O Gambito da Rainha Walter Tevis

Resenhas - O Gambito da Rainha

Priscila724 14/07/2023

Desbravador
Foi instigante ver um dos esportes/jogos mais antigos e populares do mundo com tantos detalhes. O xadrez fez parte de reinos e nações e transformou a história de milhões de pessoas. Como o mundo é mundo, infelizmente, sempre será necessário às mulheres, lutarem por seus postos e seus ideais.. Ver essa brilhante menina, com um passado tão triste, com tantos medos e senão, ousar vencer o mundo é PODEROSO!!!

Odara.Lanzoni 12/07/2023

O gambito da rainha
O começo do livro me prendeu muito, o meio eu senti que foi lento e o final voltou a me prender. Foi uma leitura desafiadora para mim.

O livro é muito bom, gostei da forma que a Elizabeth foi se desenvolvendo, se entendendo e tendo autoconhecimento e autocontrole.

Confesso que pulava as partes de xadrez por não conseguir visualizar, mas a experiência foi surreal, inclusive, em alguns momentos ficava com frio na barriga.

Stupidvicz 12/07/2023

Gambito da rainha
Achei bom, tem uma história marcante, tudo é retratado igual a série (sei que lançaram a serie antes), mas de qualquer forma achei ótimo

Lira 11/07/2023

Definitivamente irei assistir a série
Cara li o livro em 2 dias e até agora to entendendo entender como um livro sobre xadrez conseguiu me prender TANTO. Amei a escrita do Walter, a forma que os jogos eram detalhados mas em nenhum momento ficava algo maçante ou repetitivo, não sei como mas as jogos pareciam batalhas super empolgantes e a forma que a mente da Beth funcionava, juro surreal. 5 estrelas total

Bruna.Nunesx 11/07/2023

Simplesmente amei
Bom, Esse livro foi uma experiência diferente no que eu leio...

Eu a amei a Beth e ela é ótima em xadrez (,mesmo eu não entendo nada sobre kkk,)

Uma curiosidade: quem inventou o xadrez foi a união Soviética (sim, COMUNISMO!)

AGORA VOU ASSISTIR A SÉRIE COM O MESMO NOME NA NETFLIX

NOTA: ????+??

11/07/2023 (JULHO)

TainA452 11/07/2023

O Gambito da Rainha
É muito bom mesmo mas eu demorei um tempo consideravelmente longo pra ler. É uma leitura bem fácil mas eu gostei mais de assistir a série.
Me confundi muito de quem era quem mas no final eu entendi.

Tania_Lamara 11/07/2023

Perfeito
Que livro maravilhoso. Deu até vontade de aprender xadrez. Menina super inteligente. Que memória extraordinária.
Recomendo.

Camila 10/07/2023

Esse livro tem uma história atraente. Mesmo tendo um enredo voltado para o xadrez, em sua grande parte descrevendo as jogadas, até que me prendeu. Sempre achei o jogo chato, mas confesso que nessa história fiquei presa mesmo não entendendo nada das jogadas, querendo saber o que aconteceria.
A personagem é uma menina que não teve uma infância nada fácil. Perde a mãe, vai morar em um orfanato, vivencia abusos, se sente perdida e desamparada. É muita coisa para uma criança experimentar. O que me levou a pensar e me deixa um pouco assustada, é que existem muitas crianças nesse mundo que vivem isso e que não estão protegidas. Uma triste realidade.
Mas voltando para história, Beth conhece o xadrez através de um funcionário do lar em que morava e ela acaba se apaixonando, parecendo ser amor a primeira vista. A partir disso o xadrez torna-se seu grande amor e a fonte da sua vida, tudo girando entorno dele.
Na adolescência ela ganha uma família, descobre o sexo e o álcool, joga xadrez e mais xadrez, passa por mais uma perda, perce seus medos, desenvolve um grande vício e reencontra uma amiga.
O que me deixou mais presa a história foi o fato de Beth conseguir ser determinada, focada e insistente, mesmo depois de tudo que passou. A empolgação em aprender, mesmo que fosse só sobre xadrez, a perseverança em querer ser a melhor e com isso lutar e não desistir, foi realmente impressionante.
Esse livro vale a leitura. Ele mostra que se de fato queremos algo e lutarmos por isso com toda a dedicação, conseguimos.

29/06/2023

vamo lá: foda. o livro consegue ser tão sensacional quanto a série. engoli um episódio atras do outro, me prendeu d+, se o livro nao fosse tao bom quanto eu ficaria um tanto quanto frustrada. tem uma hora que fica meio maçante pois 2 páginas inteiras com jogadas específicas d+ para uma leiga burra como eu entender alguma coisa. a construção da personagem é ok, migrando entre seus altos e baixos (sendo 90% só de baixos), tendo um final muito coerente e bacana. me apaixonei por jolene no final. shes the boss. (acho que no final a nota eh mais pela serie do que pelo livro, porque por mais que eu tenha gostado, eu abandonei ele por quase 1 mes sem vontade alguma de toca-lo repulsa completa mas ai eu ja acredito que eu seja o problema, afinal).

Cacaudia 05/06/2023

Emocionante
Uma leitura muito leve e muito fluida, embora aborde temas complexos como o abandono, a negligência, os traumas infantis.
Não é à toa que esse livro foi adaptado para uma série e que a produção fez um grande sucesso.
E um livro intenso, convidativo, nos faz enxergar toda a inteligência da Beth através das palavras e torcer pelo sucesso dela.
E uma obra que fala sobre uma criança que encontra o xadrez e que se apega a ele de uma forma tão genuína e encantadora que se torna uma grande competidora mundial.
Ela adentra e ocupa de forma brilhante um espaço majoritariamente masculino, lutando também contra o vício em álcool, provável resultado de uma infância medicalizada dentro de um orfanato.
Beth é encantadora, inteligente, forte. A personificação do ?mulher pode ser o que quiser?

Anna2348 30/05/2023

Simplesmente maravilhoso...

Eu amei essa livro, representa muito bem a visão de uma criança órfã privada de muitas coisas na vida.

Fiquei um pouco perdida na parte dos movimentos, mas acredito que dê de enteder com um pouco mais de atenção na leitura.

Gostei bastante da vibe da leitura em si (me senti muito intelectual), e não fica nem pesada nem muito superficial.

Super recomendo, em especial para quem gosta de xadrez como eu.

Yurizin 24/05/2023

O Gambito da Rainha
"O Gambito da Rainha" é um livro cativante que mergulha na vida de Beth Harmon, uma jovem prodígio do xadrez, enquanto ela navega por um mundo complexo e desafiador. Com uma narrativa envolvente, Walter Tevis nos transporta para o tabuleiro de xadrez, explorando temas como determinação, superação e os altos e baixos do caminho para o sucesso. Com personagens memoráveis e uma trama bem construída, o livro oferece uma experiência emocionante tanto para os amantes de xadrez quanto para os que buscam uma história de amadurecimento e autodescoberta.

Only the Gabi 21/05/2023

?O que você sabe nem sempre é importante?
Elizabeth Harmon uma mulher que teve seus problemas (muitos) mas conseguiu superar ele, uma mulher que adora vencer, não é aquela protagonista perfeitas e sim uma com vários defeitos e ainda consegue ser uma ótima personagem principal.O livro é bom não consegui me conectar com a Elizabeth mesmo achando ela super interessante e ele tem muito texto e pouco diálogo (uma coisa que não aprecio muito) porém ainda é bom

"A única coisa que sabemos sobre Elizabeth Harmon é que ela adora vencer?

"Os homens vão querer te ensinar coisas. Isso não os torna mais espertos?

?Homens vão surgir e querer te ensinar coisas. Você deixa eles fazerem isso e depois vai lá e faz aquilo que você sente que deve fazer.?