A Escolha do Verão

A Escolha do Verão Sara Gusella
Sara Gusella

Resenhas - A Escolha do Verão

Isabela Zocolaro 19/11/2021

uma fantasia encantadora sobre sonhos, coragem e fé.

O livro nos apresenta Beor, um menino de 13 anos, que ao contrário de todas as pessoas acomodadas de sua vila, sonha em conhecer o resto do mundo. Logo se vê que há algo de especial nele, e a ideia permanece conforme a história acontece, as tragedias aparecem e a vida dele, de sua família e de todos os seus amigos são colocadas de cabeça pra baixo.
A escrita te faz sentir, junto com aquelas pessoas, a dor e o sofrimento causado pela chegada do inverno, e ao mesmo tempo a determinação do protagonista em resolver aquele problema.
A narrativa apresenta cenários e histórias lindas que são um belo presente pra imaginação, e nos fazer querer, com ajuda das estrelas, encontrar coragem em nosso coração sempre que for preciso, assim como Beor.

"Beor não chorava por pessoas, mas ele secretamente chorava pelas estrelas, elas eram a prova de que havia mais – mais a se viver, a se descobrir, mais do que a vida naquela vila."

"Os humanos tem medo do que não conhecem ou não conseguem explicar, foi por isso que pararam de olhar pro céu e passaram olhar apenas para si mesmos”. "

“Estava descobrindo que eram as escolhas que fazia em momentos de pressão que o definiam, e não o que pensava ou deixava de pensar sobre si mesmo. E naquele momento, Beor escolheu ser corajoso, simplesmente porque não havia nenhuma outra opção”.

Luiza.Sacilotto 29/01/2022

As crônicas de Nárnia Brasileira
Sério, eu senti muito a vibe de as crônicas de Nárnia e amei. O Beor é um pitico, mas aquele final acabou comigo. Não cheguei a chorar mas senti um peso no coração e quase chorei. Agora espero que ele seja feliz nos outros livros. Se não, teremos um grande problema tia Sara.

belabuisa 22/12/2023

Esperando pelo livro 2
Com uma história bem elaborada, personagens cativantes e uma escrita linda, A Escolha do Verão é uma ótima leitura pra quem gosta de As Crônicas de Nárnia (e também pra quem não gosta ou nunca leu dar uma chance).
Sendo uma grande fã do trabalho da autora (apesar de esse ser apenas o segundo livro dela que leio), não me decepcionei em nada com a leitura. Toda a espera pra conseguir comprar o livro valeu a pena.
Os personagens são retratados da forma mais humana possível, com suas dúvidas e falhas. Principalmente Beor, o protagonista, que possui uma evolução incrível do início ao fim.
Outra coisa que me agradou muito no livro foi a forma que a autora não disfarça e nem tenta esconder todas as perdas e sentimentos de dor. Apesar de infanto-juvenil, o livro consegue trazer assuntos mais pesados como a morte com a leveza que uma criança da idade do Beor pode muito bem entender, já que na vida real ninguém está imune ao luto.
Não concordo com algumas outras resenhas que li sobre o livro, apesar de entendê-las. É verdade que grande parte do livro é focada em mostrar a situação problema e pode até ser tediosa, mas apesar disso é totalmente essencial. É com ela que conseguimos nos afeiçoar aos personagens e sentir toda a dor deles. Além disso, acredito que a conclusão não tenha sido nem um pouco apressada, e acho que foi completamente proporcional às outras partes do livro.

NatRGW 27/05/2023

Perfeito
Amei o livro do começo ao fim e superou muito as minhas espectativas. Adorei a escrita da Sara que é descritiva e ainda super fluida. Amei os personagens e toda a história. Já estou super ansiosa para ler o volume dois.

Cardoso 12/01/2024

Simplesmente incrível!
A forma de escrita da Sara já havia me conquistado quando li Os Clãs da Lua. A Escolha do Verão só veio para reforçar isso. Personagens cativantes, história que te prende do início ao fim. E oq falar do Beor?MDS! Saiba que vc é meu novo favorito dos livros. Ansioso pela continuação ?

Dani 13/01/2024

Achei lindo, me fez refletir em várias coisas ao longo da história. Mas teve algumas partes que eu sinto que ficou meio enrolado. Eu sei que Beor era uma criança/adolescente e se nós adultos temos nossas dúvidas, imagina uma criança de 13 anos! Mas acho que em algumas partes não precisava demorar tanto para acontecer certas coisas, não precisava ter tanto essa briga interior de "eu consigo, não consigo, eu consigo, não consigo." Dessa forma, na minha opinião, alguns personagens não foram bem explorados. Claro que se esse é o livro 1, é pra ter alguma continuação e espero que algumas perguntas, sejam esclarecidas. Inclusive, o último capítulo deixa um gostinho de continuação, o que eu achei bem interessante. Acho também que a aventura de Beor poderia ter acontecido antes, Beor era curioso e em vários dias não foi atrás da sua curiosidade?! A história de Clarke poderia ter tido mais explicações também. Mas no geral o livro é gostoso de ler, a leitura nos prende e traz um quentinho no coração.

Jonathas16 21/02/2024

Até a metade do livro eu achei bem monótono, fui me arrastando, mas depois da metade começou a ficar mais interessante porque as informações foram sendo reveladas. Algumas coisas eu fiquei confuso e tem perguntas sem respostas ainda que talvez fique para a continuação do livro. Porém, no final eu gostei, história bem leve e divertida.

Branca de neve 02/09/2022

História emocionante
O Beor sempre teve curiosidade de sair de sua vila até que um dia chega uma estação onde aquela vila nunca teve o inverno. E eles primeiro começam a ficar doentes, dps sem comidas e assim vai, então ele precisa arrumar uma forma de ajudar sua vila.
A história em si é bem emocionante, os personagens são bem desenvolvidos, as cenas de "lutas" são simplesmente incríveis. Só senti falta das falas com travessão.

Isabelly 17/09/2022

Simplesmente apaixonadaa??
Que história mais linda desse garoto incrível chamado Beor que nós prende do começo ao fim e nós ensina q mesmo em dias nublados de frio, devemos seguir em frente, pq dias de sol e calor virão e nenhuma estação dura para sempre!!! Simplesmente amei o livro, uma história super gostosa de se ler e bem escrita!??????

Ludmila.Wendy 25/12/2021

Uma experiência muito boa!
Confesso que comecei o livro por simples curiosidade, sobretudo pela primícia de ser uma ficção cristã. Mas, sabendo que fantasia não é um dos meus gêneros favoritos, não criei muitas expectativas. E, bem, tive uma bela surpresa.

A escrita da Sara é maravilhosa. Amei as descrições que, de alguma forma, fazia os sentimentos, os lugares, as ações e tudo mais serem quase palpáveis ao leitor. Sério, que habilidade!

O enredo do livro é único. Achei muito criativo toda a estória: a vila em que se passa a maior parte do livro, os moradores dela, a origem das estações, o mistério que me fez devorar os últimos capítulos com velocidade e a mensagem que o livro passa. Não é nada clichê e faz a gente imergir em outra realidade. Muito bom!

Contudo, apesar do livro ter me prendido até a última página, não foi uma estória arrebatadora pra mim. Acredito que a explicação disso seja o gênero e o público a qual se destina, afinal, é um livro infanto-juvenil. Por isso, demorei um pouco engrenar no ritmo de leitura, pensando até em desistir em certo momento. Apesar de tudo, fico feliz de ter continuado, pois valeu muito a pena.

Concluo essa pequena resenha parabenizando a autora e desejando todo sucesso na escrita dos demais livros. Sara é, com toda certeza, uma baita escritora. A sensibilidade passada em cada frase é incrível. Como eu disse, A escolha do Verão foi uma experiência muito boa, que me fez lembrar o universo de Nárnia. A propósito, tenho a impressão que C. S. Lewis deixou uma de suas aprendizes aqui no Brasil, por sobrenome Gusella, haha ?

Cabonillo 07/01/2023

Imagina viver num lugar onde as coisas funcionam sempre da mesma maneira, e você não me sente que seu lugar é ali. Nem mesmo o sol muda, até que... Tudo muda.
O inverno (algo que ninguém se quer sabia que existia), aparece. E com ele, todo o frio, neve e nevasca.
Seu povo não tem preparo algum, até que muitos começam a adoecer.
Um estrangeiro que chegou pouco antes do inverno iniciar te conta sobre uma guerra entre verão e inverno, e com medo de que tudo piore, você decide acreditar naquela história e ir atrás do sol.
Nessa jornada Beor vai viver coisa que jamais imaginou, e conhecer histórias que nunca escutaria em sua vila.

Eu amei a história, e aguardo pelo próximo livro ??

key Z 06/01/2023

PERFEITO
eu ameeeei tanto esse livro!!!!! comecei 2023 muito bem hahahaha
o enredo é ótimo, acompanhar a história de Beor foi incrível! Ver a evolução do personagem do começo, as escolhas dificeis que teve que tomar e o rumo que deu a tudo isso, muito bom! sem contar que a escrita tbm é impecável, nao vejo a hora de ler o próximo livro :)

Lyta Racielly 10/11/2021

Surpreendente e envolvente
E se o verão fosse uma... pessoa?!

Okay, esquece TUDO que você já aprendeu sobre as estações, você não sabe nada, juro.

Em uma vila isolada e assombrada pelo medo, onde o verão predomina todos os dias do ano, temos um jovem popularmente conhecido por Beor, de apenas 13 anos.
Cheio de sonhos e aventuras, o principal desejo dele é conhecer o mundo além da floresta proibida.

Mas, tudo pode mudar quando, de repente, um frio desconhecido chega e ameaça a todos.

Olha, sinceramente? Eu amei esse livro, sem dúvidas entrou na lista dos meus favoritos da vida assim.

É lindo acompanhar o crescimento do Beor do primeiro capítulo para o último, a sua amizade com o Nico e a Naomi, as lições contidas nessas páginas com grandes ensinamentos e lágrimas.

Também me apaixonei pelo worldbuilding, a explicação da origem do mundo, das estações, é tudo muito lindo e cheio de significados.

Não vejo a hora do segundo, estou cheia de novas teorias e para poder explorar as estações. Recomendo sem dúvidas

site: https://www.instagram.com/tulipaperegrina/

Carlos531 11/01/2024

PERFEITO!

Que livro magnifico, te prende do começo ao fim, Beor é um protagonista incrível, e a escrita tem uma pegada leve e envolvente, eu amei demais. Eu amo livros de fantasias com crianças, animais, cheio de aventuras e muito emocionante. Ainda sem conseguir superar, necessito do livro 2 para ontem.

"Muito o esperava, de grandes perigos a gratas surpresas, e ele estava pronto, sabia que estava. Não era mais o garoto que havia deixado sua vila."

Gio 20/03/2022

Me surpreendeu muito (no bom sentido)
No começo eu estava meio lenta leitura, acho que não estava tão engajada em fantasias (eu li demais nos últimos tempos) e estava com a cabeça cheia, mas chegou em um ponto que fluiu muito e ficou WOW.

Adorei os personagens, o universo, o enredo, TUDO. Não conhecia muitas fantasias cristãs mas já me apaixonei e espero ansiosa para o próximo livro.

Chorei? CHOREI.

Ver a evolução do Beor no decorrer do livro é lindo, ver ele crescendo e assumindo responsabilidades foi demais. Enfim, amei demais, tenho nem palavras