Em ondas

Em ondas AJ Dungo

Resenhas - Em ondas

Kévia @letrasdakevia 09/08/2021

O autor AJ Dungo intercala entre a origem e evolução do surf, falando sobre dois personagens que levaram o surf para o mundo: Duke Kahanamoku (1900), o pai do surf moderno; e Tom Blake (1902), criador do que entendemos hoje em dia como a prancha atual; e a vida de Kristen, sua amada, quem lhe ensinou a surfar e amar o mar. E pode parecer que uma coisa não tem muito a ver com a outra, mas o autor soube mostrar muito bem a ligação de AJ, Kristen e o surf de maneira fluida e emocionante (o final me deixou EXTREMAMENTE emocionada, com vontade de ler pela primeira vez novamente).

Você pode até não ligar muito pro surf, como é o meu caso, mas "Em Ondas" vai te tocar de maneiras tão bonitas e te mostrar o quão rico esse esporte é, que você vai terminar de ler com um sorriso no rosto. Ou com algumas lágrimas. Ou os dois. É uma declaração de amor e respeito, além de ser uma HQ linda visual e emocionalmente falando. E me ensinou algumas coisas sobre o luto e como ele é diferente pra cada pessoa. Ah, e 10 centavos de cada exemplar vendido no mundo irão para pesquisa e tratamento do câncer. Incrível né?

site: https://www.instagram.com/letrasdakevia/

Luhran 07/07/2021

?Ela se sentiu plenamente viva. Absorvendo cada momento?
Na primavera de 1800 nas ilhas havaianas, o surfe virou um jeito de fugir das perturbações interiores e de certo modo um protesto contra a invasão dos orientais que queriam colonizar o lugar.

Com a destreza e paixão de Duke Kahanamoku pelo surfe, o mesmo se tornou uma lenda no esporte e conseguiu expandir seu conhecimento sobre o mar para diversos atletas. Duke acreditava que o surfar ia além de subir numa prancha, era viver a natureza.

Tom Blake não teve escolhas fáceis, mas sempre se permitiu viver intensamente para sobreviver. De empregos em empregos, um dia Tom foi fisgado por uma onda e nunca mais deixou que o surfe o abandona-se. Com uma mente criativa e ativa, Tom Blake em meio a sua solidão, inspirou-se em Duke e mudou sua história.

Já em meados de 2015, Kristen realizava sua sétima cirurgia pulmonar. Sempre com uma esperança fora do comum, a garota que Jeff era apaixonado viveu todos os dias como se fosse o último. Apaixonada pelo surfe, mas impossibilitada de praticar o esporte, Kristen enxergou nas ondas motivos os suficientes para lutar mais e mais.

Mesmo com tempos históricos diferentes, os três personagens de Em ondas se interligam pela sua vontade imensa de viver suas vidas e viver o mar. Com paixões que ultrapassam os limites de suas angustias, surfar foi um processo de evolução intima e pessoal.

Em ondas é uma graphic novel profunda, de ilustrações tocantes e de uma importância histórica que aquecem nossos corações. A comovente batalha de Kristen com as ondas que sua vida lhe proporcionou fará qualquer leitor derramar lágrimas em meio ao oceano.

De uma paixão imersiva, Em ondas cravou sua ancora em meu coração como uma das mais sentimentais graphic novels dos últimos tempos.

Joaquim 28/06/2021

Perfeito!!!
Os desenhos dessa graphic novel são um verdadeiro espetáculo e a história é emocionante ao extremo.

garotadovlog 25/06/2021

RESENHA | Em Ondas (AJ Dungo) | por Carol Sant
Em Ondas foi lançamento de Junho da Editora Autêntica pelo selo Nemo, uma das HQ's mais esperadas para o ano de 2021 e eu vou te contar porque!

Nesta trama autobiográfica vamos conhecer a história de vida de Kristen - falecida companheira do autor e ilustrador da obra -, sua batalha contra o câncer e o amor que compartilhavam pelo surfe.
AJ Dungo entrelaça narrativas entre tempos passados e memórias, contando tanto a história de Kristen como a história de grandes heróis formados pelo surfe, remontando povos originários da Polinésia e Havaí, assim ele acaba juntando histórias fascinantes e comoventes em uma obra só!

🗣️ O QUE VOCÊ ACHOU, CAH?

Não estava com altas expectativas em relação a essa obra, mas quando comecei a ler foi realmente surpreendente. Inicialmente não achei que fosse uma HQ autobiográfica, só consegui perceber isso ao longo da leitura e foi algo que me fez suspirar e pensar que lágrimas rolariam!
O autor nos conta sua história com Kristen ao longo de todos os anos que passaram juntos, sendo assim, temos flashes de tempos em tempos - o que eu pensei que poderia me deixar um pouquinho confusa, mas isso não aconteceu - e entre esses tais flashes dos anos, também temos uma narrativa que se entrelaça com anos muito antes do nascimento de Kristen e AJ, o autor nos leva para os anos de 1800 e 1900 facilmente e nos mostra como nasceram os heróis do seu esporte predileto.
De forma singela e informativa, o autor nos conta sua história de amor com sua falecida companheira mas também nos dá uma aula sobre como começou o surfe. Levei algumas horas para finalizar a leitura da obra e senti um misto de sensações com ela, algumas ruins e outras que me tiraram um sorrisinho do rosto!

Sem dúvida alguma é uma leitura mais que recomendada, principalmente se você é fã de histórias com amores inesquecíveis e uma pitadinha de informação extra sobre assuntos que você não conhece tão bem assim. Quer se emocionar e aprender? Se liga nessa HQ e garanto que você não vai se arrepender.

Beijo em você e até a próxima!😘✨

site: https://www.instagram.com/garotadovlog/