O parque das irmãs magníficas (eBook)

O parque das irmãs magníficas (eBook) Camila Sosa Villada

Resenhas - O parque das irmãs magníficas

Eduarda Veloso 27/03/2024

Incomoda
O parque das irmãs magníficas é um livro que cumpre perfeitamente com o seu propósito: incomodar.

Camila tem uma escrita visceral, encantadora e cheia de significados. Com ela, não só convivemos com a festa, mas com a certeza da angústia em sua forma mais dolorosa, a violência. Diferente das mulheres cis que lidam com a possibilidade, nos deparamos com a mais absoluta certeza da dor que escolhemos diariamente esquecer.

Sua sinceridade brutal é o que confere as cinco estrelas desse livro.

Yasmim 23/03/2024

Até a morte pode ser bela.
Esse livro foi, sem dúvidas, o mais triste que já li até agora.
acho que por se tratar do que se trata, não teria como ser diferente. a realidade de mulheres trans em situação de vulnerabilidade é a coisa mais triste do mundo mesmo, vivências que nós, pessoas cis, jamais teremos a capacidade de compreender completamente.
eu tô desolada demais, o final desse livro me pegou de uma maneira muito forte, não sei muito o que falar. apenas me sinto grata por ter sido tocada por uma obra tão sensível, fantástica e triste.

marina.siqueira 20/03/2024

Devastador
A autora escreveu magnificamente sobre diversas experiências que me geraram uma profunda dor ao ler. Precisei fazer pausas na leitura para conseguir terminar porque nada é poupado e tudo o que é dito é absolutamente necessário.
Desde o companheirismo das irmãs do parque até as inúmeras violências que sofreram, aprende-se a respeitar tanto a resiliência das personagens quanto a sofrer com elas suas perdas e agressões, que se somam desde idades tão precoces. O final me deixou arrasada, mas, infelizmente, não foi inesperado diante de uma sociedade que carrega tanto ódio contra as travestis.

Marinus0 20/03/2024

Desde o começo soube que iria amar. Agora que acabei, não sei nem quais palavras eu uso para expressar a perfeição que é esse livro. É uma leitura simples, só que cada palavra tem um poder, ao ponto que eu sentia impactar na minha alma.

É tudo muito real, os personagens, a representatividade, a violência, a prostituição... mesmo sendo um realismo mágico, tinha momentos que eu jurava ser uma autobiografia.

Esse livro me permitiu ver ainda mais sobre a identidade travesti. Camila traz a felicidade e o preconceito em ser travesti, de uma forma tão complexa (assim como tudo oq nos é apresentado). Como o próprio livro fala: ser travesti é uma festa.

É uma sensação única quem lê esse livro, como um agridoce, um chocolate amargo... não sei. Esse misto de emoções é presente a cada instante. Não é ser nem tão otimista nem tão pessimista. Como a vida.

E senti uma conexão instantânea. Mesmo não sendo travesti ou ter tido contato com a pobreza e prostituição, tinha algo que conseguia me tocar em outro nível.

Bottonlina 20/03/2024

As irmãs mais lindas que já conheci!
Nunca esperei me encantar tanto com personagens, num período tão pequeno, e refletir sobre coisas tão corriqueiras.
Foi uma leitura de férias, escolhida para me acompanhar no trajeto de viagem e que acabou me levando a esse universo de lindas irmãs magníficas. História tão singular e densa.
É uma leitura simples, porém pesada e cruel.
Aqui você ingressa na vida de diversas transsexuais, conhecendo a difícil infância e aceitação, os amores sonhados, a violência policial, a perda da inocência, a união pelo amor, a junção de dores, o respeito, o coração grande da tia Encarna, a esperança através dos olhos do Brilho, o preconceito da sociedade, o bom humor e resiliência das meninas, a desumanização hospitalar de corpos já tão malinados, o ambiente seguro do colo de mãe (que poucas tinham, mas que acalentava o coração de muitas numa ceia de natal).
O parque era um lugar hostil e cheio de sofrimento, porém para muitas delas era um ambiente que salvava (seja em relação a trabalho ou seja para fuga).
Um leitura rápida, incrível,que me fez chorar em certos parágrafos, me fez sentir ódio em outros, mas que veio para nos levar à vida difícil dessas meninas.
A tia Encarna fez eu me debulhar em lágrimas no final, mas amo ela da mesma forma.
Todo mundo deveria conhecer uma tia Encarna!

thoya0 18/03/2024

Melhor livro lido até agora
Camila sosa villada não poupa o leitor - nem do que pode ser duríssimo, nem do que pode ser delicadíssimo na sua narrativa.
ainda que eu seja mega emotiva, poucos livros me pegam de jeito. este me fez segurar um soluço na garganta e as lágrimas rolaram.
a narradora nos leva a percorrer os caminhos de suas andanças do interior para a cidade grande, pelo parque das irmãs magníficas, pelas ruas, pelas sombras.
muita violência mas também amores e amizades de importância vital.
simplesmente amei.

Lígia Mussi 18/03/2024

Alguma vez chegaram a pensar que a poesia podia ter forma tão concreta?
Esse é o tipo de livro que gruda em você, fica para sempre, não há caminho de volta. Em 200 páginas, Camila conta ao leitor um pouco da vida das travestis do Parque Sarmiento, em Córdoba, Argentina. Com carinho, nos apresenta Tia Encarna, uma mulher forte e protetora, uma referência e também um porto seguro para o grupo de travestis que rondam o Parque e que chegam até lá por algum motivo.

Particularmente, o livro prova que é mesmo impossível "se colocar no lugar do outro", mas que é, sim, possível olhar pelo buraco da fechadura do outro, com empatia, e entender que o mundo vai muito além daquilo que somos capazes de imaginar.

O livro é um grito, de festa e fúria que há em ser travesti, e também de esperança: "você tem o direito de ser feliz. A possibilidade de ser feliz também existe". Camila recusa-se a se conformar com aquilo que sempre ouviu de deu pai "Um dia vão bater nessa porta para me avisar que te encontraram morta, jogada numa vala". E, assim, nos apresenta pessoas reais, com todas as suas delícias e idiossincrasias, e que são invisíveis e sem valor (no mais das vezes) no mundo que conhecemos, com todas as suas regras, hipocrisias e medo, sobretudo medo do diferente.

Uma verdadeira poesia, que nasce do sofrimento e da luta pelo pertencimento, amor, dignidade. Uma das melhores leituras de 2024.

Noah.Justiniano 17/03/2024

?Ninguém nomeia as travestis, salvo nós mesmas?
Que livro sensacional! Os sentimentos de torcer por Camila e por suas irmãs ficam presentes até a ultima página do livro.
Não sabemos 1/3 do ódio que a sociedade tem das travestis e muito menos da dor e da felicidade de ser uma delas.
O livro é incrivelmente triste, sensível e traz a vontade de olhar com atenção e ternura para as travestis do Parque (e para as que estão em nossa volta, claro)
Para aguentar a dor e a delícia de ser o que é, digo: tem que ser muito MULHER
Juandrade97 19/03/2024minha estante
Vou levar o segundo pra vc!!! É de contos, vc PRECISA ler o primeiro conto! Vai se arrepiar TODO

Jhenifer 14/03/2024

Ótimo livro!
321 pessoas trans e de gêneros diversos foram assassinadas entre 1 de outubro de 2022 e 30 de setembro de 2023. Este total está muito próximo dos 327 casos notificados no ano anterior, mostrando que a violência mortal contra pessoas trans e travestis permanece num nível consistentemente elevado. Com 236 casos, a América Latina e o Caribe relatam novamente o maior número de assassinatos entre todas as regiões. A maioria das vítimas eram mulheres negras, trans negras e profissionais do sexo trans. Estes números são apenas um pequeno vislumbre da realidade no terreno. A maioria dos casos em todo o mundo continua sem ser notificada. E aqueles que são relatados recebem pouca atenção. O Parque das Irmãs Magníficas é uma autobiografia com um toque de ficção, que nos leva a conhecer um universo cheio de dores e alegrias. O universo de Camila Sosa Villada e das amigas travestis. Entramos em um lugar cheio de preconceitos, julgamentos, negação e uma luta diária pela sobrevivência. Um relato sensível e realista, mostrando desde sua infância até a fase adulta quando precisou sair de casa para poder ser livre para ser quem era. Dando detalhes desse processo que conhecemos personagens com quem choramos, rimos, nos emocionamos e que vamos sentir saudades.
“Sou uma prostituta que anda pelas ruas de noite, enquanto as mulheres de minha idade dormem nas suas camas. Caminho pela rua, incluída nos planos da violência, mas também nos planos do desejo.”

site: https://www.instagram.com/runffe/

yasneryst 14/03/2024

Livrão!
Que livro absurdo!
Não sei como veio parar no meu TBR, deve ter sido providência divina.
Primeiro lugar: o estilo não é presunçoso, ao mesmo tempo não é modesto. Camila mostra a história como ela é, violeta e agressiva, mas não precisa ser ignorante e brutal.
A invisibilidade social é abordada enquanto fica impossível de serem ignorados os relatos.
O tempo parece se encurtar e expandir, é chocante o tanto de vida que cabe num período tão curto. É violento.
E o final, em um livro desses, que conta essas vidas não poderia ser outro, não poderia fingir que outro é o destino. E se fico com raiva lembro que tenho que ter raiva é do mundo.

Anne Caroline 14/03/2024

O livro é uma autobiografia, com toques de ficção e fantasia, narrada por Camila, a personagem principal, de mesmo nome da autora. Que compartilha de forma sensível e bastante realista sua vida, desde a infância, como se descobriu travesti até a fase adulta, quando precisou sair de casa para ter a liberdade de ser quem era. Dando detalhes desse processo cheio de dúvidas, medos e alívios.

Faluz 14/03/2024

O parque das irmãs magníficas - Camila Sosa Villada
Triste narrativa da vida de uma travesti, num parque de Córdoba, que sofre para se assumir na família e foge sem perspectivas para viver. Muito jovem cai nas ruas descobrindo a prostituição como única forma de sobrevivência.
Relato emocionado das dificuldades de uma pessoa que vive em extrema vulnerabilidade, descobrindo muito jovem as dificuldades de aceitação social, de relacionamentos afetivos de todos os tipos, de sobrevivência física e emocional.
Constatação de uma vida que não conseguimos enxergar.
"A possibilidade de ser feliz também existe.

Sara 12/03/2024

Eu estou impactada! Como é dura essa realidade apresentada, como somos cruéis, hipócritas. Eu amei como ela retratou tudo de forma crua, pra ferir mesmo a gnt. Em alguma parte do livro, no meio mais ou menos, eu achei um pouco repetitivo e cansativo, mais logo passa. Espero que muitas pessoas leam, é importante pra nossa evolução.

Robson68 11/03/2024

Da alegria a crueldade
O Parque das Irmãs Magníficas é diferente de tudo que eu já li. Ambientado num parque onde travestis se prostituem para ganhar a vida, esse livro é um relato fiel e muito cruel sobre a curta e difícil vida de uma travesti. A autora relata, através de sua vivência, os anos em que precisou se prostituir para poder cursar uma faculdade de comunicação social, e hoje é tida como uma grande autora e atriz. As passagens que muitas vezes remetem à alegria, também são capazes de remeter à tristeza e à crueldade que uma travesti passa em sua vida. Apesar de se passar na Argentina, é evidente que esse tipo de crueldade e esse tipo de vivência tão difícil e que muitas vezes as leva para a prostituição, acontece também em todo o mundo, sobretudo no Brasil. As passagens que, muitas vezes, se misturam levando a toques de realismo mágico, dão o tom que o livro precisa. Vale demais a leitura.