Em ondas

Em ondas AJ Dungo

Resenhas - Em ondas

Selma 26/04/2023

Há um monte de razões pelas quais grandes coisas acontecem
Quando pensei em escrever essa resenha, me veio na mente essa frase (aqui resumida) dita pelo Ted Mosby em HIMYM. Ela me acompanha desde 2017 e continua fazendo sentido na minha vida quando eu percebo quantas pequenas escolhas foram necessárias pra conseguir tudo que venho conquistando. E foi preciso um monte de pequenas razões para fazer Kristen se apaixonar por AJ e por AJ se apaixonar pelo surfe e, bem? pelo surfe se espalhar pelo mundo como é até hoje.

Digo isso porque o livro se dispersa muito nessa questão entre passado e presente pra contar sua história. A origem do surfe impactou um cara que foi o motivo de pesquisa de um outro, que se apaixonou por uma menina que se apaixonou pelo surfe porque o irmão também amava e conheceu porque um cara havaiano levou o surfe pro mundo no início do século passado? Engraçado como pra termos a vida que temos agora uma sequência de coisas mínimas precisou acontecer. Um livro sobre amor, dor, luto e esperança, sobre encontrar válvula de escape e conforto na natureza e nas pequenas belezas da vida.

Traços lindos, cores também, amei as cenas do mar, é quase como sentisse a água se mexer de verdade.

Sangelo.Silveira 17/04/2023

Em Ondas é uma história de amor, sem dúvidas.

Amor por alguém, amor pelo esporte através do surfe. Amor pela vida e como aproveitar cada segundo.

Nessa HQ o autor, ilustrador e surfista AJ Dungo conta a história de sua parceira, como se conheceram e a sua luta contra o câncer. Mesclando com a própria história e origem do surfe e de algumas personalidades pioneiras na sua popularização pelo mundo como Duke Kahanamoku e Tom Blake.

Com desenhos delicados e traços rápidos e finos o autor apresenta temas como o Luto, a aceitação, a perda, o descobrimento e o desprezo pelo que é novo, sempre de forma bonita, sem exageros, intercalando uma paleta linda de cores, o azul turquesa e o marrom.

Jehssics 31/03/2023

Promete que vai contar a nossa história?
Essa leitura foi muito sensível e tocante, o assunto abordado por sí só já me deixa bem emotiva (chorei um monte), mas essa é uma história linda de persistência, esperança e luta.

Kristen aproveitou ao máximo tudo que pôde e isso me deixa muito feliz.

Sobre a experiência de leitura, não me conectei muito com a parte histórica do surf etc, preferi acompanhar as partes do presente, sobre a Kristen e o AJ. Nada mais a declarar.

Outra coisa que me deixou muito feliz foi saber que parte do valor arrecadado de cada volume desse quadrinho, em qualquer lugar do mundo, terá uma parcela doada para pesquisas e auxílio a tratamentos de câncer, isso me deixou extremamente grata por ter dado uma chance a esse quadrinho.

Vehalcantara 30/03/2023

Em Ondas
Que livro mais amorzinho! Quero muito ler mais quadrinhos e essa foi uma experiência maravilhosa! Me senti tão próxima do AJ e desejei muito que a Kristen tivesse vivido muito mais. Amei também conhecer mais sobre a história do surfe, um esporte com o qual eu não tenho o mínimo contato.
Enfim, um livro triste, mas que ao mesmo tempo nos deixa de coração quentinho.
Simplesmente amei! Indicação do querido Geefe, que nunca errou ?

bellabuffon 16/03/2023

Bonitinho
Amei os desenhos. A história é legal. Pelo que ouvi achei que ia chorar e ficar triste e de luto umas duas semanas, mas nem foi isso. Numa só sentada acabei de ler. É um bom quadrinho, só isso

Burity 09/03/2023

Emocionante e simples
O quadrinho tem uma Arte simples e ponderosa que nos faz imergir na mensagem, que é muito emocionante. Que já vivenciou a experiência, mesmo com sua particularidade, vai sentie no fundo do coração a dor, saudade e compreensão.

aninhastt 15/02/2023

Obriga geefe pela indicação ??
Um dos quadrinhos mais lindos e emocionantes que já li! Chorei diversas vezes e fiquei ainda mais envolvida por ser não ficção ???
Vehalcantara 29/03/2023minha estante
Tô aqui pelo geefe também kkkkkk

Pequod.3 06/02/2023

Bom demais, uma história interessante sobre sua companheira Kristen que teve câncer, ela morreu aos 25 anos, na obra ele mescla a história do surf com sua vida pessoal e sua relação com esse esporte, de forma que no final as duas linhas se entrelaçam, entendemos sua importância, sensacional.
O único defeito do quadrinho é a arte digital, o próprio autor fala em entrevista que gostaria de ter feito em pincel, mas, por conta do prazo de entrega teve que fazer rápido e utilizou o computador que tira muito do texto de dorna negativa, em alguns quadros a arte não transmite bem o sentimentos presentes no texto.
Ainda sim é uma boa biografia em quadrinhos.

whois.a 02/02/2023

Se eu disser que eu realmente entendi a lição por trás da história eu estarei mentindo.

Surf é um assunto do qual não tenho muito interesse, mas ainda assim, gostei da forma como mostraram a criação do esporte e sua evolução.

Não costumo me apegar aos personagens e nem me envolver com a trama quando se trata de quadrinhos, o meu principal objetivo ao ler Em ondas era dar uma respirada dos livros que estava lendo e mesmo assim, me entreter.

Como não esperava nada demais, não me decepcionei, mas não foi uma história da qual não me senti imersa.

dro-nunes27 19/01/2023

Em Ondas
"Quando eu morrer, quero viver na sua arte."

Abro meu coração, ao ler Em Ondas quadrinho de AJ Dungo publicado pela editora Nemo. Em mais uma noite de insônia me debrucei em cima desse quadrinho o qual já havia lido muitos elogios e ao finalizar a leitura me deparei com algumas lágrimas, mas o por que disso tudo ? Longe de ser um simples quadrinho, Em Ondas é uma linda carta de amor de AJ Dungo a sua namora que travou uma dura batalha contra o câncer, mas além disso o quadrinho também mostra as origens do surf, esporte que nutria o amor do casal.

Não me recordava de ter me emocionado tanto com um quadrinho desde Retalhos de Craig Tompson. AJ Dungo relembra a vivência com Kristen sua namorada, e a dolorosa batalha de contra o câncer e o amor que compartilhavam pelo surfe. Entrelaçar a história de alguns grandes heróis do surf com uma comovente batalha e o amor de duas pessoas foi uma bela sacada do autor, detalhes que rendem pequenos subsídios para inúmeras reflexões que entregam uma história emocionante e delicada.

Mesmo economizando nas cores AJ Dungo esbanja sentimentos com sua palheta seja no azul remetendo bons momentos de serenidade e harmonia e ou na melancolia remetendo a fase azul de Pablo Picasso. As tonalidades de marrom e sépia também trazem a nostalgia de um VHS antigo, ao ver um documentário que pode ensinar a história do surf.

Se me arrependo de algo na minha vida ? Não, AJ Dungo só acentua uma frase que sempre levei comigo: Se arrependa somente das palavras que não disse! Valorize a pessoa que está do seu lado, valorize os pequenos momentos e celebre o amor da forma mais pura que conseguir. Afinal a vida não espera ninguém, pois o amanhã é incerto.

Ni Trevisan 18/01/2023

a vida é curta. Você tem que aproveitar
um misto de emoções, com histórias de amor e de crescimento. As ondas representam as turbulências da vida, uma hora está tudo bem e do nada você sente o impacto de uma onda(perda), e em outros momentos você só sente a saudade de poder surfar (a saudade de alguém que já foi). "O vazio é constante, mas o luto não segue um padrão"

Lu 25/12/2022

Que história tocante. Uma história tanto informativa sobre a história do surf quanto sobre uma história de um casal. Terminei a história aos prantos de emoção pela história contada. A ilustração é simples, e muito bonita, além de ser colorida. Muito boa a leitura.

Ana 19/12/2022

Recomento este livro a leitura e gostosa de ser ler, adorei os personagens como tom e kristen neste livro e abordado o surfe de uma metaforicamente.

Alex 16/12/2022

Que livro incrível, entregou tudo .O livro Em ondas que as ondas representa no seu vai e vem as mudanças que acontece na nossa vida tanto boas e tantos ruim como paixão no amor na profissão, luto,doença, amizade, velhice, maturidade ,depressão, o amor próprio, auto crítica. RECOMENDO MUITO.