O parque das irmãs magníficas (eBook)

O parque das irmãs magníficas (eBook) Camila Sosa Villada

Resenhas - O parque das irmãs magníficas

Nyara.Batista 24/05/2024

Não consigo colocar em palavras o que sentir ao ler esse livro, apesar de relativamente curto, não dá para ser devorado, é cruel, ácido e triste.
Tem tristeza até nos momentos de felicidade.
Mas valeu cada minuto. Super recomendo a leitura.

Thaís 24/05/2024

Magníficas e singulares
Esse livro me prendeu desde a primeira página, é incrível a capacidade da Camila de retratar acontecimentos dilacerantes de maneira tão poética. Me emocionei e me apeguei a elas, todas tão magníficas e singulares.

Acho tão importante lermos sobre realidades distintas as nossas, entender suas dores, suas dificuldades, mas também a beleza da vida por sua perspectiva.

Essa com certeza é uma das melhores leituras desse ano, não só por sua fluidez e relatos que nos cativam, mas por me ensinar tanto.

Júlia 22/05/2024

O Parque das Irmãs Magníficas
Camila consegue transformar relatos densos e angustiantes de forma reflexiva e que nos leva a querer saber mais e entender mais de uma realidade que é, muitas vezes, distante da nossa. Livro extremamente essencial e tocante.

Luiza3339 20/05/2024

Adorei o temática do livro e como foi retratada. É tão importante ler sobre realidades que nem fazemos ideia que existe. É dolorido e triste, mas muito real. O único ponto que me fez tirar uma estrela é que acho que podiam ter acontecimentos mais impactantes durante a leitura. O livro é um compilado de histórias, contando um pouco de cada uma dessas irmãs, e acho que faltou um grande acontecimentos para amarrar toda a história no final.
O melhor do livro é a amizade dessas mulheres, provando que família é aquela que a gente escolhe sim.

Ramon 19/05/2024

Ilumine-as.
Quando iniciei, a leitura foi bastante fluida e a história definitivamente se mostrou cativante. Algumas coisas começaram a me entediar mais pro final do livro, sentia que a história precisava ser editada e tinha a impressão de desencanto com a escrita da autora, parecia que o empenho nas palavras ficou só na primeira metade.
Dito isso, ler possibilita que nos coloquemos no lugar de tantas pessoas, e quando se trata das que são marginalizadas a gente desenvolve e aprimora automaticamente e essencialmente o respeito e a compaixão à elas. A vida sofrida, esgarçada, sem esperança e incerta das travestis, mas também a força e a coragem para se manterem perseverantes e resilientes quando o mundo não lhes dá espaço nem nas margens, somente pelas sombras. Esse livro acende os holofotes para colocá-las no território.
Das personagens, a Tia Encarna sem dúvidas a mais interessante e complexa. Até a narração da autora/protagonista gira em torno dessa personagem, a conhecemos pelas lentes da Camila mas queria mesmo era conhecer ela por completo. Gostei dos personagens fantásticos que permeiam a trama, como a mulher-lobo e a mulher-muda-pássaro, confesso que fiquei em dúvida se eram metáforas mas, por fim, admiti que são elementos inventivos para uma trama crua e brutal.

NathalieFoz 19/05/2024

Emocionada pelo livro e pela escrita dessa autora! Lembra um realismo fantástico mas não é exatamente isso, tem muita poesia, muita dor, amor, raiva e toda uma realidade difícil de testemunhar na vida das travestis que tentam a vida no parque Sarmiento. A autora foi uma delas e conta esse rito de passagem, esse testemunho ora lembranças, ora conto de fadas. Ser travesti é uma festa.

Raysa 19/05/2024

Infelizmente não gostei
É um livro premiado e com um tema muito relevante, mas infelizmente eu não gostei. A escrita não me prendeu de jeito nenhum, não sei se é culpa da tradução. Demorei muito tempo para conseguir concluir porque não sentia vontade de ler. Eu tinha muita expectativa de que seria uma boa leitura, mas me frustrei.

Cris 18/05/2024

A fúria travesti
A tristeza desse grupo comandada pela Tia Encarna, uma figura forte e protetora, que com seus mais de cem anos, levou muita porrada dessa vida, pelo simples fato de existir. Marginalizadas pela sociedade, as travestis precisam expor seus corpos a todo tipo de violência para que assim consigam sobreviver.

A autora escreve de uma forma lírica com toques de realismo mágico, o que transforma uma história tão violenta e brutal, em um triste e avassalador, poema.

Fiquei muito triste com final, Será que não existe finais felizes para as irmãs do Parque ?

Bea 14/05/2024

Esse livro virou um queridinho e com certeza uma referência afetiva de vivências travestis para mim. Possui muitas passagens muito fortes, mas os assuntos são tratados com muito bom gosto ? expõe as violências e agressões vividas sem que isso se torne um espetáculo, algo a ser sensacionalizado ?. A narrativa nos confronta com a concretude daquele recorte da realidade travesti, de forma sensível e maravilhosa. Vai pro Hall dos livros que mudaram a minha vida

RenataTunes 12/05/2024

"O Parque das Irmãs Magníficas", de Camila Sosa Villada, é uma narrativa tocante e corajosa que explora a vida de mulheres trans na Argentina, iluminando suas batalhas e a solidariedade em meio à marginalização. Villada utiliza uma prosa que combina lirismo e uma crueza impactante para pintar um retrato vívido de suas próprias experiências, habilmente entrelaçadas ao tecido da ficção. O livro mescla elementos de realismo mágico com um enredo profundamente humano, estabelecendo-se como um testemunho de resistência, dignidade e amor, e destacando a fortaleza das irmãs trans que veem no parque mais que um refúgio — um verdadeiro lar.

A narrativa é enriquecida por personagens cativantes e complexos, cujas trajetórias são entrelaçadas com delicadeza e intensidade emocional, construindo um mosaico que confronta preconceitos e estereótipos. Villada aborda com sensibilidade temas como identidade, violência, exclusão e solidariedade, capturando a atenção e emoção do leitor. "O Parque das Irmãs Magníficas" se revela como uma obra poderosa e essencial, que traz à luz as vozes muitas vezes silenciadas da comunidade trans, oferecendo uma experiência de leitura transformadora e esclarecedora. Camila Sosa Villada nos entrega não somente um livro, mas um manifesto de resistência e um convite à empatia e ao entendimento mais profundo das realidades trans.

Mari 11/05/2024

Pesado...
O livro aborda uma experiência dura, mas que é narrada com certos momentos de leveza. É interessante perceber como os dois polos oscilam.

AleJF 08/05/2024

Impactante
Camila Sosa Villada consegue traduzir em lirismo e realismo fantástico uma história de dor e muito sofrimento: a das travestis levadas à prostituição e destroçadas pela sociedade!
Forte e emocionante!!!!

Iza 08/05/2024

Um dos melhores do ano
Uma leitura visceral. O que a Camila faz em 200 páginas não pode ser definido como nada além de impecável. Importante e obrigatório