Imago

Resenhas - Imago

1 | 2 | 3 | 4

Lari 13/12/2022

Ótimo
Esse é mais um dos livros que representa a Octavia Butler sendo a Octavia Butler. O ultimo livro da trilogia Xenogênese foca em um novo personagem principal no desenvolvimento da nova raça de contructos, o Johdas.
Eu acho incrível como essa mulher é capaz de me emocionar e mexer comigo escrevendo ficção científica alienígena. Fui capaz de sentir medo, aflição, ansiedade, angustia, amor, carinho e até inveja dos tipos de relação que são criadas por essas novas raças.
Como sempre a escrita dela apesar de focar num local inexistente traz grandes pontos para a sociedade (ainda atual) sobre diversos temas polêmicos (que ainda precisam ser debatidos).
Sou fã de carteirinha. Indico!

Izamara Ferreira 30/11/2022

Não gostei do final, mas gostei de toda a construção.
Ficção científica sempre foi meu forte.. Depois de Kindred, resolvi conhecer mais livros dessa autora, que não me decepciona, já quero ler os outros.

Leticia 27/10/2022

É preciso paciência
E desapego para aproveitar a leitura dessa saga. Eu gostei da forma como a questão de gênero foi se dissolvendo na minha cabeça, o que acredito ser extramamente positivo.
Eu não entendi tudo, eu queria apenas que desse tudo certo.
Uma historia diferente de tudo que ja li. Ficção cientifica pesada. Leia com a mente aberta.

chocolatedoce 16/10/2022

Imago
Todo mundo que já conversou comigo sobre leitura ou livros eu indico a Octavia, pode ser Kindred, a coleção da semente da Terra, ou mesmo a trilogia a da xenogênese.
Terminei o segundo livro meados de março de 2020 e desde então tenho esperado a continuação dessa história.
Não é novidade pra ninguém que sou apaixonada por ficção científica e pela escrita dessa mulher.
Eu amei IMAGO, eu não sabia exatamente o que esperar, mas a leitura me trouxe sentimentos de afeto e tristeza, me trouxe agonia, me trouxe alegria e, me fez refletir e repensar sobre nós.
Nós sendo a humanidade como um todo, sendo como cuidamos da nossa Terra, nós sendo o que somos, o que vivemos e o que fazemos com o que vivemos.
Quem é você?

Samuel 29/08/2022

Sementes
Foi uma trilogia muito interessante. Dependendo do vies que você lê o livro, a historia pode ser super horrorosa.
Terminei o livro com vários questionamentos e impressionado com as camadas que Octavia colocou no livro para além da história de dois alienígenas adolescentes.
Gostaria muito que ela estivesse viva pra responder as nossas perguntas.

Mika Busch 28/08/2022

Gostei mais dos 2 primeiros, mas ainda assim é um bom livro
Com um foco diferente dos outros, e mais direcionado ao desenvolvimento e comportamento de um personagem, é mais lento e repetitivo, mas a terça parte final melhora muito o livro como um todo. Gostei como final da trilogia.

Lu F. 21/08/2022

De uma maneira geral da pra resumir esse livro dizendo que ele se trata da puberdade de um adolescente.

É praticamente isso. Sem sombra de dúvidas é o mais fraco da trilogia, não traz tantas questões interessantes quanto os outros dois livros e também não tem personagens muito cativantes.

Bom mas desnecessário. Na minha opinião, teria sido melhor se Xenogênese tivesse sido uma duologia e não trilogia. Mas tudo bem.

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 18/08/2022

Minha autora favorita nunca decepciona.
Nossa, quanto mais eu leio os livros da Octávia mais livros eu fico com vontade de ler. Nessa história ela trás reflexões sobre vários debates que ainda são atuais (como em todos os outros), aqui temos muito forte o debate sobre sexualidade, identidade de gênero e etc, debates sobre xenofobia, preconceito com o que é diferente, debates sobre generalizar coisas que são particulares e diferentes a cada um, essa é uma história que apesar de ser antiga em relação a escrita se faz muito atual, até onde o indivíduo é capaz de ir, atacar ou até tentar matar outro indivíduo por suas diferenças.

dionisocastro 03/08/2022

O mais fraco da trilogia
Imago é o terceiro livro da trilogia da Xenogênese e segue a história a partir do final de Ritos de Passagem. O primeiro livro tem uma protagonista feminina e humana, o segundo um construto masculino e mais ligado aos humanos, o terceiro livro tem ume protagonista ooloi, o terceiro sexo dos oankali.

A escrita desse livro teria sido extremamente beneficiada pelo uso da linguagem neutra. Provavelmente a teria se fosse escrito nos dias de hoje. A saída para Butler na época foi escrever o livro inteiro em primeira pessoa. A força do livro não é perdida em nenhum momento por causa disso. Octavia E. Butler é uma das poucas pessoas que conseguem escrever com maestria em primeira pessoa.

A força da trilogia se perde, entretanto, por outros motivos. É um livro bem mais descritivo e muito mais ligado à natureza oankali. Os oankali são praticamente animais, suas ações são movidas praticamente por instinto e não possuem a nuance que as ações dos humanos tem. A noção de consenso deles é completamente deturpada e eles são incapazes de entender coisas como cultura, arte e religião. Esses elementos que foram tão importantes para os humanos nos outros livros, agora se perdem com e nove protagonista. Certamente seria bem melhor se além dos conceitos biológicos, conceitos culturais também fossem levados em conta. Para mim, esse é o maior erro da trilogia.

O determinismo biológico que tanto me incomodou nos outros livros agora vem com força. A história certamente não é mais sobre humanos. Porém, mesmo com todos os defeitos citados, ainda considero um bom livro. A trilogia termina com um foco diferente, mas condizente com os outros livros. A história dos oankali e da humanidade terminou de ser contada.

Saulo.Fragoso 28/07/2022

A trilogia Xegonêse é uma ficção científica única e bastante criativa. Infelizmente Imago não foi uma conclusão à altura da história.
Desde que humanos e Oankali começaram a acasalar e dar vida aos constructos, nunca houve alguém como Jodahs: um constructo que, em sua fase adulta, é o primeiro ooloi nascido de mãe humana. Por alguns ele é visto como milagre, por outros, uma ameaça. Mas cabe a Jodahs decidir seu futuro.

Lia Trajano 09/07/2022

07/07/2022
Bom livro, mas o que gostei menos. Achei algumas coisas mirabolantes demais...porém o conjunto em si ficou interessante.
Ainda considero essa série uma verdadeira história de horror e nada me faz ver esses Onkalli como "bonzinhos": são manipuladores, exploradores e ainda mais predatórios do que os humanos e fora que são nojentos, tem semelhanças com moluscos em muitas coisas, argh
O primeiro volume da série, "Despertar" ainda considero o melhor.

ash. 08/06/2022

não era o que eu esperava mas adorei
"imago" é o último livro da trilogia, apresenta um novo protagonista e se passa quase cinquenta anos depois do segundo livro.

eu esperava continuar com akin, esperava acompanhar ele visitando aldeias tentando convencer os rebeldes a viver a humanidade longe dos oankali e acompanhar os primeiros passos do planeta para se tornar habitável, eu esperava ver a humanidade renascer.

não sei como fiquei surpresa por não receber a história que eu espera, o segundo livro da trilogia também foi uma história com um foco diferente que se passou anos depois do primeiro livro e apresentou um novo protagonista.

mesmo não sendo a história que eu queria ler foi uma boa história, eu quis desistir quando percebi que não iria focar em marte ou nos rebeldes, mas a escrita cativante não permitiu, li tudo um dia. octavia me cativa e os personagens dela também.

Rodrigo 25/04/2022

Leitura interessante
Cheguei a conclusão da trilogia Xenogênese. Neste momento, Akin, que narrou a história no segundo volume, está em Marte ajudando a tornar o planeta habitável para os humanos. O foco agora é em Jodahs, irmão de Akin, e um novo tipo de oankali, nunca antes visto na colônia. Considerado ao mesmo tempo algo de muito perigo e algo que tem o potencial para abrir novas portas para o descobrimento, Jodahs deve trilhar um caminho que o leve a tornar-se completo. Uma brilhante conclusão para a história.

1 | 2 | 3 | 4