A Escolha do Verão

A Escolha do Verão Sara Gusella
Sara Gusella

Resenhas - A Escolha do Verão

anne 17/11/2023minha estante
eu até gostei um pouquinho do beor, mas concordo com todo o resto da sua resenha! poderia me dizer o que te incomodou na "alma" da espada e nas estrelas? :)

Bruno 17/11/2023minha estante
A "alma" vai fluindo por pessoas diferentes.
Se fosse algo único, seria mais interessante.

Amanda3913 26/05/2022

?Os humanos temos medo do que não conhecem ou não conseguem explicar, foi por isso que pararam de olhar para o céu e passaram a olha apenas para si mesmos.

Eu estou extasiada com a história e a escrita da Sara. É incrível toda a história do livro, a forma como é contada e como deixa tudo mais empolgante. Eu amei cada parte desse livro, e estou ansiosa para os próximos. É o melhor livro nacional de ficção cristã que li.
Su 07/07/2022minha estante
o livro tem final aberto para os próximos ou é bem fechadinho? estou pensando em comprar na Bienal, mas prefiro comprar box de séries finalizadas ou livros únicos, pq sou desmemoriada e até ela lançar o próximo com certeza eu já terei esquecido tudo. Sabe me dar essa info, por favor?

Amanda3913 08/07/2022minha estante
Termina com o final aberto, acredito que ela demore a lançar os outros, ai você pode esperar um pouquinho pq esse é recente também.

Su 08/07/2022minha estante
entendi! obrigada por responder
o meu problema nem é esperar; o problema é que eu esqueço tudo, e quando demora a lançar assim eu tenho q reler kkkkkkk aí prefiro pegar sagas já finalizadas etc

mas mto obg por responder

Amanda3913 08/07/2022minha estante
Kkkkkk entendo, tive querer a última página pra ter responder

Marina516 02/03/2022

Esse é incrível!
Desde o momento em que li a sinopse me interessei muitíssimo pela história. Conforme fui lendo e me aprofundando na leitura fui entendo e fazendo ligações de várias coisas, de fatos, personagens, histórias...Sério, a escrita da Sara é simplesmente incrível, cativante e imersiva. É uma fantasia como nenhuma outra!
Não vejo a hora de ler o próximo livro!
E Sara, muito obrigada por essa obra, ela foi tudo pra mim, que Deus te abençoe muitíssimo!

Samy 16/04/2022

Sempre olhe para as estrelas
Que livro lindo, conhecer a história do Beor e da sua vila foi uma experiência maravilhosa que envolveu diversas lágrimas, sorrisos e momentos em que meu coração ficou apertado.??

A escrita da Sara é maravilhosa fazendo você se sentir dentro daquele universo juntamente com o Beor. A escrita dela de certa forma me lembrou muito As Crônicas de Nárnia ( que por sinal no livro tem diversas referências).

Estou muito ansiosa para saber o que vem por aí nos próximos livros e como a história vai se desenrolar. Com certeza uma das melhores leituras do ano

Samy 07/07/2022minha estante
O final é um pouco aberto, porque pelo que eu vi esse é o primeiro livro de uma trilogia, então os próximos ainda serão lançados.

Su 07/07/2022minha estante
sim, a autora me confirmou lá na bienal que seria uma trilogia ou saga, que estava escrevendo o segundo mas ainda sem previsão. Eu só fiquei tímida de perguntar a ela de esse tinha um final fechadinho ou se eu ia ficar ansiosa e em dúvida por anos até lançar o próximo! mas mto obrigada por responder ??

Samy 07/07/2022minha estante
De nada!!

anne 28/12/2023

Eu amo fantasia cristã e a autora conseguiu, sem dúvidas, trazer elementos fortes para a narrativa. Entretanto, falhou bastante em outros aspectos. Farei minha crítica baseada em cinco tópicos: Escrita, Desenvolvimento de Personagem, Enredo, Ambientação e Mensagem Passada:

A Escrita da Sara é ótima, entretanto há alguns erros na diagramação e na construção do texto, o que cortou a fluidez em alguns momentos. Nada que afete o entretenimento da leitura como um todo, mas é bom ressaltar. [1,0]

Desenvolvimento de Personagem: eu gostei bastante dos personagens apresentados, todavia faltou algo. Não é que eles sejam rasos, mas há falta em suas personalidades, principalmente os secundários. Há o entendimento da existência dos personagens e a mensagem passada por meio da vida deles é de fácil compreensão, contudo, senti que a autora poderia ter explorado mais. [0,5]

Enredo: é aqui que minhas principais críticas se estabelecem. A obra possui um problema sério com Ritmo Narrativo. Tópicos bons e importantes (como a história do mundo e outras cenas), ela descreve rápido e superficialmente, o que traz a ideia de descaso. Já com pontos banais, há um grande aprofundamento, chegando a ser desnecessário. O detalhamento em demasia de situações que não possuem grande significância na história acaba apagando as cenas e explicações necessárias. A ideia do livro é ótima, o mundo é promissor, entretanto faltou equilibrar a narrativa nesses aspectos. [0,0]

Ambientação: Como citei no tópico anterior, houve essa falta de desenvolvimento. A autora demora mais de 50% do livro para abordar o mundo que ela mesma construiu. Ficamos presos com Beor na vila por muito tempo, ao ponto de ficar cansativo, já que é nítido a possibilidade de cortar certas cenas desnecessárias (como citei anteriormente). Todavia, por ter gostado do mundo em si, serei bondosa :) [0,5]

Mensagem Passada: Eu amei, de verdade, as analogias bíblicas. Fica nítido que é uma obra Cristocêntrica. A mensagem sobre as estações, que são passageiras e há esperança, me comoveu bastante. Parabéns, Sara! [1,0]

Em geral, a história é boa. Mas eu precisei pontuar tais aspectos. Conheci a Sara pessoalmente e ela é uma querida. Sei que Deus a levará longe! Minha nota final: 3,0
Mih 09/01/2024minha estante
Eu me senti assim

Sarah 06/10/2021

Arrebatador!
Que escrita maravilhosa! Li muito rápido! Amei os personagens, a história. Ahhh, é muito bom! Mal posso esperar pelo próximo livro!

Essa fantasia tem muitos ensinamentos maravilhosos! Me conectei com a história, senti medo, ansiedade, felicidade, tristeza, ahhhhh

liv 02/03/2022

estou apaixonada por esse livro
terminei agora de ler e é uma leitura super gostosa de se fazer! no início foi mais lento para eu engajar e me apegar a história, mas em um certo ponto eu fiquei facinada e não conseguia mais parar de ler kkkkk
super indico esse livro e estou ansiosa para uma continuação!! :)

Hayanne Lins 07/09/2021

Absolutamente perfeito!
Estive lendo esse livro em uma LC e a princípio não achei que ele fosse mexer tanto comigo, mas sorri, chorei, me emocionei...kkkkk Leiam! É lindooo!!

lizzybennet 14/11/2022

beor, felipe e grim ? o nascimento de um verão !
Só de olhar no meu skoob dá pra sacar que eu amo livros de fantasia, e com essa preciosidade não foi diferente.

Sara traz tudo que eu mais amo em livros desse tipo: criaturas falantes, destinos improváveis, dramas e batalhas épicas. O melhor de tudo: um universo completamente novo, que te da um abraço quentinho pra dias de inverno (se é que me entendem rs).

O fato de ter várias partes que traziam ensinamentos me fez amar ainda mais esse livro. As referências tornaram tudo ainda mais especial? ficções cristãs sempre trazem reflexões de plano de fundo, o que eu particularmente aprecio e gosto.

Quando eu vi a referência ao meu livro favorito de As Crônicas de Nárnia eu surtei. Só pra deixar registrado.

Os meus únicos problemas com o livro foram pequenas partes onde parecia que a história estava lenta, mas nada que tenha prejudicado a experiência.

Houve também alguns erros de gramática, mas nada muito relevante também.

Enfim, experiência boa demais e saber que é nacional da uma mexida no coração ??

Ansiosa pra ler mais da autora!
Ynnay@! 25/11/2022minha estante
Qual a classificação indicativa?

lizzybennet 25/11/2022minha estante
eu diria livre. Possui algumas cenas de violência fantasiosa, mas nada demais

Ynnay@! 25/11/2022minha estante
Obg

Hellen 23/10/2023

Sara cadê o próximo?
Muito bom esse livro. Leitura empolgante. Emocionante. Gostei muito mais da aventura de Beor e quero as próximas aventuras.

Leitora 10/10/2023

Eu gostei do livro, a história é muito boa, mas tem partes que ela enrola muito, tipo cenas que não precisavam ter tantos detalhes, mas em geral é muito bom, bem original e bem escrito

Rebecca152 19/01/2024

Lindoo
Gente sem palavras para descrever a perfeição desse livro.
A história é fantástica. E é visível como Deus ajudou a autora a escrever algo tão maravilhoso.
Indico super essa fantasia cristã.
Amo, amo.

Fefe 01/03/2022

O que eu achei???
Eu gostei muito da história, mas achei muito parado sem muitos acontecimentos, poderia ser encurtado umas 100 páginas, porque 80 delas foi o ínicio, tudo dando certo, 200 só tristeza e só foi piorando, e só depois da pág 300 teve os acontecimentos.
Mas mesmo assim recomendo uma história totalmente diferente de tudo o que já li.

Borboliteraria 06/02/2022

O peso das escolhas
O título já diz tudo - mesmo que eu só tenha entendido quando terminei. O que posso dizer desse livro:

1- cenário fantástico muito bem construído e criativo
2- personagens cativantes
3- narrativa sólida
4- Deus falou comigo a cada página

Só digo: Leiam e se deixem as estrelas guiarem vocês nessa aventura!

KesiaSeles 05/02/2022

Uma história sobre fé, esperança e amizade
Uma ficção fantástica infantil que me prendeu até a última página e já me faz esperar ansiosamente pela continuação. Eu sou até suspeita pra falar, pq eu gosto muito da ideia de desenvolver as estações, e eu gostei da temática e da mitologia desenvolvida pela autora. Temos páginas recheadas de referências às Crônicas de Nárnia, e como uma grande fã da obra do Lewis, fui fisgada por elas. A fé e a esperança saltam das páginas do livro e aquecem o nosso coração. Eu tenho algumas ressalvas apenas pq não consegui me conectar muito com os personagens humanos, preferi os animais e os guardiões das estações, gostaria de ver mais deles. Achei que o livro correu em alguns momentos (por exemplo o amadurecimento do personagem principal) e em outros se alongou demais, pois eu só consegui me localizar mesmo lá pelos 65% do livro, mas acredito que isto irá amadurecer nos outros livros da série, uma vez que nesse a autora precisou desenvolver um universo novo com muita criatividade e talento que ela com certeza tem. Por fim, eu recomendo sim a leitura para aqueles que gostam de fantasia.