsrs

Aline.Silva 11/07/2021minha estante
Eu tb, mas é decepcionante

Pamela 08/08/2021

Eu fiquei bem empolgada quando fiquei sabendo sobre o que era o livro e depois direitinho quando vi o nome é a sinopse do livro. Porém foi uma queda bem grande na minha expectativa. Desde o começo tive dificuldade em me prender no livro, em gostar dos personagens e da abordagem. Achei que a ideia do livro é muito boa. Porém deve ter sido mal construído ou mal escrito pois não me prendeu. O livro possui 400 páginas e só foi começar a melhorar um pouco na página 175. É esperar muito para começar a se sentir com vontade de ler. Precisei me forçar a lê-lo pois não estava conseguindo. Não mudou a minha vida após ler.
Muitas pessoas no livro. Muitos nomes para se lembrar que me perdi bastante.
Let 12/08/2021minha estante
Estou na mesma! Comprei na maior empolgação! Agora estou na página 80 e achando um saco. Qse abandonando! E tem tanta gente dizendo q amou, estou sem entender

Pamela 13/08/2021minha estante
Olha. Não gostei ahahahah
Espero q vc tenha uma experiência diferente.

Carolina.Teixeira 31/05/2022

Não fluiu para mim...
Ouvi coisas boas e ruins sobre o livro. Mas, decidi ler de mente aberta para vivenciar a minha própria experiência. UOW!!!! Não deu, sério, não consegui me envolver com a história em nenhum momento (no mesmo momento, eu estava lendo um clássico "O Morro dos Ventos Uivantes", que eu esperava ser massante, este foi mais envolvente do quê "O Clube do Crime...).

A parte interessante da discussão estava nos personagens idosos por mostrar o quanto eles ainda são pessoas que vivem, que se movimentam, sentem, têm histórias, etc. Eu já li e assisti histórias que souberam aproveitar muito melhor essa premissa.

Os personagens não me empolgaram, o crime não empolgou, nada me fez querer virar as páginas, isso porque os capítulos eram pequenos. Eu só terminei a leitura porque estava participando do clube do crime (um clube de leitura na vida real mesmo hahahaha). E o final foi... é isso? A tá!
Diego Vertu @outro_livro_lido 31/05/2022minha estante
Acabei de ler agora, que escrita confusa e sem emoção. É tudo muito superficial. Não gostei tb.

Carolina.Teixeira 31/05/2022minha estante
Exatamente!

I. de Rohan @izabelderohan 14/07/2022

Peguei Covid-19 e por alguns dias eu só queria não existir. Não tinha vontade de nada, nem de assistir TV, nem de trabalhar, nem de ler, o que foi muito preocupante para mim, já que o meu trabalho é ler, sou revisora e preparadora de texto. Mas, após esses dias terríveis, senti uma fagulha de leitura e fiquei tentando decidir entre qual dos quatro livros da coleção Intrísecos eu tentaria ler. Esse era o menos tentador, por causa do tamanho. Mas a premissa de quatro velhinhos em uma casa de repouso resolvendo um crime foi demais para mim, uma fã de Miss Marple (Agatha Christie).
O que a sinopse não contava, e que para mim foi uma grata surpresa, mas para você pode ser o que convença a ler ou não, é que todos os protagonistas são muito carismáticos e diferentes de uma forma muito realista, o que dá um tom de leveza e humor. Mesmo assim, o mistério do livro permanece. Apesar de nem sempre verossímil, isso é facilmente descartado e fui completamente fisgada pelos dois narradores e pelos capítulos curtíssimos do autor.
O mistério é tecido com maestria e todo detalhe conta, como Mario Vargas Llosa disse em uma entrevista com Borges, “perfeito como um anel”. O assassino muda em cada capítulo, o que deixa qualquer um perdido, mas uma característica se mantém: todos possuem segredos.
Em quatrocentas páginas só tivemos uma pista falsa e eu vou desculpar o autor. Leia O Clube do Crime das Quintas-Feiras, mas tenha certeza que durante uma semana livre. Se você gosta de mistério, mas de forma fresca, vai se viciar.

#FaClubeJoyceForever #ElizabethRocks #IbrahimEuTeamo #MaisRonPorFavor
Bruna.Portoghese 14/07/2022minha estante
Nossa amei o seu relato pq tô com pneumonia, sou advogada, hj fiz uma apelação, mas foi só não consigo ver Tv, nem ler

I. de Rohan @izabelderohan 14/07/2022minha estante
Ai, Bruna, te desejo força aí. Pneumonia é brabo. Espero que você se recupere da melhor forma e que rapidamente alguma fagulha de vontade de ler apareça e aí você corre e lê esse livro! Muito bom, você vai gostar :))

Sheilinha 24/02/2022

Detetives na casa de repouso
Esse livro demorou um pouquinho a me conquistar? mas aos poucos, fui me envolvendo nessa narrativa com esses ?velhinho? investigadores. Em vários momentos, identifiquei comportamentos e falas dos meus pais ??????
Enfim, uma leitura que envolve mistério, sagacidade e valorização da terceira idade.
Recomendo ??
Janaina 31/08/2022minha estante
Comecei a ler e estou achando divertido até agora

Sheilinha 31/08/2022minha estante
Sim!! Eles são demais ??

AngelaS.DiasNagami 17/04/2021

Expectativas estavam altas...
... mas a história é bem morna. Por todo furor de lançamento deste livro, eu estava esperando muito mais.
Lilly 20/04/2021minha estante
Comecei hj Angel, vamos ver onde vai dá.

AngelaS.DiasNagami 25/04/2021minha estante
Achei morninho viu..

Stephany 17/04/2021

E o clima é de assassinato
Esse é um tipo de livro que eu gosto muito, então tinha expectativas altas e ainda bem que deu tudo certo.
A história é sobre o clube do crime das quintas-feiras composto por quatro idosos: Ron, Ibrahim, Joyce e Elizabeth que têm o traço de curiosidade em comum, eles estudam casos antigos para solucionar os crimes, mas de repente eles têm a oportunidade de solucionar um crime real que aconteceu bem debaixo do nariz deles! Com ajuda de pessoas que deviam favores por razões não explicadas a Elizabeth (a mais misteriosa de todas), senso investigativo dos quatro e informações fornecidas sigilosamente pela polícia eles têm a chance de descobrir o responsável pelo assassinato de duas pessoas do bairro planejado para idosos.
O livro tem momentos cômicos e reflexivos sobre o que é o processador envelhecimento e como ele afeta os idosos.
Alguns trechos que gostei sem spoiler:
? ?De vez em quando, você acordaria no meio da noite com aquela terrível sensação de ansiedade. Tanta coisa para se perder, e logo a sanidade mental??
?Quem não chora de vez em quando acaba chorando o tempo todo.?
?O trajeto é bastante agradável. Faz sol, o céu está azul e o clima é de assassinato.?
E é isso, recomendo a leitura!
Punisher 17/04/2021minha estante
Aonde vc conseguiu esse livro? Não encontro em lugar nenhum.

Stephany 17/04/2021minha estante
Esse livro foi enviado pelo clube da intrínseca referente ao mês de abril. Se você assinar, tem acesso aos livros antigos do clube dentro da loja, mas é exclusivo para assinantes.

Lu 22/09/2021

Quando eu li a sinopse, a primeira referência que me veio à mente foi 'O clube das terças-feiras", da Agatha Christie, no qual a Miss Marple participa de reuniões com vários outros personagens para discutir crimes e possíveis soluções. Imagino que o Richard Osman talvez tivesse algo em mente quando pensou em sua série de livros. Mas ele teve deu o seu próprio twist.

O diferencial de Osman é, justamente, a sua narrativa. Ela é ácida, charmosa e irresistível de um jeito que só os britânicos têm. Ele consegue. com muita propriedade, ir de cenas engraçadas ao drama e depois ao crime e dar uma passadinha pelo suspense. Faz isso sem grande esforço. Pelo domínio da língua.

Mas nada, eu acho, supera a maneira como abordou os seus idosos. Eu, sinceramente, estava esperando que o Quarteto Fantástico formasse uma banda de rock. Ou que fossem ao espaço. Sei lá. Eles pareciam tornar tudo isso possível. E sem perder a hora do chá. De todos, eu destaco a Joyce, que é aquele que eu senti que conheci mais profundamente que os outros. Achei-a encantadora e acho que ela teria sido uma boa amiga de Miss Marple.

Osman também foi muito feliz com os personagens secundários, principalmente Donna e Chris. E a abordagem do perfil de cada um muito sensível e necessária.

A única crítica que eu vou fazer é que achei o livro um tantinho longo demais, então, quando chegou ao desfecho do caso, eu me perdi um pouco com os nomes. O final, em si é muito engenhoso e bem surpreendente, fazendo com que a leitura valha muito a pena.

Enfim, eu poderia me alongar, mas não vejo necessidade. O livro é muito bom e é impressionante como livro de estreia. Não é perfeito e isso não chega a ser um problema. Acho que é um ótimo ponto de partida para uma trilogia ou uma série de livros. A ideia toda é adorável o Quarteto Fantástico se junta a outros velhinhos literários maravilhosos, como Marilla, Hercule Poirot, Miss Marple e, é claro, a Eilleen.

A nota real é de 4 ,5 estrelas.

Que venham os outros livros!
Carol Amaro 24/09/2021minha estante
Não li esse ainda, mas quando vi o título lembrei do clube da Miss Marple tb! ?

Lu 24/09/2021minha estante
Talvez a ideia tenha sido essa, Carol. Se for, o marketing funcionou, no meu caso! ?

Rosy Sales 13/09/2021

É um livro ruim? Não!
É um livro bom? Não!
É um livro q te deixa intrigado em descobrir quem é o assassino? Não! Nem de longe kkkkk
Mas é um livro q te faz querer conhecer esses senhores e senhoras de uma casa de repouso bem alegre com crimes a ser desvendados
Thais645 13/09/2021minha estante
É o famoso "tá ruim, mas tá bom".

Rosy Sales 13/09/2021minha estante
Sim, só acho q é um livro q teve muito blablabla positivo na visão dos booktubers e não é essa coca toda! É só normalzinho! Um suspense desvendado por senhores e senhoras de idade e ponto.

Paloma.Lohane 23/03/2022

EU AMEI
Estávamos lendo numa LC, e acho que eu provavelmente fui a que mais gostei kkkkk. Muitos estavam reclamando de várias coisas, e isso abaixou minha expectativa, o que fez com que eu gostasse ainda mais.

Dou 4,5 estrelas porque a escrita é bemmm descritiva, me lembrou o estilo do livro que li do King (que inclusive odiei rsrs). 90% do livro eu estava imersa (chorei umas 5 vezes, até onde não era pra chorar kkkkk) amandooo, as páginas passando super rápido... mas nos outros 10% ficava um pouco complicado prestar atenção.

Encantada por todos os personagens, sem exceção de nenhum. Enredo muito bem construído e achei que o plot era previsível, mas me enganei bonito! Amei amei amei. Leiam! Mas não posso prometer que vcs vão amar também.

Uma coisa que eu fiquei apaixonada na narrativa, foi saber os pensamentos dos personagens. Nunca tinha lido um livro com isso, e gostei muito.

VELHINHOS DO CLUBE DO CRIME (e mais alguns fora do clube também), EU AMO VOCÊS szszsz
bibi 23/03/2022minha estante
nossa preciso voltar a ler! parei na página 30 acho ?

Paloma.Lohane 23/03/2022minha estante
eu amei demais amg, mas a maioria das pessoas da lc não gostou kkkkk volta a ler, mas vai sem expectativa

Márcia 14/07/2022

"O mundo pode ser bem maravilhoso às vezes."
Sabe quando você tá assistindo um filme de madrugada que tá muito bom, mas o final é tão ruim que quando acaba a primeira coisa que passa pela sua cabeça é que seria mais vantagem você ter ido dormir? Esse livro me deu essa sensação. Não que tenha sido uma perda de tempo, o livro em si é bom, mas o final foi bem frustrante.
Adorei os personagens e queria mais deles. Achei que a Elizabeth e Ron tiveram mais destaque que a Joyce e o Ibrahim, o que não gostei muito. Adorei a relação entre a Donna e o Chris, mas acho que poderiam ter explorado mais a história pessoal deles, principalmente a parte dela.
Não gostei do plot final, achei mal desenvolvido e as soluções tiradas do nada.
Outra coisa que me incomodou foi a quantidade de personagens, são vários nomes e muitas vezes não me lembrava de quem era quem.
Mas fora isso, adorei a leitura e quero ler o próximo. O livro é bem fluído, a escrita do autor é ótima e os capítulos são curtos.
____________________________________________
Na minha cabeça eu imagino a Elizabeth como a Meryl Streep, a Joyce como a Diane Keaton, o Ron como o Morgan Freeman e o Ibrahim como o Michael Caine.
____________________________________________
Mariana.Schmall 16/07/2022minha estante
Putz, comprei essa semana... ?

Márcia 16/07/2022minha estante
Eu gostei, mas esperava mais
Espero que vc goste ?

Nayara Moraes 24/07/2022

Elizabeth é maior que nós temos!
Eu simplesmente amei esse livro, mais do que eu poderia colocar em palavras. É tão bem escrito e a história é tão envolvente, os personagens são tão bem construídos e palpáveis que é fácil de imaginar e cair dentro da história de cabeça.
Eu amei passar esse tempo com a Lizzie, a Joyce, o Ib e o Ron, pois foram uma ótima companhia e eu nunca vou entender a mente de quem não gosta de ler, porque isso é uma perfeição em forma de livro.
É claro que o livro não é repleto de ação, até porque o clube do crime das quintas-feiras é composto por idosos (ainda que não sejam flor que se cheira), mas isso não impede o livro de ser ótimo e com uma história incrível demais.
Sempre irei olhar com carinho para esse livro e quando for mais velha, quero reler e sentir as mesmas sensações que senti lendo dessa vez!
É um clube para o qual eu entraria sem pensar duas vezes. Valeu demais!
txloveswolfhard 24/07/2022minha estante
veí eu não consegui ler, achei secante :(

Nayara Moraes 24/07/2022minha estante
Que pena, eu gostei demais.

Camila 24/03/2022

Quase cômico e quase mistério
Eu tava vindo num ritmo de leitura muito bom esse ano, mas nesse agarrei um pouco. Achei divertido em algumas partes e alguns personagens tem personalidades muito marcantes, mas senti que havia muitos detalhes que não acrescentavam tanto na narrativa e nem faziam com que eu criasse laços com eles.

Não entendi a utilidade do diário da Joyce pra narrativa. Achei que ela teria algo a ver com o plot ou que teríamos dicas que só ela sabia, mas foi só uma visão extra dos acontecimentos e que nada acrescentou, se fosse narrado apenas em terceira pessoa daria no mesmo.

Apesar do final não ter sido o que eu imaginava, acabou sendo o que restava, já que fomos acompanhando a investigação ao longo da leitura. E em vários momentos a leitura levava para outros caminhos que não foram tão desenvolvidos e não tinham a ver com o final. (?)

No geral, é uma leitura bacana de mistério bem raso, com alguns toques cômicos vindos dos diálogos dos personagens, mas não tão incrível e surpreendente (não espere algo do nível Ágatha Christie).
Isabela 25/03/2022minha estante
Resumiu tudo que eu senti com esse livro. Realmente esperava mais, não é de todo ruim,mas não é tão bom

Camila 29/03/2022minha estante
pois é!! eu achei que seria uma coisa muito incrível, confesso, mas foi meio méh

Sopa 14/04/2021minha estante
eu também desconfiei tanto dela tadinha

Mari 14/04/2021minha estante
sempre tem o bode expiatório né KKKKKKKKK