A Escolha do Verão

Sara Gusella

Resenhas - A Escolha do Verão

aperegrina.literaria 27/10/2023

Espetacular!
Alguém mais aí apaixonada pelo Beor?
Maravilhoso. História envolvente... E o tanto que lutei com os oghiros kkkkk. Me fez lembrar de Oliver e da cidade escura e criar teorias... Além de Beor meus personagens preferidos sãos a Kira e Tristan o casal de boticários. Fiquei com vontade conhecer a Vila de Beor... Enfim, ansiosa pelo livro 2 e pra encontrar as outras estações.

Fefe 01/03/2022

O que eu achei???
Eu gostei muito da história, mas achei muito parado sem muitos acontecimentos, poderia ser encurtado umas 100 páginas, porque 80 delas foi o ínicio, tudo dando certo, 200 só tristeza e só foi piorando, e só depois da pág 300 teve os acontecimentos.
Mas mesmo assim recomendo uma história totalmente diferente de tudo o que já li.

Paniiny 11/12/2022

Achei a escrita da Sara muito gostosinha de ler, e apesar de sentir que não sou parte do público alvo, eu tive o prazer da nostalgia do tempo em que lia Percy Jackson aos 12 anos ? Pra mim é a mistura de PJ com As Crônicas de Nárnia (que a propósito tem várias referências)

O livro traz mensagens lindas de amor, amizade, propósito, e principalmente, fé.

Gostei de como a história abre não com o personagem principal mas sim em um lugar totalmente desconexo que você só vai entender beeeeem depois o que tava rolando.

Assim como muita gente já comentou, também achei que demorou até ser apresentado o grande conflito da história e que a resolução foi rápida demais. Eu entendo o porquê da demora, para mostrar ao máximo a angústia e sofrimento daquele povo, mas ainda assim poderia ter sido mais reduzido... Mas não é por isso que várias das cenas desse miolo deixam de ser tão impactantes!! Como por exemplo, a reflexão sobre as estrelas na visita à plantação que me marcou demais, ou em dois momentos específicos entre Beor e os amigos nos momentos de maior sofrimento já vividos por eles....

Quando Beor se encontra com as Três Estrelas- MINHA NOSSA SENHORA, o que foi aquilo??? Gente eu arrepiei inteirinha, sem brincadeira ? A cena final do Beor com a mãe dele também, ai sem condições viu gente? Vou mandar a conta da minha psicóloga pra Sara-

O trio de amigos são muito fofos, e essa foi a razão da minha ruína ? O Beor começa como um garoto meio birrento e amadurece MUITO no decorrer da história, e esse é um dos fatores de maior impacto. Quando você percebe que uma criança está sendo forçada a tomar aquelas decisões, você sente o peso daquilo.

E só queria acrescentar que Philip e Grim são os melhores personagens e é isso-

Sofia437 30/11/2022

A história é muito boa, tem um potêncial incrivel e a mitologia que a autora cria é fantastica. A inspiração e homenagens ao C.S. Lews e As Crônicas de Nárnia são perceptiveis desde as primeiras págs, e é divertido de se notar.
Meu único problema foi que achei que a história permanece por muito tempo no "arco do problema", e o "arco da resolução" foi meio corrido. Também achei que teria um romance mas acabou não tendo, e senti que alguns personagens poderiam ter sido desenvolvidos melhor.
De qualquer forma o livro é muito bom, e ser de autoria independente, e nacional, deixa tudo mais interessante.

Gabi 01/06/2021

UMA FANTASIA PERFEITA!
A escolha do Verão é uma fantasia, romance de estreia da autora nacional Sara Gusella.

Tudo nesse livro é perfeito e encantador. O universo muito bem construído, escrita fluida, enredo que prende e personagens cheios de camadas e perfeitamente criados. Foi uma grande alegria ler um livro que me tocou e emocionou tanto. O talento da autora é inquestionável!

Aguardo com ansiedade pelos próximos livros da série da série!

Eduarda2297 08/01/2022

Fantástico
Não leio muito livros de Fantasia, acho que até hoje o único livro de fantasia que li foi as crônicas de Nárnia do CS Lewis.

Mas como me indicaram bastante esse livro, me propus a ler. A escrita da autora nos faz viajar nas nuvens sem tirar os pés do chão.

Referente ao tema abordado no livro, sou suspeita pra falar, pois amo o verão.

Além de ser um livro fantástico, trás mensagens maravilhosas.

Juper14 15/03/2024

Para ser grande, seja pequeno!
É uma obra de ficção cristã, escritora por uma autora brasileira chamada Sara Gusella, que inclusive tem outras obras do mesmo gênero. O exemplar narra uma grande aventura que inicia na escusa Vila de Teith, uma terra que só conhecia uma estação; o verão. Nesse ínterim, Beor um jovem que apesar viver com o calor e a vila como sua única realidade, além de possuir um enorme apreço pelas ?estrelas?, acreditava que sua que sua realidade não era ?única?, havia em seu coração uma certeza de que existia algo além de sua vila e do verão, havia algo a mais do que lhe era conhecido.

Isto se conclui quando em um dia inesperado, o inverno invade a harmoniosa vila de Teith causando um mau iminente, esta situação se torna o estopim para todo o desenvolvimento da história, isso leva Beor, um artefato antigo, um pássaro e um cavalo a sair de sua terra em busca de solução para sua comunidade como também de respostas.

Desse momento em diante, a narrativa se desdobra em obstáculos, riscos, emoções, decisões e muito aprendizado. A autora desenrola um cenário completo de fantasia e alusões que causam muitos ensinamentos, num deles me impactei com os anseios de Beor em ser ?Grande?, tem ganâncias de aventuras e vivências da vida, até que ele se depara com um momento que percebe que para ser grande precisa assumir sua pequenez diante de suas escolhas sobre si e sobre aqueles que precisam de sua ajuda. Não preciso dizer o quanto esse paradoxo nos lembra bem do evangelho, além desta há outras lições cristãs como: perder para ganhar, amor sacrificial, renunciar, encontrar consolo em meio a dor ou dores, superar seus medos e muito mais.

Por fim, é exatamente neste emaranhado de aprendizagens inspiradoras que a história encerra com um desfecho mais que incrível! Recomendo!

Borboliteraria 06/02/2022

O peso das escolhas
O título já diz tudo - mesmo que eu só tenha entendido quando terminei. O que posso dizer desse livro:

1- cenário fantástico muito bem construído e criativo
2- personagens cativantes
3- narrativa sólida
4- Deus falou comigo a cada página

Só digo: Leiam e se deixem as estrelas guiarem vocês nessa aventura!

Juliana 20/01/2023

Fantasia envolvente
História muito fofa, retrata um adolescente com suas dúvidas, que enfrenta vários desafios. Li com meu filho que se identificou muito com o personagem. Em alguns capítulos fica meio enrolado, dá vontade de pular algumas páginas... Só não pulei pq estava lendo com meu filho mesmo. Bastante aventura, muitas surpresas, momentos de raiva e algumas risadas. Algumas lágrimas também.
A história em si é bem gostosinha de ler. Quando sair a continuação vou ler com certeza.

Isabela Zocolaro 19/11/2021

uma fantasia encantadora sobre sonhos, coragem e fé.

O livro nos apresenta Beor, um menino de 13 anos, que ao contrário de todas as pessoas acomodadas de sua vila, sonha em conhecer o resto do mundo. Logo se vê que há algo de especial nele, e a ideia permanece conforme a história acontece, as tragedias aparecem e a vida dele, de sua família e de todos os seus amigos são colocadas de cabeça pra baixo.
A escrita te faz sentir, junto com aquelas pessoas, a dor e o sofrimento causado pela chegada do inverno, e ao mesmo tempo a determinação do protagonista em resolver aquele problema.
A narrativa apresenta cenários e histórias lindas que são um belo presente pra imaginação, e nos fazer querer, com ajuda das estrelas, encontrar coragem em nosso coração sempre que for preciso, assim como Beor.

"Beor não chorava por pessoas, mas ele secretamente chorava pelas estrelas, elas eram a prova de que havia mais – mais a se viver, a se descobrir, mais do que a vida naquela vila."

"Os humanos tem medo do que não conhecem ou não conseguem explicar, foi por isso que pararam de olhar pro céu e passaram olhar apenas para si mesmos”. "

“Estava descobrindo que eram as escolhas que fazia em momentos de pressão que o definiam, e não o que pensava ou deixava de pensar sobre si mesmo. E naquele momento, Beor escolheu ser corajoso, simplesmente porque não havia nenhuma outra opção”.

Gio 20/03/2022

Me surpreendeu muito (no bom sentido)
No começo eu estava meio lenta leitura, acho que não estava tão engajada em fantasias (eu li demais nos últimos tempos) e estava com a cabeça cheia, mas chegou em um ponto que fluiu muito e ficou WOW.

Adorei os personagens, o universo, o enredo, TUDO. Não conhecia muitas fantasias cristãs mas já me apaixonei e espero ansiosa para o próximo livro.

Chorei? CHOREI.

Ver a evolução do Beor no decorrer do livro é lindo, ver ele crescendo e assumindo responsabilidades foi demais. Enfim, amei demais, tenho nem palavras

key Z 06/01/2023

PERFEITO
eu ameeeei tanto esse livro!!!!! comecei 2023 muito bem hahahaha
o enredo é ótimo, acompanhar a história de Beor foi incrível! Ver a evolução do personagem do começo, as escolhas dificeis que teve que tomar e o rumo que deu a tudo isso, muito bom! sem contar que a escrita tbm é impecável, nao vejo a hora de ler o próximo livro :)

Cabonillo 07/01/2023

Imagina viver num lugar onde as coisas funcionam sempre da mesma maneira, e você não me sente que seu lugar é ali. Nem mesmo o sol muda, até que... Tudo muda.
O inverno (algo que ninguém se quer sabia que existia), aparece. E com ele, todo o frio, neve e nevasca.
Seu povo não tem preparo algum, até que muitos começam a adoecer.
Um estrangeiro que chegou pouco antes do inverno iniciar te conta sobre uma guerra entre verão e inverno, e com medo de que tudo piore, você decide acreditar naquela história e ir atrás do sol.
Nessa jornada Beor vai viver coisa que jamais imaginou, e conhecer histórias que nunca escutaria em sua vila.

Eu amei a história, e aguardo pelo próximo livro ??