Em ondas

Em ondas AJ Dungo

Resenhas - Em ondas

escorpiano 08/02/2022

Um livro muito querido.
Achei as ilustrações perfeitas e a narração do autor bem envolvente.
Gosto de como o livro altera pela história da personagem principal para algum fato histórico envolvendo o surf.

Conceicao.Sanchez 01/02/2022

Maravilhosamente ilustrado, AJ consegue transmitir tanto através de tão poucas palavras. É uma história em quadrinhos única que liga a história do surf com uma história real comovente.

Auzandir 31/01/2022

Veio e foi, pra vir então, mais forte
Aj dungo conta como conheceu e se despediu da falecida parceira entrelaçando fatos pessoais com a história do surf e justificando o porque essa hq figurou em muitas listas de melhores do ano.
Pra ser lida de uma só vez e lembrar de momentos que tinha calmaria no próprio mar.

Daniel.Alexandre 29/01/2022

Em Ondas
Em Ondas, um quadrinho autobiográfico que narra a relação do autor Aj Dungo com o surfe através de sua namorada, que veio a falecer de câncer.
Contado em fragmentos suas lembranças com a namorada e intercalado com a origem do esporte, ele ponhe para fora seu luto e através deste quadrinho materialisa seus sentimentos para com Kristen, com um traço limpo e fluido perspicaz ao escolher cores em pastéis que nos passa muito bem a melancolia de suas memórias. AJ Dungo metaforiza com excelência seus sentimentos EM ONDAS.

"Tanto o luto quanto as ondas são imprevisíveis. Eles são tramados por tempestade ao longe, no oceano distante, que encrespam as águas rasas e as águas profundas.
Tanto o luto quanto as ondas correm por estreitos, ganham forma, ganham velocidade e comportam a força total da sua magnitude, até que chegam no ponto de ruptura.
Tanto o luto quantas as ondas crescem até que não conseguem mais conter a própria forma. Perdem a estabilidade e, então, desabam.
Até se assentarem em uma superfície tranquila e uniforme.
Aí o mar recua e tudo recomeça."

Tales Martinelli 21/01/2022

Vem em ondas
Em ondas é uma HQ que conta um pouco da história do surfe, em conjunto com a vida do autor com Kristen, sua namorada que luta contra o câncer.

Os desenhos e ilustrações são mais minimalistas, o que combina com o jeito que a história é contada, com tons de cores monocromáticas variando entre quentes para a história do surfe, e frias para o tempo vivido pelo autor.

Muito comovente e inspirador, com a mensagem clara de que devemos ter resiliência na vida e aproveitar ao máximo enquanto podemos, mesmo que as ondas não estejam ao nosso favor.
Talita.Martinelli 16/05/2022minha estante
Lindo demais ??

Yaya 18/01/2022

Comecei esse livro não esperando nada e terminei achando que vai ser um dos melhores livros do ano. Neste livro encontramos a história do surfe, muita paixão pelo mar, a história autobiográfica de Aj e Kristen, que luta contra o câncer, e uma história sobre o luto. Tudo sobre esse livro é perfeito, desde as histórias até as ilustrações maravilhosas. Nunca tinha lido um livro de quadrinhos antes e não poderia ter tido uma experiência melhor. Recomendo muito ??

Cris 16/01/2022

A graphic novel é fantástica. As cores utilizadas são deslumbrantes e a narrativa é comovente.

Aj Dungo conta a sua história com sua companheira, Kristen, enquanto alterna para falar sobre a história do surfe.

Flavio - @geekcorp303 14/01/2022

Impecável!
AJ Dungo o senhor produziu a primeira HQ que me fez chorar, com essa história linda, emocionante e delicada, obrigada por cada palavra e cada traço dessas 300 e poucas páginas!

Douglas 02/01/2022

Em Ondas
"Quando eu morrer, quero viver na sua arte."

Abro meu coração, ao ler Em Ondas quadrinho de AJ Dungo publicado pela editora Nemo. Em mais uma noite de insônia me debrucei em cima desse quadrinho o qual já havia lido muitos elogios e ao finalizar a leitura me deparei com algumas lágrimas, mas o por que disso tudo ? Longe de ser um simples quadrinho, Em Ondas é uma linda carta de amor de AJ Dungo a sua namora que travou uma dura batalha contra o câncer, mas além disso o quadrinho também mostra as origens do surf, esporte que nutria o amor do casal.

Não me recordava de ter me emocionado tanto com um quadrinho desde Retalhos de Craig Tompson. AJ Dungo relembra a vivência com Kristen sua namorada, e a dolorosa batalha de contra o câncer e o amor que compartilhavam pelo surfe. Entrelaçar a história de alguns grandes heróis do surf com uma comovente batalha e o amor de duas pessoas foi uma bela sacada do autor, detalhes que rendem pequenos subsídios para inúmeras reflexões que entregam uma história emocionante e delicada.

Mesmo economizando nas cores AJ Dungo esbanja sentimentos com sua palheta seja no azul remetendo bons momentos de serenidade e harmonia e ou na melancolia remetendo a fase azul de Pablo Picasso. As tonalidades de marrom e sépia também trazem a nostalgia de um VHS antigo, ao ver um documentário que pode ensinar a história do surf.

Se me arrependo de algo na minha vida ? Não, AJ Dungo só acentua uma frase que sempre levei comigo: Se arrependa somente das palavras que não disse! Valorize a pessoa que está do seu lado, valorize os pequenos momentos e celebre o amor da forma mais pura que conseguir. Afinal a vida não espera ninguém, pois o amanhã é incerto.

Editora : Nemo
Tradução: Érico Assis

Deysinha 14/12/2021

Envolvente
A temática do surfe achei um pouco sem graça no início, talvez por não gostar desse universo, mas logo você entende a conexão do mar com a história narrada. Profundo, envolvente e no fim é impossível não se render às lágrimas!

Ga 04/12/2021

Me promete que vai contar nossa história
Em um dos mais lindos e emocionantes gibis que já li AJ conta a história de sua relação com Kristen, e todas as suas lutas e a história do esporte que é seu lugar seguro para momentos tão difíceis.
AJ conta a história de maneira não linear, começando ela poucos anos do falecimento de Kristen e indo e voltando no tempo, tenho que novamente ressaltar que todos os quadrinhos publicados pela Nemo parece que os autores tem um cuidado com a cor inexplicável, quando está contando a história dele AJ usa tons de verde água e quando está contando a história do surf em flashbacks um tom pastel, sua arte é Cartoon, limpa e leve, ao mesmo tempo cheio de emoção
Apesar de ser uma HQ longa a leitura não trava em nenhum momento, AJ escreve muito pouco em sua história e deixa a arte dizer muito mais, acho muito bom, principalmente dado o contexto da história em que palavras não são o suficiente.
Amei cada quadro e cada página, achei que fosse terminar o livro sem chorar, mas a referência a Avatar me quebrou e a última página é linda e poderosa, dando um final lindo para uma história triste, porém bela

Mari 26/11/2021

Uma homenagem ao Surf e à Kristen
Nessa narrativa primorosa, AJ conta a história do Surf em paralelo à história que viveu com Kristen. É um livro tocante e vale muito a leitura!

Nanda Lima 22/11/2021

Falta profundidade, mas é bom
Fazia tempo que eu não chorava lendo algo. Eu não me interesso pelo surf, nem antes de ler este gibi e nem agora, mas eu me interesso por histórias sobre perda, e esta é uma das boas. Nem chega perto de ser profunda e tridimensional como "A casa", e seria injusto de minha parte comparar um autor iniciante com um autor genial e experiente. Mas, ao mesmo tempo, analiso tudo a partir de minhas referências, como seria natural, e a superficialidade e romantização neste gibi chegam a ser charmosos de tão óbvios rs. A arte do quadrinista é econômica, mas elegante e bonita. Não entra nos melhores do ano, mas é no conjunto é um bom gibi.

Aline T.K.M. | @aline_tkm 04/09/2021

Me tocou como poucos
Se tem uma coisa que me fascinou nesta graphic novel são os silêncios. Eles estão por toda parte e parecem ser não apenas um eco do interior do narrador, mas também um convite à contemplação.

Em Ondas é a estreia do ilustrador e surfista AJ Dungo nos quadrinhos. Premiada, a HQ intercala duas narrativas a princípio improváveis: em uma delas, o autor relembra sua falecida companheira, Kristen, que lutou contra o câncer, e a paixão de ambos pelo surfe; na outra, traz um pouco da história do surfe, as figuras lendárias do esporte e sua importância para os povos da Polinésia e do Havaí.

Visualmente, essas duas linhas narrativas se diferenciam pelas cores — sua história com Kristen é contada em tons de azul, enquanto o surfe nos chega em tonalidades amarronzadas. Não pude evitar pensar em terra e mar, na complementaridade, no equilíbrio e no curso (nem sempre justo) da vida, presentes na trajetória do casal e também na mescla incrível de elementos aqui nesta obra. O que antes era improvável se transforma em completude. Tudo aqui faz sentido de um jeito lindo, e as palavras muitas vezes se revelam desnecessárias. Os silêncios... ah, eles dizem tanto!

Em Ondas me tocou como poucos livros fizeram. Aliás, curiosamente, duas das três obras que mais me emocionaram na vida são quadrinhos. Alguma coisa no aspecto visual aliada a um texto mais enxuto e certeiro faz com que as graphic novels encontrem uma rota direta aqui dentro. Comigo isso acontece muito, com vocês também?

Muito mais do que contar uma ou várias histórias, e de nos fazer mergulhar no universo do surfe, AJ Dungo é franco ao falar sobre o luto e faz uma bonita homenagem a Kristen, uma jovem mulher cheia de garra e serenidade, que fica eternizada nos traços de seu companheiro.

site: https://www.youtube.com/alinetkm

Djeison.Hoerlle 28/08/2021

Recém terminada a leitura, e cá estou eu, impactado, em frente ao meu computador. Não que eu seja um cara com alguma ligação com o mar e o surfe, temas centrais da obra. Para falar a verdade, sempre os associei ao hedonismo pueril da minha geração, razão mais do que suficiente para que o meu jeito blasé não me permitisse um interesse genuíno.

A narrativa de AJ Dungo, no entanto, canalizando o lado mais poético do mar, não apenas familiariza o leitor com a cultura e a história do surfe em seu seguimento documentário, totalmente digno de Box Brown, como também o mostra como fio condutor de um relacionamento real, entre personagens reais. É como se o surfe ganhasse uma história de origem, entrelaçada com seu grande papel na vida de um jovem casal.

Inclusive, falando deste romance, posso dizer que fui intimamente tocado, não por ser adepto de melodramas (o que de fato sou), e sim pela simplicidade e delicadeza narrativa. Não há nenhuma pomposidade nas frases escritas, apenas uma naturalidade como se nada mais existisse no amor e no luto, se não a poesia. Poesia essa tão natural que arrisco dizer: não pode ser concebida, apenas vivida.

Uma história sobre o mar, que deixa nossos olhos marejados. Justo. Recomendo muito a leitura. E mais ainda, recomendo alguns lenços de papel, também.