O parque das irmãs magníficas (eBook)

O parque das irmãs magníficas (eBook) Camila Sosa Villada




Resenhas - O parque das irmãs magníficas


888 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Nyara.Batista 24/05/2024

Não consigo colocar em palavras o que sentir ao ler esse livro, apesar de relativamente curto, não dá para ser devorado, é cruel, ácido e triste.
Tem tristeza até nos momentos de felicidade.
Mas valeu cada minuto. Super recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Thaís 24/05/2024

Magníficas e singulares
Esse livro me prendeu desde a primeira página, é incrível a capacidade da Camila de retratar acontecimentos dilacerantes de maneira tão poética. Me emocionei e me apeguei a elas, todas tão magníficas e singulares.

Acho tão importante lermos sobre realidades distintas as nossas, entender suas dores, suas dificuldades, mas também a beleza da vida por sua perspectiva.

Essa com certeza é uma das melhores leituras desse ano, não só por sua fluidez e relatos que nos cativam, mas por me ensinar tanto.
comentários(0)comente



Júlia 22/05/2024

O Parque das Irmãs Magníficas
Camila consegue transformar relatos densos e angustiantes de forma reflexiva e que nos leva a querer saber mais e entender mais de uma realidade que é, muitas vezes, distante da nossa. Livro extremamente essencial e tocante.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Luiza3339 20/05/2024

Adorei o temática do livro e como foi retratada. É tão importante ler sobre realidades que nem fazemos ideia que existe. É dolorido e triste, mas muito real. O único ponto que me fez tirar uma estrela é que acho que podiam ter acontecimentos mais impactantes durante a leitura. O livro é um compilado de histórias, contando um pouco de cada uma dessas irmãs, e acho que faltou um grande acontecimentos para amarrar toda a história no final.
O melhor do livro é a amizade dessas mulheres, provando que família é aquela que a gente escolhe sim.
comentários(0)comente



Ramon 19/05/2024

Ilumine-as.
Quando iniciei, a leitura foi bastante fluida e a história definitivamente se mostrou cativante. Algumas coisas começaram a me entediar mais pro final do livro, sentia que a história precisava ser editada e tinha a impressão de desencanto com a escrita da autora, parecia que o empenho nas palavras ficou só na primeira metade.
Dito isso, ler possibilita que nos coloquemos no lugar de tantas pessoas, e quando se trata das que são marginalizadas a gente desenvolve e aprimora automaticamente e essencialmente o respeito e a compaixão à elas. A vida sofrida, esgarçada, sem esperança e incerta das travestis, mas também a força e a coragem para se manterem perseverantes e resilientes quando o mundo não lhes dá espaço nem nas margens, somente pelas sombras. Esse livro acende os holofotes para colocá-las no território.
Das personagens, a Tia Encarna sem dúvidas a mais interessante e complexa. Até a narração da autora/protagonista gira em torno dessa personagem, a conhecemos pelas lentes da Camila mas queria mesmo era conhecer ela por completo. Gostei dos personagens fantásticos que permeiam a trama, como a mulher-lobo e a mulher-muda-pássaro, confesso que fiquei em dúvida se eram metáforas mas, por fim, admiti que são elementos inventivos para uma trama crua e brutal.
comentários(0)comente



NathalieFoz 19/05/2024

Emocionada pelo livro e pela escrita dessa autora! Lembra um realismo fantástico mas não é exatamente isso, tem muita poesia, muita dor, amor, raiva e toda uma realidade difícil de testemunhar na vida das travestis que tentam a vida no parque Sarmiento. A autora foi uma delas e conta esse rito de passagem, esse testemunho ora lembranças, ora conto de fadas. Ser travesti é uma festa.
comentários(0)comente



Raysa 19/05/2024

Infelizmente não gostei
É um livro premiado e com um tema muito relevante, mas infelizmente eu não gostei. A escrita não me prendeu de jeito nenhum, não sei se é culpa da tradução. Demorei muito tempo para conseguir concluir porque não sentia vontade de ler. Eu tinha muita expectativa de que seria uma boa leitura, mas me frustrei.
comentários(0)comente



Cris 18/05/2024

A fúria travesti
A tristeza desse grupo comandada pela Tia Encarna, uma figura forte e protetora, que com seus mais de cem anos, levou muita porrada dessa vida, pelo simples fato de existir. Marginalizadas pela sociedade, as travestis precisam expor seus corpos a todo tipo de violência para que assim consigam sobreviver.

A autora escreve de uma forma lírica com toques de realismo mágico, o que transforma uma história tão violenta e brutal, em um triste e avassalador, poema.

Fiquei muito triste com final, Será que não existe finais felizes para as irmãs do Parque ?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bea 14/05/2024

Esse livro virou um queridinho e com certeza uma referência afetiva de vivências travestis para mim. Possui muitas passagens muito fortes, mas os assuntos são tratados com muito bom gosto ? expõe as violências e agressões vividas sem que isso se torne um espetáculo, algo a ser sensacionalizado ?. A narrativa nos confronta com a concretude daquele recorte da realidade travesti, de forma sensível e maravilhosa. Vai pro Hall dos livros que mudaram a minha vida
comentários(0)comente



RenataTunes 12/05/2024

"O Parque das Irmãs Magníficas", de Camila Sosa Villada, é uma narrativa tocante e corajosa que explora a vida de mulheres trans na Argentina, iluminando suas batalhas e a solidariedade em meio à marginalização. Villada utiliza uma prosa que combina lirismo e uma crueza impactante para pintar um retrato vívido de suas próprias experiências, habilmente entrelaçadas ao tecido da ficção. O livro mescla elementos de realismo mágico com um enredo profundamente humano, estabelecendo-se como um testemunho de resistência, dignidade e amor, e destacando a fortaleza das irmãs trans que veem no parque mais que um refúgio — um verdadeiro lar.

A narrativa é enriquecida por personagens cativantes e complexos, cujas trajetórias são entrelaçadas com delicadeza e intensidade emocional, construindo um mosaico que confronta preconceitos e estereótipos. Villada aborda com sensibilidade temas como identidade, violência, exclusão e solidariedade, capturando a atenção e emoção do leitor. "O Parque das Irmãs Magníficas" se revela como uma obra poderosa e essencial, que traz à luz as vozes muitas vezes silenciadas da comunidade trans, oferecendo uma experiência de leitura transformadora e esclarecedora. Camila Sosa Villada nos entrega não somente um livro, mas um manifesto de resistência e um convite à empatia e ao entendimento mais profundo das realidades trans.
comentários(0)comente



Mari 11/05/2024

Pesado...
O livro aborda uma experiência dura, mas que é narrada com certos momentos de leveza. É interessante perceber como os dois polos oscilam.
comentários(0)comente



AleJF 08/05/2024

Impactante
Camila Sosa Villada consegue traduzir em lirismo e realismo fantástico uma história de dor e muito sofrimento: a das travestis levadas à prostituição e destroçadas pela sociedade!
Forte e emocionante!!!!
comentários(0)comente



Iza 08/05/2024

Um dos melhores do ano
Uma leitura visceral. O que a Camila faz em 200 páginas não pode ser definido como nada além de impecável. Importante e obrigatório
comentários(0)comente



888 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |