O parque das irmãs magníficas

O parque das irmãs magníficas Camila Sosa Villada

Resenhas - O parque das irmãs magníficas

Arthur.Afonso 25/12/2022

Livro
Livro ótimo, super recomendo. Escrita incrível. Vale super a pena. Me lembrou um pouco a série Lá Veneno.

Bernardo :) 21/03/2022

Atravessamento
Esse livro me fez rir, chorar, refletir sobre muitas coisas, o realismo mágico nele é muito bom, as travestis precisam ser ouvidas, admiradas, a infância na qual a morte do menino e a vida da mulher se dá me tocou muito, pois comigo ocorreu o contrário. A dor, a raiva, o uso de dr0gas para lidar com a vida, assim como eu já fiz quando mais novo, no auge da depressão, me atravessaram da mesma forma que a psicanálise me atravessa na psicologia. Leitura obrigatória, deve ser lido e relido.
lio 21/03/2022minha estante
força pra ti, ben. espero que você consiga "superar" tudo isso um dia. tu é grande ? (frase de véi, mas é isso)

Bernardo :) 21/03/2022minha estante
hoje em dia eu to limpo :), só convivo com a depressão e a ansiedade mesmo, ser trans melhorou muito a minha vida em alguns aspectos, percebi que preciso viver para externar quem sou, muito obrigado, charlie, de verdade

Pdrmcd 17/02/2024

Um manifesto sobre o direito de existir
Em fevereiro tive a oportunidade de realizar duas leituras que falam sobre o tema ?identidade?.

Anteriormente, li ?Bolo Preto? da Charmaine Wilkerson que fala sobre a identidade e genealogia de uma família americana de origem caribenha.

Agora finalizo a leitura do Parque das Irmãs Magníficas, um manifesto sobre o direito de travestis existirem e de respeitarem seus corpos.

Esse livro é uma lembrança de que todos somos seres humanos, que temos direitos, deveres e necessidades. Mas que muito dos que são marginalizados só estão nessa condição, porque a sociedade os obriga.

Esse relato da Camila Sosa Villada é magnífico, sem medo de falar a verdade, transparente e que deixa claro que ser uma travesti é um ato de luta contínuo. É um paradoxo entre o dia, onde essa população é brutalmente violada, e no de noite, quando os agressores se tendem à pagar por um programa no sigilo. Camila consegue deixar muito claro essa hipocrisia social em seu relato, que deveria ser lido por todo mundo!

Muito bom!

Drika.Zimmermann 13/02/2024

Brilho nos olhos ???????
Eu quero que todo mundo leia esse livro! ?

Que escrita fantástica de Camila Sosa Villada, um relato de experiência com toques de realismo mágico.

Alegria, comunidade, família, a história de travestis descrita de uma forma impressionante.

"Já nascemos expulsas do armário, escravas da nossa aparência."

Um livro forte, cheio de coragem e dor. Engasguei ao longo da leitura diversas vezes, mas no final não deu pra segurar o choro.

Camila escreve sobre dores e violências, mas também sobre afetos e alegrias.

"Por que esta injustiça imensa, por que tantas misérias em nosso caminho? A dor de uma era a dor de todas."

Guilherme 12/01/2023

Desejava realizar essa leitura há um bom tempo e felizmente comecei 2023 com este livro sendo um dos primeiros. Que fluidez e sensibilidade da Camila dando voz à personagens - reais, neste caso, mas poderia não ser também - pertencentes a grupos extremamente marginalizados na sociedade. A frase "ser travesti é uma festa" como dita por uma das personagens da narrativa me marcou muito, e eu acredito que faz total sentido, ainda mais pela escolha da autora em retratar uma dura realidade com toques de realismo fantástico, exatamente como diz Caetano Veloso no trecho da música 'Dom de Iludir': "Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é". Cada uma das personagens presentes me cativou demais, mas acredito que principalmente a Tia Encarna que era uma espécie de mãe para as demais meninas e o próprio Brilho Nos Olhos. Feliz por ter um livro tão potente como esse sendo latino-americano e com o protagonismo de personagens trans/travestis, de forma que a cada página, o interesse por conhecê-las cada vez mais e mais cresce, sem dúvidas por motivos da forma com que Camila conduz tão bem a narração e maneira em que nos apresenta as mesmas. Conforme fui lendo, fiquei já imaginando uma linda adaptação audiovisual dessa obra com as personagens falando em espanhol, espero que isso seja um projeto em vista. LEIAM ESTE LIVRO! E desde já ansioso para ler mais coisas da autora.

ju.aguiar 27/07/2023

A fúria e a festa.
Meio que anestesiada terminei de ler ?O Parque das Irmãs Magníficas?. O vocabulário ora rico e poético e ora sujo e chulo, nos prende no ambiente em que as travestis convivem. Conheci Camila, Tía Encarna, Natalí a lobiscate, María a Muda e tantas, tantas outras mulheres de vidas duplas que temem a luz diurna e brilham sob as lâmpadas amarelas dos postes a noite.

As irmãs magníficas em seu parque, em seus quartos de pensão e sobre seus saltos de acrílico me comoveram com tantas demonstrações de amor e humanidade. Uma mãe surge em suas vidas, uma casa rosada e um filho: um pedacinho de propósito.

A violência, parceira de rua, estava sempre por ali. Os maus tratos, a raiva, o choro engolido e os hormônios colocam as irmãs em contato com o que há de pior da experiência humana. Bem como a pobreza, com seu potencial de desvirtuar contextos e caráter, que faz tudo desembocar no mais sórdido dos mundos possíveis.

Eu me despi das várias certezas que carregava comigo para poder amá-las também. E hoje sou livre, como María, não mais a muda, mas a Pássara, para voar. Minha alma não está mais presa na gaiola de indiferença porque entendi que ser quem precisamos ser é urgente e necessário.
Rosina.Forteski 28/07/2023minha estante
Livro incrível né? Já há o segundo dela publicado no Brasil.

ju.aguiar 28/07/2023minha estante
Eu amei o livro ?

Lorié 05/07/2023

Nada que eu escreva vai descrever a sensação da leitura desse livro. Rasgou meu peito e ao mesmo tempo me encheu de amor. Me tocou como nunca antes um livro havia feito.
Alice 05/07/2023minha estante

yasneryst 14/03/2024

Livrão!
Que livro absurdo!
Não sei como veio parar no meu TBR, deve ter sido providência divina.
Primeiro lugar: o estilo não é presunçoso, ao mesmo tempo não é modesto. Camila mostra a história como ela é, violeta e agressiva, mas não precisa ser ignorante e brutal.
A invisibilidade social é abordada enquanto fica impossível de serem ignorados os relatos.
O tempo parece se encurtar e expandir, é chocante o tanto de vida que cabe num período tão curto. É violento.
E o final, em um livro desses, que conta essas vidas não poderia ser outro, não poderia fingir que outro é o destino. E se fico com raiva lembro que tenho que ter raiva é do mundo.

Víctor Morais 23/08/2023

Não foi nada do quê eu pensei, e que bom que não foi.
Primeiramente, quando eu peguei esse livro pra ler, lendo o título e vendo a capa, eu pensei que seria um romancezinho. Um parque de Irmãs Magníficas, seria um romance/drama familiar.

Duas irmãs que se intrigam talvez?

Mas eu nunca, repito, eu nunca pensaria que esse livro seria sobre travestis. E que ele seria inimaginalmente (nem sei se essa palavra existe) cru.

Ele atinge as pessoas LGBTQ+ de todas as formas, mesmo você não fazendo parte da letra T da sigla. São livros desse tipo, que mostram a pura realidade.

Ok, livros como Heartstopper e VBSA são bons, claro que são. Mas, puxa pra realidade, quantas das vezes que um romance gay é aturado quanto nessas duas histórias? Quantas das vezes que são "tudo flores" (falando do ponto de vista de se encontrar e de se assumir)?

Livros como esse mostram a nossa realidade. De pessoas marginalizadas, que tem uma família que não te apoia, que te maltrata, que pratica humilhações contigo. Mostra como normalmente acabam as histórias reais, sem um final feliz.

Mostra o real crime por trás de tudo. E também todos os crimes cometidos. Esse livro não foi nada do quê eu pensei que fosse. E que bom que não foi, porquê ele foi com certeza um dos melhores do ano.

E finalizo com essa frase: Até minhas virtudes me envergonhavam, porque nasceram dos meus erros, das minhas carências.

arqueofarias 30/06/2022

Eu não tenho palavras pra explicar essa leitura. Eu estou destruído. Cada página. Cada frase. Cada personagem? Camila nos leva ao mundo da prostituição, ao mundo travesti, os amores e dissabores da vida noturna, às vivências cotidianas com uma leitura fluida, forte , impactante e ainda assim cheia de poesia. Um golpe no nosso peito. Um nó na garganta.

Simplesmente um dos meus favoritos da vida. Leiam !!!

Diego Vertu @outro_livro_lido 16/11/2022

A essência Travesti
Numa espécie de Autobiografia, o livro conta a história das travestis do Parque Sarmiento em Córdoba na Argentina. A narrativa, de forma não linear, vai contando desde a infância da protagonista, até sua vida adulta como prostituta, os casos com seus clientes, os perrengues e alegrias da sua vida.
É um livro surpreendente, evidencia uma voz ainda nova na literatura a da travesti. As personagens são muito bem construídas e profundas, principalmente a Tia Encarna que acolhe as travestis. A realidade é escancarada no livro com vários episódios dolorosos sobre a vida de Camila e suas amigas. A hipocrisia também é relatada, pois a autora conta que a maioria dos clientes fazem a linha "cidadão da familia" e o mais interessante é que a autora não poupa detalhes de seus fetiches. A linguagem é bem direta o que enriquece a obra e também ha traços poéticos de realista-magicos. Enfim é o livro que transcende a travesti a espécie humana mostrando como essas pessoas são marginalizadas pela sociedade.

Marcos774 23/09/2022

Leitura agradável
Apesar de ser uma história pesada sobre a vida de travestis, acabei gostando do livro. Fiquei pensando muitas coisas após a leitura e uma delas foi a trisreza e o sofrimento que acompanham a vida das tavestis. O final é bem chocante e nos mostra como a intolerância pode vitimar inúmeras pessoas pelo simples fato de não se permitir o diferente.
DANILÃO1505 24/09/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Lusia.Nicolino 07/04/2022

Mais do que eu esperava. Surpreendente
O que eu quero dizer sobre essa leitura? Uau! Que história, que livro! Que encadeamento interessante, que jeito cru e ao mesmo tempo temperado e cozido de narrar.
Que outro pode morar dentro de cada um de nós? Situações cotidianas que são vividas por qualquer pessoa, passam a ser situações de sobrevivência para as meninas do Parque Samiento – ele próprio, mais que um parque, praticamente uma personagem dessa narrativa. Entre memórias doloridas da adolescência, da busca pela identidade, entre a universidade e a prostituição, o que é claro e o que é escuro? O que mais o Parque esconde? Mas, como diz a própria Camila, “Não é um romance realista, pelo contrário. Não são detalhes de magia, essas personagens estão imersas em um mundo que não existe. O registro da violência – que é a única coisa que as pessoas reconhecem como familiar, porque a exercem todos os dias – faz com que se pense que é uma novela realista, que estou falando de minha vida”. É realista uma mulher virar pássaro? Confira!

Quote: "A ignorância que acorrentava minha mãe à doença daquele casamento e a mim à doença do meu casamento com o mundo: a ignorância que afoga até a náusea, o colapso de minha mãe que prolonguei em mim, como um animal apanhado numa vala. Minha mãe com um menino a reboque que já começava a decepcioná-la, pobre mãe: o menino afeminado que não cedeu às cintadas, ao castigo, aos gritos e às pauladas que tentavam remediar semelhante espanto. O espanto do filho veado. E muito pior: o veado convertido em travesti. Esse espanto, o pior de todos."

Laryssa Rosendo 08/04/2022

Em inúmeros momentos, eu quis abraçar Camila. Quis abraçar Tia Encarna, María, Sandra, todas as que se expunham no Parque Sarmento. E escutando a história delas, consegui ver a grande hipocrisia que exalava em mim... quantas travestis virei a cara, (in)conscientemente para poupar o desconforto mútuo. Por medo de demonstrar algum tipo de sentimento negativo, também não deixei exteriorizar os sentimentos positivos. E, quando, a gente tem a oportunidade de conhecer tão profundamente suas dores, Camila nos dá a chance de sermos pessoas melhores. E urge a necessidade de sermos melhores.
No livro Camila mostra que a vida das travestis tem muitas coisas boas, tem festas, companheirismo, amizade, risadas, mas sem romantizar, demonstra que apesar de positivo em vários pontos, também é sofrido, doído e incerto, sem saber se a noite acabará em festa, ou morta numa vala.
Falar da sua infância, do preconceito do seu pai, e a submissão da sua mãe, também toca num espaço bem dolorido, de ver que o lugar seguro para você ser quem é, não existe.
Ressalta-se que não se trata de um simples relato autobiográfico, tendo pitadas de realismo mágico, característica da literatura da américa latina. Esse alívio é delicado e cheio de metáforas que nos tocam a alma.