O Gambito da Rainha

O Gambito da Rainha Walter Tevis

Resenhas - O Gambito da Rainha

GustavoDC 17/10/2023

Uma boa leitura!
Desde o início do livro, acompanhamos o interesse e o aprendizado da protagonista, Beth, pelo xadrez.
Ao longo do livro, podemos ver seus sofrimentos e frustrações em sua vida.
Percebe-se durante a leitura um certo machismo por parte dos outros jogadores ao eles verem uma única mulher entrar num jogo que é dominado por homens.
Um ponto negativo que destaco é o fato do livro usar muitos termos relacionados ao xadrez, causando em alguns momentos uma certa confusão para quem não é acostumado a jogar esse jogo.
Foram poucos momentos que eu achei a história arrastada, mais especificamente na parte em que a protagonista se envolve com o consumo de bebidas alcoólicas. Na maior parte do livro a narrativa me entreteve.
Nota 4.5 em 5 estrelas.

Thatiihs 12/10/2023

Bom livro!
Gente, muito interessante. Já tinha visto a série, percebi que ela foi bem fiel já que no livro tem diversas coisas parecidas. Mas gostei bastante, acho que teria entendido 100× melhor as partidas se eu entendesse melhor sobre xadrez KKKKKK porque as vezes eu ficava perdida, assim como na série. Mas o bom é que você consegue entender pela expressão e sentimentos dos personagens se eles estão ganhando ou perdendo, então não é tão ruim.
A história da Beth foi triste e pesada em vários aspectos, mas que felizmente no final acho que ela se encontrou

Sara277 07/10/2023

Um livro legal,porém,demorei alguns meses pra ler,acabei abandonando por conta dos longos capítulos. Enfim,é melhor ver a série

Elizabeth 05/10/2023

Xadrez
Pra mim que não sei jogar, não precisava detalhar tanto as jogadas. O livro é quase um sonho de uma órfã que adotada e pode fazer o que gosta. Ou seria um vício ou uma habilidade.

Mila F. @delivroemlivro_ 05/10/2023

Superou minhas expectativas e pensar que foi um livro que iniciei achando que iria abandonar: acabou me ganhando por completo!
Saudações Leitores!

Ao contrário do que comumente faço (ler e depois assistir), primeiramente, assisti a série baseada no livro O GAMBITO DA RAINHA, do escritor e contista norte-americano Walter Tevis (1928-1984), que foi lançada pela Netflix em 2020. O livro tem data de publicação de 1983, um ano antes do ano da morte do escritor.

Confesso que, não conheço ninguém que seja enxadrista e nem sequer conheço as regras ou tinha interesse pelo jogo, porém a série teve chamou muito a atenção do público e, tamanho sucesso acabou me fazendo ter interesse em assistir. O primeiro episódio já me ganhou!

Após assistir a série, mesmo vendo que ela trazia vários termos técnicos e eu não entender muito, minha curiosidade para ver como Walter Tevis trabalhava tudo aquilo com palavras fez-me comprar o ebook e, apesar de não ser uma leitura fácil - por conta desses termos técnicos - a escrita desperta a curiosidade.

Em O GAMBITO DA RAINHA acompanhamos a história de Elizabeth Harmon (Beth) uma menina órfã que vai viver em um orfanato após a morte de sua mãe. É nesse orfanato que Beth terá contato com várias pessoas, situações, entre outras coisas, que marcarão sua vida para sempre: desde os calmantes dados para as crianças ficarem dóceis até o xadrez, ensinado pelo velho zelador no porão da instituição.

Acaba que Beth tem um talento natural para o jogo de xadrez e o mais interessante é que ela quer sempre aprender mais, ler sobre o assunto e estudar jogadas famosas, além disso, o xadrez acaba se tornando sua válvula de escape da solidão do orfanato e da rotina monótona e sem amigos que ela vive.

Nesse meio tempo, Beth acaba sendo adotada por uma família, porém seu padrasto, depois de um tempo vai embora, abandonando ela e sua madrasta. Beth acaba tendo um jogo de cintura e começa a participar de campeonatos de xadrez, ganhando renome e fama, tanto por ser jovem, quanto por ser mulher num mundo de enxadristas dominado por homens.

Durante todo o volume de O GAMBITO DA RAINHA vamos acompanhando Beth se apaixonando pelo jogo e pelo sentimento eletrizando que vem de suas vitórias, bem como tendo que lidar com as frustrações de quando perde uma partida. É por conta de não saber lidar bem com as frustrações que ela acaba cultivando alguns vícios ao longo de suas vida que podem acabar prejudicando aquilo que ela mais ama que é jogar xadrez.

A forma como Walter Tevis trabalhou essa questão de não saber lidar e ter que aprender a lidar com as frustrações foi uma sacada muito boa e envolve o leitor no drama de Beth, bem como o autor também sobre nos introduzir no universo dos enxadristas, fazendo-nos sentir uma certa adrenalina durante as narrações das partidas de xadrez.

É aqui que volto a tocar no ponto da linguagem mais técnica para as partidas de xadrez. Não é fácil entender - pelo menos não foi para mim -, contudo não é algo tão monótono quanto achei que seria, pelo contrário, achei que seria pior e que acabaria abandonando o volume, mas não tive nenhuma vontade de fazer isso.

No fim, foi incrível acompanhar Beth Harmon amadurecendo tanto como pessoa quando estrategicamente no jogo e nos seus sonhos profissionais e pessoais.

O GAMBITO DA RAINHA foi, sim, uma leitura que me surpreendeu e acabou superando completamente minhas expectativas e me ganhou por completo. É por conta disso que deixo minha indicação - talvez não seja um livro para todos os tipos de leitores, mas para aqueles que procuram algo diferente e queiram abraçar essas páginas, boa leitura e até o próximo post!

site: www.delivroemlivro.com.br

isanascimentoos 04/10/2023

Não entendo nada de xadrez
Nunca nem joguei xadrez, mas consegui entender algumas coisas, achei ela meio sem sal, mas ela é muito inteligente, e o final fiquei meio sem entender, será que entendi????

Manuela 03/10/2023

Xadrez e drog4s
Viciante! (literalmente)
até comecei a jogar xadrez, durou 1 mês. Descobri que não sou a betty MÜSS tudo bem

junirou 01/10/2023

O gambito da rainha ??
Fiquei com preguiça de fazer resenha desde que terminei, só que infelizmente me sinto na obrigação de fazer. Então vamos lá...

Gostei muito do livro, e eu não esperava nem um pouco por isso. Apesar de ter gostado da série anos atrás, eu vi uma resenha negativa do livro e nunca mais me interessei pelo mesmo, então, esses dias aí eu achei ele na biblioteca da escola e resolvi arriscar e, gostei bastante, amei a leitura, é frenética do início ao fim, é extremamente parecido com a série, cada jogo de xadrez é emoção nova. A Beth é uma personagem que eu particularmente me apeguei muito enquanto lia, provavelmente já conhecer ela da série ajudou nisso, mas ver a evolução dela, todo seu lance com os comprimidos e o xadrez era fascinante, e o final é perfeito foi do jeito que tinha que ser. Recomendo muito o livro, principalmente pra quem gostou da série.
edilsonjoaquim 01/10/2023minha estante
sou fissurado na série, preciso ler o livro urgentemente

junirou 02/10/2023minha estante
leia!!!! é tão bom quanto

MissMel 02/10/2023minha estante
Amo a série, talvez eu tente ler o livro um dia desses!!

junirou 02/10/2023minha estante
pega na biblioteca mel quando eu devolver, eu recomendo demais

MissMel 03/10/2023minha estante
Tá bom, amigo. Eu vou ficar de olho nesse livro, viu? kkkk

junirou 03/10/2023minha estante
!!! fique

Marcelo526 28/09/2023

Quem viu a série antes de ler o livro vai notar as pequenas diferenças, mas nada que comprometa a história. Narra partidas de xadrez de forma emocionante, mas foge um pouco da verdade ao não falar sobre os frequentes empates que acontecem em torneios reais entre Grandes Mestres.

Gilson92 27/09/2023

Muito bom!
Fazia tempo que sentia falta de ler algo do nicho de xadrez com essa pegada, nos envolvemos entre partidas e os pensamentos de uma mente que vai da adolescência até a vida adulta e seus problemas.

História bem trabalhada em um enredo que não é cansativo para quem conhece o jogo!

heloisa447 24/08/2023

Cheguei nesse livro esperando me aprofundar na história que já tinha visto na série e descobri que a série desenvolveu tudo muito melhor que o livro, raridade isso

Julia Barrow 20/08/2023

Simplesmente genial
Eu honestamente comprei pensando que seria um livro medíocre, no qual o xadrez seria o pano de fundo de uma outra narrativa, mas foi uma doce surpresa descobrir que não, o livro não seria assim.
Absolutamente tudo gira em torno do xadrez. É lindo de se ver. E o autor descreve todas as jogadas, usa gírias próprias, menciona partidas históricas... É simplesmente incrível.
Os torneios me deixaram embasbacada; emocionada, até. A tensão criada durante os jogos era palpável, o que só tornava tudo ainda melhor.
É muito lindo, muito mesmo. Todo esse ambiente no qual o xadrez é o protagonista. E a Beth entende isso melhor do que ninguém.
Enfim, eu amei mesmo. Inclusive cogitei favoritar o livro - eu estou apaixonada, é sério - mas o autor jogou algumas temáticas/cenas pesadas no meio e deixou sem desfecho nenhum. Literalmente, ele escrevia uns quatro parágrafos sobre algo e nunca mais relacionava aquilo. Isso me incomodou, porque eram temas muito sensíveis, mas tudo bem. Me contento em dar 5 estrelas e aplaudir a grandiosidade dessa obra.

Librar(y)as 16/08/2023

Primeira vez que eu
Prefiro uma série a um livro.

O livro é bom, mas é mais lento e tem algumas coisas que para mim fazem a série melhor: relação dela com a mãe adotiva e com o zelador na série é muito mais cativante do que no livro. O Ben na série é melhor que no livro. Na real, a forma como ela interage com outras pessoas na série é muito melhor do que no livro.
Mas a parte dos jogos fica muito mais descrita aqui, apesar de acabar sendo mais fácil de visualizar na série.

E uma certa cena logo no começo desse livro me causou um gatilho horrível que eu quase desisti de ler

BRUNO799 31/07/2023

Xeque.
Beth Harmon é uma criança órfã, onde aprende a jogar Xadrez no porão do orfanato, a cerca dos 8 anos de idade Jah demonstra um enorme facinio e talento para o xadrez, ao longo da drama ela enfrenta diversos problemas com vícios (bebida e medicamento) e um medo enorme de jogar contra o grande campeão mundial de Xadrez, o Russo Borgov.
E agora Beth precisa enfrentar seus vícios e seu medo de Borgov para conseguir disputar o grande campeonato mundial de xadrez que ela tanto almeja.
É um livro fantástico, de leitura de fácil compreensão e lhe prende do começo ao fim, não esperem receber um "Xeque-mate" para ler este livro.