A Escolha do Verão

A Escolha do Verão Sara Gusella
Sara Gusella

Resenhas - A Escolha do Verão

Leituras e Reflexões 12/09/2021

Uma ficção fantástica nacional de uma criatividade maravilhosa!
O que nos deixa ainda mais felizes é que a escritora é bem jovem, mas demonstra um grandioso talento. Sabemos então que ela ainda tem um longo caminho à sua frente.
Se sua criação já é excelente agora, imagina mais tarde.
Gostei demais é super indico para o público infanto-juvenil.

becaesousa 20/03/2024

Excelente
Há alguns anos eu não adentrava na madrugada para ler só mais um capítulo. Sara resgatou aquela fome por fantasia que eu tinha, arrancando algumas lágrimas aqui e ali, além de, é claro, ter me servido uma generosa fatia de boa fantasia.

Ficção cristã para a glória de Deus.
Ludhelena 22/03/2024minha estante
Ansiosa para ler esse livroooo

Jamile184 25/03/2024minha estante
Estou muito ansiosa para ler o livro ?

Alana 20/01/2022

Tudinho pra mim!
Tudo começa quando Beor que vive na vila de Teith em que todos os dias são verão tem o verão roubado e um inverno pesado se instala e no decorrer do livro a gente se apega com as amizades, fica morrendo de curiosidade pra saber a história por trás da Vila e das estações e chora um pouquinho tb. Eu ameiii tudo nesse livro!
PS. 1: Alguma editora precisa publicar esse livrooooooo, POR FAVOR
PS. 2: Eu já quero um segundo livro!!!

may 03/01/2023

Coragem é fazer o que precisa ser feito mesmo com medo ??
A frase que me marcou. Eu esperava muito desse livro, e tudo me foi entregue.
No começo achei bem lento as coisas, esperava batalhas contra o mal, terras a serem exploradas...porém não tivemos isso logo no começo, ele foi devagar, que me irritou até certo ponto. E o próprio Beor me irritou muitas vezes, por parecer não se importar com os sentimentos dos outros, sempre no mundo da maionese e com os seus livros. Até que o inverno chegou. E levou tudo o que ele amava, só percebendo que amava, quando já não tinha mais.
E então dor, tristeza, esperança... Foi nesse ponto que eu já não sabia o que pensar do rumo da história. Tava com medo, de verdade, não queria ver ninguém morrer, e a coisa já tava feia.
EAI, O BEOR PEGA UM CAVALO E VAI EMBORA PRA ENCONTRAR O VERÃO, FUGINDO DE UNS LOBOS DE GELO MORTAIS. E o menino que só tinha uma bússola, partiu sem olhar pra trás, pra salvar sua família, sua vila.
Incrível o que os livros fazem com a gente
Piramos, passamos raiva, alegria, tristeza, angústia, torcemos por eles...Eu simplesmente amo isso, os laços que criamos com os personagens, quando nos vemos neles. E como eu me vi nesse garotinho, talvez não pela coragem...quem sabe um dia né
No final percebi que tudo ocorreu como era pra ser. Se não fosse lento, não teria conhecido as outras histórias, que foram tão importantes. Esse livro é incrível, e merece ser conhecido por mais pessoas.
Ansiosa pra continuação ?

Nia dos Livros 09/09/2021

"Fantasia cristã cheia de analogias e bons princípios"
A Escolha do Verão é um livro pra quem ama aventura, ensinamentos para a vida e um quentinho no coração.

Eu amei demais, o mundo criado, os personagens, a escrita da autora... simplesmente fantástico. Ver o crescimento do protagonista foi uma das minhas partes favoritos, não vejo a hora de ler o próximo livro para saber mais dessa história.

Sara conseguiu com maestria fazer uma leitora que não é fã de fantasia favoritar uma, acho que isso já diz muito sobre quão incrível a leitura é.

Enfim, cativante, inspirador e lindo! ?????+?
Sarah 09/09/2021minha estante
Ahhh essa é uma das minhas próximas leituras, então ?

Ludmill4.books 21/05/2021

AMEEEI
Em um mundo que há anos fora dividido em Inverno e Verão, iremos conhecer a vila de Teith, que por ser localizada nas terras do Sol, nunca presenciou o frio ou inverno.

Dentre as famílias que compõe a região, Beor, o filho dos boticários Kira e Tristan, é quem irá protagonizar a história e nos encantar com seu jeitinho curioso e esperançoso.

Diferentemente de todos aqueles que conhece, inclusive de seus pais, o garoto nunca gostou do lugar que mora, sendo assim, anseia pelo dia em que irá embora para explorar tudo o que o mundo tem a oferecer.

No entanto, quando as coisas começam a mudar e um mal antigo se apossa das terras da vila, Beor terá de deixar todos os seus medos e inseguranças de lado para seguir em uma jornada que tem como objetivo salvar tudo que lhe é caro: sua família, amigos e até mesmo a região que tanto quis abandonar.

~ Sendo bem sincera, eu demorei bastante pra fazer essa resenha por que não fazia ideia de como começar a falar sobre o quanto amei a história... sério, ela tem uma mensagem tão linda por trás envolvendo amizade, fé e esperança, que eu fico de coração quentinho só de lembrar!

A escolha do verão, se trata de uma fantasia incrível e que me prendeu do início ao fim, fiquei encantada com a representação das estrelas, natureza e estações do ano, e não vejo a hora de ler a continuação para entender mais sobre esse universo sensacional!

Os personagens são bem cativantes e por isso consegui me conectar com praticamente todos, em especial o cavalo Felipe, o pássaro Grim e o trio de ouro compostos por Naomi, Nico e Beor, sendo esse último, ainda que bastante clichê, o meu personagem favorito.

Apesar de ter somente 13 anos e possuir comportamentos e falas características de sua idade, o protagonista também nos presenteia com uma coragem e perseverança bem marcantes no decorrer da narrativa.

A escrita da Sara é muitooo acessível e gostosa de se ler, a gente se sente tão imerso nos acontecimentos que fica quase impossível largar o livro! Amei muito a forma que ela conduziu toda a história, e fiquei satisfeita com o final. Agora é aguardar pra saber o que o futuro reserva para os personagens.

Enfim, para não me prolongar mais do que já fiz, só queria dizer que vale MUITO a pena dar uma chance pra essa história, tanto pelo seu significado quanto pelos acontecimentos que envolvem o Beor e todos aqueles que o cercam!

Noemi 18/02/2023

O primeiro ponto que quero destacar é a escrita da Sara que, além de leve e fácil de entender, é também muito bonita. Foi uma experiência incrível acompanhar o amadurecimento do Beor durante as páginas. Os valores e princípios cristãos foram trabalhados de forma sensacional. Amei o livro e estou ansiosa pelos próximos.

Kelly Oliveira Barbosa 09/03/2024

Esse livro aqueceu meu coração
A Escolha do Verão, é um livro de fantasia escrito pela jovem cristã mineira, Sara Gusella, que à época da publicação tinha somente 22 anos. O livro foi publicado em 2022 de forma independente pela autora, e republicado em 2023 pela Editora Thomas Nelson Brasil.

Eu gosto muito de livros de ficção cristã. Desde a adolescência tive contato com autores e obras do gênero e, com certeza ajudaram a me formar a leitora que sou hoje. Li A Escolha do Verão por indicação e empréstimo de uma querida, e que surpresa tive! O livro me fisgou nas primeiras páginas e durante a leitura só foi crescendo.

O livro é sobre o menino Beor e sua Vila Teith, bem como num plano maior, sobre a origem das estações. Teith, fica localizada nas Terras do Sol, os seus moradores nunca experimentaram outra estação que não o verão. Mas um dia isso muda, o inverno toma conta da vila ameaçando a vida de todos. Beor, um menino de 13 anos, filhos dos médicos da comunidade, sempre sonhou em um dia deixar sua vila e conhecer o mundo, porém jamais imaginou ver o mundo que ele conhecia naquela vila ser destruído pelo frio, pela fome, pelos lobos…

Como eu mencionei, o livro começa muito bom e só cresce durante a leitura. O mundo criado pela autora é incrível, e não só, também a narrativa, o enredo e os personagens, tudo é muito bom e criativo. A Escolha do Verão é um ótimo livro para adolescentes, mas tem força para conquistar qualquer leitor. E toda vez que eu me lembrava que a obra havia sido escrito por uma jovem de 22 anos eu dizia “Nossa! Incrível!”. Sara Gusella, me deixou com muito orgulho da literatura nacional, da ficção cristã nacional. Digo ficção cristã, não porque a história tenha uma ligação direta com o cristianismo, se não me engano a palavra “Deus” nem aparece no livro. Mas porque os nossos princípios, valores e virtudes estão lá: o amor, a amizade, o altruísmo, a coragem, a gratidão, a família, a fé…

O livro é cheio de tudo aquilo que é capaz de aquecer nossos corações de esperança em meio ao mundo cada vez mais turbulento. Uma leitura leve, um ótimo entretenimento para as horas vagas ou para as pausas do dia a dia. E reforçando, uma maravilhosa indicação de presente para crianças e adolescentes.

E a boa notícia é que parece que a continuação da série está chegando.❤

site: https://cafeebonslivros.home.blog/2024/03/09/a-escolha-do-verao-de-sara-gusella/

mari lucioli 16/04/2022

Olhe para as estrelas
Esse livro exuma fofurice do início ao fim. Tava precisando de um infanto-juvenil bem mágico e cheio de encanto pra relaxar, então a Escolha do Verão veio no momento certo pra mim (apesar de ter destruído meu coração em alguns momentos)

O livro tem uma escrita muito gostosa, e uma ambientação incrível. Amei conhecer o Beor e sua família, e não vejo a hora de ver o que a Sara reservou pra ele no segundo livro!

Mimy 26/01/2023

Perfeito
Recomendo muito, no início pode parecer um pouco chato, porém é muito facinante a autora desenvolve um universo próprio de magia, entidades e até mesmo a criação de tudo, quanto mais você lê mais a história fica imersiva, chega a ser impossível chegar na metade do livro e parar de ler, nesse momento me encontro completamente indiguinada por não ter uma continuação, se tiver a oportunidade leia, o livro tem mapa, ilustrações lindas e uma escrita incrível.

Fabi 04/06/2021

Profundo e maravilhoso!
"Mas só porque você não vê algo, não significa que não seja real ou que não esteja lá. Talvez apenas não seja visível aos seus olhos humanos."

Em A Escolha do Verão, a Sara nos guia para a vila de Teith, onde sempre é verão e todos vivem em prol da comunidade que se formou há 300 anos. No entanto, Beor, filho dos boticários, não se via satisfeito em permanecer somente lá, ele queria mais e, ao surgir um estranho em sua porta, as coisas se encaminham para isso, já que o sol não está mais entre eles. Com isso, ele parte em uma jornada que o levará às respostas que tanto procura e aos segredos que jamais sonharia que existissem de tal forma.

"Encontre o Verão e nos salve desse Inverno."

~ Algumas considerações ~

A amizade retratada entre Beor, Nico e Naomi é linda, e foi uma das coisas que mais abrilhantou todo o enredo. A sinceridade e a beleza entre os três cativa e aquece o coração.

Um dos pontos principais nos direciona ao propósito, e foi trabalhado de uma das formas mais lindas que eu já li.

"Você sempre quis mais, pois foi criado para mais, estava dentro de você."

Felipe e Grim merecem um destaque aqui, porque "o cavalo e seu menino", junto com um pássaro, foram essenciais e ampliaram a maestria ao retratar a amizade como algo especial.

Além de tudo isso, a profundidade dessa fantasia é espetacular, a escrita é sensível, afetuosa e tudo fica tão claro que é difícil se desvencilhar de ser atingido pelos sentimentos e pela aproximação à história como um todo.

Com certeza se tornou um dos meus favoritos (me sinto na obrigação de panfletar essa obra de arte) e me tocou de uma forma toda especial e sincera. A Sara já me aguentou em meio aos choros e aos surtos, mas de novo eu preciso dizer que esse livro é sim uma fantasia maravilhosa, mas vai muito além do que esperamos encontrar. A realidade vai de encontro a tudo que ela escreveu e nos faz viajar para além dos nossos muros e enxergar as estrelas, porque "a escuridão havia trazido a consciência do brilho das estrelas".

Victoria 27/01/2022

Uma história cheia de simbologia e espiritualidade
Eu ainda não consigo acreditar que acabou? céus, que história sensacional.

Preciso dizer o quanto a jornada do Beor me remeteu a "Jornada do Herói", jornada essa que marcou gerações nas grandes obras da literatura como o Senhor dos Anéis, Crônicas de Narnia e até no cinema com Star Wars. É aquele personagem que começa sendo uma pessoa completamente despreparada, que, aos poucos, vai descobrindo quem é, vai entendendo os mistérios e desenvolvendo virtudes (quando ele começa a sentir compaixão é lindo demais). Ao longo da história ele tem uma série de pessoas com quem contar (seus mestres) e cada uma delas tem uma lição importante a ensinar, algo para compartilhar de si mesmo que acaba influenciando na essência do Beor e forjando cada vez mais aquele Herói que nós sabíamos que ele se tornaria. É mágico acompanhar isso.

Foi, para mim, uma história repleta de reviravoltas, de compaixão, amizade, família, muita honra, sendo de dever, ensinamentos, aventuras e desejo pelo novo, o agarrar-se na fé e na esperança, o ato de aceitar aquilo que lhe foi confiado e dar tudo de si para honrá-la? por aqueles que amamos? por aqueles a quem as Estrelas nos confiaram. Pelas Estrelas!

Eu passaria dias falando sobre cada detalhe do livro? mas estou andando em ovos para não dar nenhum spoiler porque preciso, realmente, deixar registrado o quanto essa história é marcante e o quanto ela me entregou. Aquela sensação de renovo, sabe? Senti a mesma coisa ao ler o conto do Órfão da Cidade Escura e pensei ao findar a leitura: a autora escreveu esse conto em um período de inverno na esperança que o Verão pudesse habitar novamente em seu coração. Hoje, a luz que ela desejou chegou até mim também e inundou o meu coração.

É o mesmo sentimento.

Jamais me esquecerei do Beor, da Naomi, do Nico, dos moradores da Vila, dos animais nobres guerreiros, das Estações e das Estrelas. Passarão anos e meus filhos conheceram as origens das estações. Não
vejo a hora.

Por fim, deixo registrado o quão recompensador é perceber que o Brasil tem grandes talentos inspirados e cultivados por Deus. Espero que essa história (e as que virão) sigam emocionando, ensinando e nos remetendo a Verdadeira História, a Verdadeira Jornada, às Estrelas. Obrigada!

PS: o que foi aquele final? O que foi aquele teste? Fazia muito tempo que eu não via algo tão lindo, com tamanha simbologia, que me deixasse tão emocionada e arrepiada.

Leiam. Só leiam.

Dona Rita 21/09/2022

Confie nas estrelas
A história é muito criativa, o mundo, as estações, a magia. Mas confesso que senti falta de mais, já que a magia só começa a aparecer realmente um pouco depois da metade do livro.
Não consegui me apegar ao protagonista, mas senti um pouco de tristeza por ele no final. Também é muito fácil perder o ritmo da leitura, eu levei bastante tempo pra conseguir terminar ele.

Apesar de tudo, espero ansiosa pela continuação e desejo com todas as forças que a Primavera apareça e de um pau em todo mundo.
Ynnay@! 25/11/2022minha estante
Qual a classificação indicativa?

Dona Rita 29/11/2022minha estante
10+

Clarinha 14/11/2021

Fala de Deus sem sequer citar o nome Deus
Ficção cristã é isso. Vai tipo MUITO além de uma leitura comum. A escolha do verão edifica, ensina. A história é aconchegante e pode te conquistar. Sério! Além de tudo, é fantasia e de autora nacional