O Gambito da Rainha

O Gambito da Rainha Walter Tevis

Resenhas - O Gambito da Rainha

ponet 05/05/2023

O Gambito da Menina
É absurdo o quanto esse livro é surpreendente. De início, cheguei a cogitar que seria cansativo continuar a leitura diante daquele monte de descrição de jogadas de xadrez, mas, felizmente, eu estava completamente enganada.
A menina começa com a curiosidade infantil e inocente de uma criança diante de um jogo. Enquanto cresce e descobre a evidente vocação e talento pro xadrez, se torna cada vez mais dependente dos tranquilizantes devido a falta de responsabilidade do orfanato ao dar tranquilizantes pra deixar as crianças tranquilas e calmas (inclusive, foi chocante ler a parte da overdose).
Depois que e é adotada e, com 16 anos (já campeã, porém, com sua carreira estagnada), sua mãe lhe oferece uma lata de cerveja, o que só vai ladeira a baixo ao se tornar alcoólatra e mais do que dependente dos tranquilizantes, se tornou do álcool.

É absurda o peso e a reflexão que o livro nos trás de como um vício pode nos fazer perder o foco e deixar o talento nublado. E não só o talento, uma vida nublada também. Mas, acima de tudo, como o ambiente e pessoas boas podem te ajudar e te impulsionar, se você reconhecer que precisa de ajuda.
Adorei a atitude de Jolene de colocar Beth pra fazer exercício físico pra começar a sair da letargia depois de tantos meses apenas bebendo todos os dias.

Com esforço, muito estudo e muita negação a drinks e garrafas de bebidas, Beth foi voltando pra seu estado de mente sã e brilhante que o álcool havia lhe tirado.

Apesar do medo, da crença de incapacidade, de se sentir sozinha depois da morte de sua mãe, ela tentou. E conseguiu. De forma brilhante.

Esse foi um livro que eu pensava que seria apenas mais uma história, mas o interessante dos livros, é que eles sempre nos ensinam alguma coisa. Nunca se permita levar pelos seus maus hábitos, independentemente se eles já vem se estabelecido em você desde a infância. Com muito esforço e dificuldades, qualquer um é capaz de largar o que te faz mal, se conseguir enxergar o quanto que isso é prejudicial.

Beth conseguiu e não é apenas uma personagem. Brilhante e com um talento nato ou não (até Beth se entregou em horas de árduo estudo, "ninguém pode chegar ao topo armado apenas de talento; o trabalho transforma o talentoso em gênio"), cada um de nós temos a capacidade de mudar e construir alguma coisa incrível.

Beth, você está guardada em meu coração.

Clara1674 23/04/2023

O Gambito da Rainha
Depois de perder a mãe aos 8 anos de idade, Elizabeth Harmon é mandada para o orfanato. Calada e retraída, ela lida com a triste realidade tomando os tranquilizantes que a instituição fornece às crianças para mantê-las dóceis.

Madeline 08/04/2023

Leia 🤬 #$%!&
Simplesmente incrível, cê vc chegou a ver a série o livro vai ser 5 vezes melhor. A Beth e incrível, além de ser praticamente impossível não cê indentificar com ela, te prende do início ao fim e vc ama ela, ao mesmo tempo que sente raiva e tristeza. Leia e vc não vai cê arrepender

alicia 03/04/2023

You?re on Your Own, Kid
É a Beth contra o mundo, literalmente! É muito mais do que Xadrez, a Beth tem que vencer tudo, o luto, a solidão, os vícios, o medo. Não tem como você ler e não se identificar com a Beth (tirando a parte do xadrez, pq a mulher é um gênio, eu fiz uma aula de xadrez e saí de lá me sentindo a pessoa mais burra do planeta). É muito interessante como a Beth encontra ajuda em diversos momentos, mas quando é decisivo, ela está sozinha. Amei a construção da história da Beth e todas reflexões sobre, achei bem responsável a forma como o autor tratou sobre os vícios, e principalmente, amei como o autor escreveu uma personagem feminina tão real e humana, pq a maioria das vezes os autores homens quando vão fazer personagens femininas, escrevem apenas uma personagem caricata e estereotipada. Terminei o livro sentindo tanta empatia e orgulho pela Beth, ela é muito inspiradora (mesmo sendo imperfeita, pq afinal de contas, é sobre isso). Preciso reconhecer o tamanho do esforço do autor em estudar e escrever tão detalhadamente as partidas de Xadrez, e escrevê-las de forma que fosse convincente. Estou ansiosa para ver se a Netflix fez uma boa adaptação.

Gibiz 17/03/2023

SIMPLESMENTE PERFEITO
Escrita M A G I S T R A L. Um livro que pode assustar muita gente que não entende nadica de nada de xadrez, mas que simplifica de um modo que fique acessível à todos.
(confesso crush literário em TODOS os personagens do livro).

Laris 14/03/2023

A Bíblia do xadrez
Confesso que esperava mais emoção por haver até uma série e tal. Mas não é um livro ruim, ele é bem detalhado quando o assunto é falar de xadrez. Em algumas partes do livro fiquei angustiada pela vida que a protagonista leva ao longo da história, e não foi uma leitura tão fluida assim. Porém está longe de ser um livro ruim também.

Pretendo ler novamente no futuro pra ver se minhas opiniões mudam.

Marcella 09/03/2023

Gambito da dama
No geral achei beeeeem chatinho! E o final era bem previsível!
Não gostei da personagem principal!
A leitura foi bastante arrastada e sem emoção nenhum (nem na última e mais importante partida de xadrez)

Escr 01/03/2023

Gente muito legal
Gostei muito da ideia e da forma de escrever bem envolvente.
Até fiquei com vontade de aprender xadrez

isalvetti 23/02/2023

Um livro fofo, forte e muito bom
Eu amei a escrita do autor!!

Não esperava encontrar em uma história sobre xadrez tantas reviravoltas, conexões com personagens, ativismos e até ships hahah

Eu vi só alguns episódios da série com a minha mãe, então não sabia da história inteira

Mas é simplesmente muito boa

Achei uma leitura bem gostosa, apesar de estar no meio de uma ressaca literária

Gosto que o autor traz vários elementos de contextualização da Guerra Fria e ainda deixa a personagem gente como a gente, apesar de ser uma gênia, uma prodígio

Recomendo esse livro pra todos que já jogaram xadrez e pra quem gosta de uma coisa cabeça, mas não tão pesada

Giovana367 13/02/2023

Amei!!! Me identifiquei com a personalidade da Beth Harmon, fiquei viciada em xadrez (e descobri que sou muito boa) e esse virou um dos meus livros favoritos da vida.

Júpiter 11/02/2023

Esse livro é simplesmente incrível. Sobre as partes mais técnicas, eu achei a escrita muito boa, ela é fluida mas ao mesmo tempo muito bem trabalhada, a história e os personagens foram bem desenvolvidos durante o livro, não tenho críticas a isso. Sobre a história, eu amei muito, esse livro é sobre a juventude de Beth Harmon, como ela se destacou num mundo masculino e como ela lidou com ela mesma durante esse período, com seus vícios e dificuldades, e que mesmo sozinha depois de tudo ainda conseguiu o que conseguiu. Recomendo muito.

emilly219 04/02/2023

resenha (o gambito da rainha)
A protagonista (beth) vai para um orfanato depois de perder a mãe em um acidente de carro, nesse orfanato ela conhece um senhor zelador que ensina ela a jogar xadrez.
Ela se apaixona pelo xadrez e começa a ler muito sobre o assunto.
Com um tempo, ela é adotada por uma família. Ela começa a participar de campeonatos de xadrez e começa a ganhar fama, por ser muito nova e por ser mulher em um lugar cheio de homens.
Ela se encontra no xadrez, ela evoluiu no jogo e também evoluiu como pessoa.

Mavi 25/01/2023

bom!
retrata muito bem as crises dela com os tranquilizantes e com a bebida, e retrata muito bem também cada jogo de xadrez, eu que não entendo absolutamente nada me vi envolvida ali! e que menina talentosa pqp !!!!
achei interessante a abordagem de religião e política, mas senti um pouco de falta da estética da época em que a história se passa e também falta de personalidade na personagem de beth!
recomendo, um livro diferente !