Nossa parte de noite

Nossa parte de noite Mariana Enríquez

Resenhas - Nossa parte da noite

Be Santos 25/10/2023

Péssimo
Livro chato demais, história ruim, plot fraco e um detalhamento desnecessário. Eu levei 1 mês pra finalizar a leitura desse mas seria melhor se eu tivesse simplesmente abandonado a leitura. Odiei!!!!

Rayssa 17/10/2023

Maravilhoso
Demorei a engrenar, mas depois não consegui parar, o que foi terrível, pois o livro é gigantesco.

Tirei meia estrela por causa disso. Um começo enorme e depois muito comprometimento. Eu quase enlouqueci junto com essa galera.

Carolina Corrêa 11/10/2023

Extenso demais
O livro é extenso demais, desnecessariamente. A leitura se tornou extremamente cansativa para mim, com voltas infinitas e descrições sem importância para a história, que se arrasta fastidiosamente.
Não gostei.

Caroline.Loureiro 25/09/2023

Decepcionante e Arrastado/Enfadonho.
O livro acompanha pai e filho em uma viagem em meio a ditadura do país, na tentativa de escapar de um destino misticamente macabro. O livro é de terror e mescla o urbano, natural do dia a dia com o mágico e abominável.

A história é muito bem ambientada e estruturada, me impressiona o domínio da autora de selecionar fatos culturais, históricos e a violência que aconteciam nesta época na Argentina e mesclar em um livro de ficção de uma forma tão bem constituída que parece se tornar real. O suspense e os mistérios são revelados e dosados de forma equilibrada ao longo da trama.

Os contrapontos do livro é o detalhamento exagerado (páginas e páginas falando de detalhes como arquitetura, parágrafos de detalhes médicos, detalhes de personagens que pouco importam e etc) que acabam incomodando e cortando a história, tornando-a longa e cansativa. E o principal que não me cativou na obra foi a própria história, se a autora tivesse direcionado esse empenho em detalhes para um aprofundamento maior no desenvolvimento do personagem principal, pai e filho e etc, talvez não tivesse sido essa desilusão, sinto que a autora tinha tudo nas mãos para fazer um romance lindo mas se absteve com o superficial, me senti decepcionada com o final previsível e corrido, com a mãe do personagem que é uma personagem decepcionante e etc. Além de que foi tão bem desenvolvido para apresentar um final com tão pouco acabamento e fechamento? uma vingança fraca e vazia. Decepção!

Luiza1290 24/09/2023

A história é extremamente envolvente e a escrita muito boa. Senti que algumas partes foram um pouco arrastadas demais, mas quase tudo tem seu propósito nesse livro. Gosto muito da escolha das partes para dividir o livro, fica muito bem ilustrado o que a autora quis captar. Fiquei com raiva do final kkk mas recomendo essa leitira a todos, não decepciona.

Lilian 23/09/2023

Mistérios
O livro mistura a história dos horrores da ditadura Argentina com o sobrenatural e, por incrível que pareça, funciona muito bem!

Lucas 19/09/2023

Passados alguns meses da minha leitura de Nossa Parte de Noite, gostaria de escrever algumas palavras sobre a obra que é, até o momento, a minha favorita do finado Clube Intrínsecos.

Primeiramente, apesar de ter gostado de tudo que li da literatura latina, nunca fui um grande consumidor dela (e vejo isso como um erro, hoje). Mas Mariana Enriquez me fez ter vontade de conhecer mais dos livros latinoamericanos, e principalmente a obra dela, que já adquiri na íntegra.

O livro não é tão difícil de ler no aspecto estilístico quanto falam aqui, pois a Mariana tem uma escrita bem fluida, mas são capítulos muito longos, de fato. O que pega são algumas maldades que ocorrem e são descritas ao longo do livro. Juntando muito da história recente argentina com bons momentos de tensão, temos um livro de terror moderno, com clara inspiração do terror cósmico lovecraftiano (e feito de maneira mais eficiente pela Mariana, diga-se de passagem).

Leia e tire suas próprias conclusões, pois o livro é realmente muito bom.

Leila 14/09/2023

Mariana Enriquez, a autora argentina conhecida por suas narrativas cruas e profundas, nos presenteia com uma obra que transcende os limites do horror convencional em Nossa Parte de Noite."Através de uma prosa afiada e vívida, Enriquez tece uma trama gótica e metafórica que não apenas arrepia a espinha, mas também mergulha nas camadas mais sombrias da natureza humana e da história da Argentina, oferecendo uma experiência literária cativante.

Uma das características mais marcantes do livro é a habilidade da autora em empregar elementos do horror para explorar metáforas mais amplas, especialmente em relação à Ditadura Argentina. Enriquez utiliza o ambiente tenebroso e enigmático que permeia o livro para retratar o clima de medo e opressão que predominava durante aqueles anos sombrios da história argentina. O uso de elementos sobrenaturais e a atmosfera sinistra servem como uma lente através da qual o leitor pode vislumbrar a angústia coletiva de uma nação sob o jugo da repressão e do autoritarismo.

Além disso, a autora não se limita a uma única interpretação. Enriquez habilmente insere nuances religiosas na trama, adicionando outra camada de profundidade à narrativa.

Um dos aspectos mais notáveis do trabalho de Enriquez é sua representação realista e crua da violência. Ela não poupa os leitores dos detalhes chocantes e perturbadores, forçando-nos a confrontar a dura realidade do lado sombrio da humanidade. A violência é apresentada de forma visual e perturbadora, destacando o quão cruéis e gananciosos os seres humanos podem ser quando buscam poder, dinheiro ou simplesmente a satisfação de seus próprios desejos mais sombrios.

No entanto, a brutalidade não é gratuita; em vez disso, serve como um espelho para nossa própria natureza, um convite à reflexão sobre a crueldade inerente à condição humana. Enriquez nos faz questionar até que ponto estamos dispostos a ir para satisfazer nossos desejos mais egoístas e como a sociedade, muitas vezes, perpetua essa busca implacável pelo poder e pela riqueza, mesmo quando isso resulta em atrocidades.

Enfim, ameiiii Nossa Parte de Noite. É o segundo livro da autora que leio e gosto e pra mim Enriquez estabelece-se firmemente como uma das vozes mais importantes do horror contemporâneo, e Nossa Parte de Noite é um testemunho brilhante de sua maestria literária.

Neto154 14/09/2023

Nossa Parte de Noite ? Mariana Erinquez
"Deixei algo meu em você, espero que não seja amaldiçoado. Não sei se posso te deixar algo que não esteja sujo, que não seja escuro, nossa parte de noite".

Esse livro foi uma leitura estranhamente boa mas não atingiu aquilo que eu esperava . Gostei de algumas partes e do desenvolvimento da história em determinados momentos da obra.

Li com uma amiga e entramos em consenso de darmos esse nota.

Lembre-se: "A escuridão era uma colecionadora de ossos. Não se dialogava com ela. Não se negociava com ela".

Beatriz2877 03/09/2023

Começou bem mas não terminou tão bem assim.
Gostei bastante da leitura, o livro abordou uma temática com ocultismo e conflitos pessoais de forma super interessante. Em certos momentos mescla realidade e ficção o que despertou ainda mais meu interesse.
Esperava mais da conclusão final do livro, mas acredito que a leitura apesar de arrastada foi satisfatória.

Adriana Scarpin 29/08/2023

Nossa parte da Noite da Mariana Enriquez é um livraço tanto em tamanho quanto em conteúdo. Gosto de boa literatura de horror, mas não sou nenhuma especialista no gênero, mas a forma que Enriquez mescla a situação política da Argentina dos últimos 60 anos (sobretudo a ditadura) com o boom satanista do mesmo período é brilhante.
Plus: Nunca pensei encontrar o David Bowie como personagem de livro de horror argentino. Rá!

fev 12/08/2023

Magnífico, mas não é para todo mundo. Vou tentar escrever um comentário mais elaborado depois para falar sobre o que gostei.

Juliana886 10/08/2023

RAZOÁVEL
Gostei dos personagens e do desenvolvimento deles, a trama tem uma pegada legal mas o final me decepcionou, acho que foi mais pq eles resolveram "todos" os assuntos pendentes de séculos que tinham com a ordem em menos de 100 páginas, foi uma coisa extremamente rápida para um livro que tem uma pegada de leitura muito devagar, que aliás eu adorei

Breno 03/08/2023

Nossa parte de noite
Este é um ótimo livro, com uma narrativa envolvente e de fato interessante. Ele aborda a temática do oculto, de uma seita religiosa que venera a Escuridão, uma entidade macabra que, enquanto se alimenta em nosso mundo, sussurra segredos e rituais dos mais diversos. Mas ela não se apresenta a todos ou de maneiras simples, é preciso que ou um médium tenha essa capacidade rara, ou, pode recorrer a certos tipos de rituais, dos mais brutais.
A Ordem é uma organização composta por diversas pessoas, espalhadas pelo mundo, e juntas elas veneram a Escuridão em busca da imortalidade nesta terra. Juan é o atual médium, portal pelo qual pequenos fragmentos do processo de obtenção da vida eterna foram expostos. Em um contexto de ditadura militar no Paraguai, Juan vai embarcar em uma jornada para romper com o horrendo ciclo que a Ordem insiste em perpetuar, mas, Juan está cada vez mais fraco, devido a sua frágil saúde e as sessões de invocação. Ele corre para encontrar uma maneira de que Mercedes, a atual líder da organização, não possa obrigá-lo a tomar o corpo do seu próprio filho, Gaspar, para recuperar a saúde e continuar como médium. Além disso, ele tenta encontrar uma maneira de sufocar as habilidades natas de Gaspar para com o oculto. O garoto desde novo apresentou os sinais de que seriam um médium tão poderoso quanto o pai, mas Juan não quer que ele sofra o mesmo destino.
Eu realmente gostei da história, porque ela não foca apenas em Juan ou Gaspar, nós vemos sim a maior parte da história por suas perspectivas, mas elas não são as únicas apresentadas. Há diversos personagens interessantes ao seu modo. E, claro, há elementos do horror do começo ao fim. Por falar em fim, o final não me agradou muito, acho que ele poderia ter sido muito mais desenvolvido, e acho que ainda tem algumas pontas soltas no enredo (estou na esperança de ter outro livro). Mas, ainda continua uma ótima leitura.